O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

@biaentreleituras 24/10/2019

Anos atrás, na época do colégio, quatro amigas formavam um grupinho impenetrável. Eram temidas e odiadas, mas tinham umas às outras e tinham o seu jogo, o Jogo da Mentira. As regras eram simples e o objetivo era enganar o maior número de pessoas, a pontuação variava de acordo com o grau da mentira e com o quanto a pessoa enganada acreditava nela. As quatro amigas não eram confiáveis e ninguém mais se aproximava delas, eram adolescentes cruéis que faziam qualquer coisa para obter mais pontos.

Isa, Fatima, Thea e Kate. Cada uma delas foi parar no internato por motivos diferentes. O pai de Kate era o professor de arte; Thea havia sido expulsa de vários outros colégios e tentava a sorte em mais um; Os pais de Fatima eram médicos e estavam envolvidos em trabalho voluntário e por isso não paravam em casa; A mãe de Isa estava muito doente e o pai se dividia entre trabalho e hospital, pelo bem da filha ele achou melhor enviá-la ao internato. E então elas se conheceram e logo se tornaram inseparáveis.

Foi um ano muito complicado, as mentiras que as amigas contavam tiveram resultado catastrófico e algumas deixaram marcas eternas. Aos finais de semana os alunos podiam ir para casa, mas elas preferiam ficar come Kate, Ambrose, o pai dela, gostava que a filha tivesse as amigas por perto e as tratava muito bem. Só que algo muito ruim aconteceu e Ambrose desapareceu. As quatro amigas foram expulsas do colégio de maneira sigilosa. O que quer que tenha acontecido ficou escondido, as quatro selaram um pacto e jamais revelaram os acontecimentos daquela noite.

Muitos anos se passaram e agora elas são adultas. Kate nunca quis sair de sua casa, continuou morando lá todos esses anos, aguentando o falatório local, as fofocas, as insinuações e provocações. Theo tem problemas com bebidas e está trabalhando em uma boate. Fatima assumiu o islamismo e se tornou médica cirurgiã, é casada e tem dois filhos. Isa acabou de ter uma filha, Freya, seu casamento está um pouco complicado, mas precisa superar, o marido não tem culpa do passado que ela tem. E vida de cada uma delas nunca foi normal, aquele ano jamais deixou de aterrorizá-las. Agora o pesadelo vai se tornar real. O passado ressurgiu com força e está cobrando a verdade.

Um osso humano foi encontrado no vilarejo onde elas estudavam e no dia seguinte Kate envia uma mensagem de texto para as amigas convocando-as, elas têm que se reunir novamente. O que aconteceu com Ambrose e qual a ligação que elas têm com o desaparecimento dele? Foram anos tentando manter esse segredo escondido e agora ele está por um fio. Kate precisa da ajuda das amigas, não poderia lidar com isso sozinha. E as amigas sabem que fazem parte disso tanto quanto ela e não hesitam em voltar para o lugar onde tudo começou. Onde as suas vidas mudaram para sempre.

Elas não são mais as mesmas, são adultas e têm uma nova percepção sobre as coisas. Agora elas enxergam o quanto foram cruéis naquela época e sabem que as pessoas serão hostis quando as virem novamente. O osso encontrado dá mais motivos para as pessoas falarem. Aqueles tempos com Ambrose, os dias na casa dele, o que elas faziam lá, ninguém entendia e ainda hoje as pessoas comentam. Isa, Theo, Fatima e Kate continuam guardando o segredo, mas agora elas descobrem que uma delas mentiu. O que acontece depois dessa descoberta é surpreendente.

*Resenha completa no blog > http://bit.ly/2MLl11d

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com/

Sumaia.Gomes 01/06/2020

Um dos primeiros livros indicados pelo clube de leituras da Reese que eu não achei incrível. Apesar de ser uma história interessante e um thriller até que bom, a verdade é que achei ele arrastado demais em alguns pontos, sem necessidade de tanta enrolação. Além disso o ponto central da trama não é tão animador e o final é um pouco decepcionante. Ou seja, é bom? É, não me arrependo de ter lido, mas não é extraordinário, é apenas OK.

Josy de Paulo 30/06/2020

Pensei que ia ser sobre meninas que contavam mentirinhas na escola, mas a história tomou um rumo completamente diferente e eu adorei.

Lari 06/07/2020

Eu havia lido que esse livro é bom pra quem gostou de "big little liars" (pequenas grandes mentiras) e concordo bastante, lembrei muito de quando eu li esse outro e amei a nova leitura. Fiquei viciada na história, em três dias eu já tinha terminado, porque é uma espécie de suspense/mistério em que quatro amigas tem um segredo que as deixa em uma situação bastante complicada, principalmente porque uma delas quebrou as regras do jogo da mentira e as outras não sabem de toda a verdade, tornando tudo mais delicado.

Houveram cenas em que eu fiquei bem tensa, com medo do que estava prestes a acontecer. As únicas coisas que senti falta no livro e não gostei muito é porque eu passei muito tempo esperando algo que fosse me surpreender intensamente e, por mais que tenha cenas surpreendes (e vale a pena ler), eu estou acostumada com suspenses que me deixam mais surpresa do que esse deixou, ainda mais porque o final teve alguns detalhes que eu previ, eu já estava adivinhando algumas partes e eu nao gostei do comportamento da protagonista nas últimas páginas. Achei que o final poderia ter sido escrito com mais cuidado, mas gostei muito desse livro e já fui atrás de outro da mesma autora.

Isa 14/01/2021

Demorei a entender a história, continuei lendo pra saber o que ia acontecer mas me surpreendeu bastante o final. Espera uma coisa completamente diferente.

Laís Araujo 28/03/2021

"Preciso de vocês". Todas elas sabiam o que essas três palavras significavam! Quando recebiam uma mensagem assim a única alternativa era ir ao encontro da remetente!

E é exatamente isso que Isa Wilde faz: Pega sua bebê e vai para a casa de Kate, sua antiga amiga da escola. Deixando para trás todo e qualquer problema pessoal, porque com certeza o motivo da mensagem é algo muito mais urgente!

Isa, Kate, Fátima e Thea eram inseparáveis na Saltem House, um colégio interno onde se conheceram e formaram uma grande amizade. Além de passar os finais de semana na casa de Kate, que é próxima a escola, o passatempo preferido do grupo era o jogo da mentira, em que elas contavam mentiras para as outras alunas, professores e funcionários da escola apenas para se divertirem às custas deles, até que um escândalo surge, o pai de Kate, um querido professor que foge dos padrões, é dado como desaparecido e todas elas são expulsas.

Anos depois, ossos são encontrados nas proximidades da escola e da casa de Kate, as meninas recebem a temida mensagem e todas estão reunidas novamente. Mas mesmo depois de tanto tempo, parece que o jogo da mentira ainda não acabou, porque verdades continuam sendo escondidas, até mesmo das participantes, contrariando algumas regras do jogo.

Agora elas terão que mergulhar de cabeça nessa teia de mentiras antigas e novas afim de descobrir o que é real e a verdadeira face de cada uma para aí sim desvendar o maior mistério, oculto a tantos anos!

? A tensão é palpável em cada página! Eu ficava nervosa para saber o que era real e o que era mentira e para que os segredos finalmente fossem revelados!

A sensação de perigo também era constante e isso me instigava a ler pra desvendar logo os mistérios! No final, o mistério nem era taaaao assim, mas eu adorei a escrita da autora! Achei instigante e o enredo bem desenvolvido!

Laís Araujo 28/03/2021

N A T 26/06/2022

Saiba quando parar de mentir!
Primeiro de tudo, eu estou muito chocada com o quão baixa a média de notas desse livro é. Não entendo que alguém tenha dado menos de 4 estrelas.
Um thriller no estilo mais clássico, com um pézinho no dark academia. Uma história cheia de plot twist no decorrer dos capítulos, com personagens apaixonantes no estilo "ela cometeu um crime, mas estava tão linda fazendo isso". Fiquei chocada e emocionada com o final. Vários personagens cheios de falhas, mentiras e atitudes hipócritas e questionáveis, mas que ainda assim sentimos empatia.
A única coisa que senti falta foi uma explicação melhor acerca dos desenhos, mas a minha teoria do que aconteceu me satisfaz o suficiente pra eu imaginar quem foi o responsável.
No geral, recomendo muito e mal posso esperar para ler outros livros da autora.

luanfidler 04/02/2023

achei a narrativa bem envolvente, as coisas foram acontecendo de um jeito até que bem fluido e fácil de acompanhar

o mistério principal antes da metade podia ter sido melhor construído, no final ficou só umas informações jogadas sem conexão aparente e demorou muito pra autora juntar essas informações de um jeito que fizesse sentido

gostei dos personagens, mas queria que as outras 3 do grupo tivessem construções melhores e mais aprofundadas, coisa que fica limitada pela narração em primeira pessoa

fiquei agoniado e vidrado nos mistérios, mas, de novo, tinha muitas coisas sem nexo nenhum em diversos momentos, e o final, do mesmo jeito que aconteceu nos outros livros que já li da Ruth, foi extremamente corrido e com muitas reviravoltas e plot twists ao mesmo tempo, difícil de achar verossímil

no geral eu gostei, mas queria ter gostado mais, de longe o livro mais fraquinho da autora

Patricia 24/03/2023

Meh
Livro com alguns furos na história e um plot twist meia boca. Vários acontecimentos toscos que são descritos como grandes reviravoltas.

Ane 22/04/2023

Achei esse livro aleatoriamente naquelas indicações do fim de um outro livro. Fui sem expectativas e isso foi bom, porque a decepção não foi tão grande. Poderia ser melhor.

Camila 01/07/2023

Gostei
Funcionou para mim. Um triller com quatro meninas, depois quatro mulheres...Quem conta a história é uma delas, mãe de uma bebezinha. Se passa em uma cidadezinha litorânea da Inglaterra.

HelenaRiva 10/07/2023

O Jogo da Mentira
Depois de um longo período de ressaca literária, esse livro foi meu comeback! Um thriller bem bom de ler, mas nada muito surpreendente, ou muito wow.
A leitura é rápida, com um suspense que prende e um final ok.

Laura 20/01/2024

A leitura fluiu muito bem até certo ponto. Tinha como personagens principais quatro amigas cercadas pelas próprias mentiras e um passado assombroso e misterioso. Só que a leitura se torna cansativa conforme as quatro se mostram adultas que nunca cresceram e que agem com a mesma arrogância e imaturidade da juventude. Claro que isso acontece na vida real e seria muito plausível que um grupo de amigas que se formou em uma escola agisse assim em conjunto, como nos velhos tempos, mas se tornou irritante quando essa coisinha meio "mean girls" se tornou o foco, e o suspense se perdeu.

Além disso, o que seria o grande mistério do livro é revelado muito cedo, e o que resta depois disso vai se arrastando por caminhos muito previsíveis e pouco interessantes até finalmente acabar. Por fim, ainda deixa uma sensação de incompletude, já que não sabemos o que aconteceu com cada uma delas após o que deveria ter sido um ponto alto durante o depoimento pra polícia. Achei que o ápice se adiantou, e a autora teve preguiça de finalizar com um nível maior de detalhamento.

Elizabeth 31/03/2024

Mentiras
Um jogo para não dar certo. Um jogo mortal, um jogo falho. Um jogo difícil ou o mais difícil. Até a verdade chegar nas últimas linhas.