Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Gustavo449 15/06/2023

Boa Biografia, mas...
O Livro é uma biografia sobre Joseph Lister, um cirurgião considerado pai do antisséptico (visto que o nome dele foi usado como inspiração para o Listerine) que não foi tão reconhecido em sua época como deveria.
No quesito biografia, o livro cumpre muito bem no que se propõe, porém, confesso que esperava mais dele, as primeiras 40 páginas são extremamente estatizantes e me fizeram ler completamente arrepiado e empolgado, entretanto, a partir disso,o livro acaba ficando meio monótono e massante, embora ainda muito interessante, pois Joseph Lister, acabou sendo uma pessoa muito mais intrigante do que eu imaginava.
Talvez minha quebra de expectativa tenha sido o que mais prejudicou a minha experiência, mesmo assim,recomendo fortemente o livro pra quem gosta de histórias reais e não tem estômago fraco

Dari 15/06/2023

Mais do que um horror, uma evolução...
Medicina dos horrores relata uma parte da história sobre a evolução da medicina cirúrgica, anestésica e ainda sobre a descoberta do poder da assepsia que diminuiu consideravelmente as mortes pela contágio de doeças comuns que acometiam milhares de pacientes na época, como a ericipela, gangrena e sepse.
Um breve retrato da história do médico, conhecido como o Pai da assepsia, Josef Lister, que posteriormente serviu de inspiração para a criação do Listerine do grupo Johnson & Johnson.

leaoliterario 14/06/2023

?Sabíamos que estávamos em contato com um gênio. Sentíamos que estávamos ajudando na criação da história e que tudo estava ganhando novos ares.?

Iasmine 12/06/2023

Casas da morte...o complexo horror dos hospitais!
Medicina dos horrores conta a história de joseph lister, um médico cirurgião que revolucionou a medicina com suas descobertas científicas que mudou a história da medicina, se tornando o pai da medicina moderna.
Em sua biografia é relatado a triste história de como eram os hospitais naquela época, onde as infecções reinava nas enfermarias, onde os hospitais eram nada mais, nada menos que abatedouros e as pessoas iam pra morrer do que viver, assim sendo chamadas "casas da morte".
Graças a lister e sua persistência temos uma medicina hoje em que cura e trata.
A escrita é um pouco complexa, não imaginei que seria uma biografia, mesmo estando claramente nítido na capa! Mas de toda forma achei um livro muito interessante e graças a ele pude ter mais conhecimentos, inclusive que a marca listerine e Johnson & Johnson se tem graças às grandes descobertas de Joseph lister! É um livro de descobertas e de uma longa viagem aos tempos macabros da medicina!

Eloisa 11/06/2023

O passado e futuro
Foi o livro mais cientifico que eu já li, e foi uma experiencia diferente do que eu estava acostumada. Gostei da percepção do passado e do futuro que o livro trás, e o quanto a medicina e a área de saúda mudou nas ultimas décadas.

As percepções, e costumes mudaram bastante, mas existe alguns problemas que ainda é possível vê nos dias atuais, como a briga cientifica entre os pesquisadores, roubo de ideias e experimentos, e ideias tão conservadoras ao ponto de camuflar ideias e descobertas novas.

Max 10/06/2023

A maioria de nós, já acostumados à vida moderna, não faz idéia de como era adoecer e morrer em tempos passados. Medicina dos horrores mostra uma realidade assustadora de como eram os hospitais e os tratamentos de saúde numa época em que não se sabia da existência de bactérias. Médicos não lavavam as mãos, não limpavam materiais nem mesas de atendimento. Salas de cirurgia não eram muito diferentes de abatedouros e as pessoas corriam mais risco de morrer ao tentar tratar uma infecção simples num hospital do que lutando num campo de guerra.
Vale a pena pelo susto histórico

Mila Araujo 25/05/2023

Descobertas da medicina!
Livro bem interessante! A história das descobertas do Lister são incríveis. O tanto que ele lutou para ser reconhecido em suas experiências!! A leitura é um pouco lenta, por vezes muito detalhadas, o que acaba ocasionando a lentidão. Mas ótimo o livro!

Lima 18/05/2023

Comecei achando extremamente chato e cansativo! Larguei o livro por um tempo, mas voltei determinada a terminar. E foi a melhor coisa eu fiz! Tirei vários insights interessantes sobre a jornada e a persistência do Lister e ver o processo pra desenvolver a medicina como conhecemos hoje foi lindo! E além disso, aprendi várias curiosidades legais sobre a antiga Inglaterra. Inclusive, esse livro despertou um lado em mim que me fez me apaixonar mais ainda pelos estudos de Biologia, aliviou minha vida de vestibulanda kkkkk
Lima 23/05/2023minha estante
tô com sdds desse livro ? preciso achar outros no mesmo estilo, eu amei essa vibe de biografia com curiosidades da antiguidade? acho que tenho um novo vício hehehe

Mauricio123 05/05/2023

Livro muito bom que conta um pouco sobre a história da medicina e do Lister que fez descobertas muito valiosas da medicina

Ezequiel.Cesar 05/05/2023

Incrível!
Quem viveu no século XIX e precisou de passar por procedimentos cirúrgicos passou por maus bocados, isso quando não vinha a falecer por causa das condições higiênicas dos hospitais.

Graças ao espírito curioso e inquieto de Joseph Lister e sua técnica de antissepsia essa realidade começou a mudar para melhor.

Um livro instigante que irá te prender do início ao fim!

Carolina.Lazzarett 03/05/2023

Explica muito bem como foi o processo do Lister como médico e cientista. Muito importante saber quem foram as pessoas que influenciaram, incentivaram e contribuíram no projeto. Não se faz ciência do nada. Precisa de apoio emocional e .... financeiro.

Julia3899 29/04/2023

?Os métodos de Lister transformaram a cirurgia..?
?Já se fora o tempo das enfermarias imundas, abarrotadas de pacientes definhando em condições miseráveis; já se fora o tempo dos aventais ensanguentados e das mesas de operação sujas de secreções corporais; e já se fora o tempo dos instrumentos não lavados, todos os quais outrora deixavam o anfiteatro cirúrgico exalando a "Boa e velha fedentina hospitalar?.?

Que livro? excepcional. Demorei dois anos para ler mais por conta do tempo e de sua complexidade, mas independente disso, eu continuo me lembrando perfeitamente dos primeiros capítulos.
Esse livro é uma biografia de Joseph Lister, que lutou contra todas as contradições médicas para a criação da anti-sepsia, considerado o ?pai? da cirurgia moderna. Ele fez os locais cirúrgicos podres, sem limpeza alguma virar algo limpo, onde realmente pessoas saiam curadas de lá, mas isso não foi rápido, demorou anos e precisou de toda a vida dele para que pessoas pudessem acreditar em algo que era fato, mas que na época desconhecida.
Não recomendo para quem não gosta de medicina ou de escritas fortes pois esse livro descreve minuciosamente como era e como foi para todo esse processo ocorrer. Eu amei o livro de uma forma que leria em menos de um ano novamente, é rico em conhecimento e perfeito!!

Vih Vargas 26/04/2023

Simplesmente Incrível
Um dos melhores livros de não ficção que tive o prazer de ler. A história de Joseph Lister é simplesmente absurda. Saber a importância que ele teve na história da medicina por meio de uma leitura tão cativante e deliciosa foi uma experiência magnífica.
Lindsey mandou bem demais na cronologia, narração dos fatos e desenvolvimento da história.