Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Jv_veroneze 27/11/2022

Eletrizante, Estonteante, Espetacular!
É possível entender o porque de tantos segredos e estratagemas nessa história, o perigo foi calculado e avaliado para não se tornar real.

E o final nos incendeia com o maior gosto de "quero mais" que eu já vi nessa saga, e de ódio pelo Galbatorix e seu império.

É repleto de reviravoltas, tristezas que fazem lágrimas rolarem aos que se apegam a personagens. Porém também se torna um sacrifício necessário para que o futuro não esteja perdido, e possa inspirar milhares de pessoas no último livro.

Thiene Morais 04/11/2022

Ele divide opiniões...
Mas eu achei ele extraordinário..

Aqui a gente vê a evolução de muitos personagens além da história avançar em acontecimentos também.

Muita gente arrastado por causa de toda política que Eragon precisou fazer com os anões, porém o autor foi fiel à cultura deles.

Indico demais a saga porque, apesar de ser uma história "levinha", a gente vê de tudo um pouco, política, religião, filosofia, cultura, amizade, amadurecimento, etc...

Eu amei a estou doida para ler o último.

Deéh 24/10/2022

Incrível
O livro deu mais um passo para o grande desfecho que está por vim no quarto e último livro.

Nele, nos deparamos com diversas batalhas, de Eragon, dos Varden, de Roran e muito mais. Além de mostrar, várias etapas importantes e obstáculos a serem ultrapassados por todos os personagens.

O que eu posso dizer com imensa propriedade, é que amei conhecer mais a respeito da ligação de Eragon e Saphira neste livro. A ligação deles é mostrada desde o primeiro livro, porém, neste, é mais viva e com mais detalhes.

Outro ponto também importante é o desenvolvimento que o livro deu à Roran, primo de Eragon. Meu palpite é que ele será de extrema importância no último livro.

Além do que foi comentado acima, quase chegando ao final do livro uma verdade nós é apresentada, isso ocorre por volta das páginas 580 se não me engano.

Fiquei de boca aberta, sem acreditar no que estava lendo. Sei que, se você estiver lendo minha resenha agora, está morrendo de curiosidade, porém não vou dar spoiler kkkk.

Também acontecem eventos que partir nossos corações ao lermos, tristezas que vão fundo na alma.

O terceiro livro da saga Eragon, para mim, foi o mais difícil de terminar da minha meta. Não sei o real motivo para ter demorado tanto.

O livro é maravilhoso, a história é instigante, porém, eu não conseguia ler muito por muito tempo, o que fez com que eu levasse mais tempo que o necessário para termina-lo.

Meu palpite é que eu tenha entrado na famosa ressaca literária.

No mais, amei o livro, ele é nota 1000, ele como seus antecessores é incrível, e me deixou ainda mais curiosa para o último livro.

Isa 21/10/2022

O começo de um fim?
Brisingr é mais arrastado do que os outros livros, mas é envolvente da mesma forma. A jornada de Eragon, Cavaleiro de Dragão, Matador de Espectros, continua, mas não percebemos o amadurecimento do protagonista. O sentimento que o livro dá, é que Eragon tentou amarrar as pontas soltas deixadas nos outros livro, organizando a casa para a batalha final e o seu desfecho.

Achei um pouco preguiçoso os conflitos esporádicos. Durante o livro não acontece nada muito relevante para o plot principal, a impressão que fica é que o autor coloca esses conflitos apenas pra dar um brilho nos olhos do leitor. É uma coisa boa, porém as resoluções são rápidas e um tanto quanto preguiçosas. No geral não deixa de ser um bom livro, mas poderia ser bem melhor. Espero que o próximo tenha um bom desfecho.

Muna.Mendes 19/10/2022

Depois de Eldest
Confesso que de Eldest pra Brisingr foi preciso uma pausa considerável, visto que a leitura de Eldest (apesar de boa) é cansativa e arrastada por grande parte do livro. Fiquei com medo de sentir isso com Brisingr, já que o primeiro volume da Saga foi daquelas que só largamos quando chegamos ao final.

O terceiro volume não decepcionou. O progresso lento da narrativa pode parecer maçante para alguns, mas na fantasia é um elemento importante para a ambientação do cotidiano. Ver Eragon se frustrar com as lições e se desentender com as pessoas ao seu redor reforçam o seu caráter humano e o aproxima do leitor. Ele não é um elfo e não tem uma vida regida integralmente por valores élficos ou até mesmo por valores compartilhados dos anões, e o cuidado de Paolini em apontar esses pequenos detalhes tornam o personagem muito mais verdadeiro. Não só isso, os conflitos internos de Eragon além do problema geral ganham um espaço muito maior na trajetória de Brisingr. Conhecemos quem de fato é Eragon junto com o próprio personagem. Uma pena que esse mesmo cuidado não esteja aplicado na trajetória de Roran, e o seu desenvolvimento principal tenha se limitado ao segundo volume da quadrilogia.

Uma batalha não se desencadeia do dia para a noite quando se está na linha de frente, e seria um equívoco se Christopher Paolini a representasse como tal.

valentina 15/10/2022

No geral, um bom livro que desenvolveu muito bem a história da guerra e dos personagens, acho que a única coisa que critico dele é que ficou claro pra mim que o grande problema dessa saga é ter um número muito grande de clichês do gênero de fantasia, e muitos deles são escritos de forma bem fraca, alguns desses clichês, apesar de bestas são inocentes e não atrapalham a leitura, mas outros são bastante importes e continuam mal feitos, o que pode tornar a leitura nessas partes frustrante. Também fiquei um pouco cansada do Roran como um todo nesse livro, ele tinha sido minha parte favorita de Eldest, mas senti que ele evoluiu muito pouco desde o final do segundo livro até agora, só colecionando vitórias que não são mais tão impressionantes assim, e sinceramente achei que ele perdeu um pouco do carisma nesse livro, mas pode ser uma coisa minha, até porque não sei bem explicar o motivo. De resto, aproveitei bastante a leitura, e a história segue sendo bem sólida.

Bruno William 27/09/2022

Uma leitura agridoce
É um pouco difícil avaliar este livro, pois ele começa bem, depois perde sua força, fica um livro extremamente cansativo e chato. Parece que o autor escreveu os 4 livros da mesma forma, acontece uma coisinha no começo do livro e depois a qualidade cai bastante até chegar nas últimas 50 páginas quando sempre tem uma ?batalha final?.

Tem diversos capítulos que você lê e pergunta ?ok, mas para onde ele quer chegar contando isso?, ou seja, muitos capítulos que não levam a lugar nenhum, e quando há acontecimentos importantes, está bem no final do capítulo.

Este livro tem seus plot twist e também há muitas explicações importantes sobre os dragões e sobre Galbatorix que são bem interessantes e tenho certeza que responderá muitas perguntas de quem está lendo.

Por fim, é uma boa leitura, nada mais do que isso. Espero que o livro final traga mais emoção e também mais do personagem da Arya, por que neste livro ela quase não aparece.

Vanessa R Galharde 26/09/2022

Para mim o mundo de Paolini continua encantador (não inova muito em seu gênero, mas entrega o que promete) porém em alguns momentos senti a história se arrastar um pouco, com muitos acontecimentos secundários que poderiam não existir e ceder espaço pra mais desenvolvimento dos acontecimentos e personagens principais.

Jessika.Frizzero 24/09/2022

Melhor que Eldest
Nesse livro tem muita mais açao e acompanhamos o desenrolar da história na batalha contra galbatorix.
Aprendemos agora sobre os anoes e novas esperanças pra derrotar o imperador.
Vemos a evolução do relacionamento (nao amoroso) entre Eragon e Arya.
Além disso o primo de Eragon ganha protagonismo e um foco só seu que é bastante importante para saga.
Aos poucos o livro se torna mais maduro e caminho para um desfecho, que espero que seja digno da história contada até aqui.
Eu só gostaria que tivesse ao menos uma mulher cavaleira de dragão.

ana b 22/09/2022

Brisingr
Impressionante como a cada livro essa série vai melhorando. Esse foi de longe meu favorito até agora, espero que o último consiga superar, as expectativas estão altas!
Eu estava desejando uma fantasia épica, cheia de magia, buscas intermináveis, lore de vários povos diferentes e lógico um universo de tirar o fôlego, e encontrei tudo isso e muito mais em Brisingr.
Apesar desse talvez ser o livro mais ?parado? no quesito lutas e batalhas, TANTA coisa foi revelada, e de um jeito tão interessante, que eu só percebi que a maior parte do livro são viagens quando terminei. A leitura fluiu super bem, melhor até que no segundo livro que tem beeem mais ação.
Tô doida pra saber como essa história vai acabar, tô achando o desenvolvimento simplesmente incrível!!

Rafæl 05/09/2022

A maior barriga literária que eu já vi.
Normalmente, como dito em resenhas anteriores, o ritmo do livro raramente me incomoda. Esse, no entanto, consegue ser a exceção. E olha que eu li Tolkien!

Brisingr se passa em mundo de fantasia com uma pegada bem medieval. Dois primeiros livros da franquia cumpriram muito bem o papel do entretenimento. Clichê, mas divertido. Já este aqui parece que não acaba nunca.

Estou tentando terminar esse livro desde 2017, desisti na quarta vez. As descrições, em sua maioria, são desnecessárias e a verossimilhança dos personagens deixou a desejar.

No geral é um livro razoável que se apoia muito nos outros livros da saga. Depois do segundo ato, lá pela página 400, minha cota de suspensão de descrença ja tinha acabado, e não consegui mais levar o livro a sério. O que é uma verdadeira lástima gosto muito desse universo.

Victor 24/08/2022

Brabo também
Foi um dos livros que mais fui rápido pra terminar na época (Uns 10 dias) foi bem divertido, que nem o segundo, não tenho um exemplar (peguei da biblioteca) e nunca terminei a saga (Tenho o 4° livro, mas minha memoria pra terminar já não tá muito boa) Quem sabe eu compro os outros dois e releio

Xandy 09/08/2022

Apesar de ser um livro grande e de certa forma denso, não pela quantidade de páginas, mas sim pela quantidade de informações que ele apresenta, a leitura é muito rica e o desenvolvimento da história é simplesmente fantástico. Os vários pontos de vista ajudam a apresenta mais lados da história e as revelações são simplesmente fantásticas. Ansioso para a conclusão no próximo livro.