O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

Marcia @belaspaginas 17/03/2020

Foi bacana.
"Eles estão aqui: Luc, Ambrose e não só eles, nós também, os fantasmas do nosso passado, as meninas magras e risonhas que fomos antes daquele verão que
terminou com um desastre cataclísmico e nos deixou cheias de cicatrizes, tentando seguir em frente, mentindo não mais como um jogo, e sim para sobreviver."
A mentira é como uma bola de neve, quanto mais rola, mais aumenta. Isa, Kate, Fatima e Thea são amigas dos tempos do colégio interno de Salten, peocurando obter vantagens elas desenvolveram um Jogo da Mentira. Mas existiam algumas regras, e uma das mais importantes era ?não mintam umas para as outras?. Mas será que a regra foi cumprida? Uma morte, separação, o tempo passa, cada uma segue sua vida, fantasmas do passado sempre voltam. Anos depois Isa recebe uma mensagem "Preciso de vocês" 3 palavrinhas capazes virar seu mundo de cabeça para baixo.
"Depois silêncio. Ou o silêncio possível naquela casa velha e assombrada por fantasmas, com sua incessante resistência rangente à força dos ventos e das marés."
Foi uma leitura bacana, uma teia de mentiras, gostei de toda a trama que a autora desenvolveu, quando você não faz as pazes com seu passado, ele vem e te assombra no futuro. No começo senti que estava arrastando mas a cada página você vai conhecendo cada personagem com suas características próprias entre presente e futuro, e aos poucos o mistério vai sendo revelado e as pontas soltas vão sendo conectadas, e segredos sendo revelados. Pra mim a autora conseguiu esconder a verdade até o finalzinho, não consegui saber o que ia acontecer, e por isso digo que ele é uma boa pedida.
"É a sensação da morte se aproximando do moinho."

Dassa 22/03/2020

É bom!
O livro conta a história de 4 pessoas que se tornaram muito amigas no colégio interno onde estudavam, ficaram inseparáveis e não quiseram ser amigas de mais ninguém! Inventam um jogo de mentiras pra se divertirem um pouco! Mas na casa de uma delas (a que morava próximo a escola) acontece algo que as acompanham por um longo tempo, e depois de 17 anos elas tem de se encontrar, pois esse algo que estava escondido começa a vir a tona!!!

Antônia Caroline 03/04/2020

Personagens fracas
Sempre desconfiei da obediência cega, principalmente entre amigos. A historia que o livro nos apresenta é a de um grupo de amigas, que seguem umas as outras sem questionar. Tudo gira ao redor de um segredo antigo, que no final até que foi bem trabalhado. Porém as personagens são fracas, são o tipo de pessoa que não agradam ninguém. Tem atitudes que outras pessoas não teriam, difícil de engolir. Mas a história é ok, vale a pena até pelo entretenimento.

Jeize.Vitorio 17/09/2020

Leitura super rápida e fluída.
"Afinal de contas, um muro ou paredenão é só parede não é só para manter os outros fora. Pode ser também para prender a gente."
Fiquei super envolvida com a história, não fiquei surpresa com o mistério, mas vale a leitura.

Lucas.Dill 27/04/2020

Curti o livro, sou fã da escritora.
O plot twist final foi bom.
Único ponto negativo foi a Freya, achei esse personagem insuportável.

Danniela.Torres 23/03/2021

Muito melhor do que A mulher da cabine 10
Eu gostei, bem mais do que imaginei. Meu último livro dela foi a mulher da cabine 10, e meu deus, foi uma péssima leitura. Mas mesmo assim quis dar mais uma chance e eu simplesmente adorei esse livro.
A amizade das meninas eu me identifiquei, achei que autora conseguiu entregar genuinidade entre as meninas.
E o mistério me prendeu. E até me surpreendi com o final.
Não é um livro nota 10, ele tem seus problemas. Mas no geral ele entrega o que promete.
Na dúvida entre ler A mulher da cabine 10 ou O jogo da mentira. Vai na última opção que vai ser sucesso.

Marcela212 02/06/2020

Eu sou muito cadelinha dessa autora, leio tudo que ela lança e sempre gosto

Luciana Dryer 09/06/2020

O jogo da mentira

🎨 Quatro amigas, um jogo e muitos segredos!
▪️
Regra nº 1 – Conte uma mentira.
Regra nº 2 – Insista na sua história.
Regra nº 3 – Não deixem que descubram.
Regra nº 4 – Nunca mintam uma para as outras.
Regra nº 5 – Saber quando parar de mentir.
▪️
🎨 A história é ambientada no semi-internato Salten House, na época em que Isa, Fatima, Thea e Kate viveram os melhores momentos da adolescência e consequentemente viviam entranhadas nas mentiras que criavam e no presente quando a maior de suas mentiras acaba vindo à tona, tudo contado pelo ponto de vista de Isa.
▪️
📚 Meu primeiro contato com a escrita da autora não foi muito promissor, mas insisti e a surpresa foi boa. Adorei o livro, a forma como a autora conduziu a trama, como construiu os personagens, nos fazendo amá-los e odiá-los, nos fazendo sofrer junto e nos fazendo imaginar qual o segredo tão assustador guardado por 17 anos pelas amigas.
▪️
🎨 A grande questão levantada pela autora, sem dúvida, é sobre a mentira e suas consequências. Mas ela também aborda o quanto pais instáveis e problemáticos afetam a vida dos filhos. O quanto é importante e belo termos em nossas vidas amigas verdadeiras e leais. E algo que me emocionou bastante foi ver a forma como a autora retratou a mulher que se entrega incondicionalmente à maternidade! ❤️
▪️
🎨 A leitura é fluída e instigante, cheia de situações que vão amarrando a trama. O desfecho final é bem chocante, mas compreendi o propósito da autora.
▪️
🎨 É um suspense leve e fácil de acompanhar, até mesmo por quem não é muito fã do gênero. Super indico!!!
❤️ Quote Preferido – “𝔖𝔦𝔤𝔞 𝔢𝔪 𝔣𝔯𝔢𝔫𝔱𝔢, 𝔳𝔦𝔳𝔞, 𝔞𝔪𝔢, 𝔰𝔢𝔧𝔞 𝔣𝔢𝔩𝔦𝔷, 𝔢
𝔫𝔲𝔫𝔠𝔞 𝔬𝔩𝔥𝔢 𝔭𝔞𝔯𝔞 𝔱𝔯á𝔰. 𝔄𝔠𝔦𝔪𝔞 𝔡𝔢 𝔱𝔲𝔡𝔬, 𝔫ã𝔬 𝔡𝔢𝔦𝔵𝔢 𝔮𝔲𝔢 𝔱𝔲𝔡𝔬 𝔦𝔰𝔰𝔬 𝔰𝔢𝔧𝔞 𝔢𝔪 𝔳ã𝔬.”

Paula 26/03/2022

Longo, muito longo...
Não costumo dizer que um livro é ruim. Nunca escrevi 350 páginas, então como posso dizer que quem fez essa façanha tenha realizado um trabalho ruim? Não, o livro não é ruim.... Mas eu não gostei!

Descrições exageradas, histórias forçadas, enredo que não engrena, final que tentou surpreender, mas... Não conseguiu!

Patricia.Areias 27/07/2020

Thriller Insosso
Protagonista sem carisma, personagens completamente apáticos com uma escrita que exausta por se tornar repetitiva. O plot twist é facilmente refutado, já que possui uma construção e argumento tão bobo. Reese Witherspoon, você me prometeu.......... :(

Gabriele 08/08/2020

Muito mistério para poucos acontecimentos
O jogo da mentira é um jogo que as meninas criaram que têm algumas regras, que inclusive faz parte das repartições do capítulo. Mas o mistério criado é tamanho que por um momento o leitor pensa que alguma coisa muito extraordinária vai acontecer, mas no fim, é muita enrolação para pouca surpresa que corresponda a isso, por este motivo não gostei.
Kory 19/08/2020minha estante
Simmm, comecei o livro e fiquei pensando ?a revelação vai chegar com tudo? e no final achei bem Blé, sem contar que só gostei da Fátima, o resto das meninas achei chatinhas.

Kel 01/09/2020

Podia ser melhor
Começou bem, prometia uma boa história. Foi despencando do meio para o fim, ficando arrastado. Fiquei decepcionada com o desfecho, deixou algumas questões não respondidas. Podia ter seguido um rumo diferente, mais emocionante.
Ricardo Tavares 03/02/2021minha estante
Exatamente isso. Parecia uma narrativa promissora. Tinha tudo para ser uma história empolgante, contudo, o jogo do título é uma mera desculpa, uma brincadeira de adolescentes que não condiz com pessoas aadultas na faixa dos trinta. A solução final foi previsível e insatisfatória.

Kel 08/02/2021minha estante
Desse jeito. Uma pena

sloth1 03/03/2023

Imaginar os cenários me deixou suficientemente entretida para terminar o livro porque o resto não interessa muito.

Dan 18/10/2020

Jogo de mentiras
Este livro já estava na minha lista desde que lançou, e felizmente superou minhas expectativas. Claro que tem suas falhas e tal, mas não posso ignorar o quão envolvente era, acho que por causa disso, ele se tornou um dos meus favoritos. Uma pena a nota dele ser tão baixa no skoob, porém entendo quem não tenha gostado, pois certas personagens tem atitudes tão  desagradáveis  que pra mim já seriam motivo suficiente pra desgostar do livro inteiro.

Narrado por uma das protagonistas, o livro começa no momento em que é descoberto um osso humano no reach, o que desecadeia a reunião de quatro amigas após anos.

A partir disso, o enredo vai indo por um caminho onde passado e presente se misturam, aonde algumas das muitas mentiras de isa, thea, kate e fatima podem ser desenterradas para destruir-las.

O jogo da mentira - inicialmente só jogado pela kate e thea - foi criado por thea pra subverter as tradicionais brincadeiras feitas com novatos, em prol de "devolver" os trotes na mesma moeda aos veteranos.

Até ai tudo bem, mas quando chegam mais duas adolescentes, essa "simples" brincaderia atinge um novo patamar. Juntas  são responsáveis por espalhar tudo quanto é tipo de boato, até que mentir deixa de ser uma brincadeira e se torna algo que poderia ser a chave da liberdade. Até não ser mais.

Isso é o que a isa vai nos contando ao longo do enredo. No começo deste, várias questões foram disseminadas, por conta disso eu não aguentei e fui atrás de spoiler, embora saiba que ir atrás disso só estraga a experiência, principalmente em livros assim.

Logo no começo achei tão empolgante, e por mais páginas que esse livro tenha, a leitura era tão fluída, que eu poderia ter terminado em uma ou duas tardes se eu tivesse quisto. O plot foi bem pensado ao meu ver, eu realmente não estava esperando por tudo aquilo. Bom, claro que se for analisar, a principal revelação teria sido um pouco óbvia, porém  a autora soube como tirar um pouco da obviedade incutindo algumas situações que faria qualquer um olhar e ter dúvidas  e começar a desconfiar de outro sujeito. No entanto, pra compensar, teve outra revelação que me pegou de surpresa.

Falando dos personagens, eu cheguei a gostar de todas as protagonistas de cara, mas ai comecei a desconfiar da kate, e dai só ladeira abaixo. Pois logo que as desconfianças surgiram, a isa se torna um porre de tão insuportável. Por exemplo ela recebe rosas na casa dela e do marido com um pedido de desculpas pelo o que aconteceu, não é totalmente honesta sobre isso com ele, mente sobre os cigarros, ele vê os desenhos de nudez dela, além do fato dela ir subitamente quando a kate liga, e quer que o cara pense o que? Para completar ainda fica ofendida com a insinuação de que ela o tenha traido, e fala de namoros tóxicos me dando a sensação que por ele não confiar nela ele é alguem assim, só que né, não existe confiança em alguém mentiroso. No fim das contas ele não estava muito errado. Queria que tivesse morrido, ao invés do que aconteceu com a **** e com o ***.
De verdade eu só não desgostei de thea e fatima, pois elas eram tão mal aproveitadas, que não deu tempo delas fazerem presepada que nem as outras.

O único ponto negativo  pra mim, foi a a falta de um aprofundamento maior em alguns personagens protagonistas, além de uma explicação pra algumas coisas que achei um pouco jogadas só pra fazer volume.  Acho que ter colocado perspectivas de todas teria ajudado nisso.

Todavia, preciso admitir que a autora conseguiu fazer um bom livro com um enredo que ter instiga até as últimas paginas. Sem sombra de dúvidas o melhor que li esse ano.
Ricardo Tavares 03/02/2021minha estante
Você precisa ler coisa melhor. Esse livro é apenas razoável. Leia algum livro de Karin Slaughter ou Lisa Gardner, são muito melhores, com personagens fortes e ação ininterrupta. Esse da Ruth Ware, em alguns momentos, me deu sono.

Dan 05/02/2021minha estante
Como assim coisa melhor? Não é porque você não achou bom, que deve falar pra mim ele coisa melhor. Eu gostei e você deveria apenas se limitar a falar da sua experiência, falar que não gostou e que tinha livros melhores para indicar. De toda a forma eu agradeço as recomendações. Mas eu não sei se faz muito meu estilo o dessa autoras, pelo o que eu vi a maioria dos livros delas pertencem a uma série, né?

Dan 06/02/2021minha estante
* ler coisa melhor

Ricardo Tavares 06/02/2021minha estante
Sou um leitor experiente e colecionador de thrillers e livros policiais. Já li de tudo um pouco. E digo de novo há livros muito melhores. Jo Nesbø, por exemplo é sensacional, já li toda série de Harry Hole. Os livros de Tess Gerritsen também. Leia um desses autores e tire suas conclusões.

Ricardo Tavares 06/02/2021minha estante
Nem todos os livros de Karin Slaughter pertencem a uma série. Flores partidas, assim como Ninguém pode saber são histórias independentes. Esse último vai virar série da Netflix. Vi que você não leu nada de Harlan Coben, leia algum livro do "mestre das noites em claro". Há vários muito bons, como A grande ilusão.