Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Thais645 20/01/2021

"Minhas pálpebras dormem, mas não eu.? (Livro do desassossego, Fernando Pessoa)

Ângela Bittencourt Cardoso 25/11/2021

A sensação é essa
É como se o eu lírico sentasse para tomar café comigo e me contasse tudo que pensa e lhe vem à mente.
Wanrtini 21/02/2022minha estante
Exatamente! É essa a sensação que estou tendo ao ler esse livro

RobsonGrangeiro 30/11/2020

Difícil, mas incrível!
O que torna uma obra indispensável? O que faz tantas pessoas buscarem passar pelo mesmo caminho já trilhado por tantos outros? É difícil ter uma reposta pronta para questões como essa. Principalmente no que tange essa obra.
Sua dificuldade não estar em lê-la mas em decifra-la totalmente. Há tanta coisa dita e tão pouco escrita, apesar de estar escrita magistralmente. Nossa... A melancolia é tamanha que te incomoda e você precisa tomar um ar, sentir o Sol e sorrir para si mesmo. O que esse livro fez com você? Você vai se perguntar e o pior, não obterá a resposta. O melhor a fazer? Ler novamente, com mais calma. Sabe quando se é pequeno, criança ainda, e está aprendendo a escrever seu próprio nome e seu professor (seja pai, mãe, irmãos, etc) lhe diz que: "está quase bom, continue tentando" é assim que eu me sinto a respeito desse livro. Apesar de ser uma coisa tão minha, a experiência de lê-lo completamente, acho que ainda não está bom como deveria e com certeza continuarei tentando.

Paty 29/05/2021

Foram os R$ 15,00 mais mal gastos da minha vida
Primeiro: ele aborda praticamente alguns temas básicos como: tédio; momentos "sonhadores"; Morte; pessoas e tudo o que isso implica (na perspectiva dele). Provavelmente falta algo, mas não interessa. Exatamente por causa de ter poucos tópicos, não chegamos ao segundo ponto: o texto é ESSENCIALMENTE repetitivo. IRRITANTEMENTE repetitivo. Esse livro poderia ter tido 400 páginas a menos porque ele fala praticamente a mesma coisa toda vez. Ele fala sobre a mesma coisa com palavras que não passam de sinônimos. Ainda se ele usasse palavras diferentes (que implicaria, talvez, em novas/diferentes perspectivas), até que tudo bem, mas ele só enche linguiça para falar sobre uns quatro e no máximo seis tópicos em todo o livro. Sério, que livro modorrento, que coisa mais irritante, não sei como as pessoas podem gostar de ler uma coisa tão a-mesma-coisa-que-foi-dita-na-página-anterior-só-que-nessa-página-e-com-palavras-similares-as-que-usei-antes. A meia estrela que eu dei foi porque eu gostei da parte dele descrevendo cenários chuvosos... isso deve ter acontecido umas duas vezes? Não me lembro. Mas não foram o suficiente para completar nem mesmo uma estrela. Queria ter me poupado de ler essa coisa enfadonha.

Vinícius Tyrone 01/12/2022

Um livro obrigatório. Ele literalmente causa desassossego. Extremamente profundo, filosófico e poético. Uma leitura que pode machucar e angustiar. ÓTIMO LIVRO. Fernando Pessoa sabia o que fazia.

Ana 16/06/2022

Definitivamente um dos livros mais difíceis que já li. Pessoa tem uma escrita absurdamente bela, mas construída de tal forma que tornou complexa toda a obra.
De fato, todos os trechos eram bastante carregados de profunda reflexão, análise, crítica e consciência não só de temas mundamos, mas especialmente de temas que permeavam a mente do autor. Sempre achei muito intrigante a criação dos heterônimos de Pessoa e, pelo que entendi, o Livro do Desassossego foi escrito pelo semi-heterônimo Bernardo Soares, que tem uma forma fascinantemente pessimista de ver o que lhe cerca.
É um livro excelente, sem dúvida alguma, mas demanda certo contexto e muita atenção a cada trecho, por estes serem mais densos e profundos.

Gabrielle 13/03/2024

Desassossego
Antes de tudo, preciso dizer que ler a maior parte desse livro em trens lotados foi uma experiência à parte, um desassossego e questionamento da vida muito mais acentuados.

Em 2022 tentei ler este livro, mas acabei abandonando a leitura.
Agora, totalmente influenciada pelas postagens da Bruna Martiolli e entendendo que não se trata de uma livro linear, dei mais uma chance e não me arrependi.

Vale muito a leitura!
EduardaMarquess 13/03/2024minha estante
já o abandonei 2 ou 3 vezes, durante a pandemia não foi um bom tempo para lê-lo. Pretendo dar outra chance, seu relato encorajou-me ainda mais.

Gabrielle 14/03/2024minha estante
Vale a pena, mas concordo com você que a pandemia não era mesmo um bom tempo para lê-lo.

Carol 29/09/2021

Maravilhoso
Bom, é Fernando Pessoa. Não preciso dizer mais nada para justificar a perfeição do livro.
Meu poeta preferido ??

Mareufq 22/12/2022

Desassosseguei-me
Que livro meus caros amigos! Acredito (estou convicta na vdd) que está na minha lista de melhores lidos em 2022. Há tanta coisa pra falar, refletir e analisar decorrente deste livro, q sinto como se nada fosse suficiente pra descrevê-lo.
?Em nada me pesa ou em mim dura o escrúpulo da hora presente. Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições? (p.23)

Cristiano.Goes 20/04/2020

O livro do desassossego
Queria ter lido "O livro do desassossego" de Fernando Pessoa antes de ir a Lisboa. Contudo, entre as leituras do doutorado conheci o escritor português mais emblemático. Suas divagações acabam mostrando algo que senti nos lisboetas: uma tristeza na alma. Apesar da genialidade dos seus escritos, senti uma melancolia ao me deparar com sua leitura. Apesar disso, não deixa de ser genial e de leitura obrigatória para todos. Especialmente aos que vão a Portugal.

Thábata 20/10/2020

Ahhh, o desassossego...
?Tudo em mim é a tendência para ser a seguir outra coisa; uma impaciência da alma consigo mesma, como uma criança inoportuna; um desassossego sempre crescente e sempre igual. Tudo me interessa e nada me prende.?

Ádria Loiola 29/11/2023

O que falar de Fernandinho né? O livro passa uma atmosfera melancólica e introspectiva, típica do autor e é o puro suco do existencialismo, o que consequentemente me trouxe lagrimas em todas as páginas. O livro explora temas como a solidão, o tédio, a busca pelo sentido da existência e a natureza efêmera da vida. A riqueza da linguagem utilizada por Pessoa é uma característica notável, criando imagens poéticas e vívidas que evocam emoções profundas. A escrita é fluida, mas ao mesmo tempo densa, o que me fez demorar mais de um ano pra terminar de ler o querido. No todo é um livro lindo, profundo e que me trouxe muitos momentos de contemplação.

Kemily Gabriela 13/05/2021

FERNANDO PESSOA É SENSACIONAL!
Fernando Pessoa me conquistou nesse livro. No Livro do Desassossego encontramos um conjunto de fragmentos (textos) que foram escritos por Bernardo Soares. Para quem não sabe, Fernando criava pseudônimos (pessoas imaginárias, mas muito complexas, que apenas assinavam suas obras), heterônimos (segundo ele, era ele que estava escrevendo, porém a história não era dele, e sim foi contada pelo heterônimo) e o semi-heterônimo Bernardo Soares, que como ele mesmo disse: "É um semi-heterônimo porque, não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade." Esse livro pode ser comparado à um diário, já que traz trechos que mostram um pouco do dia a dia de Bernardo, que era um guardador de livros na cidade de Lisboa, e em todos os fragmentos percebemos como era os pensamentos e as reflexões dele. Seus textos mostram, na maioria das vezes, uma certa monotonia na vida do personagem.
(Fragmento 102) "[...]Tenho sonhado muito. estou cansado de ter sonhado, porém não cansado de sonhar. De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos que estamos despertos. Em sonhos consegui tudo[...]"

Giovanna.Caixeta 19/04/2022

razoável
Antes de qualquer coisa, o título do livro faz jus à obra.
Os relatos, no geral, são melancólicos e depressivos. Alguns nos fazem refletir bastante, apesar do olhar pessimista da maioria deles. Apesar disso, o livro não é ruim, algumas passagens são lindas, escritas de maneira bem poética, mas acho que no final de tudo só não era o que eu esperava.

1 | 2 | 3 | 4