O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

Tha 16/08/2021

Esse livro consegue ser melhorzinho que A Mulher na Cabine 10.
A história no começo é interessante, na realidade nos deixa curioso para saber o que ocorreu com as personagens.
O bebê em constante perigo é algo que incomoda demais.

Gabrielly.Bononi 26/06/2022

meio bleh
Gente, eu tava super animada pra esse livro desde que li o In a dark, dark wood, da mesma autora; o nome e a sinopse me despertaram bastante curiosidade pela história, mas me decepcionei um pouquinho. Não gostei nadica da protagonista, Isa, achei ela extremamente infantil e meio tosca, não faz sentido algum uma mulher madura, de 30 e poucos anos ter as atitudes e reações que ela teve na história inteira. O fato de todas as amigas terem perdido contato e ainda assim irem lá correndo atrás dessa Kate... Não sei se fez sentido, mesmo sabendo o motivo, tinha 17 anos que 3 moravam na mesma cidade e não conversavam mais, sei lá, achei meio meh. Também tem o fato dela sempre colocar a bebezinha dela em risco, gente? A criança tem 6 meses sabe?! A história ser toda no ponto de vista da Isa, acho que não foi muito legal e não funcionou tanto, talvez se tivesse uma divisão entre as 4 amigas poderia ficar mais legal. Sobre as outras personagens, a tal da Kate não gostei nada dela, menina chata do caramba, mimada, sei lá. Thea e Fatima eu gostei mais, inclusive gostaria de ter conhecido mais as duas, suas histórias de fundo, que são só mencionadas ali, jogadas na ideia central que é essa questão do jogo da mentira, que inclusive malema aparece, é o nome do livro, é o grande UAU da história, e não é quase mencionado. Senti que ficou rodando muito nessa Isa e na questão dela pessoal com o marido e com o amorzinho de adolescência, uma coisa bem meh mesmo, e não focou tanto no suspense e no plot da história, que foi um pouco previsível, devo dizer. A reação da escola nesse sentido também foi nossa, mega exagerada na minha opinião, não vi tanto caso pra ser criado assim. Não gostei muito do final também, das revelações lá, acho que enrolou um pouco e também não fez tanto sentido, especialmente o ato final em si, muita tempestade num copo d'água e até agora não entendi se ela terminou o livro com o homi ou não kkkkkk, mas tá bom.
Não foi um livro perfeito, mas a história me envolveu e eu realmente quis continuar lendo. Gosto da autora e da forma que ela escreve, só não acho que essa história entregou o que prometeu, é o famoso, prometeu tudo e entregou nada.

gabrielrjf 28/06/2020

Não entendi a nota baixa para o livro
Foi meu primeiro contato com a autora e posso dizer: QUE SURPRESA!!

Mano, livro tem 350 pág e nos dois primeiro dias a meta era 50 pág por dia. Acontece que no terceiro não consegui parar de ler e devorei a história até o fim!!

Temos aqui um drama e suspense bem escritos, onde todas as lacunas são preenchidas com maestria

Basicamente a história vai acompanhar a vida de quatro amigas, que na época de seus 15/16 anos estudavam numa escola de semi internato juntas, e se viram envolvidas no desaparecimento do pai de uma delas.

Dezessete anos se passam e elas retornam com a amizade forte que tinham, devido alguns acontecimentos.

Fiquei muito irritado com a narradora, Isa, e como ela é: totalmente possessiva com a filha, caga para o marido dela (que é extremamente o ideal de homem que eu quero ser) é chata, muito chata. Porém mesmo com a personagem narradora tão antipática, não tem como eu dar menos que cinco pra essa obra. Foi um daqueles livros que me pegou de jeito e já é um dos melhores do ano.

As quatro amigas têm personalidades bem escritas e são bem definidas; confesso que amei a Fátima (pra mim é a melhor das quatro) e depois a Thea. Kate e Isa não me desciam, mas confesso que são essenciais à sua maneira para a história.

É um daqueles livros que vou ficar pensando durante muito, muuuuuito tempo.

Leiam!!!!!!!!!!!

Tami 29/06/2020

Gostei da leitura, achei um bom suspense, apenas algumas cenas no final que achei meio sem lógica..rs..mas por ser o primeiro livro da autora que tenho contato me fez querer conhecer outros livros dela!

Adriana854 17/10/2023

O Jogo da Mentira
TÍTULO: "O Jogo da Mentira"

AUTORA: Ruth Ware

EDITORA: Rocco

SINOPSE: Regra 1: Conte uma mentira Regra 2: Insista na sua história Regra 3: Não deixe que descubram Regra 4: Nunca mintam umas para as outras Regra 5: Saiba quando parar de mentir Quatro amigas e um jogo perigoso. Talvez uma delas tenha quebrado uma das regras. Isa Wilde e suas três melhores amigas, Kate, Fatima e Thea, costumavam brincar de o Jogo da Mentira quando eram adolescentes em Salten House, um colégio interno no litoral da Inglaterra. Era um jogo com regras próprias, que girava em torno de inventar histórias perversas sobre professores e outras alunas. Mas a brincadeira teve consequências desastrosas, o período escolar acabou em tragédia e escândalo, e as quatro amigas foram expulsas sob circunstâncias misteriosas envolvendo o desaparecimento do pai de Kate, Ambrose, um excêntrico e querido professor de arte. Quase duas décadas depois, um osso humano é encontrado no mesmo vilarejo litorâneo onde elas estudaram e no qual Kate ainda mora. Na manhã seguinte, Isa, Fatima e Thea, as três outras mulheres do então inseparável quarteto, recebem de Kate o recado que sempre temeram, dizendo apenas: ?Preciso de vocês.? Reunidas novamente naquele lugar onde viveram momentos inesquecíveis de sua juventude ? as escapadas do campus, as belas lições de Ambrose, os encontros furtivos e as tardes passadas nadando no rio Reach ?, essas quatro mulheres precisarão lidar com aquela descoberta que pode, literalmente, desenterrar um terrível segredo. Em pouco tempo, torna-se evidente que uma delas quebrou uma regra importante do jogo: Nunca mintam umas para as outras. Intenso, imprevisível e com doses de suspense na medida certa, Ruth Ware constrói mais uma vez uma narrativa instigante em que histórias de vidas são contadas à medida que mistérios são revelados com uma tensão crescente, que prenderá o leitor da primeira à última página.

Gabriela.Jeronymo 07/03/2022

Bom!!!
Não vou dizer que foi o melhor livro que li nesse estilo, mas vale a pena tirar um tempinho pra conhecer essa autora.
Eu comecei achando um pouquinho arrastado como muitos disseram e não via a hora de realmente acontecer algo que me deixasse muito curiosa, e isso não aconteceu tanto como eu esperava.
Em alguns momentos desconfiei da pessoa errada, mas no fundinho sabia quem era o culpado.

Lauraxy 18/03/2024

Que 🤬 #$%!& foi essa?
Gente. Pior livro que já li na minha vida. O plot é ridículo, nojento e previsível. Os personagens tem a profundidade do prato mais raso de uma loja e a burrice de 1000 bolsonaristas. No final eu já estava com ódio de TODOS. Juro, os jumentos vão lá e fazem tudo que fizeram e ainda saem como heróis no final 🤬 #$%!&
Na hora que terminei eu quis botar fogo nessa merda, só não fiz pq gastei dinheiro nessa porcaria

Ricardo Tavares 23/02/2021

O jogo da mentira
Regra 1: Conte uma mentira
Regra 2: Insista na sua história
Regra 3: Não deixe que descubram Regra 4: Nunca mintam umas para as outras
Regra 5: Saiba quando parar de mentir

Quatro amigas e um jogo perigoso. Talvez uma delas tenha quebrado uma das regras. Isa Wilde e suas três melhores amigas, Kate, Fatima e Thea, costumavam brincar de o Jogo da Mentira quando eram adolescentes em Salten House, um colégio interno no litoral da Inglaterra. Era um jogo com regras próprias, que girava em torno de inventar histórias perversas sobre professores e outras alunas. Mas a brincadeira teve consequências desastrosas, o período escolar acabou em tragédia e escândalo, e as quatro amigas foram expulsas sob circunstâncias misteriosas envolvendo o desaparecimento do pai de Kate, Ambrose, um excêntrico e querido professor de arte. Quase duas décadas depois, um osso humano é encontrado no mesmo vilarejo litorâneo onde elas estudaram e no qual Kate ainda mora. Na manhã seguinte, Isa, Fatima e Thea, as três outras mulheres do então inseparável quarteto, recebem de Kate o recado que sempre temeram, dizendo apenas: ?Preciso de vocês.? Reunidas novamente naquele lugar onde viveram momentos inesquecíveis de sua juventude ? as escapadas do campus, as belas lições de Ambrose, os encontros furtivos e as tardes passadas nadando no rio Reach ?, essas quatro mulheres precisarão lidar com aquela descoberta que pode, literalmente, desenterrar um terrível segredo. Em pouco tempo, torna-se evidente que uma delas quebrou uma regra importante do jogo: Nunca mintam umas para as outras. Intenso, imprevisível e com doses de suspense na medida certa, Ruth Ware constrói mais uma vez uma narrativa instigante em que histórias de vidas são contadas à medida que mistérios são revelados com uma tensão crescente, que prenderá o leitor da primeira à última página. (Resenha da editora).

Minha opinião
Quando li a resenha da editora fiquei muito empolgado com a narrativa e louco para ler.
Quando comecei já percebi que a trama não era tão boa. Afinal de contas, na vida real ninguém faz um pacto com 3 amigas e se dispõe a largar tudo por uma amiga de juventude. Mas, vamos aceitar que a hipótese seja plausível. Acho um absurdo alguém com uma criança de 6 meses se deslocar como se fosse o fim do mundo para socorrer alguém que não via há mais de 10 anos. Vamos relevar isso também. Essa protagonista tem uma filha de 6 meses e vai para um baile noturno deixando sua filha com uma estranha de apenas 15 anos e se diverte e se embebeda com as amigas. Esses são apenas alguns fatos, há outros que mostram que as mulheres quase na faixa dos 30 anos ainda se comportam como se tivessem metade dessa idade. Achei o livro um tanto ou quanto inverossímil, com muitos absurdos, descrições demais, pontas soltas em demasia. A escrita de Ruth Ware não me fisgou. Não achei uma narrativa fluida e envolvente, os personagens não são cativantes. Foi uma decepção. Espero ler outros livros da autora para desfazer a má impressão, mas não tenho a menor pressa. Achei a história arrastada e mau elaborada, com subtramas fracas.
lenny.l.jovo 23/02/2021minha estante
Eu ainda estou a ler o livro e estou bem no início, ainda não tenho uma opinião formada. Mas acredito que as questões de maternidade que você cita na resenha sejam muito subjectivas, vão de acordo com os seus princípios mas não acho que sejam atitudes erradas. Deixar o seu filho de 6 meses com uma babá para poder ir para uma festa não é errado, pois eu vejo como uma forma de desanuviar, uma vez que a mulher fica privada de ser "egoísta" desde o período da sua gravidez, é justo ela buscar um alívio do seu "novo" quotidiano.

Ricardo Tavares 24/02/2021minha estante
Lenny, não se trata de deixar com uma babá, mas de deixar o seu primeiro filho com alguém que não conhece, e essa pessoa é uma adolescente e vai ficar sozinha com a bebê no meio do nada. Leia mais um pouco e você talvez mude de ideia.

lenny.l.jovo 24/02/2021minha estante
Kkk Vamo ver... Mas por enquanto tá chato o livro

Ricardo Tavares 24/02/2021minha estante
A história melhora um pouco depois da festa na antiga escola das quatro amigas.

Duda @pagesofduda 15/09/2021

Queria poder dizer que gostei?
Mas seria mentira! A história é enrolada e longa, além disso, o final ficou looooonge de ser bom e surpreendente, muitas coisas nem fizeram sentido. Me decepcionei, o que é triste, pq as vezes eu me nego a admitir que existam livros ruins ?

Coisas de Mineira 03/08/2020

O Jogo da Mentira foi minha primeira experiência com a autora Ruth Ware, apesar de eu ter tido interesse em conhecer seus livros anteriormente. Ela é escritora do Em Um Bosque Muito Escuro, e é aclamada pelo sucesso de A Mulher Na Cabine 10. Por isso eu tinha certeza que iria me deparar com uma escrita de qualidade. Então fui de coração aberto para o que O Jogo da Mentira tinha para mim.

Ware, escritora que se dedica a temas como crimes e suspense, e recebeu o título de Agatha Christie dos dias atuais. Olhem que honra. Mas, realmente sua escrita nos entrelaça de tal forma, que quando percebemos já estamos enredados à sua teia.

O título é bastante literal, pois iremos conhecer com detalhes do que se trata O Jogo da Mentira. As participantes dele são quatro garotas. Essas que, um dia foram adolescentes, e que estudavam juntas em um colégio interno no litoral da Inglaterra. Estou falando de Isa, Fatima, Thea e Kate. Cada uma com uma personalidade característica e marcante. E ressalto desde o início que uma das melhores sacadas da autora, foi conseguir manter as características de cada uma delas.

Descobriremos no decorrer da leitura o motivo de cada uma das adolescentes terem sido enviadas para essa escola. Enfim, tenha em mente que essas amigas estão eternamente ligadas por um segredo enorme, e terrível. O que para mim, foi bastante interessante. Fiquei muito apreensiva buscando entender o que pode vir a ser esse tal segredo. Segredo esse que faz quatro adolescentes manterem laços unidos por toda a vida. E mais… Firmes e fortes em não revelá-lo a ninguém.

“Por que não entendi isso? Por que não entendi que uma mentira pode sobreviver a qualquer verdade, e que nesse lugar as pessoas lembram?”

Voltando um pouco no tempo, há 15 anos, Isa Wilde chega a Salten House – o tal colégio interno supracitado. Entre alguns acontecimentos na condução até o colégio envolvendo quatro adolescentes, e interesses das meninas uma nas outras, nasce ali um grupinho de amigas. Fatima, Kate, Thea e Isa, garotas de 17 anos, se tornam inseparáveis. Mesmo Fatima e Isa tendo acabado de chegarem à escola.

As meninas além de unidas ali na escola, passam os fins de semana juntas na casa de Kate. Elas caminham por meio de pântanos, florestas, e passam seus dias tomando sol e nadando no rio que passa ali por trás das dependências da família. O pai de Kate é muito liberal, e é também o professor de Artes no semi-internato onde as meninas estudam. Ah, não posso deixar de falar do “meio irmão” de Kate, o Luc. Ele está sempre por perto.

Bom, para de fato entender o título do livro, você precisa saber que O Jogo da Mentira foi criado por Kate e Thea. As adolescentes se tornam assustadoramente excelentes mentirosas. Elas competem entre si, mas também buscam enganar todas as outras pessoas. Se contam pontos a respeito do tipo da mentira, e o quanto convincentes elas foram. As inverdades vão ficando cada vez mais críveis. Elas acabam por se tornar ótimas atrizes. Deixando pouca margem para os demais perceberem que estão de fato mentindo sobre algo. Até que algo aconteceu. Não sabemos o que é. Mas sabemos que é grave… Pois agora, elas mentem por suas vidas.

Mas, o jogo tem regras a serem cumpridas? Com certeza. Segue…

Regra 1: Conte uma mentira;
Regra 2: Insista na sua história;
Regra 3: Não deixe que descubram;
Regra 4: Nunca mintam umas para as outras ;
Regra 5: Saiba quando parar de mentir.

A trama é narrada por Isa, que hoje está vivendo em Londres com seu companheiro, e tem uma filha ainda bebê, chamada Freya. É advogada e tem 32 anos. Uma noite, inesperadamente ela é acordada por uma mensagem de texto enviada por Kate. Ela diz simplesmente: “Preciso de vocês”. E isso é como um código secreto entre elas quatro, que já há muito tempo não vinham se falando por motivos de “vida que segue”.

O “x da questão” se dá porque uma pessoa passeando com seu cachorro por Salten, acaba encontrando um osso perto da praia. Esse osso é humano. E foi aí que começaram todos os problemas. A quem pertencerá esse osso? Quem morreu? E porque ele não está devidamente enterrado com todos os ritos funerários? Pois bem! É só o início de nossas perguntas.

Kate vive sozinha ainda na mesma casa, que hoje está um pouco mais destruída pelas ações do tempo. Isa não pensa duas vezes. E sem ao menos questionar, carrega sua bebê juntamente consigo, e vai ao encontro da amiga que solicitou socorro. Certamente, Isa crê que Kate não a contataria se não fosse extremamente necessário. Fatima e Thea também se deslocam ao encontro de suas duas amigas.

“Eles estão aqui (…) só eles, nós também, os fantasmas do nosso passado, as meninas magras e risonhas que fomos antes daquele verão que terminou com um desastre cataclísmico e nos deixou cheias de cicatrizes, tentando seguir em frente, mentindo não mais como um jogo, e sim para sobreviver.”

Isa percebe como o passado das quatro amigas é entrelaçado de tal forma, que não há forma de desatar esse nó. Porquanto, percebemos que as mulheres criadas por Ware são fortes, com instinto aguçado, resolvem seus problemas e não são subjugadas. Adolescentes agem de forma impensada e muitas das vezes, de forma arrogante. É normal quando juntas, as meninas se sentissem superpoderosas, e serem egocêntricas quando sozinhas. Vemos que a autora criou um time de meninas que fazem qualquer coisa para se safar de uma enrascada. Seja ela qual for!

A desculpa plausível das quatro estarem ali depois de tanto tempo, é um jantar de ex-alunas do colégio Salten House. Mesmo que elas nunca tenham estado em nenhum dos outros encontros. Imaginem que as quatro mulheres reunidas ali na casa da Kate, tenha sido um momento muito especial. Permeado de lembranças e muito saudosismo de quando eram apenas garotas preocupadas em enganar todas as outras pessoas. Com essas lembranças, também vamos tendo flashes do passado, que vem a colaborar com a construção das nossas próprias teorias.

Concluindo, deixo você com uma certeza: possivelmente a maior das mentiradas praticadas por Thea, Fatima, Kate e Isa está para vir à tona. Do que se trata, e se elas estão em perigo por causa desse segredo que quer emergir após tantos e tantos anos, é algo que vou deixar para você descobrir! Eu gostaria muito de saber se essas mulheres se arrependem das escolhas feitas quando adolescentes. Ou se acham justo as consequências de sua grande mentira.

“Fecho os olhos e ouço os sons do passado, me imagino de novo a menina que era, uma menina ainda com as amigas por perto, com os erros ainda no futuro.”

A edição de O Jogo da Mentira, que no Brasil é publicada pela editora Rocco, traz uma capa onde podemos ver uma rede de pesca. Já predizendo onde vamos parar quando começamos essa leitura. Se o próprio título está emaranhado, imagine a gente. A fonte escolhida é muito confortável para leitura. Assim como a gramatura e tipo de papel escolhido para impressão. Apostando no “menos é mais”, a Rocco nos entrega uma diagramação simples e impactante. Recomendo muito a aquisição dessa obra, para que você também possa descobrir qual é o maior segredo dessas melhores amigas! Em suma, essa é uma obra que não deve ser desperdiçada.

Ruth Ware é uma autora britânica de thriller psicológico. Nasceu em 1977, e trabalhou como garçonete, livreira, professora de inglês (para estrangeiros), e assessora de imprensa. Isso tudo antes de escrever seu primeiro romance: Em Um Bosque Muito Escuro. Vive em Londres com seu marido e seus dois filhos.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/o-jogo-da-mentira/

Manu 05/01/2021

A sinopse do livro até que atrai, mas achei um suspense morno e não empolgou. Ficou aquém das expectativas.

Capitu.Jamaittes 25/01/2023

Eu estava bastante ansiosa pra ler esse livro. Decepção é a palavra.
O suspense é fraco, cheio de furos, a história é entediante.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/06/2022

Quase duas décadas depois, um osso humano é encontrado no mesmo vilarejo litorâneo onde elas estudaram e no qual Kate ainda mora. Na manhã seguinte, Isa, Fatima e Thea, as três outras mulheres do então inseparável quarteto, recebem de Kate o recado que sempre temeram, dizendo apenas: "Preciso de vocês."
Reunidas novamente naquele lugar onde viveram momentos inesquecíveis de sua juventude – as escapadas do campus, as belas lições de Ambrose, os encontros furtivos e as tardes passadas nadando no rio Reach –, essas quatro mulheres precisarão lidar com aquela descoberta que pode, literalmente, desenterrar um terrível segredo. Em pouco tempo, torna-se evidente que uma delas quebrou uma regra importante do jogo: Nunca mintam umas para as outras.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532531445

Karen 21/12/2021

Thriller subestimado
Ótimo livro de mistério e que, infelizmente, não teve a sua merecida atenção da editora quanto a sua divulgação.
"Aquelas coisas, aquelas coisinhas inocentes e perfeitas estão arruinadas e sujas, e jamais sentirei o mesmo carinho por elas de novo.".
Renata Cavalcante 21/12/2021minha estante
Bom saber. Já vou anotar aqui. ?

Ka Antonelli 29/01/2022

Surpresa
Meio enrolado no início, mas me surpreendi com o final, todas as minhas apostas estavam erradas... Meu faro pra detetive hoje falhou miserávelmente hahahha
Rafael Kerr 29/01/2022minha estante