Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

AndrA65 30/03/2023

Decepção
200 páginas de objetificação feminina. Dane-se Marcelo e sua irreverência, narração totalmente cansativa com a palavra tesão e punh3t* presente a cada 10 páginas.

Bea 27/03/2023

Um livro bem narrado
Marcelo Rubens Paiva fala de sua vida após o seu acidente, ele narra todas as partes que lembra detalhadamente, o que torna a leitura mais interessante. O que mais me chamou atenção nesse livro é o fato dele em momento nenhum querer mostrar um livro de superação após o acidente, embora, claramente mostre a evolução dele ao longo do tempo. Se o objetivo desse livro era falar sobre a vida após o acidente sem sensacionalismo algum, e sim falar de uma forma totalmente transparente, ele cumpriu fielmente.

Emanuel76 16/03/2023

Meu primeiro livro.
O primeiro livro que eu li, foi um experiência mágica, eu gostei muito do livro do enredo e por ser escrito na primeira pessoa.

Christina.Silva 16/03/2023

Feliz Ano Velho
O livro conta a história de um jovem que quebrou a quinta vértebra e fica paraplégico e com movimentos restritos no braço. Apesar das gírias e do machismo dos anos 80, é interessante ler sobre a redescoberta do próprio corpo pelo escritor e a sua nova forma de lidar com o mundo a sua volta.

Vinicius.Chiquito 15/03/2023

Irretocavelmente angustiante.
A obra completa agora em 2023, 40 anos, o autor em edições atuais, atualizou o "vocabulário" do livro, mostrando um nobre gesto de desconstrução e contemporaneidade.
Como leitor eu encaro o livro como uma autobiografia, como pai de adolescente, encaro a leitura como algo temível e ao mesmo tempo intenso, como pai de aluno universitário da UNICAMP residente de Barão Geraldo, encaro o livro como um mapa de como se viver feliz e ao mesmo tempo como conhecer uma tragédia a lá Nelson Rodrigues.
O livro é sensacional

Ivana 08/03/2023

BIIIN
Já conhecia a história do Marcelo e de seu pai, então, eu já sabia o que esperar do livro, mas a escrita dele não me pegou tanto.

É um livro autobiográfico, Marcelo conta sobre o acidente que o deixou paraplégico e intercala sua narrativa com outras de sua história. Eu adorei a forma que ele intercala sua vida antes e após o mergulho, acho que isso faz a gente entender bem quem ele era quando se acidentou. Também ajuda a gente a criar um vínculo, como leitor, e olhar para além do acidente.

Porém, a escrita dele me cansou. Eu entendo que a ideia é tratar de maneira leve um assunto pesado, mesmo nos momentos mais críticos, a forma dele contar traz leveza e nos passa a impressão de que estamos conversando com ele. O problema para mim é que em alguns momentos, não soa de forma natural, parece que ele se sentia na obrigação de escrever com gírias e de maneira mais "jovial".

Nanda 06/03/2023

Feliz ano velho
Essa foi uma releitura, já tinha lido o livro há uns 15 anos, e nem sei como a bibliotecária da escola me deixou pegar. Kkkkkk. Foi bom recordar e gostei bastante das partes históricas, porém há uma certa erotização na maioria dos acontecimentos. No geral deu pra entrar bem na história e sentir toda a dificuldade do Marcelo em se adaptar a nova vida.

Rafael723 23/02/2023

O livro tem seus altos e baixos, faz muitos comentários desnecessário e prolonga ações irrelevantes, fora que o Marcelo, a todo instante faz comentários se enaltecendo, comentando como ele é bom com mulheres, como ele toca violão bem, como ele tem um sorriso bonito, como ele tem muitos amigos, entre muitas outras coisas.

Laishvenvs 04/02/2023

Biiiiiiin
????????- 4/5. ?- Aí Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui embaixo, seu milionário disfarçado.?

?Feliz Ano Velho? (1982).
- Edição de licença editorial para o Círculo do Livro.
Marcelo Rubens Paiva

O livro é um clássico da literatura nacional e agora entendi bem o porque. Sendo uma biografia dramática do autor, Marcelo, somos apresentados à tragédia que o deixou (a princípio) tetraplégico (ou ?tetra?, como ele prefere dizer) e à toda a bagagem de vida que Marcelo já trazia consigo até o auge de seus 20 anos, quando se acidenta ao saltar em um lago sem profundidade, fraturando assim sua 5ª vértebra.

Temos aqui um posicionamento histórico dos eventos políticos e movimentos estudantis dos anos 80. A localização paulista de diversas situações narradas. Tudo isso enquanto Marcelo nos coloca em contato com seu passado repleto de ex-namoradas, música e aventuras, e seu presente observando o teto de um hospital sem qualquer certeza de um futuro tão livre quanto seu espírito assim o era.

Essa dinâmica temporal dos fatos é o que mais me fascinou pois o autor está nos apresentando sua vida 1 ano após o acidente e ele não tem ?papas na língua? para descrever a vida como ela é e tudo o que ele desfrutou da vida.

Marcelo Rubens Paiva é bem escrachado em sua escrita. Não pensem que é apenas mais um livro exigido em vestibulares sem nada a acrescentar na vida. Apesar de já ser um livro antigo, a linguagem é completamente atual e divertida. Vale colocar na estante ;)

- Vocês já leram esse livro? O que acharam?

Fabio 04/02/2023

Muito bom!!!
Nem sei porque comprei esse livro na época(faz uns 5 anos) e só li agora,e olha, que livro bom, não senti que se passava nos anos 70, começo de 80, e um livro atemporal, nem me importei muito com questões políticas, e embarquei na história do autor que apesar de trágica e muito interessante e me fez refletir muito...

davi2h 30/01/2023

Marcelo Rodas
fui ler esse livro pro vestibular da UFRGS e só acabei no dia que saem os resultados kkkkk (ainda não saíram, espero passar)

mas a culpa disso foi a fascinação do cara em descrever literalmente todos relacionamentos que ele teve na vida, meu Deus.

ou eu não sou homem, ou esse cara tem toda testosterona do mundo pra só falar de peitos. é um Bukowski ou um Murakami brasileiro.

mas tem coisas interessantes no livro tipo toda a evolução e redescoberta depois do acidente e algumas memórias interessantes (principalmente as sobre o pai dele)
leonardson 30/01/2023minha estante
omg nem li esse pro vestibular da ufrgs apenas li o resumo mas parece ser interessante

Bianca 23/01/2023

Parece uma história trágica, e pode até ser que seja mesmo, mas o autor optou por tratar de tudo com leveza e bom humor, ainda que sem deixar de ser honesto, de modo que a leitura não se torna dramática.

Tem várias coisas problemáticas, certamente devido à época em que foi escrito, que acabam sendo desconfortáveis de ler, mas dá pra se conformar com isso.

No final das contas, hoje, tanto tempo depois da sua escrita, esse livro acaba servindo como um autêntico retrato na década de 70 no Brasil.

liaastr 23/01/2023

Achei muito legal por saber como é a vida de um tetraplégico, mas a leitura não me prendeu e algumas partes eu achei desnecessárias