Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

Phamela.Suely 08/01/2024

Que livro fantástico! As referencias às Crônicas de Narnia aquecem o coração. A Leslie e o Jess são muito bem desenvolvidos e a gente se envolve completamente. A narração da perspectiva do Jess é maravilhosa e nos faz mergulhar na cabeça de um menino de 10 anos. Vai ficar pra sempre no meu coração. Eu simplesmente amei!

Mari 31/12/2023

Uma viagem pro mundo das crianças
Mostra as dificuldades que as crianças podem passar na escola e em família. Gostei muito da história e também da adaptação pro cinema. A imaginação das crianças pode criar um mundo totalmente novo.

Luiza 30/12/2023

Foi literalmente o segundo livro q li nesse ano e não lembro de nada
mas acho q não gostei muito nao, li só pq queria ver o filme

Morienti 27/12/2023

É mais difícil morrer quando se sabe que todo mundo vai chorar.
Escrito por Katherine Paterson em 1977, este romance infanto-juvenil francamente merece todos os prêmios literários dos quais já foi nomeado.

Com uma complexidade sentimental e um enlace de personagens escrito com total maestria, a trama aborda amizade, perda, infância, imaginação, pesar, superação, dentre outros sentimentos impactantes que um rompimento prematuro de uma relação pode causar em quem se habitua à ela.

Como a extinção do único raio de luz de um dia nublado, como a última colherada da sobremesa favorita, a história causa essa sensação de que perdemos algo. De que profundamente perdemos algo de que gostávamos.

Advirto que, embora o personagem principal consiga superar o acontecimento e retomar sua vida normal com pouco mais que uma homenagem, o leitor talvez não supere nunca o fato aqui ocorrido. E mesmo assim, Ponte para Terabítia merece todas as homenagens.

"É mais difícil morrer quando se sabe que todo mundo vai chorar."

"Olhar para a chuva fazia-o sentir-se triste. Era como se estivesse vendo o mundo de lágrimas."

annabemarum 13/12/2023

ESTUPENDO!!!!!!
Eu não sei descrever ?Ponte para Terabítia?, embora eu saiba mais ou menos o que senti. Foram muitos choros em cada capítulo do livro, mas nenhum deles teve o mesmo motivo, por conseguir retratar diferentes momentos da vida, os quais eu creio serem universais, de forma bela. Engraçado que a obra conta a parte da vida de um garotinho de 10 anos e eu me identifiquei com ele em MUITOS momentos, sendo que sou 8 anos mais velha: Todas as vezes que sentimentos borbulhavam dentro dele e ele não sabia o que era, eu entendia; todas as vezes que sentia carinho pela amiga dele de um jeito meio inexplicável e meio melancólico, eu entendia; todas as vezes que ele explodia de carinho pela professora dele, eu entendia. Apesar de ser um livro relativamente antigo (publicado em 1977) traz muitas reflexões sobre os sentimentos humanos que são presentes ainda hoje em dia, tanto em crianças quanto em adolescentes ? adultos e idosos não sei, ainda não passei por isso.
Fiquei me perguntando constantemente durante a leitura o porquê de não ter começado a lê-lo antes (foi um presente de aniversário de uma querida professora minha em 2020 e, naquela época, eu não tinha motivo para não ler), mas depois de acabar a história, agradeço, porque sinto que foi bem no momento em que eu precisava. Assim como Jesse se encontra numa idade de transição eu também me encontro.
Obra linda! Acho que entendo o porquê de a minha professora ter me presenteado, e acho que me sinto lisonjeada por ela tê-lo feito, justamente, com essa obra.
jamile.garcia 14/12/2023minha estante
que lindoo? me deu ainda mais vontade de ler!!

benassi :) 03/12/2023

Já tendo assistido o filme, sabia o que esperar e o que sentiria... durante a leitura me senti diversas vezes TÃO triste e deprimida por já saber o que ia acontecer, e quando chegou de fato nos últimos capítulos não consegui conter, acho que chorei durante alguns dias. a escrita dentro da cabecinha de uma criança é maravilhosa e nos faz mergulhar de fato nos pensamentos dele, alguns errados, alguns maravilhosos, mas o que esperar de um garoto de treze anos? ao mesmo tempo que leslie é tão privilegiada, sabe sobre o mundo, é culta e tem acesso à artes e coisas do gênero, jess nunca nem se viu no meio disso tudo, e a amizade que eles encontram apesar de serem tão diferentes é linda e devastadora. em todo momento em terabitia, o que eu via e entendi era que leslie trouxe de fato luz e imaginação para o mundinho dele que era tão cinza, e digamos que por mais que ele ficasse com um pé atrás, acabou se aprofundando e fazendo parte do mundinho que criaram.
enfim, muito triste que tenha terminado assim, por mais que o tenha mudado, ele não merecia :/

haylla.with.an.h 03/12/2023

Ou: ponte para terapia
Esse talvez seja um dos poucos livros que eu preferi a adaptação. Não sei o que exatamente, mas senti que faltou algo no livro.

Não me passou a mesma atmosfera do filme, nem o mesmo apego. Quando vi o filme eu fiquei destruída, foi um trauma cinematográfico.

Com o livro eu fiquei triste obviamente, mesmo já sabendo o que aconteceria. Mas, foi tudo muito menos intenso.

Mas, fico feliz que exista um livro e que deu origem a um filme tão triste que destrói corações. Recomendo para quem gosta de sofrer.

nalivia_ 01/12/2023

"Ponte para Terabítia" de Katherine Paterson é uma emocionante história de amizade entre Jess e Leslie, dois crianças que criam um reino de fantasia chamado Terabítia para escapar das realidades da vida cotidiana. O livro explora temas de imaginação, superação e perda, proporcionando uma jornada emocional para os leitores. Com uma narrativa sensível, Paterson aborda questões profundas sobre amizade e como a imaginação pode ser uma ferramenta poderosa para enfrentar desafios.

Vitoria.Zurc 19/11/2023

Marcou minha infância
Li esse livro a primeira vez eu era criança. Reli esse ano durante o copamed, devorei a leitura em 2 dias. A escrita é simples, mas a história é cheia de significado e muito bem construída. O filme é muito semelhante e eu sempre choro com ele. A história é cheia de altos e baixos e o final é o mais lindo que já vi num livro. Amo de paixão! Todo mundo tem que ler ponte para Terabitia.

Lucas1429 16/11/2023

Emocionado
Uma história linda sobre amizade e esperança, vemos um protagonista com sonhos e solidão que encontra uma amiga e um mundo fantástico, é triste mais lindo .

Isa2741000 15/11/2023

Completamente incrível
A história conta sobre duas crianças de 10 anos, Jess e Leslie, que para passar seu tempo criam Terabítia, um refúgio cheio de ?magia? onde eles eram rei e rainha.
A história conta todas as dificuldades e alegrias que eles tiveram durante sua curta, mas incrível aventura juntos.