A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

@lendocomjulian 12/01/2023

Através do realismo fantástico, o livro conta a história da família Trueba ao longo de três gerações e a relação dos personagens com aspectos políticos do país em transições de governo (direita, socialista e o golpe militar) no século XX.

Eu tive um pouco de dificuldade com a escrita da Isabel Allende, porém após alguns capítulos consegui entender a ideia central do livro, o ritmo da autora e etc. Valeu a pena minha insistência porque o livro é sensacional.

Cada personagem da família Trueba tem suas peculiaridades que refletem um aspecto da sociedade em questão. O personagem que mais me interessei foi Jaime, que se torna médico para ajudar os pobres e assim se torna amigo dos socialistas que sobem ao poder.

É um livro necessário para conhecer um pouco mais da história política da América Latina, e como golpes militares se formam, se mantém e as consequências individuais e coletivas desse ato.

Michele 10/05/2022

"Escreva o que não deve ser esquecido"
Isabel Allende superou todas as minhas expectativas, me entregando tudo e mais um pouco.

O livro começa nos fascinando pela magia da narrativa, com suas personagens complexas e muito humanas, que são ora queridas, ora detestáveis. E por retratar várias gerações de uma família, acompanhamos toda a história se desenvolvendo pra algo muito maior do que apenas o convívio e os conflitos daqueles que as integram. Nesse momento, aquilo que começou nos encantando toma rumos que nos apavoram, tanto pela história em si, quanto pelas associações que podemos fazer com nossa própria.

Daqueles que a gente tem vontade de recomeçar a ler assim que fecha a última página, e sabe que vai sempre ficar guardado num lugar especial e só dele.
Thais645 10/05/2022minha estante
Bela resenha. Isabel é incrível.

05/04/2021

Não passe pela vida sem ler esse livro
É isso. Eu estou absolutamente apaixonada por esse livro. Tá difícil até de escrever. Na vibe de ?Cem anos de solidão? e ?O tempo e o vento?, mas preciso admitir que ?A casa dos espíritos? foi o meu preferido. O realismo fantástico é sutil, muito bem construído e se confunde delicadamente com a realidade. Do meio pro final a guinada política e histórica surpreendem DEMAIS! É um prato cheio. Crítico, inteligente, envolvente, cru! Sério. Leiaaaaaam!
Bacurau 05/04/2021minha estante
Vou ler com certeza!

06/04/2021minha estante
Isso, amor!

Mari.Vasconcelos 15/02/2022

Visceral
Lamento não saber explicar a grandiosidade desse livro, mas tal como entitulei essa resenha, foi isso que senti com essa leitura, algo mexendo em minhas entranhas.
Insulto, desafio qualquer pessoa a lê-lo e não sentir um pulsar diferente... sei lá, tem dor, tem beleza, tem vida e morte, luta e luto;
Não é um translado para outro mundo onde só os livros têm capacidade de fazer porque parecia por vezes ser aqui, pode ser aqui, foi como se fosse aqui, é uma visão do antes como se fosse o agora
Um rasgar de almas, uma confusão do irreal e do senso de realidade, talvez para amortecer ou talvez para se fazer sentir o impacto.
Profundo da primeira página ao epílogo.

"As pessoas caminhavam em silêncio. Subitamente, alguém gritou rouco, o nome do poeta, e uma só voz de todas as gargantas respondeu: "Presente! Agora e sempre!"
Foi como se tivessem aberto uma válvula, e toda a dor, o medo e a raiva daqueles dias saíssem dos peitos e rodassem pela rua e subissem num terrível clamor até as nuvens negras do céu.
Outro gritou: "companheiro presidente!" e responderam num só lamento pranto de homem: "Presente!"
Pouco a pouco o funeral do poeta se transformou no ato simbólico de enterrar a liberdade"
LA DO LITERATICO 15/02/2022minha estante
Sempre quero ler e nunca tenho coragem. Boas impressões, Mari. :')

Mari.Vasconcelos 15/02/2022minha estante
Amg, se olhava a capa e tinha medo que fosse um livro meio fantasmagórico. Se for esse seu medo vai de boa pq em relação a isso é bem suave. O enredo do livro te prende por tantos ângulos que essa parte é bem subjetiva

LA DO LITERATICO 19/02/2022minha estante
Obrigada florzinha. Acho que vou procurar ler em breve. TÔ ANIMADA KK

Aline Oliveira 14/01/2024

Que leitura maravilhosa, ganhei o livro de presente da minha amiga Lari, e simplesmente amei!

Um carrossel de emoção,
Adorei acompanhar a história dessas 4 gerações. são muitas lutas e tristezas, crescimento, e também humor no meio do caos.
Fiquei totalmente imersa na narração, no desenvolvimento de Clara, nos odios fulminantes do Esteban Trueba, na paixao de Blanca e coragem de Alba.

André Figueiredo 26/06/2022

Emocionante saga de uma família
Delicioso e emocionante passeio por várias décadas e gerações de uma família (de um país sul americano que ao que tudo indica é o Chile). Uma história com algumas pequenas pitadas de elementos fantásticos e fortes doses de um sobrenatural que é apresentado com naturalidade. Tipos humanos extremamente críveis e forte componente de denúncia da desigualdade social.

Ressalva positiva para os desconcertantes spoilers introduzidos ao longo da narrativa, onde a autora, sem aviso prévio, adianta eventos e situações, que longe de estragarem a história, deixam o leitor ávido por entender como se chegará às situações reveladas.

Bônus: o retratar de um evento histórico muito importante para a história da América Latina recente, do ponto de vista de alguns dos personagens. Contundente e necessário.

Karamaru 13/12/2021

TENTATIVA DE UM ÉPICO
“A casa dos espíritos”, sem dúvidas, é uma obra amada por milhares de leitores. E foi com esse livro que a chilena Isabel Allende angariou fama mundial. Por causa desses fatos talvez, a expectativa era alta. É perceptível seu caráter ambicioso: narrar certa história de um país por meio de uma excêntrica família. Mas o que era para ser grandioso se compromete: as personagens são sufocadas por uma narrativa ininterrupta, permeada de acontecimentos rocambolescos e diálogos e escolhas às vezes pouco inspirados.

A certa altura, por exemplo, para se referir a um dirigível, utiliza-se a seguinte metáfora: “...aquela gigantesca salsicha inflável...” Enfim... Não, não é a tradução. Para sermos justos, a trama prometia no início: os registros memorialísticos da narradora aliados a toques de realismo mágico conferiu ao introito uma aura de mistério instigante. Ocorre que os próprios espíritos aos quais o título da obra se refere pareceram-nos muito “espirituais”, ou seja, fechamos o livro sem saber o propósito deles no enredo.

Isso se evidencia, principalmente por meio da personagem “Clara, claríssima, clarividente” (no dizer de seu marido Esteban). A nosso ver, ela era a protagonista do romance. Mas sua “mediunidade” é, no mínimo, estranha e pouco explicada pela autora. Não sabemos se se tratava de animismo, espiritismo, bruxaria..., já que a dita personagem podia prever acontecimentos futuros, através das cartas do tarô, mas podia (entre outros “poderes”) até levitar-se do chão com sua cadeira de descanso.

Depois da morte repentina de uma personagem, o livro assume um tom mais político. O realismo mágico inicial é praticamente colocado de lado, e, surpreendentemente, o texto até fica mais cativante. Todavia as personagens – as que ainda “perambulavam” – são relegadas ao segundo plano; assim, o texto perde emoção, adquirindo um aspecto didático, e a impressão que tivemos foi a de uma ruptura estilística. Chegamos ao fim da leitura, com a certeza de que faltara à casa dos espíritos uma boa dose de presença de espírito...

Leitura e microrresenha feitas em parceria com Carlos (IG: @o_alfarrabista).

Ale 20/10/2021

"Sobreviver é um milagre!"

Uma história cativante, incrível, forte e importante.
Vale muito a leitura!!
Cleudna 20/10/2021minha estante
Este livro é maravilhoso.

Marianna 14/03/2021

Drama, sociedade e política
Uma saga familiar muito bem construída e extremamente envolvente, amarrada em um plus: as mudanças no Chile desde o inicio do século XX até os tempos da ditadura. Personagens fortes, cheios de sentimento e humanidade. Bonito e emocionante!! Que surpresa de livro!!!

Lissa Marin 30/05/2021

?Ao amanhecer, Alba avistou em meio á multidão que já começava a se dispersar a inconfundível figura de Miguel, que seguia gritando, com uma bandeira nas mãos. Abriu passagem até ele, chamando-o inutilmente, porque ele não conseguiria ouvi-la naquela algazarra. Quando chegou á sua frente e Miguel a viu, passou a bandeira ao que estava mais perto e abraçou-a, levantando-a do chão. Os dois estavam no limite de suas forças e, enquanto se beijavam, choravam de alegria.?
A Casa Dos Espíritos
Maria17758 30/05/2021minha estante
Esse livro é uma das coisas mias lindas que eu já li na minha vida, inesquecível!!

Layla.Ribeiro 26/12/2021

Desafio literário 2021- Ficção histórica
Antes de ler o livro faz necessário entender um pouco sobre a escritora. Com um parentesco próximo do ex-presidente Salvador Allende, ela junto com a sua família se exila durante a ditadura de Pinochet que durou até os anos 90, este livro foi publicado na década de 80, portanto no enredo não é citado o nome do País em que se passa e nem o nome dos personagens históricos, mas o leitor consegue claramente identificar de quem ela está se referindo. Uma estória geracional das mulheres Dell Valle, personagens essas fantásticas e do patriarca Esteban Trueba, um personagem muito bem elaborado, mas muito detestável, além de acompanhar a família, acompanhamos a política e o social do País, dividido entre o socialismo e a extrema direita, o que me aterrorizou por muitas coisas estrem correndo o risco de se repetirem aqui no Brasil. O que não me agradou no livro eram as mudanças de narração da história, do narrador observador, para o narrador Esteban, mas ao longo da leitura você se acostuma e também é explicado o porquê no final do livro. Além da política o livro traz muitos temas como aborto, espiritismo entre outros. Acho que Isabel foi muito corajosa ao escrever esse livro na década de 80, convido vocês a fazerem essa leitura e conhecer através dos olhos dela o Chile que tem uma história muito parecida com a nossa.

Bart 25/03/2021

A Casa dos Espíritos
*Isabel Allende*
Editora Bertrand Brasil, 2009, 448 pág.
Que livro incrível!! NÃO é terror, muito pelo contrário,  é um romance (sério!!) com drama na história central e paralelas!! Como a trama é contada, lembra muito Gabriel Garcia Márquez ?????... respeite!!
Assisti ao filme ainda adolescente, lembro que mesmo sendo fora do meu leque de preferência, achei o filme show!! Agora, tantos anos depois, ao ler ... p@#%$, terminei o livro maravilhado!! ?????
O livro atravessa 4 gerações de mulheres revolucionárias ligadas de certa forma a um homem extremamente "conservador" dentro da vida de duas famílias chilenas e é aí que falo sobre o eixo central, e as tramas que acontecem em paralelo...?
??
Clara (a melhor personagem desse livro, vocês vão entender), só aparece p/valer no 3° capítulo, é uma moça que tem uma forte ligação com o outro lado da vida (depois da morte), e o destino faz com que ela case com Esteban Trueba (ela já sabia disso porque também é clarividente), os dois juntos são como luz e escuridão, o romance que vem dessa junção, assim como de classes sociais diferentes, é o caso da filha deles com o filho de um empregado da fazenda! E mesmo com toda a tempestade política e revolucionária que lasca tudo, Clara através da sua comunicação com os espíritos, ajuda a ponto de deixar o seu queixo cair... leia p/saber como!!
É um baita livro! Tem tudo nele, realmente o leitor é pego de surpresa!!
??????????????
Pode começar um pouco lento, mas quando Clara parece ... Se preparem!!
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!

Boneca sem manual 14/03/2021

Demorei mais do que devia pra ler Isabel Allende, mas bem ou mal as coisas acontecem na hora certa.

Ely Varella - terapias que iluminam 25/11/2021

Que delícia de leitura. Um envolvimento em cada linha. Momentos divertidos, momentos tristes. A vida da família vai desenrolando em uma narrativa envolvente. Aquela linha de Gabriel Garcia Marquez... Vale super a pena ler. Aquele livro que quando acaba você fica saudosa porque tinha muita intimidade com os personagens.

Carlinha PPinto 17/04/2023

Marcante
Não sei porque demorei tanto a lê-lo mas me parece que algumas leituras aguardam seu tempo certo de chegar.
Como é pontual, marcante e preciso o que se sente em todo o decorrer da história.
Falar sobre amor, amores, família, e suas personagens e personalidades diversas, sobre o poder e a cegueira, sobre o desnível social, a miséria e a soberba, sobre a ideologia de dias melhores, os direitos e deveres de uma sociedade e seus cidadãos e a ignorância da ditadura militar, tantos assuntos concatenados e atuais.
É quase uma perfeição.
Indico sem sombra de dúvidas a quem tenha coração forte e saiba perdoar.
Inesquecível e marcante para sempre.??