Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Beatriz3345 18/12/2023

Vencedor prêmio oceano e jabuti
Torto arado traz história do povo do sertão, atrelado a cultura escravista e nos faz ter a vaga ideia a quem n possui lugar de fala como era ainda mais difícil viver num lugar onde a cultura do seu povo não era valorizada e onde o povo não tinha reconhecimento/retorno pelo seu próprio trabalho.

João 12/11/2023

Apesar de não ser uma leitura fácil nem simples, que requer atenção (não é livro para ler para dormir kk), é muito viciante e comovente!
É um livro que mexe, que faz pensar e principalmente emociona.
Leitura obrigatória para todo brasileiro
Luiza 16/11/2023minha estante
o hit!!!

Antony.Matheus 23/11/2023minha estante
Exatamente. Se não tiver atenção vc se perde na história pq o ponto de vista muda sem nenhum aviso prévio

resenhashorizon 03/06/2021

Realista
Comecei esse livro movida pelo hype, e acredito que tenha sido um erro. não me decepcionei com a leitura, mas não favoritei, como acreditei que faria.

Apesar desse pesar, foi uma leitura diferente de tudo que já li. e a escrita poética do Itamar Vieira Junior me encantou (e confundiu, as vezes).

Um livro sobre a escravidão dos trabalhadores, um livro sobre mulheres, sobre a roça, a terra, o arado. sobre lutar por seus direitos, e reinvidicar o que é seu por natureza.

Mery.Younan 26/12/2022

?O medo atravessou o tempo e fez parte de nossa história desde sempre.
Era o medo de quem foi arrancado do seu chão. Medo de não resistir à travessia por mar e terra. Medo dos castigos, dos trabalhos, do sol escaldante, dos espíritos daquela gente. Medo de andar, medo de desagradar, medo de existir. Medo de que não gostassem de você, do que fazia, que não gostassem do seu cheiro, do seu cabelo, de sua cor. Que não gostassem de seus filhos, das cantigas, da nossa irmandade. Aonde quer que fôssemos, encontrávamos um parente, nunca estávamos sós.
Quando não éramos parentes, nos fazíamos parentes. Foi a aossa valência poder se adaptar, poder constuir essa irmandade, mesmo sendo alvos da vigilância dos que queriam nos enfraquecer. Por isso espalhavam medo.?

Beto 24/02/2022

Leitura satisfatória!
Um livro que mostra uma realidade vivida pelos negros nas fazendas e sua relação com os donos e as leis por eles impostas e ao trabalho escravo. A luta diária por diretos e reconhecimento humano.
Um cenário não muito distante do que vivenciamos até hoje, e uma ficção com base na vida real.
Vale a pena, a obra é simplesmenfe fantástica, narrativa épica e uma leitura bastante fluida!

https.joee 01/07/2024

Itamar Vieira Junior - Torto Arado
Torto Arado retrata a história de duas irmãs chamadas Bibiana e Belonísia, que, quando eram mais novas, sofreram um acidente doméstico, resultando as duas traumas e a perda da voz de uma delas.

É um livro que fala bastante sobre a escravidão e a luta pelo direito das pessoas negras. Uma história importante que retrata o Brasil com outros olhos: o Verdadeiro Brasil.

A obra aborda temas como a escravidão, o analfabetismo, a violência, estupro, a religião africana, e claro, o racismo.

Paula1735 30/05/2021

"Sobre a terra há de viver sempre o mais forte"
Itamar Vieira Junior nos conta de maneira poética a história de duas irmãs que marcadas por uma tragédia, devem se mostrar forte diante de todas as adversidades da vida, devem dar o suor diante de uma terra que se brota tudo, mas que diante de documentos, simples papéis, não é delas.
Torto Arado, além de contar a história de Bibiana e Belonísia, conta a história do povo negro, desde a sua chegada até a dura realidade das irmãs. Nos retrata num cenário poético, mas duro e árido, uma religião que até hoje sofre preconceitos, por terras que até hoje existem, por sofrimentos que têm suas consequências, mesmo sendo uma história fictícia, sabemos existir na realidade de um povo que nunca deixou de lutar por sua sobrevivência e por seus direitos!
Este livro deveria ser lido por todos, porque nos mostra quem são os verdadeiros fortes.

danda 04/09/2021

Livro perfeito, a história é incrível do início ao fim, a forma com que o li ro é repartido e a alteração entre as narrações fazem a história ser ainda mais interessante.

Patrick.Ramos 21/01/2024

Reflexões
Essa leitura me fez refletir muito sobre a herança deixada pela escravidão, creio que essa seja uma das várias reflexões que o autor quis passar. De como as diferenças sociais, de gênero e o desamparo aos mais vulneráveis presentes desde o início do país, perduram até os dias atuais.

Gostei bastante de como a história foi se desenvolvendo desde o início até o meio do livro. Não gostei do final, não por ser um final ruim, talvez seja porque ele mostra a realidade nua e crua, e não uma realidade em que tudo se resolve e não existem problemas.

A história apresenta personagens fortes e muito bem construídas, além de uma narrativa muito sensível e de fácil compreensão. Esse é o tipo de leitura indispensável a todos.

Gabi 29/08/2021

Necessário!!
Bibiani e Belonisia, irmãs inseparáveis, foram marcadas desde novas em um grave acidente com a faca de sua vó, que decepou a língua de uma das irmãs.

O livro que passa no sertão da Bahia, conta a história do vilarejo Água Negra, sofrida pela seca, com um povo trabalhador que da sua vida pela terra e plantação.

Narrado pelas irmãs, o livro trás uma visão do passado e presente, uma viagem deliciosa, reflexiva e questionadora em que os moradores do vilarejo convivem.

Foi um livro que me fez ter outros olhos para toda a situação, me colocar no lugar de cada um deles, de literalmente sentir na pele o quanto esse povo sofreu.

Com uma sensibilidade única, o autor da um show em sua poesia e sua forma de narrar toda a história, tornando uma narrativa emocionante e muito surpreendente!

Portilho 30/05/2021

Livro muito, muito bom!
Enfim terminei...
Não é um lamento, ou talvez seja. O livro se divide em 3 partes e confesso que tive dificuldade nas 2 primeiras, era difícil me concentrar na perspectiva do narrador e muitas vezes me perdi sobre quem era o narrador.
No entanto, o livro não se resume a cada uma de suas partes, ele faz sentido no todo e medida que se lê, é que vai se compreendendo os pormenores que ficam para trás. Este é um livro forte, muito profundo, por vezes parece inacreditável o retrato de um Brasil do passado, mas é preciso lembrar que no interior do Brasil, este passado se faz presente todos dias e não seremos um país melhor se ignorarmos esse presente.
O lugar do povo negro na vida social não pode mais ser ignorado, mas cabe a advertência de que o debate sobre o povo negro não pode se resumir ao que ocorre nos grandes centros, este debate precisa se fazer presente em cada pedaço de chão do país.

Layla 22/06/2022

Excelente
Há muito tempo não lia um livro tão bom! Uma leitura fluída e ao mesmo tempo densa. O português é impecável! A edição também. Estou impressionada com o autor e achando excelente ser um brasileiro.
A história remonta às origens quilombolas e explica muito do que pensamos que sabemos. Para além da parte histórica, há a construção bem feita de um enredo envolvente e emocionante.
A forma como o livro foi construído, narrado, também achei surpreendente. Nada de psicodélico, absurdo, mas fora da caixa! Foi uma obra muito bem pensada e trabalhada. Amarrou todos os fios.
Ao final da leitura me remontou ao livro de Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida". Ambos retrataram a vida de um povo sofrido, cada um de sua forma, dando-os voz e vez, de uma forma singular.
Merece todos os prêmios que recebeu! Parabéns Itamar Vieira Junior!

ta.cha 07/09/2021

Incrível!
Eu não tenho nem como descrever o quão incrível esse livro é. É duro, brutal, mas não deixa de ser lindo pela união das famílias que viviam na fazenda de Água Negra, pelo amor e zelo com a terra, pela cultura que envolve a prática do jarê e os encantados, e pela fortaleza que as mulheres desse livro emanam.
"Sofrer, esse sentimento difícil de exprimir e rejeitado por todos, mas que unia de forma irremediável a todo o seu povo."
O livro é dividido em 3 partes, com variação de narradores. Então, no decorrer do livro, acompanhamos os acontecimentos sob pontos de vista diferentes, o que é interessante, uma vez que os pensamentos variam.
Eu tive receio de começar esse livro por achar que não daria conta de ler, que seria muito difícil. O vocabulário é um pouco diferente, algumas palavras apenas, mas nada que dificulte a tua leitura.
Recomendo fortemente a assistirem entrevistas com o autor, nessas entrevistas ele fala sobre o título, sobre o nome dos personagens etc.
Finalizo, então, com essa frase incrível desse livro mais incrível ainda.
"Cada mulher sabe a força da natureza que abriga na torrente que flui de sua vida."

Roberta 21/08/2022

genial na forma mais literal que a palavra pode ser. existem duas pessoas que leram esse livro, a pessoa que você era antes de le-lo e a pessoa que você é depois

Joel.Martins 14/05/2021

Grandioso??
"A mesma escravidão de antes fantasiada de liberdade"
Essa obra não é para ler.
É para SENTIR.
Crescemos junto com as irmãs Bibiana e Belonísia e entendemos, ainda mais, a dívida histórica que o Brasil tem com os negros que alavancaram a produção nesse país.
A história de vida dessas irmãs é visceral e apaixonante. Aliás, todos os personagens são fortes e verdadeiros, uma aula de conscientização das lutas das mulheres e dos "trabalhadores" negros.
Enfim, LIVRÃO NACIONAL!
Camis 14/05/2021minha estante
Vou ler

Yann 19/05/2021minha estante
Cara, tá na lista tô doido pra ler

Vitor 22/03/2022minha estante
Visceral e "encantado" ??????