Simplesmente Blue

Simplesmente Blue Amy Harmon

Resenhas - Simplesmente Blue

Gabi 04/10/2020

Lindo e triste!
A história da Blue não é fácil. Imagina vc não saber qual realmente é o seu nome, sua família e nem mesmo o dia em que nasceu...

Esse livro nos trás uma personagem em busca de sua identidade, reconhecimento, crescimento e amadurecimento. E não de uma maneira fácil... erros e sofrimento acompanham a Blue constantemente.

Até que alguém surge em sua vida e mostra que é possível mudar, crescer, progredir...

Com uma narrativa emocionante e surpreendente, esse livro nos faz enxergar o quanto o amor faz falta e, quando passamos a tê-lo, nos transforma.
BeBoCa 06/06/2021minha estante
Já li outros livros dessa autora. A leitura é sempre emocionante. Há sempre aquele toque de drama, incerteza, amor e amizade. Tudo bem delineado. Ótimo livro

Fabio.Tiago 03/12/2021minha estante
Gabi, tô carente de livro, entre os que leu, este é um que recomenda? PS: Gosto de livros para entretenimento, emocionante é que prendam. Não importa a temática. ?

Gabi 05/12/2021minha estante
Fábio, se for pra chorar, te recomendo "Um homem chamado Ove".
Simplesmente Blue eu recomendo sim!

Deni 08/03/2022minha estante
Deu vontade de ler ?

Ludy @emalgumlugarnoslivros 11/11/2019

Blue
Simplesmente Blue - Amy Harmon
336 páginas/Verus Editora

"Embaixo das feridas, eu não havia quebrado. Por trás da insegurança, da dor, do esforço, por trás de tudo isso, eu continuava inteira."

Quem é Blue Echohawk por trás da casca de durona? Talvez seja a menina abandonada pela mãe aos 2 anos, ou talvez seja a garota que perdeu a única referência de família aos 10 anos.
Na tentativa de sobreviver e ocultar o vazio que há dentro dela, ela ataca e finge ser quem não é.
Quando conhece Wilson, o professor de história, ela se vê inspirada.
Uma relação de amizade que se transformará em redenção e amor.

O que eu sabia sobre Simplesmente Blue antes de iniciar a leitura? Apenas poucas palavras da sinopse, o que não revela nada dessa maravilha de história. Então cada capítulo se tornou uma grata - às vezes dolorosa - surpresa.
O prólogo é um mistério, tanto que fiquei intrigada.
Então surge Blue com uma postura desafiadora, um olhar intimidador e um interior fragilizado.
Ela cativa facilmente, e não é por conta da história trágica, e sim o misto de sentimentos que ela traz.
Já Wilson não surpreende, mas ganha meu coração nas primeiras falas. Ele é o professor que todos deveriam ter; Blue e eu ficamos hipnotizadas com sua maneira de contar histórias.
Eles são diferentes, mas tão certos.
Uma relação terna, encantadora e que arranca suspiros e uma vontade imensa de entrar na história e ajudá-los.

Amy tem uma escrita suave, poética e sensível.
Fico fascinada pela simplicidade dela em criar histórias.
O ponto alto não são as reviravoltas de tirar o fôlego, e sim os diálogos profundos e tocantes.
Ela me surpreendeu inúmeras vezes nesse livro, trouxe um plot delicado e me emocionou ao falar sobre amor materno e adoção.
Há citações históricas, poéticas e indígenas - e muita arte.
Senti falta apenas dos personagens secundários, pois sumiram.

Simplesmente Blue é uma leitura que toca a alma.
A maneira terna na qual foi construída nos leva a refletir sobre quem somos.
Uma leitura sobre amor, família, origem, redenção e aceitação.
É sobre transformar a dor em arte, encontrar a melhor versão de si mesmo e simplesmente ser.
Leiam!

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros
Dani(ela) 22/12/2019minha estante
Tua resenha é tão encantadora quando o livro. Se eu não tivesse acabado de ler o livro, sairia correndo para começar a ler. Parabéns

Ludy @emalgumlugarnoslivros 22/12/2019minha estante
Ah, como é ler uma mensagem dessa. Muito obrigada!

Ludy @emalgumlugarnoslivros 22/12/2019minha estante
Ah, como é bom ler uma mensagem dessa. Muito obrigada!

Dani(ela) 24/12/2019minha estante
: )

Cyy 19/07/2019

Um livro sobre amizade, dor, crescimento e amor
Blue Echohawk é uma garota de 18 ou 19 anos que vive em uma cidade próxima de Nevada e não sabe bem quem é. Ela cresceu sendo criada por Jimmy, acreditando que ele era seu pai. Eles viviam mudando-se de cidade em cidade vivendo em um trailer, até que um dia quando Blue tinha 10 anos, ele saiu e não voltou mais. Três anos depois, encontraram seu corpo e foi então que Blue descobriu que ele não era seu verdadeiro pai.
Blue assumiu uma postura de durona, 'vadia cruel' na escola e mantinha todos afastado, até que deu novo professor de história, Sr. Darcy Wilson, apareceu em sua vida.
Inicialmente percebemos sua relutância em aceitar suas aulas, seus conselhos e até mesmo sua ajuda, porém após um episódio um pouco traumático que ambos ajudaram a resolver, percebemos que ela começa a se abrir e até mesmo a procurar Wilson quando precisa de ajuda.
Logo após isso ela acaba descobrindo que precisa enfrentar algo que vai mudar a sua vida definitivamente para sempre...

Honestamente quando eu li a sinopse eu pensei "não acredito que a Carina escolheu esse livro", estava esperando um daqueles romances que nos fazem suspirar e ficar com um sorriso bobo no rosto esperando chegar em casa pra ler a próxima página. Apesar da minha reação inicial, decidi começar minha leitura da caixinha por ele... de repente eu percebi que não conseguia parar de ler, porque eu precisava saber o que ia acontecer com ela e mais que isso, eu precisava saber quem era Blue. Quando li comentários falando que era sobre auto conhecimento, não imaginei que seria tão maravilhoso e nem que no dia seguinte eu estaria com o olho inchado de tanto chorar enquanto lia.
A história de Blue é comovente, sofrida, emocionante e maravilhosa. Mas não confundam essas características, achando que é um livro triste... não é triste, é emocionante e com um fim maravilhosamente feliz. Blue é uma personagem irritante de início, mas sua força e sua capacidade de seguir em frente, mesmo quando tudo parece um caos em sua vida, nos faz amar ela a cada página.. a cada palavra.
Foi sem dúvida um dos livros mais emocionantes que li esse ano e eu indicaria de olhos fechados para qualquer pessoa.
Natália 19/07/2019minha estante
Estou lendo e amando!!! quase não vim trabalhar para terminar a leitura hehehehe

Drica 26/07/2019minha estante
Estou lendo. Na página 86 por enquanto estou achando meio chato, espero gostar depois como vcs.

Kia 30/07/2019minha estante
Como vcs conseguiram ler se está em pré venda?

@gataleitora 04/08/2019

Vale cada segundo da leitura
Mais uma história arrebatadora de Amy Harmon, contando a jornada tortuosa de vida da sofrida Blue Echohawk, uma garota abandonada à própria sorte pela mãe e que começou a se sentir um peixe fora d’ água depois que descobriu que seu pai foi apenas um homem que a criou e cuidou dela.

O livro para mim é dividido em três partes.

A primeira apresenta fragmentos da vida de Blue no passado e no presente, é a parte mais confusa e que tive que ter mais atenção para ler porque é essecial para entender todo o restante do livro. Mostra momentos da criação dela, da doçura e sabedoria de seu pai ,momentos de desespero dela e como aos poucos foi sendo cativada por seu professor de História.

Na segunda parte, Blue já está formada e começa a sentir a necessidade de ressurgir das cinzas, de se reinventar e mudar totalmente de vida . O divisor de águas na vida dela foi um dos momentos mais emocionantes do livro. Uma enxurrada de acontecimentos a leva a tentar descobrir seu passado para poder ter um futuro diferente e ser uma Blue diferente.....Só que Blue ainda não estava pronta para seu passado , não estava pronta para descobrir quem ela realmente é , como a própria escritora colocou usando um versículo da Bíblia:

“Há um tempo para compartilhar e um tempo para saborear. “
E ainda não era o tempo de Blue.

Na terceira parte, Amy magistralmente leva Blue a descobrir quem ela é e a perceber como especial , amada e única ela pode ser. Só que isso vem com toda uma carga emocional que me deixou esgotada até culminar num final revigorante e maravilhoso.

Usando referências da mitologia , história e grandes personagens da Grécia e Roma, Dante,Shakespeare, Jane Austen, sabedoria do povo nativo, histórias de santos como Joana D’Arc e São Patrício,alem da musicalidade com o protagonista Wilson e seu violoncelo, Amy Harmon cria uma trama forte e dramática sobre o auto-conhecimento e amadurecimento de uma garota.

Blue vai no decorrer do livro escrever literalmente sua história como uma fábula para o professor e ao longo desta jornada vai acrescentando uma etapa a cada aprendizado ,usando histórias do pai dela Jimmy que era um nativo americano. Blue aprendeu com seu pai o ofício de entalhar objetos em madeira e se expressa atráves de sua arte e é ela quem vai ajudá- la em sua caminhada rumo a uma nova vida.

O livro é lindíssimo, ja estava disposta a dar 6 estrelas só mudei de opinião mais ou menos do meio para o fim porque o par romântico de Blue foi um príncipe durante todo o livro e de repente no momento em que Blue mais precisava dele, ele foi muito egoísta ,mudando radicalmente seu comportamento com relação a uma garota que ele mesmo sabia o quanto sofrera durante a curta vida . Mesmo ele tendo se redimido no final, esta situação me causou muita dor e angústia, sentimentos que não melhoraram com a redenção dele. Então só consegui dar 5 preciosas estrelas... hehehehehe

Beijos,Myl

site: Https://www.gataleitora.com
Carol 10/09/2019minha estante
Comprei! Esperando chegar para ler

@gataleitora 10/09/2019minha estante
Se prepare para muitas emoções

Carol 10/09/2019minha estante
Vc leu outros dela? Eu amei beleza perdida e infinito mais um!

Gllauce Brandão - @vicialivros 12/08/2019

História sofrida e comovente! Livro lindo!
O livro conta a história de Blue Echohawk, uma jovem que busca chamar a atenção através da aparência e do comportamento duro e vulgar. Blue foi abandonada pela mãe e foi criada por Jimmy! Teve uma vida muito difícil e sofrida, tendo que se virar desde muito pequena. Nada era fácil. Tudo sempre conquistado a duras penas. Essa era a vida de Blue, que passa os dias tentando entender quem é, tentando se encontrar! Quando encontra, ela consegue refazer a sua história e reconstruir sua vida e seu coração!
A narrativa é um pouco cansativa, mas traz informações relevantes da história geral utilizadas nas reflexões de Blue.
Que livro mais lindo! Que história mais sofrida e comovente! A Blue é uma personagem muito forte e me surpreendeu bastante com seu amadurecimento!
E o Wilson, que fofo! Muito maduro e companheiro! Acabamos descobrindo que ele não era perfeito, mas chegava bem perto. Rs
O final foi lindo e emocionante. Ver Blue conhecendo a sua família, a sua história, criando laços verdadeiros, foi lindo!
Ela agora está pronta para seguir em frente e construir a sua vida ao lado de Wilson!
O único livro da Amy Harmon que tinha lido era Beleza Perdida e chorei horrores tb! Agora é o segundo dela que leio e choro! Ela está virando especialista em me fazer chorar! ???
Pati 29/10/2019minha estante
Leia Correndo Descalça, vai amar também ???

Gllauce Brandão - @vicialivros 30/10/2019minha estante
Obrigada pela dica!

Pati 31/10/2019minha estante

Bia 16/07/2020

Oi? Cadê o epílogo? Ardentemente frustrada.
Estou até agora com raiva, como assim acabou eu necessito de mais ...que ressaca viu!!!. Poderia ser perfeito mas a forma que terminou me deixou muito para a imaginação de forma excessiva o que me frustrou ... e tem algumas pontas soltas que me irritaram ao decorrer...
Apesar dos apesares super recomendo a história e avassaladora de fazer do coração saltitar e olhos encherem de lágrimas com tamanha descarga emocional e com aprendizados para uma vida de tamanha e a delicadeza que a autora construí o enredo que reflexões são feitas sem sobras de duvidas e um livro que a cada capítulo te faz questionar e vem cá que personagens cativantes ( o foi esse inglês ...Sr.Darcy) suspiros... pausa... ok voltei ...detalhe foi surreal conhecer às histórias indígenas
Karla Mussi 25/11/2020minha estante
Pensei o mesmo, como assim acabou??
Será q terá continuação??

Bia 27/11/2020minha estante
Queria muito mais um ... fiquei com gostinho de quero mais

Ardentemente frustrada II

P@loma 18/01/2022

SABE AQUELE LIVRO QUE VC TERMINA ELE FELIZ DA VIDA ??
" E no choro havia poder. O poder de cura, de superar a dor e seguir em frente, o poder de suportar o amor e assimilar a perda"

Esse livro tem tantos aspectos incríveis que eu, com meu humilde intelecto , não conseguiria dissecar todos eles aqui, do meio pro fim ele toma proporções totalmente inesperadas, e no final há tantas revelações! todas dolorosas e felizes ao mesmo tempo, daquele jeitinho que a Harmon sabe muito bem fazer. A protagonista é tão absurdamente bem construída, é daquelas que vc nunca esquece, não importa quantos livros leia depois, que vc chora junto e rir e sente que conhece como se conhecesse a si mesmo. Como o livro fala na sua própria sinopse, "Simplesmente Blue, narra uma história de transformação [...] em que a esperança promove a cura e a redenção se torna amor"

Ps: A pág 150 do livro tem um daqueles trechos em que vc quer gravar no coração e na alma pra nunca esquecer. Não vou esquecer ?
A.M. 28/01/2022minha estante
Nossa

P@loma 28/01/2022minha estante
sim amg

Leticia.Freitas 20/04/2021

Ah Blue..
Na metade do livro pensei em ser mais um romance clichê com uma adolescente mimada. No desenrolar do livro não consegui mais parar de ler.. como ela amadureceu, como sua história é sofrida e como Blue não se deixar abater.
Eu fiquei presa quase que literalmente por esse livro e a velocidade da leitura me deu olheiras hoje cedo, mas não me arrependo. Aliás me arrependo sim, porque percebi que não estava pronta pra me despedir. ?
Leticia.Freitas 20/04/2021minha estante
Deixa *

Catarina 28/07/2019

Simplesmente Inesquecível
Ao começar a leitura, minha primeira impressão de Blue foi que ela era uma garota problema do Ensino Médio e que eu não gostava dela. De cara, esperava perder a paciência com ela, e apesar de ela de fato não ser perfeita, sua jornada me conquistou de um jeito surpreendente. O momento de sua redenção foi mais que dela, foi nosso. Sinto que nesse momento me conectei de verdade com ela e comecei a torcer pela chance que eu percebi que Blue merecia ter. Seu crescimento durante o livro é evidente e tocante, então me vi presa na leitura de uma forma que li o livro todo de uma só vez. Não consegui largar Blue até alcançar o seu digno final.
O foco do livro não me pareceu ser o romance, mas ele foi muito bem feito na minha opinião. A premissa do livro não deixou claro se o relacionamento entre Blue e Wilson, seu professor, seria fraternal ou romântico de fato, e de início pensei que algo fraternal seria melhor, afinal, eram professor e aluna. Mas a relação deles foi muito bem construída e no fim das contas foi impossível não torcer por eles. A história deles é muito mais que um professor ajudando uma aluna. Se torna um amigo ajudando uma amiga. E então se torna um romance. Ele progride em um bom ritmo, sem apressar as coisas, o que nos permite nos encantar pelos personagens primeiro e então pelo casal, enfim torcendo por eles. Os personagens secundários também são maravilhosos, principalmente Tiffa, a encantadora irmã de Wilson, e Jimmy, um personagem que não aparece de fato mas nos encanta mesmo assim. E o final para mim foi perfeito, sem tirar nem pôr.
"Simplesmente Blue" é um livro sobre a descoberta de quem você é e, principalmente, de quem você quer ser. Com personagens cativantes, situações reais e sentimentos muito bem representados, o livro foi uma leitura maravilhosa e emocionante, uma grande surpresa positiva pra mim. É um livro que eu definitivamente recomendo a todos. A jornada de Blue foi dolorosa, mas transformadora, tanto para ela quanto para mim. Uma experiência que eu nunca vou esquecer.

site: https://www.instagram.com/bookishmorning
Dani(ela) 22/12/2019minha estante
Inesquecivel mesmo.

Aelita Lear 24/11/2020

Me surpreendeu!
Não sei se eu comprei apenas por chamar Blue (nome da minha gata), se eu não lembrava mais da sinopse... Sei lá o que houve. Mas esse livro me surpreendeu, não esperava os temas abordados. Adoção é o principal deles, mas a história foge muito do clichê, isso eu posso assegurar. Não sei bem o que pensar sobre a atitude da Blue. Mas amei demais e recomendo a leitura!!
Alice.Silva 03/12/2020minha estante
Esse livro é perfeito ??

Bruna 02/09/2020

Não era um romance?
Tenho que admitir que o passado de Blue é muito bem construído e, na minha opinião, o ponto forte do livro. Mas e quanto ao romance? Ler a sinopse me fez pensar que teríamos um romance e esse seria o foco da trama mas está mais para uma amizade. Seria mais fácil mudar o gênero e a sinopse para os leitores não passarem por esse tipo de situação e colocarem uma classificação baixa por essa confusão.
Camila.Lodi 11/02/2021minha estante
De fato, penso o mesmo que você. Poxa a amizade da Blue foi crescendo.. Tomando forma e se transformando em amor e aí????? Cadê o resto!!!!!! Esse ponto me decepcionou.... O cara acompanha ela no parto..... Poxa não gostei do final

Chm_Henrique 01/02/2020minha estante
Leia Beleza Perdida !

vica 28/08/2020

Propaganda enganosa
Um sentimento que tive ao terminar esse livro, e que ele está incompleto. E é a segunda vez que tenho essa sensação com algum livro da autora, a primeira foi com beleza perdida.
Blue é aquela personagem bem intensa, sabe? Ela foi muito bem trabalhada, desde o começo do livro até o final. Você sente que ela é real, que tem uma história. Esse é um livro sobre ela, nao sobre um romance, e é por isso que a minha nota é 3 e não 5 favoritado. É porque o livro nos é vendido como um romance, e não tem desenvolvimento nenhum sobre o casal.
A autora nos trás uma tensão sexual entre eles, desenvolve uma amizade, mas romance? Não! Então se for ler esse livro tenha em conta que não é de romance de uma aluna e professor, você vai se frustrar muito mesmo!
Se tivesse 100 páginas a mais, e desenvolvesse o romance não seria uma propaganda enganosa, e certamente não teria me frustrado tanto. Sério! Um livro new adult que mal tem umas apalpadas?
Camila.Lodi 11/02/2021minha estante
Exato... Mais 100 páginas seria um puta livro de romance... O Wilson que personagem mais carismático, doce.... Poderia ter dado um final lindo para eles.... Final ridículo

Pati 03/12/2019minha estante
Estou na parte de que ela descobre que está grávida, uma pena que engravidou, isso já tirou pontos do livro, porque os dois livros anteriores da autora foram 5 estrelas ?