A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Filippe 07/02/2022

Mais ou menos
Não tem a trama mais interessante entre os livros do King, apesar de algumas coisas se manterem, como o bom desenvolvimento do personagem principal e a escrita excepcional. Mas ele utiliza de um artifício para resolver a trama que me frustrou bastante, a forma como ele apresenta e como ele se descarta esse artifício sem da a devida relevância com algo tão importante para a conclusão de tudo merecia. Os livros de Bachmann realmente não são os melhores do King e acho que ele sabe disso.
Amanda Lima 08/02/2022minha estante
Concordo muito! Parece que 3le focou tanto em deixar as partes nojentas ótimas e se perdeu no plot.

Bruna.Borghesi 06/01/2022

Esse é um ótimo livro para quem quer ler histórias mais tranquilas de terror.
Me surpreendi com o final, porque em momento nenhum você espera esse final
Vale a pena pois é um livro diferente dos habituais do king
Marcos 06/01/2022minha estante
Eu estava na dúvida entre ler ele ou a metade sombria, acabei deixando para depois, mas não vejo a hora de começar ????????

Lia Trajano 07/06/2021minha estante
Eu entendi que todos eles vão morrer, os ciganos não dão ponto sem nó.

Jaquelline.S. 08/12/2023

Eu li esse livro há muitos anos atrás.
Não lembrava que o policial e o juiz foram amaldiçoados também.
Continuo sem entender o ódio dele pela Heidi, do nada. Não queria assumir a culpa dele, então culpava ela. Não gosto do Billy não, só fez cagada.
Ainda gosto da história, acho um livro legal.
lys 05/01/2024minha estante
Bill é o egoismo encarnado. Se recusa em assumir que fez cagada, acreditando firmemente que a cigana atrapelada e morta por ele é tão culpada quanto o mesmo. O ódio pela esposa vem desse mesmo egoismo, do pensamento de que ela deveria ter se ferrado tanto quanto ele.

davi_proprio 31/03/2023

A Maldição - Richard Bachman:
" 'Mais magro', Sussurra o velho cigano de nariz carcomido para William Halleck quando ele e sua esposa Heidi saem do tribunal. Apenas estas duas únicas palavras, carregadas pela doçura enjoativa do hálito dele. 'Mais magro' ".
g_nascc 31/03/2023minha estante
deu até vontade de ler, vai pra lista com certeza. ??

Coxinha 30/03/2024

"Todo mundo paga, mesmo por coisa que não fez."
Mais um livraço de Stephen King. Este foi escrito pelo pseudônimo Richard Bachman, e narra a história do advogado Bill Halleck, que após atropelar e matar uma cigana, é amaldiçoado pelo pai dela, e líder do "bando" Taduz Lenke. Com duas palavras -"Mais magro", o velho cigano impôs sua "justiça " ao antes obeso Bill, agora está emagrecendo vertiginosamente, fazendo se esvaziar se peso, e também sua sanidade. King nos faz se sentir extremamente angústia com sua narrativa, descrevendo a perda de peso do protagonista de modo a quase nos fezermos sentir na pele o que se está passando com Halleck. Um livro tenso, do início ao fim, (e que fim foda), traz novamente o sobrenatural típico do autor, o qual não posso negar, adoro quase tudo que escreve. A toda uma segunda camada sobre o preconceito com os ciganos, a qual nos é mostrado como sub-humanos pela visão do protagonista e todos o brancos e como a "maldição" já vem de muito tempo, principalmente a do ódio, e como ela atinge até inocentes que não tem há haver com ela.
Leituras Da Mih 30/03/2024minha estante
Adoro esse, um dos meus livros favoritos do tio King.

lauraods1 14/09/2022minha estante
... e não ficou tudo bem.

Betinha 12/08/2013

"É assim que tem de ser"
Esse é o primeiro livro do Stephen King (escrita sob o pseudônimo Richard Bachman) que leio. Porém foi mais do que uma leitura, foi uma experiência de imersão nessa obra do autor.

O livro mescla a narrativa em primeira pessoa (as memórias e pensamentos de Billy Halleck) e em terceira pessoa, tendo início após o evento que motiva a história: um acidente de carro que matou a cigana Susanna, o julgamento e absolvição do motorista Billy e a maldição lançada sobre ele por um dos ciganos do bando de Susanna. "Mais magro" foi o que o cigano disse, enquanto tocava delicadamente o rosto de Billy com as suas mãos deformadas.

Billy precisava perder peso, mas começa a achar estranho uma perda tão rápida e significativa mesmo sem ter mudado os seus hábitos alimentares. Seria autossugestão, alguma doença ou a maldição realmente funcionara?

Ao mesmo tempo em que Billy tenta compreender o mal que o atingiu, começam a despertar nele novos sentimentos que o motivarão: culpa, raiva daqueles a quem amava, desejo de vingança. Sua busca tem uma finalidade: a redenção, mas ele encontrará muito mais do que isso.

É possível tirar conclusões filosóficas da obra - qual a finalidade da vingança, o que é justiça, qual o sentido de uma vida opulenta - porém, prefiro pensar que o mais interessante da obra é refletir o quanto de nossa personalidade e valores podem ser revelados depois de um incidente traumático, estando você nos dois lados da fatalidade. Billy foi o atropelador, mas isso só despertou nele um incômodo, do qual libertou-se após o julgamento. Contudo, na condição de vítima de uma maldição, muitas outras coisas foram reveladas sobre quem ele era.

Um dos meus trechos preferidos:
"— Você fez mesmo tudo isso por mim, Richard?
Ginelli parou, olhou para ele e sorriu um pouco. O sorriso era quase vago... Mas aquela luz que girava e torvelinhava em seus olhos estava penetrantemente concentrada – a tal ponto que Billy não pôde fitá-la e precisou desviar o olhar.
— Isso importa, William?"
Gleison Dias 18/10/2013minha estante
Um livro sensacional,com uma história emocionante que ruma pelos mistérios da crença humana.Um exemplar essencial para fãs do terror,e do incrível Stephen King....

Lola444 26/10/2016

Para o nível Stephen King de qualidade, esse foi bem fraco :/
Instagram: @leitor_eduardo 17/11/2016minha estante
não mesmo rs

Denise 14/06/2024

?Todo mundo paga?
Bill Halleck atropela e mata uma velha cigana acidentalmente. Como ele é amigo do juíz, é inocentado. Como punição, um velho cigano joga uma maldição onde ele vai definhar até a morte.
Neste livro o protagonista é detestável, que não aceita a culpa, não sente remorso. Joga a culpa em outras pessoas, menos nele mesmo.
King joga na cara do leitor a hipocrisia da sociedade branca burguesa norte americana, a impunidade para os mais ricos, a corrupção do sistema, o preconceito para com aqueles que estão fora do american way of life.
Um livro curto, tem um bom ritmo, apesar de algumas enrolações típicas do autor. E o final é impactante.

Vagner 30/08/2010

O que é o que é?
Quando um advogado renomado precisa de ajuda de um traficante para resolver um problema, significa?

Res:"A Maldição do Cigano"

Uma ótima história na corrida contra o tempo e contra a própria vida.

Maisa 20/06/2013

Livro mtoo bom ! Mas o final poderia ter sido melhor...
Sabe quando você está num show de mágica, na maior expectativa, soam as trombetas, rufam os tambores, o mágico prestes a tirar o coelho da cartola, a mão saindo devagar e eis que de repente aparece um ratinho de la de dentro ?!?! rssss...Pois foi exatamente assim que me senti lendo a maldição do cigano.

O livro começa devagar, contextualizando o leitor dos eventos antecedentes à história mas que foram a origem de tudo. Ao mesmo tempo vemos surgir no personagem principal a preocupação, que vai aumentando, aumentando; as apreensões, desejos, dúvidas de Billy são constantemente descritas ao longo da narração. Vamos sentindo no decorrer que o cenário vai se tornando cada vez mais dramático. O final então se torna super instigante !! Desses que não da vontade de parar. Pra mim o momento que pegou mesmo foi seu encerramento que de certa forma foi uma surpresa mas esperada(é possível isso Arnaldo ?! rss). Pra mim esse detalhe não tirou a impressão geral que a história me passou.

Muito bom !

Juliano.Alberto 29/12/2015

Excelente
Viciante ... Angustiante ... a cada página uma mistura de sensações... King consegue levar o ao leitor uma série de sentimentos ... não é um livro de terror, mas de suspense aprimorado ... o final é simplesmente sensacional ... você não sabe se xinga ou aplaude o autor, demais!!!

Robson 31/12/2015

A maldição
Imagine você que pensava 180 kg e um cigano te lança uma maldição e dias após dia você vai definhando assustadoramente?
Esse livro é assustador!

Rogéria 13/01/2016

Boa diversão
Longe de ser terror daqueles medonhos e assustadores, "A Maldição do Cigano", de Stephen King, é um thriller, um suspense que prende a atenção do leitor do começo ao fim. Conta a história de um advogado gordo (acima de 115kg) que atropela a filha de um cigano e é amaldiçoado com uma maldição para emagrecer até à morte, independente do quanto coma ou do que faça. Stephen King é mestre em conduzir suas narrativas de forma que vc sinta empatia pelo personagem, raiva de outros personagens e nervosismo pela história, cujos detalhes vão se revelando pouco a pouco e nos deixando ansiosos para como vai terminar. Não classifico como um livro espetacular, mas sem dúvidas é uma boa diversão.