Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

jesscso 22/04/2023

Feliz Ano Velho não foi uma experiência avassaladora
Subi numa pedra e gritei:
? Aí, Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui embaixo, seu milionário disfarçado.
Pulei com a pose do Tio Patinhas, bati a cabeça no chão e foi aí que ouvi a melodia: biiiiiiin.

Comecei o livro gostando do jeito de Marcelo escrever e contar de modo nem um pouco formal um acontecimento tão trágico de sua vida. Realmente, sua escrita envolve bastante. Gostei das reflexões sobre a vida e o olhar de um tetraplégico sobre as injustiças do mundo dos anos 70-80. Foi, no mínimo, interessante ler um livro nacional escrito a tanto tempo. Relatos da cultura pop, rock, coisas da época... Coisas que nunca vivi.

Porém, muitas coisas nesse livro me desagradaram. Marcelo é tão liberal que me deixa desconfortável. Cenas objetificando mulheres são frequentes e tratadas com normalidade, algumas expressões que são consideradas hoje inaceitáveis são repetidas muitas vezes ao longo da narrativa. Várias vezes fechei o livro e fiquei um tempo sem ler por sentir nojo de algumas descrições. Entendo a época que o livro foi escrito e é por isso que também entendo que esse tipo de livro não é pra mim.

Li resenhas que exaltaram muito esse livro. Professores meus disseram que era um livro MUITO bom. Mas não foi essa experiência avassaladora que me venderam, não. Prefiro Crônicas para Ler na Escola (que foi o livro que me fez procurar mais de Marcelo). Não sei se vou voltar a ler mais do autor.
Maria.Clara 29/04/2023minha estante
Eu estou tendo exatamente essa mesma experiência. Já li metade do livro e fiquei pensando o porquê de falarem tão bem dele.

jesscso 01/05/2023minha estante
Vi seu histórico de leitura. É partir do ponto em que está que pra mim o livro começa a oscilar completamente. Se você se sente desconfortável com o que citei na resenha, pule essas partes. Mas te aviso: é como arrancar metade das paginas do livro :/

Marcos 09/01/2023

Publicado em 1982, feliz ano velho é um drama biográfico que conta a vida e a juventude do jovem Marcelo que teve um marco que mudou completamente sua vida.

Em um um rolezinho com jovens de sua idade em um lugar aberto Marcelo pula de um certo lugar com uma altura considerável e acaba chocando-se contra uma pedra, ou algo parecido, que havia dentro da pequena represa que lhe deixando paraplégico.

Mesmo com o acompanhamento terapêutico, Marcelo recuperou alguns movimentos do corpo porém, não todos a ponto de fazê-lo voltar a andar.

E é com esse acidente como um divisor de águas que a vida de Marcelo se torna uma reflexão lírica e profunda sobre as tramas da vida e as armadilhas da juventude, afinal, Marcelo só havia 20 anos quando sofreu o acidente e foi "condenado" a passar o resto de sua juventude ativa em uma cama olhando apenas, e exclusivamente, para o teto de uma sala de hospital.

Dançar, cantar, namorar, tocar violão, zoar com os parças foram algumas das diversões e entretenimentos juvenis que Marcelo perdeu e ao longo da narrativa, ele nos mostra como superou tal delírio. O autor protagonista relata abertamente e com todos os detalhes seus medos, suas aflições, seus temores e seus ódios, fazendo com que o leitor não sinta dó pelo ocorrido, mas que busque viver intensamente reunindo e colecionando grandes e eternas memórias.

A leitura e a escrita é linear traçando uma rota entre passado e presente da vida do leitor. É um livro que muitos comentam por ser um eterno best-Seller nacional e por isso vale a pena ser lido por diferentes públicos, para isso eu dei ??? estrelas, não foi meu livro favorito, mas curti a forma e a mensagem final que o autor quis passar.

Leila 23/07/2023

Conhecimento é poder
Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva, 268 páginas.

4 ? no Skoob

Esse livro conta a história do autor, que sofreu um acidente em 1979, ao mergulhar de cabeça em um lago raso e fraturar a C5, vértebra cervical (região da nuca), e sofrer uma lesão na medula. Ele tinha vinte anos na época.

Marcelo nunca ouvira falar do perigo desse tipo de mergulho. O livro retrata sobre como era sua vida de jovem universitário e os desafios de se tornar tetraplégico após o acidente.

Esse livro é uma prova de que conhecimento é proteção!

Só a título de informação:

Fratura de C1 a C3: possível morte
Fratura de C4: movimento do pescoço
Fratura de C5: movimento do ombro e braço
Fratura de C6: movimento de antebraço e punho
Fratura de C7 e C8: movimento das mãos e dedos.

Sílvia 31/01/2010

Esse sem dúvida é um dos melhores que já li. Traz uma história surpreendende e cheia de detalhes, de como uma brincadeira inofenciva pode mudar a vida de uma pessoa.
Só não recomendo esse livro para pessoas digamos "moralistas", já que contém cenas hot e cheia de detalhes. VALE A PENA LER!

Ivana 08/03/2023

BIIIN
Já conhecia a história do Marcelo e de seu pai, então, eu já sabia o que esperar do livro, mas a escrita dele não me pegou tanto.

É um livro autobiográfico, Marcelo conta sobre o acidente que o deixou paraplégico e intercala sua narrativa com outras de sua história. Eu adorei a forma que ele intercala sua vida antes e após o mergulho, acho que isso faz a gente entender bem quem ele era quando se acidentou. Também ajuda a gente a criar um vínculo, como leitor, e olhar para além do acidente.

Porém, a escrita dele me cansou. Eu entendo que a ideia é tratar de maneira leve um assunto pesado, mesmo nos momentos mais críticos, a forma dele contar traz leveza e nos passa a impressão de que estamos conversando com ele. O problema para mim é que em alguns momentos, não soa de forma natural, parece que ele se sentia na obrigação de escrever com gírias e de maneira mais "jovial".

Beatriz.Linhales 03/04/2021

Contudo... gostei
É difícil dizer que é um livro perfeito, muito por conta das bolas fora que Marcelo da... tem de todos os preconceitos um pouco... ficava agoniada principalmente quando o autor ressaltava que sabia que seus comentários eram problemáticos mas mesmo assim continuava!!
Enfim, como já disse, não acho que diminuiria a qualidade da obra em absoluto se esses comentários não fossem feitos...
Por outro lado, é uma história deliciosa e o cara sabe escrever... ô se sabe...
Você fica preso naquilo e às vezes até esquece dos grupos que ele bota em detrimento de si mesmo em nome de humor ou então honestidade absoluta com o ser equivocado que ele é/era.
Tomara que de 1981 até hoje esses pensamentos já tenham sido modificados e quem sabe nas outras obras dele eu não me incomode como me incomodei nesse livro.
Contudo, gostei. É realmente uma narrativa que eu amo! Autobiográfica com humor e descontração jovem. Indico para que possam criticar e se deliciar com os prós da leitura. ;)
Aline.Rodrigues 08/05/2021minha estante
Não tem como criticar o autor,pois o autor o escreveu em 1982

Beatriz.Linhales 08/05/2021minha estante
Eu entendo essa coisa de época, mas não acho que 1982 seja tão longe assim. Várias pautas já estavam sendo estruturadas e convenhamos que pra ele, nunca faltou o acesso a informação ne? Hahahah enfim, mas entendo mesmo

Aline.Rodrigues 08/05/2021minha estante
Sim.Mas era o pensamento machista da época.Mas mesmo sendo 1982,não acho que lá naquela época o povo era tão a frente do tempo assim não.

Beatriz.Linhales 08/05/2021minha estante
Total...acho que mesmo sendo pouco tempo os avanços cresceram muito rápido, mas ele passa o livro inteiro se autopoliciando quanto a isso, então claramente sabia do que estava falando. Só não entendi o motivo do policiamento parar com um comentário ou outro dizendo "nossa, sou tão machista que me dá nojo" ao invés de só mudar de atitude kkkkkk mt doido

Anabs7 11/01/2023

Querido Marcelo Rodas.
Eu ainda sinto q esse livro tem um pouco de mim, mds tudo q o Marcelo dizia eu fica passada pq eu pensava a msm coisa. QUE LIVRO SENHORES!!! Ditadura, sexo, reflexão e MUITA RISADA.
Curtam a vida como se não houvesse amanhã

Marcel 31/05/2012

Complicado....
Muito difícil resenhar o livro Feliz Ano Velho do Marcelo Rubens Paiva, em um primeiro momento, achei o cara infeliz em muitos comentários, sim teve uma vida atribulada pelo sumiço do seu pai o Sr. Rubens Paiva e para complicar mais o seu acidente, pulando num lago raso e assim fratura uma vértebra o deixando paraplégico.

O sentimento de ler este livro é um linha tênue de amor e ódio, pois, vc gosta do cara pq ele é sincero, passou por maus bocados ou você o odeia pq ele passar um ar de prepotente, tudo sabe, sempre as escolhas dos outros são piores que a dele e tal...

Estava chegando na parte final do livro com a segunda opção, ou seja, odiando o Marcelo, pq ele tenta se passar por um "tipo operário", mas não passa de um burguesão, ok, eu entendo que ele fala em pouquíssimos trechos que tem uma vida boa, mas na vdd ele tem um vidão financeiramente falando! E ele deseja esconder isso. Outra coisa que não gostei, é o trato com a Mãe dele, que é a senhora que pelo jeito, aguentou tudo, desde o desaparecimento do marido até o acidente do filho, mas parece que ele faz pouco caso.

Não sou um cara conservador, mas acho que ele abusa da liberalidade e sinceridade... principalmente no caso da sua primeira enfermeira particular a Stella, ele esculacha...

Mas aí que vem o baque, você pensa... pô o cara nem tem 21 anos e escreve um livro, que é uma revolução para a época, em dias difíceis e penso que eu com meus 21 não teria essa super cabeça, aí vc gosta do cara!

Com o skoob, alguns de nós, inclusive eu lemos alguns livros já pensando na resenha e na quantidade de estrelas que daremos, até me tocar que o cara era um moleque já com um pensamento muito avançado, tava dando 2 estrelas, mas depois de pensar que apesar das suas malcriações, foi um cara corajoso que merece respeito! Aí aumentei minha nota para 3... como sempre ocorre - se tivesse um 3,5 seria de bom tamanho!!!

Bom, vale a pena a leitura!!!

laupetersen 16/01/2021

machista é apelido
Nunca vi alguém tão machista e nojento ao se referir a uma mulher. A história em si, é ?legal? o que estraga tudo é o quão desrespeitoso ele é!
Manu 09/02/2021minha estante
Exatamente como me senti ao ler

Emilly 16/07/2022

Simplesmente não tem como ser bom. A ideia é boa e tudo seria muito bem trabalhado se focasse nas coisas certas. A sensação que dá é que a maior parte do livro fala de sexo e as relações amorosas dele. Além disso, todos os personagens são rasos e as coisas as vezes são levadas com uma sátira desnecessária ou uma narração que não tem ligação nenhuma com a história.
A parte interessante é sua adaptação e as coisas que ele aprende a utilizar no dia a dia, mas isso é pouco abordado.

Daubian 13/06/2023

Fruto de sua época
Apesar de muito falado, acho que seu potencial se perdeu ao longo do tempo. Uma abordagem diferente mais pessoal de um tema não falado assim pode causar algum impacto antes, mas achei um pouco datado
Claro que a abordagem leve, sutilmente catastrofista é bem inovador, mas poderia ser bem mais curto. Fora que o personagem titular é um nepo baby, com todos os problemas e esteriótipos de um riquinho dos anos 80. Não é toda tragedia que tem o Suplicy, o Tom Zé, deputados e empresários. O final, na beira da felicidade, foi um toque sutil e interessante, mas de novo, seria mais efetivo umas 100 páginas antes. Melhor parte é a forma que fala do pai, morto político na ditadura e as consequências leves ou internalizadas na mente de uma criança. De resto, uma história de superação que não é coach já se destaca, mas fica mais difícil engolir essa pílula.
mauriloamml 15/07/2023minha estante
100 páginas já seriam de bom tamanho.

maria.clara 18/01/2022

minha avo me indicou esse livro, falando que eu ia chorar horrores...nao chorei nada, mas gostei do livro!
°°° 18/01/2022minha estante
É tão incrível como um livro pode trazer sensações tão diferentes, quando li sempre parava pra refletir na história do Marcelo, é uma pena que não tenha aproveitado, talvez não tenha sido o momento adequado.

Amelie 06/01/2023

Sobre a história, as poucas coisas que posso dizer que realmente gostei foram as referências culturais e históricas, a variedade de personagens que aparecem durante a obra, as cenas de sexo e o humor. Tirando isso, o livro não surpreende tanto assim. É um tipo de autobiografia diferente e boa pra passar o tempo. É até mesmo interessante pra refletir sobre si mesmo, já que o Marcelo, pela condição de tetraplégico, valoriza coisas que pra maioria são comuns. Mas se formos considerar só a narração em si, o livro não é nada tão maravilhoso.