O dia em que minha vó me apresentou a morte

O dia em que minha vó me apresentou a morte André Comanche

Resenhas - O dia em que minha vó me apresentou a morte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

L.M. 27/02/2022

André Comanche conta histórias fascinantes em sua simplicidade! Me encantei com a nostalgia de suas aventuras de infância, com cheirinho de biscoitos recheados e suco de maracujá! Excelente sugestão de leitura para crianças imaginativas!

Brunna Brasil 14/05/2022

Me deixou nostálgica
O livro traz relatos da infância do autor em forma de pequenos contos. Ele adiciona a essas memórias bastante ficção e fantasia, como as próprias crianças fazem quando pequenas ao interpretar e decorar sua realidade através da imaginação.

Senti uma nostalgia boa lendo os contos e me diverti bastante com os personagens. Além da história que dá nome ao livro, minhas favoritas foram "Tem um Dinossauro Morando Aqui" e "Um Portal no Quintal".

O estilo narrativo é simples, mas ao mesmo tempo teve o poder de me conectar bastante. É um livro para todas as idades, do tipo que em cada fase da vida vai nos causar diferentes impressões.

Mariana 21/01/2020

aquele quintal era feito um mundo
Seis contos infantis muito gostosinhos de ler e que relembram a infância. Todos muito bem escritos.

"Assim como a maioria das crianças, também tínhamos fascínio por monstros, porque eles simbolizavam o desconhecido. E o desconhecido pode ser bem assustador às vezes. Ir sozinho à padaria pela primeira vez, fazer um teste muito importante, participar do primeiro campeonato esportivo. (...) Pensar, criar e desenhar monstros é a primeira forma que a gente tem de se preparar para a vida."

Como adulta, gostei das referências às cidades históricas do estado de Sergipe e à cultura sergipana no geral. Fala, por exemplo, da praça São Francisco na cidade de São Cristóvão, primeira capital do estado e quarta cidade mais antiga do Brasil:

"O varal de luzes que cortava o lugar de um canto a outro tingia a noite fria com a tonalidade amarelada das lâmpadas de sódio. Pessoas comiam batata frita, pipoca e outros quitutes em barraquinhas que disputavam o espaço da calçada."

Em um dos contos, especialmente, fala da coruja de apelido "Rasga Mortalha", que compõe o imaginário popular de uma das lendas de São Cristóvão. Também cita no conto a prática do "ex voto", presente na antiga cultura católica da cidade. Sobre essa prática, de deixar peças de madeira em formato de membros humanos para os santos, o autor explica:

"Os membros são esculpidos por pessoas comuns, e representam as partes do corpo que elas conseguiram curar, por meio da ajuda de seu santo de devoção, ou seja, seu santo favorito. É uma forma de retribuir a graça alcançada e pagar a promessa feita."

Os heróis ou líderes do livro são pessoas das mais diversas e inesperadas: a irmã de um amiguinho, um morador de rua, o avô. Muito bom! Recomendo.

Ana Caturelli 04/11/2021

Lembranças de uma infância
O livro remete ao passado do autor, onde a infância é passada na casa dos avós, muitas aventuras são concretizadas e muitas histórias tristes são contadas pelas mais velhos! Me fé lembrar a minha infância na casa da vó.

Fernanda2168 13/11/2021

Legal
Achei bem divertidinho. Tem uma vibe de infância, cheio dos mistérios que ser criança trás. Bem legal

Elomar.Rezende 13/09/2019

Sensacional
Poucos são capazes de rememorarem as lembranças infantis da forma que André Comanche faz nesse livro. Espero que muitos jovens e adultos também tenham a oportunidade de ter a fantástica experiência que tive com esse livro.

Filino 29/06/2019

Narrativas de infância e de uma beleza atemporal
André Comanche é multifacetado: além de ilustrador, promove reuniões de fãs de diversos ramos da literatura e, ainda, é um exímio contador de histórias (no papel ou pessoalmente, mesmo). Esse primeiro livro é uma boa amostra de, ao menos, dois desses talentos - o próprio autor também é o responsável pelas ilustrações que permeiam algumas páginas da obra.

"O dia em que minha vó me apresentou a morte" consegue reunir os mais diversos temas, dos mais suaves (companheirismo e aventuras) aos mais espinhosos (como a morte), tudo isso sob a perspectiva - maravilhada - da criança. Com uma qualidade narrativa surpreendente, o autor não apenas nos conduz para dentro da própria história, mas também desperta no leitor mais crescido algumas lembranças que, lá no fundo, jaziam "adormecidas" na criança que foi um dia. Se, por outro lado, é uma criança que percorre essas páginas, deve se sentir capturada pelo espírito de aventura e descobertas que lhe é desvelado pelo narrador - um verdadeiro companheiro de aventuras.

É um livro que diverte, surpreende e emociona. Vale - e muito - a pena.

Carisia 09/12/2021

Esse livro me deu uma nostalgia de quando eu ia no sítio e nas casas dos meus avós e ficava explorando e imaginado coisas com os meus primos, as invenções malucas que fazíamos, os monstros que criavamos, nossa muito bom.

Jady 16/12/2021

Um livro pra lembrar da infância. São contos curtos, bem escritos, trás todo aquele mistério da infância, onde tudo é muito mais do que é, e a imaginação vai longe. Adorei.

Erika436 26/12/2021

Coisa de infância
Que delicinha de livro.
Me senti na história, participando das aventuras sabe.
Senti falta do colo de vó prometido. Quero mais vó.

Susy 31/12/2021

Muito bom!

É um livro com alguns contos sobre a infância do autor, que relata bem todos os mistérios criados pela imaginação infantil. É muito bem escrito, sendo uma leitura fácil e maravilhosa.

Gihzombie 18/05/2024

É simplesmente uma leitura deliciosa, quando você vê, acabou. É divertido, encantador, triste em certos momentos, é um tesouro. Amei e deixou meu coração quentinho.

My 11/01/2022

Eu simplesmente amei esse livro
Ele tem uma vibe incrível e me fez lembrar de vários momentos da minha infância quando eu ia visitar minha bisavó no sítio dela ou de ficar brincando por aí com as crianças do bairro

Le Mazur 20/01/2022

Adorei a leitura, histórias cativantes que vale muito a pena ler, trás átona lembranças de quando somos crianças e isso nada se compara!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6