A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Wania Cris 23/04/2022

O que é justiça?
Billy Halleck estava voltando para casa com sua esposa quando uma mulher atravessa a rua intempestivamente, sem dar qualquer chance a Bill de evitar uma tragédia. Culpa dela, obviamente. Onde já se viu atravessar a rua assim, sem prestar atenção ao que faz? Mas nem tudo é o que parece.

Bill estava bem distraído na hora, os policiais não lhe testaram para álcool ou drogas e o juiz decidiu que uma cigana não era objeto de justiça, era um atraso. Não há culpados. Será?

Esse dia traz consequências para várias pessoas quando a "justiça" começa a se cumprir. Bill começa a ficar mais magro, mais magro...

Um início mais lento, ambientando vários acontecimentos e personagens até que a estória realmente começa a acontecer. Um final aberto, ok, mas com possibilidades macabras. Gostei das personagens e me peguei torcendo para que Bill tivesse sua vingança, mas olha... Chocada. Recomendo bastante a leitura desse livro que é, cronologicamente falando, o melhor livro de Bachman!
Carol Nery 24/04/2022minha estante
Adoro! Curto e grosso...

Brê 14/04/2022

Gostei muito da sinopse, e como uma fã do mestre, corri pra ler. Porém, devo admitir que não é o melhor livro que li do autor! Tem uma excelente premissa, mas o desenrolar dos fatos me cansou. Gostei bastante do final, me surpreendeu!
Natalie.Coppola 14/04/2022minha estante
Achei o final desse livro maravilhoso!! Mas realmente, ele poderia ter umas 100 páginas a menos ali pelo meio rs...

Rosana.Oliveira 23/05/2021

Terror e suspense
Um livro de terror maravilhoso de Stephen King. Manteve o suspense até o final do livro. Adorei.
Veronika Platkevicius 23/05/2021minha estante
Queria muito ler, porém já assisti o filme ? Geralmente prefiro fazer o inverso, ler e depois assistir, meu vício. Se curtir fazer isso, o filme se chama Thinner se quiser ???

Camila | @abismos.literarios 13/06/2020

O livro foi originalmente publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman, em 1984, com o título A Maldição do Cigano.

Em A maldição acompanhamos a história de Bill Halleck, jovem advogado bem sucedido, obeso, que acaba de atropelar e matar uma senhora atravessando a rua – uma velha cigana. Após conseguir se livrar das acusações e ser inocentado, ao sair do fórum, Bill encontra um velho com nariz carcomido, Taduz Lemke, que lhe toca a face e lhe sussurra apenas duas palavras: “mais magro”. Após tal maldição, Bill começa a perder peso de forma desenfreada; passa da obesidade à um estado esquelético em poucos dias. Junto com os quilos, Bill também começa a perder o apoio da sua esposa e do seu médico, que começam a achar que este está perdendo a lucidez. Sozinho, ele precisa encontrar como romper essa maldição e retomar os eixos da sua vida. E isso só seria possível de uma forma: encontrar novamente o velho cigano, se explicar e tentar fazer com que esse retire a maldição. Abandonado pela esposa e amigos, Bill conta apenas com suas poucas forças e com a ajuda de Richard Ginelle, um gângster perigoso, contudo um amigo fiel, que se dispõe a tudo para salvá-lo: será isso possível? Sumindo aos poucos, Bill começa sua caçada em busca dos ciganos. O desfecho vocês só saberão lendo, pois qualquer outro detalhe pode vir a ser um spoiler hehe.

De forma geral, as primeiras páginas foram bem interessantes, em meados do livro deu aquela encalhada, e rumo ao final o negócio desenfreou e foi de pura tensão, sentindo o desespero de Bill frente ao tempo se esgotando, é impossível largar o livro. O final é surpreendentemente impensado, bem... Stephen King!

site: https://www.instagram.com/p/CBZRyzyDcJe/
Mayara Nunes Almeida 15/06/2020minha estante
Ótima resenha!!

Lia Trajano 07/06/2021minha estante
Eu entendi que todos eles vão morrer, os ciganos não dão ponto sem nó.

MENINALY 25/07/2012

Enfadonho..(vulgo maçante)
A estoria é orginal, advogado gordo (protagonista), atropela uma velha cigana e claro ela morre. O cigano chefe (o mais velho de todos os ciganos), roga uma maldição para o advogado: perdera dia apos dia todos seus lindos quilinhos, até ficar caverinha...ahahaha.
Tá, até ai tudo otimo, só que o mestre King enrolou muito no decorrer da estoria (principalmente quando o protagonista vai atrás dos ciganos), muitas páginas desnecessárias (não via hora dele chegar no finalmente (se vai ou não conseguir desfazer a maldição).
Pra ter uma ideia, algumas vezes eu pulava alguns paragrafos e quando voltava parecia que estava no mesmo lugar.
Com certeza o livro mais fraco que li do Mestre King.
Giovanna.Lisboa 08/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante?

Bruna.Borghesi 06/01/2022

Esse é um ótimo livro para quem quer ler histórias mais tranquilas de terror.
Me surpreendi com o final, porque em momento nenhum você espera esse final
Vale a pena pois é um livro diferente dos habituais do king
Marcos 06/01/2022minha estante
Eu estava na dúvida entre ler ele ou a metade sombria, acabei deixando para depois, mas não vejo a hora de começar ????????

juliarfs 11/10/2021

é um livro curto mas que mesmo assim se estende desnecessariamente, eu costumo gostar da prolixidade do king, mas nesse livro se tornou algo repetitivo e demasiadamente chato
mas, independente disso, o autor consegue criar um clima de tensão e uma história intrigante com um plot "bobo", e isso foi o que mais me agradou
Marcelo.Fabricio 13/10/2021minha estante
As partes do o amigo gângster são realmente muito longas

Betinha 12/08/2013

"É assim que tem de ser"
Esse é o primeiro livro do Stephen King (escrita sob o pseudônimo Richard Bachman) que leio. Porém foi mais do que uma leitura, foi uma experiência de imersão nessa obra do autor.

O livro mescla a narrativa em primeira pessoa (as memórias e pensamentos de Billy Halleck) e em terceira pessoa, tendo início após o evento que motiva a história: um acidente de carro que matou a cigana Susanna, o julgamento e absolvição do motorista Billy e a maldição lançada sobre ele por um dos ciganos do bando de Susanna. "Mais magro" foi o que o cigano disse, enquanto tocava delicadamente o rosto de Billy com as suas mãos deformadas.

Billy precisava perder peso, mas começa a achar estranho uma perda tão rápida e significativa mesmo sem ter mudado os seus hábitos alimentares. Seria autossugestão, alguma doença ou a maldição realmente funcionara?

Ao mesmo tempo em que Billy tenta compreender o mal que o atingiu, começam a despertar nele novos sentimentos que o motivarão: culpa, raiva daqueles a quem amava, desejo de vingança. Sua busca tem uma finalidade: a redenção, mas ele encontrará muito mais do que isso.

É possível tirar conclusões filosóficas da obra - qual a finalidade da vingança, o que é justiça, qual o sentido de uma vida opulenta - porém, prefiro pensar que o mais interessante da obra é refletir o quanto de nossa personalidade e valores podem ser revelados depois de um incidente traumático, estando você nos dois lados da fatalidade. Billy foi o atropelador, mas isso só despertou nele um incômodo, do qual libertou-se após o julgamento. Contudo, na condição de vítima de uma maldição, muitas outras coisas foram reveladas sobre quem ele era.

Um dos meus trechos preferidos:
"— Você fez mesmo tudo isso por mim, Richard?
Ginelli parou, olhou para ele e sorriu um pouco. O sorriso era quase vago... Mas aquela luz que girava e torvelinhava em seus olhos estava penetrantemente concentrada – a tal ponto que Billy não pôde fitá-la e precisou desviar o olhar.
— Isso importa, William?"
Gleison Dias 18/10/2013minha estante
Um livro sensacional,com uma história emocionante que ruma pelos mistérios da crença humana.Um exemplar essencial para fãs do terror,e do incrível Stephen King....

Letícia @caapitulo1 11/04/2021

A MALDIÇÃO DO CIGANO – STEPHEN KING⠀ ⠀
Atualmente publicado somente como A Maldição, é um ótimo livro do king que eu não vejo muita gente falando sobre, mas eu como uma boa fã vim aqui fazer minha panfletagem básica sobre as obras do mestre.⠀

Uma única palavra levará a vida do advogado Bill Halleck à beira da morte, “Emagrecido” essa é a palavra dita por Taduz Lemke, um velho cigano, e a confusão toda começa quando Bill e Taduz se encontram na saída do tribunal, após uma sentença que inocentou Halleck pelo atropelamento de uma cigana.⠀

Bill, acredita agora está safo da justiça, mas o que ele nem imagina é que há outras formas bem terríveis de pagar pelos seus atos, e quando naquele dia na saída do tribunal Taduz diz para Bill “Emagrecido” é em poucos dias que a vida dele começa a ficar uma merda, por que do nada ele começa a emagrecer absurdamente! Ele que era um homem obeso, o bom é que mesmo indo ao médico, não há nada de errado com ele, pelo menos não nada que seja fisicamente, mas no fundo Bill sabe que naquele dia lhe foi rogada uma maldição.⠀

Agora com sua família e quase todos os amigos duvidando da sua insanidade, ele sabe que a única maneira de ter sua vida de volta é achando o velho cigano, porém ele não está mais na cidade! Mas é com a ajuda de Richard Ginelle, um gângster perigoso que é seu único amigo fiel e que vai estar disposto a arriscar tudo para salvar Bill, que vai então começar a grande caçada pelos EUA, mas onde iria esse grupo de ciganos? É isso que os dois precisam descobrir, afinal Halleck tem pouco tempo, diariamente ele perde peso e já está mais para esqueleto humano, do que um homem.⠀

Posso dizer que amei esse livro, amei tudo a trama e os personagens, tudo tem uma sincronia perfeita e king entregou o que eu queria: Uma história original e agoniante, ver Bill perdendo o peso, e correr contra o tempo, nos deixa com uma sensação de impotência, e o desenrolar e principalmente o final, ah eu amei o final! Um livro diferente de outras coisas que eu já havia lido dele, com até uma escrita diferente, com menos descrições, acho que é um bom livro para quem quer começar a ler king!⠀

site: https://www.instagram.com/p/CNEB_fKj0mH/?utm_source=ig_web_copy_link
Gres 11/04/2021minha estante
Foi o primeiro King que li (por enquanto o único) mas insuficiente pra deixar a vontade de ler mais esse autor... Tenho algumas ressalvas sobre a forma como ele aborda o tema, mas gostei muito e o final achei sensacional ??

lauraods1 14/09/2022minha estante
... e não ficou tudo bem.

Gres 04/05/2020

Primeira leitura de King
Eu sempre quis ler Stephen King, mas havia um bloqueio - o terror - porque tenho pavor do gênero (não vejo nem trailer de filmes por exemplo), então evitava, mas com o passar do tempo e depois de assistir a alguns filmes baseados em obras dele, vi que tem histórias envolvendo diferentes gêneros, então me permiti conhecer o autor...

A Maldição é focada na jornada do protagonista, sua revolta, culpa, busca por respostas, loucura, desejo de vingança... É uma história intrigante, porém o desenrolar da história é bem moroso, mas com alguns capítulos agoniantes por não saber o rumo que o protagonista terá.
Quando achei que tinha "matado a charada" de como a história terminaria, King reservou algumas surpresas com um final sutil e cruel ao mesmo tempo a última frase do livro compensa a jornada de altos e baixos da história.

Até onde a vingança pode nos levar?
Afinal "todo mundo paga, mesmo por coisas que não
fez."

Ansiosa pelas próximas leituras do autor (desde que não sejam extremamente aterrorizantes, claro :)
Michelly 04/05/2020minha estante
Leia "Cujo" ou "A incendiária", de King. São mais leves. O único livro dele que meu deu medo foi "O cemitério". Mas isso porque eu morava em uma casa enorme e lá tinha uma gata. A fdp quase me causa um ataque cardíaco de madrugada, quando fui beber água no escuro. E eu nem podia gritar, se não matava minha avó de susto também.

Julia 09/10/2022

''Mais magro'', sussura o velho cigano de nariz carcomido para William Halleck.''
É o segundo livro do King que leio, e amei a experiência. O início foi um pouco arrastado, demorei pra engrenar na história, mas depois das páginas iniciais, a leitura fluiu sem problemas.

Billy Halleck, um advogado bem-sucedido, atropela e mata uma velha cigana por acidente, e acaba recebendo em troca uma estranha maldição de seu parente. Cada dia mais magro, Billy precisa encontrar um modo de acabar com essa sinistra maldição, ou seus dias estarão contados..

A busca de Billy pelo cigano que lhe amaldiçoou é angustiante, a sensação de que sua vida vai se esvaindo, e de que ninguém e nada podem ajudá-lo, só me deixou mais curiosa a cada página. A esposa de Billy, Heidi, e seu médico Michael Houston, me irritaram profundamente! Além de não apoiar o marido, ela decide interná-lo sem seu consentimento com a ajuda do médico mal-caráter.

O gângster Ginelli, foi quem roubou a cena pra mim, mais até do que o protagonista. Apesar de não ser necessariamente um ‘’mocinho’’, Ginelli foi um amigo fiél para Billy, e o apoiou até quando sua esposa virou as costas pra ele, além de estar disposto a ‘’resolver’’seus problemas..

Quanto ao final, já estou me acostumando ao estilo do King e sabia que alguma coisa ia acontecer.. mas não me impediu de ficar com pena do Billy... o coitado nadou, nadou, e morreu na praia kkk mas eu adorei! Espero ler mais King com certeza!
DANILÃO1505 10/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Filippe 07/02/2022

Mais ou menos
Não tem a trama mais interessante entre os livros do King, apesar de algumas coisas se manterem, como o bom desenvolvimento do personagem principal e a escrita excepcional. Mas ele utiliza de um artifício para resolver a trama que me frustrou bastante, a forma como ele apresenta e como ele se descarta esse artifício sem da a devida relevância com algo tão importante para a conclusão de tudo merecia. Os livros de Bachmann realmente não são os melhores do King e acho que ele sabe disso.
Amanda Lima 08/02/2022minha estante
Concordo muito! Parece que 3le focou tanto em deixar as partes nojentas ótimas e se perdeu no plot.

Rafael 06/05/2022

Mais um livro do King escrito sobre o pseudônimo de Bachman. Dessa vez temos Bill Halleck, um advogado que em um acidente acaba por matar uma cigana. Por ter suas amizades, acaba sendo inocentado no julgamento, mas é a maldição de um dos ciganos (ao ouvir a simples frase “mais magro”) que lhe trará outra forma de ser julgado pela justiça dos homens. Nisso, começamos a acompanhar uma perda de peso repentina de Halleck, a qual afeta o relacionamento com a família e amigos. A busca por quem lhe lançou a maldição começa e vai envolver personagens marcantes, como o Ginelli.

O livro tem uma excelente premissa. Mas, se falarmos da velocidade que se desenvolve, céus. É um King bem prolixo e lento. É só nos 80% que o negócio começa a agilizar e quando você menos vê, termina com um final aberto (mas muito bom). O plot twist é no estilo à la King e que faz valer a pena a jornada.
Wania Cris 07/05/2022minha estante
Perfeita análise. Um livro bom, mas vagaroso.