Filha da Fortuna

Resenhas - A Filha da Fortuna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vivian.Ochsenhofer 21/09/2022

Amor, Amizade, compaixão e coragem
Simplesmente arrebatadora essa história. O crescimento da personagem protagonista é incrível. O forma como ela retrata a sociedade da época, e de uma forma delicada, revelando as limitações e incapacidades de algumas mulheres ao mesmo tempo que desenvolve os seus potenciais no meio tóxico em que vivem .
Amo Eliza Sommers de paixão.
Leitura favoritada.

Bianca 10/09/2022

Filha da Fortuna
Filha da Fortuna conta a história de uma menina inglesa que foge para San Francisco em plena corrida do ouro para encontrar o namorado que partiu atrás da fortuna "fácil". Uma aventura que matou muitos homens e que só fortaleceu a pequena Elisa. É ler para crer.

Luíza 14/07/2022

O mundo é grande, e a vida, longa.
Eu, simplesmente, ADOREI essa frase! Com certeza, existem pessoas que se motivam dessa forma mas, pra mim, não há nada mais triste e angustiante do que alguém me dizer que ?a vida é curta? e que ?o mundo é pequeno?, como forma de tentar me incentivar a algo. Como isso é motivador? ?Vou morrer logo e tenho um caminho curto, com poucas possibilidades, pra percorrer?? Ótimo!

Lin, obrigada por esse conselho. Guardarei pra sempre:

?Não diga bobagem. O mundo é grande, e a vida, longa. Tudo é uma questão de ousadia.?

Gabriela Mancilha 21/06/2022

Até onde você iria por amor?
Filha da Fortuna é mais um clássico de Isabel Allende que conta a história de amor entre a jovem Eliza Sommers, menina criada em berço de ouro, e Joaquín Andieta, pobre e idealista, que vai à Califórnia em busca do ouro que estava enriquecendo milhares em meados de 1850.

Eliza parte clandestinamente em busca de Joaquín viajando escondida no porão de um veleiro, onde conhece Tao Chi'en, um médico chinês que a salva da morte e se torna seu melhor amigo.

O livro mostra a transformação de uma jovem inocente em uma mulher forte e independente, retrata uma época marcada pela violência e pela cobiça, e ensina muito sobre amizade e compaixão.

Como tudo que Isabel escreve, essa é mais uma história apaixonante que mistura romance, drama e história!

site: https://www.instagram.com/cafelivreiro/
Carla 21/06/2022minha estante
Ótima resenha, já coloquei na minha lista, estava em dúvida se esse valia a pena .

Gabriela Mancilha 21/06/2022minha estante
Recomendo muito tudo que é da Isabel Allende! Você não vai se arrepender ;)

Gabriela 22/05/2022

O que é o destino, afinal?
Nesse romance histórico fora de série, as noções de sorte e destino permeiam todo o livro e todos os núcleos narrativos. O tempo todo, os personagens refletem a respeito de sua sorte e o que os levou até o ponto em que estão, inclusive questionando-se se poderiam ter feito algo diferente para chegar a um destino diferente. Outros, por outro lado, têm convicção de que, mesmo se tivessem outra oportunidade, fariam tudo da mesma maneira.

E é justamente a ideia de estar destinada a amar um homem por toda a vida que leva Eliza Sommers a uma aventura extraordinária, envolvendo viajar clandestinamente do Chile até a Califórnia. Essa jornada, no entanto, se mostra muito mais como uma oportunidade de autoconhecimento do que qualquer outra coisa. Mesmo tendo Joaquín Andieta o tempo todo como a bússola de seu destino, Eliza aprende a aproveitar cada parte da jornada e descobre em si uma força singular.

Através do descobrimento de si mesma, Eliza percebe, aos poucos, que a grande fortuna da vida não é a maneira como viemos ao mundo, mas sim o que fazemos enquanto estamos nele ? um ensinamento passado a ela por seu melhor amigo, Tao Chi?en, um médico chinês que a acompanha por boa parte da jornada. Dessa maneira, Eliza se vê diante de um questionamento fundamental a todos nós: o que é real e o que é ilusório no meio disso tudo?

Cada personagem tem sua história própria, e ?Filha da Fortuna? vai muito mais além do que a mera história de amor de Eliza e Joaquín, que se mostra apenas como um gatilho para o desenrolar de toda uma trama que permeia anos e anos de desenvolvimento.

Para o padrão Isabel Allende, a terceira e última parte do livro me desapontou um pouco. A narrativa muda de ritmo, torna-se um pouco arrastada, mas ainda assim apresenta personagens intrigantes com os quais podemos simpatizar.

É o livro perfeito para quem busca um romance histórico em meio a descoberta do ouro na Califórnia, com marinheiros, bandidos, meretrizes, jornalistas sensacionalistas e, é claro, a pitada de irreverência digna de Isabel Allende.

Robtavares 04/05/2022

Uma super aventura!
Não eh meu estilo de livro, eh um romance ficcional. Mas amo muito a narrativa da autora! A história eh envolvente, cheia de acontecimentos. Final surpreendente.

Pêpe 23/02/2022

Fascinante
Eu amei esse livro da Isabel Allende, é o segundo q eu leio.
Que história fantástica, que escrita maravilhosa, que enredo.
Eliza é uma jovem adotada por Miss Rose, sempre foi bem tratada, bem educada e com uma vida bem confortável em Valparaíso no Chile, até conhecer Joaquim por quem se apaixona e acaba ficando grávida, qdo então ele decide ir embora pra Califórnia a procura de ouro, onde em 1849 os americanos descobrem que podem enriquecer e todos de vários países vão prá lá.
Até a Eliza que foge e vai em busca de seu amor.
Viaja clandestina em um navio e quase morre, se não fosse a ajuda de Tão Chi'en.
Chegando em San Francisco, Eliza passa por dificuldades, pois, encontra violência, ambição e muita prostituição...
A história e rica em detalhes da época, é um romance fascinante, repleto de amor, amizade e muita coragem
Eu amei e super recomendo.

Dri 06/02/2022

Vamos embarcar em uma aventura?
Nesse livro, conheceremos a jovem Eliza. Adotada por dois irmãos solteirões, foi educada com todas as formas conhecidas por Miss Rose, que pudessem lhe trazer independência, em uma época em que as moças ainda eram tratadas como propriedades de seus maridos. Entretanto, ao atingir a adolescência, a jovem chilena, num rompante desesperado, foge e cruza o oceano em uma jornada arriscada.

Na busca de seu ilusório amado, Eliza trava um encontro consigo mesma, com novas culturas, desejos e olhares, sem desistir de sua missão, na vã esperança de ainda sentir o que, na realidade, já foi alterado.

"É aborrecido ser homem, mas ser mulher é um aborrecimento ainda pior"

Eliza, durante o desfrute de uma nova liberdade, ainda que temporária, invisível no papel de homem; o que era para ser apenas por segurança, se tornou um modo de conhecer algo que jamais teria experimentado como mulher, ainda mais no seu tempo, o que só me faz gostar ainda mais do livro.

Algo apaixonante nas histórias de Allende, são as personagens femininas fortes, que lutam contra os padrões sociais de algum modo, com àquela riqueza descritiva, contextualizada historicamente e, claro, sem perder o fervor político.

Nesse livro, por migrar por outras culturas, ela sai da perspectiva chilena, migrando para curiosidades sobre a China, a corrida do ouro na Califórnia, a richa entre raças e o papel das mulheres de povos diferentes.

Outra personagem que amei, foi a considerada insuportável Paulínia. Forte e com talento estupendo para negócios, ela tratou de se infiltrar nesse universo dominado por homens, tão difícil no seu tempo, até dominá-lo e se tornar, a rainha da p**** toda ?

Se você for a pessoa chata dos spoilers, nem leia nada da Allende. Um traço que tenho percebido como característico da autora, são spoilers aleatórios do futuros dos personagens, no decorrer de toda a trama. Amei essa mistura, ela renova o gosto pela jornada do livro, e não o seu final, como muitos livros comerciais por aí.

Ficção histórica com realismo mágico, a autora me instigou o desejo de ler todas a suas obras. Alguém mais compartilha desse mesmo querer? Kkkkk

Liliane 01/02/2022

Por meio da escrita que lhe é peculiar(envolvente, forte e marcante), Isabel Allend revela um enredo histórico e social do Chile, e também da Califórnia.
Com personalidades fortes, tem-se a trajetória e os percalços difíceis enfrentados por Elisa, Tao e outros personagens secundários que mostram ao leitor as dificuldades sociais e o racismo à margem da sociedade abastada ou não.
Por meio desse romance é possível acompanhar o crescimento de cada personagem e, ao mesmo tempo, refletir sobre questões sociais, culturais e morais.
Enigmático e maravilhoso!
Leticia1184 27/07/2022minha estante
Comprei para a minha tia-avó ler, acho que ela vai gostar.

Gih 25/11/2021

Uma história de amor?.só que não
Sempre adoro falar como a Isabel é realista, as histórias dela sempre contém personagens femininas que encontram o que uma mulher encontraria em suas épocas e não é diferente com Eliza.
Todos os personagens do livro são construídos com muito cuidado, com muito carinho, o que faz você se apegar desesperadamente a eles.
A história não tem reviravoltas, nem plots fortes mas te prende do início ao fim, com uma curiosidade e com uma vontade de conhecer mais cada um daqueles complexos personagens do histórico, a ocidentalização de Tao até Eliza ganhando liberdade.
A história é sobre como não valorizamos o que temos até perder e sobre amizade, resiliência esse livro é fantástico e o final aberto alugou um apartamento na minha cabeça.

julia_zilio 16/10/2021

Romantismo por mulheres
Eu diria que o grande diferencial da obra de Isabel Allende é a representação de personagens femininas fortes durante a trama, especialmente para uma história que se passa no romantismo. É um grande marco esse livro, com esse contexto histórico, ser escrito por uma mulher e protagonizado por uma personagem repleta de transgressões do que seria a idealização da mulher na época.

Gabi Guerra 10/08/2021

Eliza Sommers e Tao: uma história que transcende o trivial
Isabel Allende tem um carinho especial por Eliza Sommers, personagem principal de sua obra ?filha da fortuna?.
??Abandonada na porta de um casal de irmãos ingleses em Valparaíso/Chile em 1843, Eliza foi criada entre a elegância fria da Inglaterra e os afagos místicos da índia Mama Frésia, cozinheira da casa.
??Eliza se apaixona por um chileno sem renda que acaba por abandoná-la ao buscar a sorte da riqueza na Califórnia, no período em que a região fora descoberta como poço de ouro infinito.
??Eliza é bem a frente de sua época e resolve viajar sozinha em busca de seu amado. Nesse percurso haverá muitas aventuras dignas de insônia.
??No livro temos passagens muito bem construídas da vida no Chile, na Inglaterra, na Califórnia e na China!!!!! Esses países tão diferentes se entrelaçam na história de distintos personagens.
??Isabel narra preconceitos, racismo e xenofobia com um teor de realidade irrefutável.
??Ingleses olhavam torto para Chilenos. Ianques para quaisquer latinos, índios, chineses? Latinos olhavam com asco para os asiáticos e estes não viam os gringos ingleses e ianques com bons olhos?
??Os negros só são mencionados como escravos e são alvo de asco por todos. Estamos no século XVIII, não de esqueçam.
??As mulheres, então, possuem um papel completamente objetificado. Razão pela qual Eliza se fantasia de homem para sobreviver!!!!! E, na liberdade masculina - mesmo que chilena ou chinesa (a depender de deu papel) - descobre a liberdade vedada às mulheres.
?? As prostitutas ganham papel na obra de Isabel, também. Elas se misturam em categorias diversas entre ?empreendedoras do próprio corpo? à escrava objeto dos desejos masculinos?? umas com algum grau de controle outras completamente abusadas.
??Eliza conhece Tao, um chinês ?medico? que vem a ser muito importante na sua jornada. Os dois tem uma relação divina e completamente improvável.
??A mãe adotiva de Eliza, rose sommers, também tem mistérios interessantíssimos!
??Poxa, é um livro que te faz viajar, conhecer outras culturas e épocas, refletir sobre muitas causas sociais de um jeito completamente instigante e apaixonante.
??Apesar do pretexto de história de amor, Isabel vai muito além!
Nota: 9/10

carol.pinheiro 01/07/2021

Esse livro é meu queridinho do momento, nele a gente vive uma viagem incrível, passa por lugares maravilhosos, vê uma cidade sendo colonizada por causa da busca pelo ouro e torce pela felicidade da Eliza e tantas outras mulheres desse livro. Aaaai eu amei! Primeira vez lendo Isabel Allende e quero ler os outros dela!

Evy 17/06/2021

Simplesmente maravilhoso!
Tem como não amar qualquer coisa que essa mulher escreve? Acho que não. Mais uma vez, Isabel Allende nos presenteia com sua narrativa fantástica e contextualização de momentos da história que temperam toda a trama super bem elaborada de seus romances. A história de Filha da Fortuna se inicia em Valparaíso, no ano de 1843 e vamos acompanhar Eliza Sommers, uma jovem chilena criada como filha adotiva de um funcionário da Companhia Britânica de Exportações, e sua irmã mais nova, Rose.

Ambos não pretendem casar-se, e criar a menina no seio familiar, resolvia os problemas com a sociedade. Eliza acaba unindo dois mundos em sua criação, entre os salões sociais e os modos ingleses e a cozinha da índia Mama Frésia e suas superstições e crenças nativas. Até conhecer Joaquín Andieta, por quem se apaixonou completamente, Eliza acreditava que seria como Miss Rose e nunca se casaria. Mas o amor que descobre com Joaquín é tão forte, que quando ele parte para a Califórnia tomado pela febre do ouro que se espalha pelo mundo, Eliza não pensa duas vezes em ir procurá-lo numa jornada de crescimento pessoal.

Com a ajuda de um médico chinês, Tao Chi”en, Eliza embarca em uma terrível viagem escondida no porão de um veleiro em que quase perde a vida e desembarca em uma terra onde só há homens e prostitutas atraídos pelo ouro. Em sua busca incessante por Joaquín, Eliza se transforma de uma jovem inocente em uma mulher forte e independente, sempre contando com o apoio do jovem Tao.

Trazendo críticas sensacionais à sociedade da época e que ainda reverberam em nossos dias atuais, a força feminina sempre presente em diversos papéis e classes sociais e com uma contextualização histórica e cultural temperada com crenças e superstições, Allende nos faz mergulhar em sua narrativa que é drama, romance e história ao mesmo tempo.

Também faz uso de uma técnica narrativa que me agrada muito que é intercalar a história através dos mais diversos personagens, trazendo diferentes pontos de vista e enriquecendo a experiência literária. O final, apesar de trazer alento, não é definitivo e não entrega nada pronto, o que prova a força dessa autora que não se importa em agradar mas em fazer o leitor refletir.

Recomendo demais a leitura!
Raíssa_o_Gilbert 26/01/2022minha estante
nossa eu também acho esse livro perfeito ele chamou mt minha antencao e tive uma primeira impressão sensacional ja ganho meu coração e autora escritatora virou minha favorita e olha q só estou no começo do livro

José Carlos 21/04/2021

Isabel Allende e sua fantástica escrita!
Nesta obra-prima, acompanhamos Eliza durante 10 anos de sua vida! Já havia lido Retrato em Sépia, que conta os anos posteriores ao acontecido neste livro, mas que em nada atrapalhou a leitura! A escrita de Isabel Allende sempre me prende! Suas obras são fantásticas! Até hoje, somente um livro da autora me decepcionou!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6