Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Cleber 08/06/2022

Relato de uma época
Marcelo Rubens Paiva nos conta sobre os acontecimentos da sua vida, de uma forma simples e sincera, com o seu jeito de falar sem frescuras ou intervenções. Talvez esse seja um dos pontos mais positivos do livro, vemos uma pessoa real falando sobre sua vida, sem filtros, as vezes achamos ele uma pessoa legal, outras vezes, um babaca e preconceituoso, mas sempre me lembro que esse livro é produto de uma época, de como as pessoas realmente pensavam e interagiam. Procurei esse livro, principalmente, pela parte que fala sobre a ditadura militar e suas consequências, mas as partes que mais me chamaram a atenção foram as questões com a tetrapegia, muito bem colocadas pelo autor. Um dos pontos que mais gostei também, foi com o círculo de amizade formado diretamente em contato com o Marcelo.

Não tenho 04/06/2022

Então?..
Gostei mas poderia ser melhor.
Estava bem ansiosa pra ler ele, pois era um trabalho de escola. Li ele todo no mesmo dia.
????::????????????????????????????????????????..

Danielle.Oliveira 24/05/2022

Leitura agradável
Uma leitura simples e fluida, que nos prende em pensamentos que o autor traz com muitos detalhes.
Gostei muito da forma sincera com que o autor apresentou seus questionamentos, frustrações, pensamentos e cada fase vivida após o acidente.
Coisas que a gente nunca pensar já, se não fosse o relato de quem passou pelo que o Marcelo bem relata.
Para mim, um dos pontos altos é quando ele passa a se identificar com grupos de semelhantes e aceitar o que o destino o trouxe de novo.
Algumas lembranças relatadas (que não sei se são reais) achei um pouco enfadonhas, mas não chega a estragar o livro.
O fechamento achei SENSACIONAL!
Eu indicaria a leitura, ela é rápida e agradável.

Eduarda.Bianco 21/05/2022

Feliz Ano Velho
A linguagem do livro é bem fácil, mas a linha do tempo acaba sendo meio confusa e possui muitos personagens e narrações desnecessárias para a história. Não me identifiquei com a narrativa nem tive apego a nenhum dos compositores dela, por isso achei a leitura meio arrastada. Apesar disso, foi interessante escutar o ponto de vista do autor sobre alguns fatos da história do Brasil que presenciou.

Nessa 19/05/2022

?O futuro é uma quantidade infinita de incertezas?
Realmente, é mesmo. Bom, nesse livro pude acompanhar a vida do Marcelo depois de sofrer um acidente que o deixa tetraplégico. Consegui ?sentir? e ?entender? os seus sentimentos, o que ele pensava, suas dores, incertezas, medos, euforias, felicidades?, enfim. Foi legal como ele foi se adaptando à nova vida, apesar de muitas vezes querer simplesmente apagar. É inspirador ver a luta dele e entender que, mesmo com muito medo, ele ia. Sempre ia. E é assim que deve ser. Muitos ensinamentos!! A real é que a gente não tem certeza de nada, a vida tá aí e o Marcelo é a prova viva de que o universo, as vezes justo, as vezes não, sempre pode nos trazer algo positivo.

Biel 17/05/2022

Acho que perdi 2h
Meu prof me indicou esse livro.
E pra falar a vdd não gostei muito.
Aí parecia que o cara só falava das mulheres que ele ficou. A parte mais legalzinha é ele falando como lida com a paralisia. Foi razoável

VictAria 15/05/2022

é um livro muito foda. uma linguagem contemporânea, fácil de ler. a história tinha tudo pra ser trágica mas acaba sendo genial. eu amei esse livro mais do que pensei que gostaria.

isabelareadsbooks 02/05/2022

É um livro bom
O livro tem uma escrita bem fácil e do ponto de vista biográfico é bom pq a conexão com o autor é estabelecida bem rápido. O livro tem bastante teor sexual, vi várias pessoas falando como isso é ruim mas n achei, me pareceu mais uma escolha do autor. Apesar disso, tem várias cenas em que o machismo fica bem explícito e isso me incomoda. Além disso, o final me pareceu mal escrito, tipo ele mantém uma narrativa linear o livro inteiro para no final mudar e encaixar algumas cenas desconexas.
Minha impressão foi de que ele correu pra terminar o livro e ai o final ficou diferente do resto, ou ele escreveu o final depois de resto do livro. Enfim, é um bom livro mas definitivamente não é meu favorito.

Maithe 28/04/2022

Feliz Ano Velho
O livro é bem escrito, com uma linguagem fácil de entender e a história é interessante. Apesar do foco ser o acidente e o que mudou na vida do Marcelo com isso, ele fala também do passado dele, o que evita que o livro seja monótono. Mas, em vários momentos ficou confusa a linha do tempo e tem pessoas que aparecem do nada, deixando confuso sua relação e relevância na vida do autor.

William 16/04/2022

Bacana! E ?tals?
Intrigante ver pelos olhos do Marcelo toda a situação passada, como é desesperador passar por tudo aquilo e ainda ser forte.
A leitura é intrigante, e por mais que possua muitos pontos que me incomodaram muito, é uma leitura válida e faz jus ao sucesso que teve.
Por ter sido escrito por um jovem de vinte e poucos anos, o livro foca muito no que era importante para ele na época como garotas e sexo, e a forma como é abordado é muito constrangedora é irritante.
Mas não deixo de recomendar por conta disso.

alice 15/04/2022

adeus ano novo, feliz ano velho
Avaliando de um ponto de vista biográfico, é um livro muito! bom, te aproxima bastante do escritor, muito legal poder interpretar os sentimentos, e compreender as dificuldades do Marcelo depois do acidente. Como sou acostumada com romances e fantasia, em alguns momentos senti a leitura um pouco entediante, mas entendo que o objetivo do livro é outro. Gostei da experiência..

Isabela.Carvalho 14/04/2022

Achei que por se passar quase que inteira em um hospital, a história seria extremamente monótona... mas me surpreendi. Com o contexto que existia acredito que o autor conseguiu intreter muito bem com relatos de sua vida, movimentos que liderava, suas antigas paixões e o lento progresso no presente (dentro do hospital).

Vivi 13/04/2022

não sei definir
não sei dizer muito o que pensei, até pq o livro é mais um relato do que rolou com o autor kkkkk
mas a escrita é bem fácil e tudo, e dá pra refletir bastante sobre tudo que rola, da paralisia e da ditadura. o que me incomodou é que o cara não pode ver uma mulher que já olha com segundas intenções, meio machistinha, enfim

nate 11/04/2022

triste ano triste
Cara, sinceramente, o pior livro que eu já li até agora na minha vida. Horrível, simplesmente horrível, nojento, asqueroso, péssimo. Não é nem um pouco inspirador como dizem, me dá asco quando eu vejo a capa dele, simplesmente. Odiei, nota 0,5, o ninfomaniaco do Rubens Paiva que [*****]
Rob 11/04/2022minha estante
*Raiva Genuína*