A Chama de Ember

A Chama de Ember Colleen Houck

Resenhas - A Chama de Amber

Gimoris 25/01/2022

LEIAM PFFFFF
Eu n dei nada pro livro e comprei pq tava 17 reais e acabou sendo uma das minhas leituras favoritas de 2021. É uma releitura à lenda do cavaleiro sem cabeça e conta como o Halloween "surgiu".
Os personagens são incríveis e eu sou apaixonada nessa mistura de história, fantasia e romance.
Mariabooks20220 25/01/2022minha estante
Eu também amei esse livro na minha página tem um pouco dos meus surtos e eu enchi esse livro de post it pq amei demais

Jesi 21/01/2022

Achei o final um pouco corrido, acho que poderia ter sido mais bem desenvolvido, mas no geral gostei muito, achei bem leve e divertido.

Maria Clara 18/01/2022

A minha teoria de que todo livro q eu leio em janeiro vira favorito esta certa.
Mds, esse livro é 100% perfeito. Se a autora errou foi tentando aceitar. Passo pra esse livro a minha vida toda
Só leiam

zoni 18/01/2022

Não funcionou para mim
A história no começo parecia interessante e a escrita de Colleen Houck é de dar inveja, ela escreve muito bem, mas nem mesmo isso conseguiu me prender. Eu realmente precisei me esforçar muito para conseguir terminar – e só fiz isso porque estava sem internet e decidido a não abandonar. Cheguei em "A chama de Ember" por causa da capa, que é realmente muito bonita, e ideia de ler um romance que se passa em um mundo repleto de elementos do Halloween me parecia muito boa, mas quando não há um desenvolvimento adequado dos personagens e do mundo criado, e a história se apoia somente em uma personagem insuportável vivendo um triângulo amoroso aborrecível, fica difícil de se apegar. E para fechar meu descontentamento, aconteciam muitas coisas que pareciam sem rumo, que não tinham um objetivo e tornava tudo muito vago e arrastado na maior parte do tempo.
dosedekah 18/01/2022minha estante
Aí amg n fala isso que eu tenho ele na estante e ainda não li, já li a saga dos tigres e amei embora a protagonista fosse insuportável, tava com esperança que esse fosse melhor ?

Mariabooks20220 18/01/2022minha estante
Eu amei esse livro li ele e adorei mas eu respeito o gosto e a opinião de todos

dosedekah 18/01/2022minha estante
Claro claro, a leitura é diferente pra todos né? O momento que estamos passando e as expectativas e necessidades que temos afetam muito a leitura, vou dar uma chance, espero gostar ?

Mariabooks20220 18/01/2022minha estante
Acho que vc vai gostar ?

Obrigada amg ??????

zoni 18/01/2022minha estante
Karine, amg, talvez você goste... Eu não consegui me apegar em nada ao livro porque achei tudo muito superficial e a protagonista não me agradava, talvez quem consegue se identificar com ela acaba gostando mais, consegue comprar mais a ideia. É como a Duda falou, ela leu e gostou, leitura é experiência. Acho que você deve dar um chance. Depois que ler, se quiser conversar sobre ele e trocar figurinhas sobre as sensações durante a leitura eu vou AMAR!

zoni 18/01/2022minha estante

Mariabooks20220 18/01/2022minha estante
Isso que eu acho incrível o respeito pela diferença de opiniões e a diversão de conversar sobre elas

Zoni:
não, claro, concordo com você, respeito totalmente sua opinião e ponto de vista, realmente a leitura é algo muito particular pois vai da imaginação, ponto de vista de quem está lendo e também personalidade, tudo influencia muito, por isso não dá pra saber se vai gostar ou não até ler, mas confesse que opiniões negativas me desanimam ou me amedontram de começar a leitura, acho que é algo normal mesmo, mas claro que quando me sentir a vontade para ler a história irei ler, espero gostar, se não gostar também vida que segue né? kkk

Kkk concordo com ambos

Thayna120 18/01/2022

Bruxas e Abóboras ??
Primeiramente eu quero falar sobre esse mundo que a Colleen criou para essa história. Eu simplesmente amei! Lendo o livro, na minha cabeça o outro mundo apesar de ter muitas tecnologias possui uma aparência meio medieval, não sei se era a intenção mas eu amei o que minha imaginação criou. Eu gostei muito da mistura que ela fez, juntar todos esses seres e referências deu um toque muito legal à história. Eu sempre queria voltar pro livro pra descobrir mais sobre esse mundo e ler mais sobre ele, foi o que realmente me cativou no livro.

Sobre os personagens, até a metade do livro eu não me afeiçoei por nenhum deles, talvez apenas pelo Jack. Não que sejam personagens ruins, não acho que seja o caso, mas eu tive aquela velha sensação de já conhecer eles. Até a metade do livro pra mim as conversas entre os personagens principais pareciam muito como se eles estivessem em uma peça de teatro do colégio, depois da metade eu não sei se me acostumei com a escrita ou se os diálogos realmente melhoraram, mas essa sensação do início passou. Me incomodou também coisas como a escritora tá sempre repetindo como os personagens são bonitos e blablabla, tipo ?vampiro bonitão?, ?o vampiro bonito?? Tem muito disso e enche o saco uma hora.

No começo também achei a Ember muito ingênua e bobinha num grau um pouco irritante, mas depois me toquei que seria impossível ela não ser assim mesmo. Afinal ela cresceu em uma cidade pequena, com as mesmas pessoas que faziam sempre as mesmas coisas. Ela nunca viu nada diferente daquilo que era seguro pra ela, sendo assim é normal ela não ter senso de perigo e confiar em qualquer um. Apesar de continuar levemente irritante, é compreensível. Também achei o Dev muito emocionado, tinha passado o que? 3 dias que se conheciam? E ele tava falando que a amava. E M O C I O N A D Í S S I M O! Nada na minha cabeça fazia sentido sobre ele ter amado ela tão rápido, ele pode sim ter se apaixonado mas paixão é bem diferente de amor.

Agora sobre o final. O que que foi isso, mds? Aconteceu tudo muito apressado, plot atrás de plot e a escritora resolveu enfiar trezentas coisas em um personagem só. Deu tempo nem de digerir nada, deu impressão de que a escritora tava literalmente correndo contra o tempo pra acabar o livro e fez os últimos capítulos em 30 minutos. O personagem que seria o vilão teve nem redenção, de uma hora pra outra povo esqueceu tudo que o bonito fez. Enfim, foi sim um livro gostoso de ler, mas pra mim foi apenas pelo mundo, porque infelizmente achei os personagens fracos demais.

Juju.Flores 17/01/2022

Legal, mas não mais que isso.
A história é interessante, mas sinceramente não me prendeu, e tive que me esforçar para terminar. A protagonista parecia uma criança vivendo uma aventura a maior parte da história, e muitas vezes me irritava com isso. Contudo, vale a pena ler, até porque essa foi minha experiência mas pode haver pessoas que gostem.

Leticia 16/01/2022

Nesse livro todas as lendas tem sua origem
A chama de Ember foi a minha primeira leitura 100% concluída de 2022, ao contrário da maior parte dos livros de fantasia que geralmente são duologias ou trilogias, A chama de Ember é um volume único com um tempo cronológico relativamente pequeno, tirando o epílogo todo o livro deve se passar em mais ou menos uns dois meses no máximo.
O livro é focado nos nossos protagonistas Ember que é uma bruxa e Jack que é um lanterna, ao decorrer do livros novos personagens começam a ser inseridos na história e possuem pontos de vistas próprios ao longo do livro. O que eu mais gostei nesse livro foi a forma que a autora deu novas origens a todas as lendas estrangeiras que todo mundo já teve contato em algum momento, é basicamente todos os seres de contos de fadas em uma única cidade.
Algumas vezes eu demorei um pouco para assimilar todas as informações sobre como o universo funcionava o que deixou minha leitura um pouquinho mais lenta que o normal. Porém, foi uma leitura super gostosinha e criativa, foi muito legal ver cada elemento das lendas como o chapéu de bruxa clássico ou a lanterna de abóbora de halloween ganharem uma explicação que nem sempre é magia.
É uma leitura fácil e levinha que eu recomendo demais.

kayaaland 15/01/2022

Promete, mas não entrega
A ideia de escrever uma história passada em um mundo cheio de elementos de Halloween é muito boa, mas eu senti que não houve um desenvolvimento adequado dos personagens, do mundo, da história e até do triângulo amoroso inexistente.

Eu estava animada nos primeiros capítulos, parecia que seria uma ótima aventura e que eu me apaixonaria por tudo, mas a Ember é burra como uma porta e teimosa como um jegue, ela se encaixa total aquele estereótipo de "Mary Sue" e por zero motivos todo mundo se apaixona por ela e pelos peitos dela. Eu gostaria que o Jack fosse mais bem desenvolvido, até agora não entendi direito sobre a questão do lanterna x encruzilhada x equilíbrio dos dois mundos. Dev é legal mas em muitos momentos eu me irritei com a insistência dele em querer ficar com a Ember e o Finney foi total esquecido no churrasco (mesmo sendo melhor amigo da Ember). Os plot twists foram ???? e a única personagem que eu gostei foi a Del.

Tenho a leve impressão que essa história se desenvolveria muito melhor se tivesse mais páginas e que os personagens não parecessem ter a idade mental de crianças de 12 anos. Fiquei bastante decepcionada.

@litera2023 14/01/2022

Decepcionante!
Eu li esse livro, após ver uma resenha muito positiva sobre ele, porém quando fui ler, descobri que definitivamente não é um livro para mim. Não gostei da forma que a história foi criada, parece um pouco sem coerência, faltando informações, mais desenvolvimento?

Clara 14/01/2022

Eu adorei o livro de vrdd, eu q sou uma safada e demorei mais do q o necessário pra terminar. Tem fantasia, tem romance, tem plot e tudo mais um pouco. Perfeito

Dê Literatura 14/01/2022

Parabéns, muito ruim
Eu nem ia fazer resenha dessa bomba, mas minha amiga me mandou algumas pérolas aqui do Skoob e resolvi dar minha contribuição pra essa farofa.

A Chama de Ember é ruim, e de tão ruim às vezes eu achava graça de coisa que não era pra rir.

Já li fanfics mais elaboradas do que a narrativa da Colleen neste livro, nem da pra acreditar que foi a mesma mulher que escrever A Maldição do Tigre.

Neste livro a autora aborda vários elementos do universo da fantasia como lobisomem, bruxa, bicho papão, vampiro, pirata... PORÉM, nada disso é bem trabalhado, os personagens não são bem desenvolvidos e a protagonista (na verdade basicamente todos os personagens) são chatos num nível "senta lá, Cláudia".

Por não ser bem estruturado a narrativa é muito rápida então não sofremos de uma morte lenta. O comecinho do livro é legal, te enche de expectativas, mas o decorrer da história é confuso e infantil e o final é digno de novela mexicana ruim.

Meus pêsames à quem comprou esse livro porque achou a capa bonita. Tinha tudo p ser um livro de fantasia única e muito legal, mas não ficou bom.
@litera2023 15/01/2022minha estante
Adorei sua resenha!! Sinceridade pura ?.

rafa bakes 12/01/2022

a chama de ember
comprei esse livro porque queria ler um livro que fosse único de fantasia (geralmente são séries), eu gostei bastante. A história envolve vários mundos de magia, e os personagens são incríveis, um detalhe especial da narração é que você sabe o que todos os personagens estão fazendo no mesmo momento, fica bem legal de acompanhar.
A disputa entre o dev e o jack pela ember é o clichê romântico que o livro precisava. Recomendo pra quem gosta de fantasia :))

Bel 12/01/2022

Legal ate
A história é legal no geral, mas os capítulos são muito enrolados e a protagonista chata. O livro é ótimo para pré-adolescentes.