O instituto

Stephen King

Resenhas - O Instituto

Débora 03/05/2023

O instituto
Stephen King mais uma vez ganhando meu coração !! A criatividade que ele tem para escrever as historias é incrivel, mais uma vez iniciei o livro achando que seria uma leitura cansativa mas não foi, pelo contrario, a cada capitulo que passava eu sentia mais a necessidade de descobrir o que mais ia surgir, qual era todo misterio por trás do instituto.
Recomendo demais essa leitura.

George 01/05/2023

Em algumas partes achei que demorou um pouco p história se desenvolver, mas não tem como não gostar de um livro de Stephen king, principalmente quando os personagens principais são crianças.
Consegui me conectar muito com os personagens, principalmente o Avery

Lucas1429 29/04/2023

Stephen King, pare de matar personagens.
Simplesmente, o meu favorito do rei. Esse livro é sim de terror. Mas aqui, os monstros são os seres humanos. Demorei para digerir isso. A forma como King descreve pessoas, é tão meticulosa, ele tem um dom. Ele sabe disso. A forma como ele nos coloca a frente dos nossos medos, com uma escrita nua e crua (tradução também, da maravilhosíssima Winasrki), nos mostra o quão grande Stephen King é. E o final. Uau. O instituto é uma obra completa para a vida.
Eduarda 29/04/2023minha estante
concordo totalmente, o instituto é um (se não o) dos melhores livros do rei

Eduarda 25/04/2023

Quando terminei o primeiro capítulo, parei e pensei, como esse cara consegue?! Mais uma vez, ele me deixou sem palavras.
Desde o início, King é capaz de nos cativar e prender nas linhas bem escritas, como sempre faz.
Seus personagens sempre tão bem construídos e falhos.

As minhas crianças do instituto, mesmo àquelas que não consegui ficar muito tempo junto, vocês mereciam muito mais. Com seus dez anos ou seus dezesseis, suas palavras e ações transmitiam, ainda, a bondade e coragem de uma criança.

Sim, sim Avery, como foi bom ter amigos.

Jaquelline.S. 25/04/2023

Não sei
Não sei se gostei muito. Achei meio pesado, por ser uma história com crianças, as coisas que eram feitas com elas, me lembrou Mengele. Mas King gosta de escrever umas coisas assim né.
Achei que a história ficou mais interessante do meio pro final, o começo achei meio maçante.

Carol 25/04/2023

Começo essa resenha enaltecendo o King!! QUE LIVRO MEUS AMIGOS!! Fazia um tempo que eu não ficava tão imersa numa história igual fiquei com esse livro. O Instituto reúne tudo que o king tem de melhor: suspense, mistérios e o seu desenvolvimento de personagens. Ele aprofunda muito em cada um deles e me sinto imersa da cabeça aos pés naquele universo. E o fato de acompanharmos as crianças tão indefesas num ambiente tão tóxico, cruel e horrendo torna tudo mais desesperador para nós leitores.

Raiva e ansiedade é o que você vai mais sentir com o desenrolar dessa história. Acompanhar o Luke em sua jornada foi uma montanha-russa de momentos aflitos e de arrancar os cabelos. Luke se mostrou um protagonista enérgico e altamente capaz e sua amizade com Kalisha, Avery, George e tantos outros é muito importante porque cada criança tem seus papéis no instituto e na narrativa.

Além das crianças e da ambientação do instituto, também temos uma cidadezinha distante e uma conexão entre os cidadãos dela e os eventos finais do livro.

Com muitas referências à alguns livros anteriores do King (It a coisa- por ter personagens principais crianças, Carrie a estranha- poderes de TC/TP, Outsider, Salem- Menção no livro sobre a cidade fantasma de Jerusalem?s Lot), é um livro perfeito para quem busca uma leitura intensa, cheia de energia e adrenalina. Com certeza está na minha lista dos melhores do mestre.
Núbia Cortinhas 29/04/2023minha estante
Arrasouuu! ????

Vitor16Hq 24/04/2023

540 páginas de um livro excelente
O livro começa acompanhando o ex-policial Tim Jamieson, que consegue um emprego como vigia noturno em DuPray, na Carolina do Sul.

Após isso, é narrado a história de Luke Ellis, um garoto de 12 anos com uma inteligência muito acima da média, e que também tem habilidades paranormais. O que faz com que seja sequestrado e levado até o instituto.

O instituto é um dos lugares mais horríveis descritos na literatura, lá os jovens passam os dias em meio a testes e procedimentos que se dedica a extrair toda a força de seus poderes paranormais. E ainda tem a parte de trás, que não se sabe o que acontece por lá, mas todos tem medo de ir parar lá.

A apresentação dos personagens é bem escrita, o que faz nos importarmos com eles, sentir medo do que pode acontecer com eles, e sentir muito raiva dos médicos desse lugar, que são carrascos e não médicos. A cena do tanque além de muita tensa, é uma das cenas em que você torce para esse pessoal do instituto se ferrar no final. Além da diretora do instituto, que é uma das figuras mais repugnantes de lá.

A primeira pessoa que Luke conhece no lugar é a Kalisha, que virou a minha personagem favorita do livro.

Maureen, a faxineira do instituto tem uma história muito bem narrada, e também é a mais emocionante do livro, tendo um desfecho totalmente inesperado, mas bem construído.

Apesar de ser um livro grande, a história prende a atenção no livro inteiro, e sempre quando parecia que a história ia começar a ficar arrastada, vinha uma reviravolta que voltava a prender a atenção.

A trama de Tim parecia que não se encaixaria com a do instituto, mas se encontram, começando a parte mais frenética, e também enchendo os personagens e o leitor com algumas dúvidas que vão sendo respondidas.

O livro tem um bom desfecho, e a narrativa foi muito boa em praticamente tudo. Dos livros que li do autor, é um dos meus favoritos até agora, junto com It a coisa (mesmo o final sendo um pouco ruim) e o cemitério.

Izabella 22/04/2023

O Instituto
Apesar de ser um livro longo foi uma leitura que passou rápido, tive muitos sentimentos lendo esse livro, raiva, medo, angústia, tristeza e por fim felicidade e com todos esses sentimentos em uma única leitura acho que posso dizer que é um livro que valeu a pena ser lido.

edinho 17/04/2023

Gostei MUITO do livro. fiquei completamente cativado com a história e com as coisas que estavam acontecendo ao decorrer da trama, além de ficar muito apegado às crianças, principalmente ao luke. você vai lendo e só aumenta a sensação de querer protegê-los e desejar que tudo de certo

Yasmin.Amaral 13/04/2023

Muito bom!
Curti bastante! Enredo prende demais lá pra metade do livro, fiquei lendo sem parar até uns 85%! Não tem nada de terror, é mais um suspense com umas partes que te deixam mega agoniado(a). Foi o 3º livro do King que eu li, particularmente curti mais O Iluminado, mas também nem sei de tem sentido comparar porque são histórias bem diferentes KKKKK
Enfim, recomendo.

Soos.Venturini 13/04/2023

A melhor obra do King
Luke Ellis é um garoto de 12 que é considerado um super gênio. Porém em um dia fatídico, pessoas entram em sua casa e o sequestram.
Ele acorda em um quarto igual ao seu mas sem janelas e descobre que além de super gênio ele tmb tem habilidades psíquicas.
Tentando entender sua nova vida dentro do instituto, sendo um cobaia de testes, Luke está determinado em sair o mais rápido possível.

King se superou nesta obra, arrisco dizer ser a melhor que li até hoje. A leitura me prendeu de início a fim me fazendo ler voraz. Meus parabéns Sr. King, 5 estrelas é pouco pra vc

Barbara 13/04/2023

Até 40% a história foi arrastada, mas a mesma coisa acontece comigo em todos os livros do King. Então algo acontece e você não pode fazer mais nada alem de continuar lendo até terminar tudo algumas horas depois.
Este é um livro clássico do autor. O paranormal, aquela angustia de nao saber como tudo vai se juntar, os personagens adoráveis, umas maldades aqui outras ali, e claro um final arrebatador.

Vale a leitura pra quem gosta do genero

fraantchesca 13/04/2023

Um ótimo livro! eu tenho um pouco de raiva da "encheção de linguiça" pq a ansiedade não me deixa curtir o momento e eu quero saber o que vai acontecer logo rs! Mas, como sempre nos livros do King, uma ótima leitura