Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Phyetra0 08/04/2024

Cara, nossa. Muito interessante!
Ele é bem normal, mas ao mesmo tempo bem diferente das leituras que já fiz. Nossa, foi tão bom ler esse livro, nem sei direito o pq. Acredito que seja a forma da narrativa, ela é bem descontraída e os capítulos são bem curtinhos.
É o tipo de livro que a gente se recorda de tempos em tempos, do tipo que marca a gente.

Os pontos principais são: autoconhecimento, personalidade, vida acadêmica, amizade e relações familiares. O livro foca bastante nesses pontos e a forma de como eles se relacionam.

É muito prazeroso acompanhar a evolução e desenvolvimento dos personagens, principalmente da protagonista, que se descobriu uma pessoa totalmente diferente da imagem que ela passava aos outros. Além do avanço no quesito ?amizade? dela. Muito legal mesmo. É super fácil acabar se identificando com ela, e tentar crescer junto.

Outro ponto bem importante que se encaixa junto com a ?vida acadêmica?, é a perspectiva sobre futuro e universidade. Todos os personagens são bem diferentes uns dos outros, apesar de parecerem semelhantes? Eles possuem ideias bem distintas nesse tema, e é muito legal observar isso, e principalmente entender cada ponto de vista. Afinal, não tem um certo e errado!

O livro é cheio de representatividade e todos os personagens acabam acrescentam na história, ou seja, são úteis e bem construídos.

Não tem tanto o que falar, para não dar spoiler. Indico super a leitura e amei a experiência.

Oppstriz 07/04/2024

Olá! Espero que alguém esteja ouvindo.
Meu deus que livro LINDO, de verdade eu me surpreendi demais!!!
É um livro que retrata muito a adolescência em diversos aspectos, me identifiquei muito com a Frances, principalmente na parte de estar sempre naquela pressão de entrar na melhor faculdade e tirar notas altas para "ser alguém na vida", mas no fim ela percebeu que nem ela sabia o que queria fazer por essa pressão externa e percebeu que oprimindo os gostos dela não fez bem para ela, mas apesar de tudo isso, ela começou a ser ela mesma. Outra coisa que eu adorei foi essa relação de amor platônico da Frances e do Aled, eu amei demais isso, que mesmo acontecendo várias complicações a Frances nunca desistiu do Aled, e mesmo sendo uma amizade inesperada teve uma conexão muito forte e os dois fizeram muito bem um para o outro.
A imersão desse livro é surreal, eu me apeguei a todos os personagens e quando fui ver já tinha lido metade do livro e queria o quanto antes acabar para saber o que ia acontecer no final, o mistério que fizeram com Carys me deixou muito entretida e o Daniel e a Raine foram personagens muito legais e cativantes também!
O podcast de Aled, Universe city, foi algo muito importante também pois mostrou que era como um lugar de segurança tanto para o Aled tanto para Frances e também abordou o tema de como o hate e as ameaças na Internet faz muito mal para as pessoas.
Por fim amei tudo de verdade, adorei que o livro é muito incluso na causa LGBT e da o maior apoio para essa comunidade, mostrando que não é errado você ser diferente, o importante é ser quem você é independente dos julgamentos dos outros, muito linda a mensagem que esse livro trás, com certeza um dos meus favoritos!

Bekz 07/04/2024

Caros leitores..
Espero que alguém esteja ouvindo.
Nossa meu deus.
Rádio silêncio é inspirador.
A amizade deles,sendo bem aleatoriamente.
Apesar de algumas brigas, ela não desistiu dele e nem da sua irmã. A frances aprendeu que pra ter tudo na vida não precisa ser acadêmica e se matar em tirar só A. Que você pode ser alguém independente do seu grau de ensino.
Você tem a sua própria voz então à ouça.

Bianca1465 07/04/2024

Rádio Silêncio
Mais um livro do Osemanverso concluído! ??

Rádio Silêncio conta a história de Frances, uma das melhores alunas da escola, q está trilhando seu caminho para entrar numa faculdade muito concorrida. Apesar da fachada de aluna exemplar, ela é uma garota comum, com seus hobbies e sonhos, alem da vida acadêmica. É tambem uma desenhista fantástica, mas poucos sabem disso. Sua obsessão secreta é um podcast de ficção científica chamado Universe City.
Por acaso, Frances descobre q o criador é Aled Last, o menino calado e tímido da escola de garotos e ele a convida para trabalhar com ele no podcast fazendo desenhos para cada novo episódio.
A partir daí eles iniciam uma amizade improvável, com muitos percalços e desafios, assim como a história do podcast q eles tanto amam.

Eu não esperava gostar tanto desse livro, pois achei q ele seguiria o mesmo tipo de narração de Um Ano Solitário, mas me enganei e a história me pegou de uma forma maravilhosa.

É um livro leve, fluido e com uma história muito gostosinha de ler, mas mesmo assim consegue tratar de assuntos importantes de forma orgânica, sem parecer forçado. Os personagens são críveis e extremamente cativantes.

A Frances criou uma personagem para lidar com a vida na escola e todas as cobranças e pressões com as quais tem q conviver. E ela é atormentada pelo fato das pessoas a julgarem somente por quem ela é na escola e ela teme q isso vá definir o restante da sua vida.
A amizade com Aled se torna uma válvula de escape, onde ela pode ser quem é sem medo de julgamentos. Aled tbm tem muitas questões e medos, mas com Frances e o podcast sua vida se torna mais leve.

O livro aborda tbm sobre as pressões q os adolescentes sofrem pra escolher uma carreira tão prematuramente, vindas na maioria das vezes, não só da parte da escola, mas de dentro da própria casa. O que pode ser destrutivo se tratado de maneira tóxica. Vemos os dois opostos: a mãe de Frances, q a ama e a apoia; e a mãe de Aled, q o criou só pra q ele se torne oq ela quer.

Enfim, amei demais o livro mais do q eu conseguiria expressar aqui. E a maior mensagem é que devemos nos agarrar àquilo que amamos e nos faz feliz. Mesmo que os outros não entendam.

Laura 04/04/2024

Esse livro me fz gostar mais da TV
Rádio Silêncio está no meu top 5 de livros mais inúteis e pedantes que eu já li em toda a minha vida. Se a autora fosse sincera com ela mesma ele livro só teria 100 páginas, se ela fosse realmente sincera com ela mesma e com seus leitores esse livro nem existiria.
Em 80% do livro não acontece nada de relevante, tendo diversos capítulos que não servem para absolutamente nada, é como se a autora estivesse lutando para chegar ao marco de 400 páginas em seu livro. Existe elementos ao longo da leitura que tentam te prender, mas detestei todos, principalmente a relação entre Frances, a protagonista, e Aled, o seu amigo, eu não gostei de nenhum deles e ver a relação deles foi uma tortura, os dois entram nessa história de serem diferentes de todos os outros, porém a única coisa que faz deles "únicos" são suas roupas "estranhas", mesmo que sejam genéricas e diversas pessoas usam elas, outro trama que a autora tenta desenvolver é o Aled, mas eu não gosto dele e acho ele problemático demais, usando as pessoas para o seu conforto momentâneo, descartando elas quando lhe convém, então não me importo com ele ao ponto de ler 400 páginas do seu choro estúpido. Outro ponto que me destruiu foi a protagonista, a garota tem uma vida tão perfeita que quase g0z@a de emoção ao ver que pode utilizar o problema da vida do amigo para animar a sua vida perfeita, se envolvendo em algo que nem tem haver com ela para início de conversa.
Sendo sincera, espero que a protagonista melhore, sendo muito sincera, quero que ela se f0d@
Guga 22/04/2024minha estante
mds concordo com cada letra

Driihnun3sss 04/04/2024

Apenas leiam!!!
É um livro maravilhoso,você vai lendo que quando você percebe já leu metade do livro,fala muito sobre bullying pela internet,também fala sobre as obrigações que a sociedade ?obriga? a gente fazer.O final é perfeito tô chorando LITROS,obrigada Alice por ter criado essa obra prima!!??
#Touloser #UniverseCity #Radio #February

_leticiaa_ 04/04/2024

Francis Janvier é uma aluna exemplar. Sua vida inteira é dedicada a tirar boas notas para entrar em Cambridge. A única coisa tão importante quanto a faculdade dos sonhos é Universe City, um podcast onde Rádio Silêncio, enigmático estudante universitário, narra sua vida em uma cidade universitária cheia de monstros e figuras esquisitas, em formato de um pedido de socorro para quem estivesse ouvindo. É aí que Aled Last aparece, e mesmo sem perceber, os dois acabam mudando pra sempre a vida um do outro.

Esse livro é muito bonitinho. O tema "crise do estudante do ensino médio que não sabe o que fazer depois da escola" parece nem batido, mas aqui foi bem abordado de diferentes formas, em personagens diferentes. Mostra a luta que é saber diferenciar o que você quer do que os outros querem de você, principalmente em um contexto familiar. Rádio nada mais é que a personificação da voz de vários jovens por aí, presos em uma realidade hostil construída pela expectativa de outros.

Mayra92 03/04/2024

Enigmático e supreendente
Sim, eu comecei julgando-o mal.

Sem nenhum spoiler, acreditava que o livro tratava mais sobre fanfic e menos sobre realidade. E agora, depois de concluir a leitura, acredito que a fantasia seria mais fácil de encarar.

Até o meio do livro eu não sabia o que achar desta história. O desenrolar era confuso e os fatos encadeados não eram tão interessantes para uma trama. Entretanto, ao amarrar as pontas soltas, confesso que me deparei com uma realidade mais próxima e arrebatadora do que gostaria.

A pressão pelos estudos, a faculdade, a vida próspera, o sucesso? meu Deus! Quem nunca?
Além de todos esses sufocos, questões de gênero e raça e a relação familiar, que deveria ser um elo importante, são um dos maiores pontos tratados e muito bem pontuados na história.

Rádio Silêncio foi um livro que precisei digerir e, após engoli-lo, voltei e dei suas estrelas merecidas.
Na minha visão, ler este livro ajudaria muitas pessoas a se identificarem com esse momento tão difícil da vida adolescente e a transição para a jovem-adulta.

Aled e Frances, eu escuto vocês.

gionaoesta 03/04/2024

Maneirinho
Talvez se eu tivesse lido com 15 anos eu teria gostado mais, entendo que não sou o público-alvo mas pra mim o livro inteiro ficou muito no raso levando em conta uma gama de assuntos super interessantes que foi apresentado.

ark1 02/04/2024

Rádio Silêncio é quase como uma crise de pânico em determinados momentos. Te faz pensar "não é possível que isso esteja acontecendo. De novo", e esse pensamento ecoa na cabeça por vezes e vezes durante vários momentos da história
Aled e Frances me trouxeram conforto em vários sentidos. Disse, inclusive, que me identificava com ambos em alguns aspectos. E é verdade.
É muito fácil se ver nessas situações quando tudo é tão caótico. Fez minha mente acalmar, por mais controverso que isso pareça.
Demorei me acostumar com o ritmo e divisão dos capítulos, mas devo confessar que fez toda diferença para a história.

O amor platônico entre os personagens é lindo. É quase como se eles fossem amigos de alma. E talvez sejam, realmente.

Jeni.mp3 02/04/2024

Envolvente
O livro me prendeu do início ao fim. O jeito como ele é escrito e viciante, e os capítulos são curtos oq tbm ajuda muito. Eu li em um dia de tão viciada que fiquei.

Antes de começar o livro achei que fosse ser depressivo e ia parecer auto-ajuda, mas só um personagem em específico que precisa de terapia (se bem que eu recomendaria para todos os personagens) e a mãe desse personagem, (que é o Aled) precisa ir pro hospício mesmo.

Eu já sabia que o livro não é de romance, mas na minha cabeça a protagonista fosse ficar com Raiane pelo menos.

Amanda 01/04/2024

Sem final
É uma leitura gostosa, você se envolve com os personagens e consegue visualiza-Los muito bem, mas achei que ficou "sem final". Você vai lendo, lendo, lendo e o livro acaba. É mais ou menos essa a sensação
Mas é uma leitura calma e tranquila, foi gostoso acompanhar e imaginar como seria universe City