Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Isabelle 08/02/2023

medicina dos horrores
gostei muito do livro pois sou apaixonada pela medicina, porém não gostei da forma como ele foi escrito.

Manu Abdulatif 02/02/2023

Incrível história.
O livro traz uma forma documental da história, mas sem ser algo maçante. Como farmacêutica, adorei saber de onde veio a inspiração para os estudos do médico renomado e ver os impactos que sua crença em algo novo na época impactaram, até os dias de hoje, na maneira que se conduz uma cirurgia.

Marcal4 30/01/2023

Ciência
Muito bom, aprendi muitas coisas sobre o avanço da medicina. A escrita é boa, e gostei de conhecer um pouco sobre a vida de Lister.

Dani 29/01/2023

Joseph Lister,o homem q revolucionou o mundo das cirurgias
Tenho certeza que em algum momento de sua vida os feitos do ilustre Lister estiveram presentes...
No sec XIX,pessoas eram operadas em anfiteatros sem o minimo de higiene lotados de espectadores,lembrando que nesta epoca ainda nao existia anestesias e tudo dependia da agilidades dos "cirurgioes"onde membros eram operados e amputados em ate 30 seg..
Era mais provável sair vivo de uma guerra do que de um hospital nessa época ,aos quais eram insalubres sem higiene do ambiente,pacientes,objetos operatórios e ate mesmo dos medicos,que nem as maos ou roupas era esterilizadas de uma operaçao para outra,nessa epoca a maior parte dos pacientes qnd nao morriam nas mesa4s de cirurgias faleciam por infecções,aos quais medicos nao sabiam de onde ,como ou porque surgiam...
O jovem Lister se fazia todos estes questionamentos,e por meio de esperimentos e de um microscopio adapitado pelo proprio,veio alem de descobrir a sedaçao por meio de éter,para maior comodidade de paciente/medico nas hr das cirugias,descobriu-se tmb a existencia de microorganismos no ar e ambiente de trabalho aos quais causavam as infecçoes...
Foi tmb esse ilustre senhor que apesar de varias críticas de colegas de trabalho descobriu a nescessidade de um antisséptico para esterilizar nao so ambiente,pacientes,medico ,objetos cirúrgicos,mas tmb ao ar onde microoganismo(bacterias como conhecemos hj)infectavam feridas e cirurgias causando a tao fatal infecçao da época,para esse fim,ele descobriu(após varios esperimentos)o uso do ácido carbólico,que atendeu bem suas espectativas
Graças aos feitos desse homem,apartir desse seculo suas teorias foram evoluindo salvando muitas vidas.
Que bom que lister nao desitiu com acríticas ou obstaculo ne...palmas e honras á esse cavalheiro

Bella :) 28/01/2023

sensacional!!!
achei que seriam diversas histórias mas me surpreendi sendo em foco de um ilustre médico que revolucionou nossa medicina

passar pelo o que acontecia antes e conseguir relacionar o que temos hoje em nossos hospitais é intrigante
os avanços na ciência são impressionantea

além disso a leitura não ficou monótona em nenhum capítulo, muito bom : )

tyribeiro 28/01/2023

Livro histórico sobre a medicina no século XIX. Como era horripilante as cirurgias, os métodos usados. Uma experiência super válida de leitura. Mostra todos os riscos que pacientes e médicos corriam, tantas mortes por infecções. Leitura fácil e muito bem explicada.

sière 27/01/2023

O horripilante é o caminho
Interessantíssimo ter um olhar minucioso a respeito dos estágios iniciais da medicina e suas cirurgias bizarras com plateias e insalubridade. Reflexão ótima sobre os caminhos tortuosos que já passou a humanidade até chegar aqui.

Pedrão 22/01/2023

Até que é bom
O livro Medicina dos Horrores fala sobre o médico cirurgião Joseph Lister e sobre a sua carreira se dedicando aos antibióticos. É interessante saber sobre como eram feitas as cirurgias da época, porém acabei percebendo que não gosto muito de biografias. Eu não gostei tanto do livro, mas acho que, se você quiser, leia ?

Thr3e 16/01/2023

Leitura fácil, explica muito bem os fatos, mesmo não entendendo de medicina dá para entender perfeitamente, ótimo livro para entender um pouco mais da nossa história.

Dani 14/01/2023

Leitura Necessária
O cirurgião James Y. Simpson observou, ainda em 1869, que " um soldado lutando em Waterloo tem mais probabilidade de sobreviver do.que um homem indo ao hospital"

karolkv 11/01/2023

Livro sobre a história de Joseph Lister e como ele revolucionou a área das cirurgias graças a introdução de técnicas de higiene.
Tem uma leitura meio complicada(?) mas é muito interessante.

Priscila 10/01/2023

Surpreendente
Evolução da medicina se desenvolvendo através do Dr. Joseph Lister, é um livro bastante pessoal.. além de contar as condições de saúde do século XIX, o livro fala sobre a vida pessoal do Dr. Joseph, e soube como mesclar isso no livro perfeitamente.

Saindo de uma resseca literária, a leitura inicial foi bem difícil pra mim, mas não demorou muito para fluir.

Amei demais! E recomendo a todo amante da área da saúde.

O final tem perfeito e com curiosidades super legais!

Ellen 06/01/2023

É uma biografia...
Só li o título do livro, então não posso reclamar kkkk.
É lento como todas as biografias, mas a história da medicina que o livro traz é muito interessante.

Lacet0 31/12/2022

Futuro!
É inacreditável ler os horrores da Europa em 1800. Acabei demorando para terminar essa leitura por causa de toda a informação e coisas ridículas que aconteciam em 1800, devido a crenças, saneamento, limpeza, saberes populares, machismo e etc.
Joseph Lister é um médico genial que revolucionou a medicina grandemente, um grande percursor, é lindo poder ler o início da ciência moderna querendo seguir nesse meio.

Gabriel S 30/12/2022

Aflição, gore e ciência
O livro conta a história de como o médico Joseph Lister, mudou o mundo da medicina e de certa forma o rumo da humanidade no século 19, ao quebrar diversos paradigmas da medicina e apoiado pela ciência introduzir diversas práticas de higiene na condução de uma cirurgia.

As ideias de Lister foram diretamente responsáveis por transformar os hospitais de "Casas de Morte" para "Casas de Cura" e consequentemente salvar milhares de vida.

O mais curioso desse livro é que mesmo não sendo uma história de terror, e sim um relato biográfico, ele consegue criar um clima de aflição ao nos ambientar com todo gore, sujeira e dor que pairavam os hospitais e grandes cidades do sec 19.

A narrativa é bastante interessante pra quem se interessa por história da era vitoriana, mas achei que ela vai perdendo força conforme nos aproximamos do fim do livro, de toda forma, gostei bastante da leitura.