Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

anna 28/06/2023

Primeiro de muitos
Foi meu primeiro contato com a Clarice e posso dizer que gostei demais, acho que só não dou 5 estrelas porque na minha interpretação certas passagens do livro parecem falar algo que só a própria autora entende, e que não conversam tanto com o leitor. Mas no geral gostei mesmo, não achei a escrita difícil, por mais profundo que seja é fácil de entender. Com certeza lerei mais obras dela.

Lara 18/11/2022

A obra literária ?Laços de família? reúne contos escritos por Clarice Lispector, importante e renomada artista naturalizada brasileira. A autora, batizada Haya Pinkhasovna Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no ano de 1920. Possui uma temática deveras particular: ela foca na descrição psicológica dos personagens, retratando seus cotidianos e pintando sempre um momento de epifania.
É muito interessante a complexidade dos personagens e a forma como Clarice descreve os acontecimentos e pensamentos da vida dos tais. Nada é descrito com uma fluidez em linha reta, e sim dando várias voltas e curvas. O que quero dizer com isso é que, sendo seus contos e obras focados na psique humana, que é por si só confusa, seus textos, por consequência, também apresentam uma certa confusão intencional, acredito eu, para que o leitor real e profundamente sinta a obra. Depois de ler ?Laços de família?, cada conto te faz sentir as mesmas fortes emoções que estão presentes nestes, o que também significa que a leitura pode se tornar pesada no quesito emocional.
Apesar de ter a linguagem usual da época em que foi feita, a obra é atemporal. Os contos são extremamente atuais, e o fato de serem usados elementos antigos, como bondes e outros, não impossibilita ou impede o entendimento da leitura. O livro é envolvente, lindamente complexo e confuso. Recomendo ler com calma e cautela.

Mari Mignac 23/03/2022

Depois das aulas de literatura no ensino médio, fiquei muito curiosa pra ler esse livro! Clarice, como sempre, superou as expectativas! Não é um livro que você senta e termina de uma vez, a graça pra mim era ir lendo uma parte por dia kkkkkkk Amo que ela sempre coloca críticas e reflexões em pequenos detalhes da história e nos faz pensar sobre o tema em questão

Gustavo.Freitas 19/10/2020

Laços de Família
Um dos livros mais famosos de Clarice Lispector, escritora brasileira tida como uma das mais importantes em todos os tempos, Laços de família é uma antologia de contos que demonstra o completo domínio de Clarice do idioma e também de técnicas refinadas da literatura.

São 13 histórias catárticas, nas quais a autora sequestra o leitor e manipula sentimentos e sensações do seu jeito característico. Não à toa, o livro lançado em 1960 ganhou o Prêmio Jabuti no ano seguinte.

Sempre no interior de cenários urbanos e domésticos, os contos de Clarice neste Laços de família entram na natureza mais íntima de cada um dos protagonistas, criando um mundo à parte dentro do psicológico dos personagens, em permanente estado catártico diante de um mundo tão estranho, hostil e cruel no dia a dia.

Em alguns contos, o que parecia ser mais insignificante ganha contornos gigantescos e levam o leitor a reflexões extraordinárias sobre o significado da vida. Os contos presentes na coletânea são: Devaneio e embriaguez duma rapariga, Amor, Uma galinha, A imitação da rosa, Feliz aniversário, A menor mulher do mundo, O jantar, Preciosidade, Os laços de família, Começos de uma fortuna, Mistério em São Cristóvão, O crime do professor de matemática e O búfalo. Seis deles já haviam sido publicados anteriormente em jornais ou coletâneas literárias.

Para muitos dos seus leitores, Laços de família é o maior e mais intenso livro de contos de Clarice Lispector, que por tanto tempo foi vista como uma autora de leitura difícil e pouco acessível ao leitor mais comum. Hoje, sabemos o quanto Clarice é fundamental para entender a arte brasileira, mesmo que as frases atribuídas a ela nas redes sociais nem sempre sejam, de fato, ditas ou escritas pela autora ucraniana radicada no Brasil.

Ler a Clarice de verdade é muito melhor.

site: https://www.skoob.com.br/livro/884ED1149

FRAN329 08/08/2020

Laços de Família
Essa obra reúne uma coletânea de treze contos que, em sua maioria, a autora narra minuciosamente o dia a dia de mulheres, donas de casa, de classe média que vivem as mesmices e desconfortos que a vida as impõe diante de seus elos familiares. Textos bem característicos da autora, que muito bem elaborados, sabe como ninguém contar o que se passa na vida dessas mulheres de suas narrativas.

Para quem aprecia esse gênero e é fã de Clarice, está aí uma dica de livro.

Excelente leitura a todos!

Gabriela.Andrade 17/09/2023

Eu queria muito ter gostado mais, mas realmente foi poético demais pra mim!

Não tive competência pra entender a maioria dos contos mas alguns me despertaram sim sentimentos, porém não o suficiente pra que eu favoritasse!

É isso..

zbll 23/10/2023

Esperei mais de clarice. foi bom, mas nem tanto. meu conto preferido é "feliz aniversário". porém não tem como não perceber uma certa crítica ao monótono (acho eu).

Alessandra.Adams 30/08/2023

"E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor."

Bianca662 28/03/2023

Não lembro
Era pequena quando eu li, mas fiquei um pouco traumatizada sobre "frango ao molho pardo" graças a este livro kkkk

Pablo.Moraes 04/10/2022

Uma nova experiência
Esse é meu primeiro livro de contos lidos. É que livro incrível, a escrita da Clarice é tão diferente, tão poética e surrealista. Todos os contos retratam o tema família, a Clarice repleta de metáforas denúncia o machismo, racismo e as concepções religiosas da época.

Juliana Amaro 23/04/2021

Ótimo livro
Clarice cria situações onde uma revelação, que desconstrói e ameaça a realidade, desvela a existência e aponta para uma apreensão filosófica da vida. Em Laços de família, Clarice aprofunda sua técnica narrativa em uma abordagem quase fenomenológica. Trata da solidão, a morte, a incomunicabilidade e os abismos da existência através da rotina de dona-de-casa, do mergulho trágico em uma festa familiar nos 89 anos da matriarca, da domesticação da natureza mais selvagem das mulheres, ou dos pequenos crimes cometidos contra a consciência, contra o drama do professor de Matemática diante do abandono e da sacerdotisa da nossa literatura.

Luca 03/01/2023

Um bom livro. Fica longe de ser o melhor da Clarice, mas algumas narrativas como amor e preciosidade conseguiram me abalar bastante. A escrita de Clarice é sensacional?

Lívia 13/01/2021

Não sou fã de contos
Prefiro livros de romances, que as histórias se desenrolam por muitas páginas. Um ou outro conto do livro gostei muito, alguns não entendi, mas não geral, não me tocou, apesar de não poder negar a genialidade da Clarice.

Analu 15/05/2020

Clarice Lispector como sempre nos dá um grande panorama psicológico dos personagens. Com "Laços de Família" não foi diferente. Em cada um dos contos somos seduzidos pela complexidade dos personagens.
Um pouco inferior a "Hora da Estrela" mas, igualmente belo e necessário.
Uma boa leitura para quem quer uma leitura desafiante.

Glória 03/05/2021

Alguma indicação de livros da Clarisse?
Ano passado li "A hora da estrela" e fiquei apaixonada com a escrita da autora, então, por indicação, comprei e li "Laços de família". Considerando que é um livro de contos, acho que é normal que alguns sejam melhores do que outros, mas confesso que foi um pouco decepcionante, estava com a expectativa de que todos fossem incríveis. A Clarisse escreve de forma impecável e a profundidade psicológica das personagens é maravilhosa. Alguns contos, como "Uma galinha", "Preciosidade" e "O búfalo", me encantaram com suas reflexões. Com certeza devem haver livros melhores dela, mas indico a leitura.
Archie 03/05/2021minha estante
gosto muito de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres! também gosto do livro de contos A Bela e a Fera, bem curtinho e pouco conhecido