A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Romane.Cristine 20/03/2024

A maldição
Mais um do King, e contrariando todas as outras resenhas sobre esse livro eu gostei. E eu não costumo gostar dos livros dele por toda a lenga lenga que ele põe nos livros, no geral eu acho muiiiiiiiiiiiito chatos, mas eu realmente gostei desse e queria que alguém fizesse outra adaptação. Acredito que com os recursos de hoje seria possível uma adaptação excelente e eu queria ver.

@babi.teixeira 18/03/2024

3°King
Primeiro, os ciganos foram retratados de forma preconceituosa, independente da época em que o livro foi escrito, eu não gostei. Sobre a narrativa, ela começa lenta e demora a se desenrolar, se torna mais fluída com a perseguição, mas apenas para ter um final totalmente anticlimático. Não achei os personagens carismáticos, não consegui sentir pena e ter empatia pelo personagem principal, porque a forma que ele falava da filha me deu repulsa.

Não recomendo a leitura, apesar de amar o King, esse não foi um bom trabalho.

Pe. Jeferson 11/03/2024

Culpa e conseqüência
Gostei bastante do livro, a premissa é muito boa e a execução é eficaz. Ele conta a história de Bill Halleck, um advogado obeso que, após atropelar e matar um velha cigana, é amaldiçoado e passa a emagrecer descontroladamente.
Gosto como King aborda temas sociais como plano de fundo (neste caso o preconceito com os ciganos), mas sem ser panfletário. Ele faz isso mostrando uma sociedade sórdida e corrupta onde parece não haver inocentes.
Isso não significa que não nos importemos com certos personagens, alguns deles com atitudes bastante questionáveis pra dizer o mínimo. É aquela empatia que sentimos por certos anti-heróis.
A maior questão abordada, no entanto, é a relação entre culpa e conseqüência, o que de certa forma é uma temática bastante cara ao cristianismo. Nossas atitudes geram conseqüências e muitas vezes estas são partilhadas, ou melhor, sofridas por quem não deveria. Do ponto de vista da fé, sabemos que o pecado prejudica não só o pecador, mas de alguma maneira às outras pessoas e até mesmo a toda a comunidade humana.

lestatdelioncourt 27/02/2024

decepcionante
pelas avaliações, pensei que iria encontrar um ótimo suspense, mas a história só foi se tornando mais desinteresse a cada capítulo...

me vi de cara com personagens chatos e detestáveis que eu já não me importava com o que fosse acontecer, só queria era que se f*d*ss*m muito, ainda somando com os inúmeros esteriótipos do povo roma, racismo e afins... melhor esquecer que esse livro existe
lestatdelioncourt 19/03/2024minha estante
o que tenho para falar de positivo é a escrita do king, que por mais que não tenha gostado do rumo da história, ainda mantém a qualidade de construção e imersão dos outros livros

o final também é HAHAHAH

Ricc 26/02/2024

Genial (mais uma vez)
Bill Halleck é um advogado de sucesso e tem uma linda família. Um dia, em uma viagem em família, ele acaba atropelando e matando uma cigana. Meses depois, ele é absolvido e, ao sair do tribunal, é amaldiçoado por um cigano.

***CONTÉM SPOILERS***

Sou fã de Stephen King e esse livro só reforça mais uma vez isso.

A premissa é simples mas a história é tão envolvente e fluida que fica difícil largar o livro até o término.

Bill emagrece tragicamente até praticamente definhar. Tudo isso porque sua mulher teve a brilhante ideia de fazer uma peripécia sexual bem na hora que ele estava ao volante, o que culminou no atropelamento da velha cigana.

O desenrolar da história é intrigante porque vemos que o personagem se divide entre amor e ódio à mulher enquanto busca desesperadamente uma solução pra se livrar da maldição. Mais tarde, enfim, ele consegue um encontro com o cigano que o amaldiçoou.

Por fim, o desfecho surpreende ao mostrar que maldição foi revertida da pior maneira possível: sua mulher e filha acabaram por absorver a maldição através da torta e, Bill acaba optando por fazer o mesmo.

Original e genial. O Mestre ratificando MAIS UMA VEZ o porquê é tão reconhecido.

hianzito 21/02/2024

Uau?
Sinceramente, o king tinha um estoque mto grande de substâncias do lado dele escrevendo esse livro. é um ótimo livro? não. é um bom livro? sim. mas é doido. maluco, faz a gente pensar muito? vale a pena ler. adorei

Amanda.Braun 17/02/2024

Billy, Billy, Billy...
"Não há maldições, apenas espelhos que são erguidos para as almas dos homens e das mulheres."

Tal frase pode servir como guia pra pensar sobre esse livro e a jornada de Billy. Achei bem interessante como tudo se desenrolou (cadelinha de King como sou) mas acredito que o final deixou a desejar. Me pareceu uma solução sem graça só pra ter um "troco final" por parte do cigano. Bem, posso estar equivocada e talvez valha refletir mais pra frente pra ter um veredito.

Por fim, acredito que vale a leitura! Gostei dos personagens (em especial Billy e Ginelli - que me surpreendeu bastante por sinal).

hk.liv 16/02/2024

Essa aqui é uma pedrada!
O livro é super tranquilo, com começo, meio e fim; não é muito enrolado, é bem de boa. A história basicamente envolve um homem obeso, que atropela uma mulher cigana, e seu marido o amaldiçoa a perder peso todos os dias. Com isso, acompanhamos a trajetória de Billy. O final é bom, gostei. Já estava esperando esse desfecho, pois ao longo da história já dá para o leitor imaginar um pouco no que vai acontecer para ele se livrar dessa maldição. Enfim, acho que vou dar uma nota de 4.5 de 5.

gabesluiss 15/02/2024

Achei bom fala muito sobre preconceito e tem um otimo desenrolar, porem acho que ele sofre por ficar na linha entre um conto e um romance.

Igor 10/02/2024

É assim que tem que ser...
A Maldição é um dos livros de King que mais me chamaram a atenção. Desde que conheci as obras do autor e soube da premissa do livro fiquei com muita vontade de lê-lo. Mas sempre me imaginei: essa é uma premissa bem simples, será que a história consegue se sustentar bem?
E, a resposta é sim. A história se sustenta muito bem durante as quase 300 páginas em que ela de desenrola.

Na história temos um advogado, Billy Halleck, que acaba se envolvendo em um trágico acidente resultando na morte de uma cigana. Após ser considerado inocente pelo juiz, Billy é tocado no rosto por um velho cigano na saída do tribunal: mais magro.
Essa é a frase dita pelo velho. A partir daí, Billy que era um homem obeso começa a emagrecer dia após dias.
A partir daí se desenrola uma série de acontecimentos que levam Billy a acreditar que esta amaldiçoado. E ele precisa reencontrar o velho cigano a fim de resolver isso.

A história mistura horror, road trip, suspense e personagens marcantes.
A busca de Billy por respostas leva o advogado a ver como a justiça e a injustiça ocorrem no mundo real, como as coisas não são tão preto no branco (ou talvez sejam? Afinal, é assim que tem que ser...).

A leitura fluiu muito bem para mim. Não foi cansativa e não teve tantas barrigas desnecessárias.
Superou minhas expectativas, um ótimo clássico de Stephen King.