A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Aline Araujo 24/03/2021

INCRÍVEL
Esse livro foi minha primeira leitura do King, acho que não poderia ter começado melhor. É um livro relativamente curto, com uma escrita muito envolvente, descritiva sem ser cansativa (apesar de eu amar a descrição minuciosa estilo Tolkien).

Willian Halleck - Billy para os íntimos - se envolve num acidente fatal com uma idosa cigana, apesar de ser culpado pela morte ele sai ileso do tribunal por ser amigo do juiz que o julgou e do policial que fez a investigação do acidente. Mesmo que a justiça dos homens brancos da cidade não funcione, Billy vai descobrir que os ciganos caminham pelo mundo há muito mais tempo e têm seus próprios modos de resolver as coisas, acredite você no sobrenatural ou não.

Fantástico!
Entrei pro clube de apaixonados por Stephen King.
Surrender_Nih 24/03/2021minha estante
Foi meu primeiro livro do King também! (Na verdade até agora foi o único). Lembro de me apegar a esse livro e, ao passar das páginas, querer cada vez mais saber o que iria ocorrer no final. Esse livro é ótimo!

Aline Araujo 24/03/2021minha estante
Eu adorei, acho que não poderia ter sido melhor para um primeiro contato

Bernardo Luiz 22/06/2021

? MAIS MAGRO ? e é que assim começa a maldição do cigano!
Esse livro chamado ? A maldição ? conta a história de Bill Halleck , um advogado de sucesso que teve a infelicidade de atropelar e matar consequentemente uma velha cigana que entrou no meio da estrada sem prestar atenção, e o carro do Bill nao teve tempo de frear.

Por ser um advogado influente na cidade, durante o processo e o julgamento, Bill Halleck foi completamente absolvido do assasinato da cigana. Na saída do tribunal, um velho cigano de nariz carcomido e aparência maltrapida e que é o pai da velha mulher atropelada, se aproxima e toca no rosto de Bill e diz apenas tal frase
? Mais Magro?.

Bill um homem gordo que pesa mais de 115kg, começa perder peso desenfreadamente, o que no começo ele encarou como uma benção, mas com
o passar do tempo e a perda de peso acelerada, se tornou uma maldição na vida de Bill, a maldição do cigano.

Chegando a ficar com a aparência cadavérica e pesando menos de 60kg , Bill decide que precisa de ajuda urgentemente ou irá emagrecer até morrer, decide começar uma caçada frenética atrás do cigano que o amaldiçoou em busca de perdão e esperança de ter a maldição retirada.

Mais um bom livro escrito pelo mestre Stephen King, que com maestria pegou um tema completamente bizarro e nos entregou uma boa trama. Achei alguns diálogos um pouco arrastados e prolongados demais, deixando a história um pouco forçada em alguns capítulos , mas em compensação em outros temos capítulos de tirar o fôlego, principalmente na reta final onde o livro pega fogo e fica impossível de largar, é um livro que recomendo para todos , principalmente aos fãs de Stephen King como eu, a darem uma chanche para , ? A maldição ?.
Helen Ramos 22/06/2021minha estante
Quero muito ler esse ?

Bernardo Luiz 22/06/2021minha estante
Recomendo muito viu, boa leitura pra você

Wilgner 27/02/2021

O livro mostra uma trama boa, mas achei a história meio que parada em uns 60% do livro. As melhores partes tem o ponto forte de prenderem o leitor e fazerem com que ele continue querendo saber o que vai acontecer. Não achei o final ruim como vi muitas pessoas falando, mas mesmo sendo um livro curto acho que demorei na leitura.
Douglas 27/02/2021minha estante
Eu gostei muito e não lembro de ter tido essa sensação de que a história parou um pouco.

Meu problema com o final é que - pra mim - ele anula a jornada toda.

Preciso reler.

Wilgner 02/03/2021minha estante
Acho que também vai da questão que eu estava num momento de ler muitos livros bons e como esse não era naquele mesmo pique eu estranhei e não consegui ler mais rápido, como se tivesse algo me prendendo.

Micaela 12/04/2021

King nunca decepciona
Billy está indo pra casa com sua mulher ( lhe causando distrações) quando se vê em um acidente. Nosso protagonista atropela uma velha cigana e é levado ao tribunal, porém por ser um advogado de cidade pequena é conhecido por todos, acaba levando vantagem e saindo impune ( mesmo sendo culpado pelo morte da cigana ).
Após alguns dias do julgamentos ele começa a reparar que seu peso não para de baixar, e para alguém sedentário que come demais, a baixa na balança começa deixar todos preocupados. Até que ele se recorda que após ser inocentado sobre o atropelamento um cigano com o nariz carcomido tocou seu resto e disse apenas poucas palavras ?mais magro?.
Billy busca médicos para explicar o motivo de sua perde de peso tão repentina, mas ninguém consegue lhe ajudar.... até que ele se dá conta de que a solução é ir atrás do tal cigano que lhe disse as palavras que perturbam seu sono!
Vamos nos deparar com muitos perrengues até o nosso protagonista obter o que ele tanto deseja com o velho cigano... e gente, o final é totalmente inesperado!!! será que ele vai conseguir deixar de ficar ? MAIS MAGRO??
Me conta aqui se tu já leu ??
Ivo 13/04/2021minha estante
Pra ser sincero não esperava aquele final, mas gostei bastante do jeito que termino

Micaela 13/04/2021minha estante
Também me pegou de surpresa, mas gostei bastante do livro

Becs 13/11/2020

Ótima forma de começar a ler King. A jornada do personagem é frenética e o final foi de explodir cabeças!
Mayara.Silva 13/11/2020minha estante
Estou lendo It, é o meu primeiro dele. O próximo, gostaria que fosse Salem ou O Iluminado.

Becs 13/11/2020minha estante
It é perfeito. Também quero ler O iluminando, talvez seja o próximo na lista de leitura desse autor maravilhoso ?

Lucs 15/06/2022

Poderia ser bem menor
Não é que o livro seja de todo ruim, mas se arrasta em alguns trechos e outros são bem interessantes. A conclusão ficou bem aquém do que eu esperava, dando um sabor de conto grande demais. Dava pra cortar umas boas gorduras do livro, se me permite o trocadilho mórbido.
DANILÃO1505 15/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lucs 15/06/2022minha estante
Obrigado Danilo, mas estou longe de ser um crítico literário. Preciso dar mais chances ao S.King.

Abrahan 28/10/2020

Eu estou sem palavras
Essa foi minha primeira experiência com o Senhor Stephen King e, eu gostei tanto que quero ler todos os livros dele e velho vou contar um spoiler agora e se n tiver lido pula fora e vai ler o livro.

Eu odeio a Cigana que matou o Richard n sinto pena dela pois ela matou aquele cara que tava seguindo eles só pra mandar um recado e ainda matou meu personagem favorito do livro (o Richard no caso) o final... Não o livro inteiro e arrasador vc percebe que nenhum dos lados é o certo ou o errado, séria justo eu tirar a vida de um homem que eu sei que matou minha filha por acidente? Isso realmente é justiça ou só uma vingança pessoal? E também seria junto eu tentar amaldiçoar minha própria esposa só por ela n ter acredito no impossível?

Esse final é avassalador, eu até agora estou sem reação, com toda certeza foi um ótimo final mostrando que as pessoas sempre pagam oq devem e pra mim só falto o os ciganos se dando mal mas, eu não estou ligando muito já que eles já sofrem a séculos.

Leiam o livro e n se apeguem a ninguém.

Eu amei ter começar por esse livro e o King é o Rei!
kathrein.oliveira 28/10/2020minha estante
Comprei esse livro tbm hahaha mas não li sua resenha completa pq vc falou q tinha spoiler, então quando eu ler o livro eu volto aqui

Abrahan 11/03/2021minha estante
Oi, na terminou o livro?

Raquel 25/08/2016

Legal
Livro bom, estória interessante, mas cheio de enrolação. Um típico livro do Stephen KIng.

Vale a pena ler.
Giovanna.Lisboa 08/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante de trocas?

Naia 29/12/2018minha estante
Muuuuuita enrolação, estava a quase um ano lendo, parei por várias vezes e voltei pra não abandonar, finalmente consegui terminar, e não gostei do final.

Lucas T 05/01/2023

Mais magro

"Emagrecido", sussurra o velho cigano de nariz carcomido para William Halleck, quando ele e sua esposa Heidi saem do tribunal. "Emagrecido". E antes que Halleck possa recuar, o velho cigano estira o braço e acaricia-lhe a face com um dedo retorcido.

Foi dessa forma que Stephen King iniciou A Maldição do Cigano (1984), embora tenha sido publicado originalmente sob o pseudônimo de Richard Bachman, esse romance juntou todas as características que também podem ser encontradas em obras mais clássicas do autor, portanto, poderia facilmente ser identificada como sendo um livro do King.

Trata-se de uma história bastante peculiar e muito criativa. Aqui o autor vai falar dos ciganos e suas maldições. Mais precisamente, uma maldição que fará nosso obeso protagonista emagrecer compulsivamente, não importando o quanto ele consuma calorias, seu peso vai diminuindo gradativamente até chegar ao 'peso zero'. E quando isso acontecer, bom, ele morrerá.

"William Halleck estava dirigindo tranquilamente com sua esposa Heidi no banco ao lado. Quando repentinamente uma velha cigana apareceu em seu caminho e o fez perder o controle do carro. Ele não pôde parar a tempo e a acertou em cheio, matando a velha cigana na mesma hora. Aproveitando-se de sua condição de advogado, William foi absolvido de qualquer acusação, saindo do tribunal completamente ileso. Mas, no mesmo dia, um velho cigano cruzou seu caminho e lhe lançou uma terrível maldição "emagrecido"; que o fará perder peso descontroladamente, até a morte".

O que nos temos é uma intensa corrida contra o tempo, pois William precisará encontrar o velho cigano onde ele estiver e o convencer a retirar essa maldição. Mas não será tão fácil quanto ele pensa, pois os ciganos são ardilosos e sabem quais são as intenções de Billy. Eles o desprezam profundamente por atropelar a matriarca cigana, mesmo que acidentalmente. Portanto, convencê-los a retirar a maldição não será uma tarefa tão fácil assim.

O interessante é que Billy não foi o único amaldiçoado, pois houveram muitas pessoas envolvidas no atropelamento da velha; o advogado que o defendeu recebeu um castigo tão ruim quanto, pois sua pele começou a virar uma espécie de couro animal, com escamas brancas e rígidas; o juiz que o inocentou recebeu um castigo ainda mais doloroso, sua maldição foi ter a pele completamente destruída por espinhas e furúnculos purulentos. Algo totalmente repulsivo.

E nesse cenário trash King vai construindo sua narrativa, colocando o protagonista sob uma situação completamente desesperadora: ele vai morrendo (emagrecendo) mais a cada dia. E ainda tem a incerteza em relação aos ciganos e suas maldições, pois ele em nenhum momento sabe se de fato irá encontrar os ciganos e nem se conseguirá livrar-se desse terrível castigo.

É um ótimo livro pra quem gosta de terror e realismo fantástico.
Martins 06/01/2023minha estante
Bom dia, meu amigo! E que bela resenha, hein... mas onde foi que vc comprou esse título?

Lucas T 15/01/2023minha estante
Olá, meu amigo. Muito obrigado! Comprei esse exemplar em um sebo através do aplicativo Shopee. Fico de olho e sempre acabo encontrando algumas raridades iguais a essa.

Flavio Assunção 07/02/2010

Um atropelamento. Uma absolvição. Uma maldição.

O advogado Billy Halleck possuia uma vida tranquila em Fairview, quando um atropelamento, que culminou na morte de uma cigana, poderia colocar por terra tudo o que havia conquistado. No entanto, foi julgado, mas logo absolvido, em parte porque o juiz era um amigo pessoal seu. Não satisfeito com o resultado do julgamento, um velho cigano resolve fazer justiça por si só e logo amaldiçoa Billy, utilizando uma simples palavra: "Emagrecido".

Obeso, o advogado começa a perder quilos e mais quilos diários. Procura médicos, mas que nada conseguem descobrir de anormal. No fundo, Billy sabia que se tratava da maldição. E quando, enfim, abre o jogo para sua esposa e médico pessoal, os mesmos colocam em dúvida sua sanidade mental. Enquanto isso, vai se transformando em um esqueleto vivo e só lhe resta uma alternativa: encontrar o cigano, antes de ser internado por sua esposa, para tentar convencê-lo a reverter o feitiço, nem que seja à base da força.

Stephen King conseguiu escrever uma ótima estória. O texto é muito bem escrito e amarrado. O autor, desta vez, não exagera tanto nos enchimentos de palha, o que torna a leitura boa e bem corrida. Além disso, esse romance nos mostra um pouco do instinto do ser humano, no que diz respeito ao ódio, rancor, justiça e, claro, à vingança. Dependendo do ponto de vista, ninguém ou mesmo todos são culpados, mas as pessoas não costumam se atentar para "o todo", apenas para o executor do problema.

Juro que o livro me surpreendeu positivamente. Li despretenciosamente e, honestamente, nem esperava que me deixasse tão atenado. No entanto, duas coisas, em minha opinião, o estragaram. Primeiro: a parte final, frustrante em todos os sentidos e absolutamente sem graça. Segundo: diversos momentos em que não há uma explicação convincente para o desenrolar da trama. Fica até uma coisa meio boba às vezes.

De qualquer forma, apesar dos problemas citados, o livro é bom. Uma leitura bem interessante para as noites de sexta-feira. É relativamente curto e tem uma trama bem envolvente. Se vai decepcionar, aí depende do que cada pessoa espera. A mim não decepcionou porque eu já iniciei a leitura sem esperar muita coisa. Até fiquei surpreso positivamente. Só fiquei meio frustrado em seu término. De qualquer forma, leia e tire suas próprias conclusões. Afinal, gosto não se discute e King é sempre King.
Giovanna.Lisboa 08/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante de trocas?

Lia Trajano 07/06/2021minha estante
Eu entendi que todos eles vão morrer, os ciganos não dão ponto sem nó.

Rosana.Oliveira 23/05/2021

Terror e suspense
Um livro de terror maravilhoso de Stephen King. Manteve o suspense até o final do livro. Adorei.
Veronika Platkevicius 23/05/2021minha estante
Queria muito ler, porém já assisti o filme ? Geralmente prefiro fazer o inverso, ler e depois assistir, meu vício. Se curtir fazer isso, o filme se chama Thinner se quiser ???

Sandra de Oliveira 16/01/2011

Stephen King escreveu A Maldição do Cigano em 1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman. Sua fama de mestre do terror e suspense é incontestável. Sou fã assumida de suas histórias e adaptações para o cinema, embora os livros sejam, sempre, infinitamente superiores.

Aqui, a trama envolta em muita superstição e magia, traz a história de um homem obeso, de vida normal, que vê tudo mudar ao causar um acidente envolvendo um membro do clã cigano e com isso, carregar o peso de uma maldição que o faz emagrecer drasticamente, definhando a cada dia, o que compromete sua vida pessoal, profissional e o torna um homem obcecado em busca da possibilidade de reverter a maldição cigana lançada sobre si.

É uma ideia fantástica, pois envolve muito da imaginação humana, do medo, do limite em acreditar ou não em lendas, mitos e até onde isso deixa de ser fantasia e passa a ser realidade. Um tema bastante fascinante, mas que no livro, perde-se um pouco.

O início é muito interessante, mas no decorrer da história, tudo passa a ser bastante repetitivo, o que pode tornar-se também um pouco cansativo. Mas de forma alguma isso desmerece a história em si. É um bom livro, que aborda a questão da justiça legal e da mesma justiça que, não aceita por parte da maioria das pessoas, desencadeia atos, envoltos em questões místicas, numa vingança pessoal e feita com as próprias “mãos”, ou nesse caso, atráves de uma maldição que tem o poder de destruir uma vida e enlouquecer uma pessoa.

Particularmente, esperei muito do livro e fiquei um tanto decepcionada com alguns trechos, já que minha expectativa era grande. Não se compara a outras obras como O Iluminado e Carrie, a estranha, em termos de terror e suspense, mas é bem construída, com personagens desenvolvidos com detalhes que nos fazem ter uma empatia imediata, ou o contrário, tamanha a riqueza de informações sobre sua personalidade e até caráter.

O final, surpreendente, fecha um livro marcado por bons momentos e que, mesmo com alguns percalços, vale a pena como leitura, especialmente aos fãs de King e suas histórias de suspense e terror.
RaphaellaKaoana 03/08/2012minha estante
Concordo com tudo xD

Betinha 12/08/2013

"É assim que tem de ser"
Esse é o primeiro livro do Stephen King (escrita sob o pseudônimo Richard Bachman) que leio. Porém foi mais do que uma leitura, foi uma experiência de imersão nessa obra do autor.

O livro mescla a narrativa em primeira pessoa (as memórias e pensamentos de Billy Halleck) e em terceira pessoa, tendo início após o evento que motiva a história: um acidente de carro que matou a cigana Susanna, o julgamento e absolvição do motorista Billy e a maldição lançada sobre ele por um dos ciganos do bando de Susanna. "Mais magro" foi o que o cigano disse, enquanto tocava delicadamente o rosto de Billy com as suas mãos deformadas.

Billy precisava perder peso, mas começa a achar estranho uma perda tão rápida e significativa mesmo sem ter mudado os seus hábitos alimentares. Seria autossugestão, alguma doença ou a maldição realmente funcionara?

Ao mesmo tempo em que Billy tenta compreender o mal que o atingiu, começam a despertar nele novos sentimentos que o motivarão: culpa, raiva daqueles a quem amava, desejo de vingança. Sua busca tem uma finalidade: a redenção, mas ele encontrará muito mais do que isso.

É possível tirar conclusões filosóficas da obra - qual a finalidade da vingança, o que é justiça, qual o sentido de uma vida opulenta - porém, prefiro pensar que o mais interessante da obra é refletir o quanto de nossa personalidade e valores podem ser revelados depois de um incidente traumático, estando você nos dois lados da fatalidade. Billy foi o atropelador, mas isso só despertou nele um incômodo, do qual libertou-se após o julgamento. Contudo, na condição de vítima de uma maldição, muitas outras coisas foram reveladas sobre quem ele era.

Um dos meus trechos preferidos:
"— Você fez mesmo tudo isso por mim, Richard?
Ginelli parou, olhou para ele e sorriu um pouco. O sorriso era quase vago... Mas aquela luz que girava e torvelinhava em seus olhos estava penetrantemente concentrada – a tal ponto que Billy não pôde fitá-la e precisou desviar o olhar.
— Isso importa, William?"
Gleison Dias 18/10/2013minha estante
Um livro sensacional,com uma história emocionante que ruma pelos mistérios da crença humana.Um exemplar essencial para fãs do terror,e do incrível Stephen King....