O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

Ilana 03/06/2020

Apenas um erro, espero
O jogo da mentira de Ruth Ware acompanha Isa Wilde, uma advogada que recebe o chamado urgente de uma amiga da adolescência. Fatima e Thea também recebem o chamado de Kate. As três deixam suas vidas em pausa e voltam para o lugar que juraram nunca mais voltar: Salten, uma cidadezinha com muita história, mas também com um passado cheio de mentiras e erros, principalmente delas.

O livro tinha tudo para ser um bom suspense, personagens voltando para ajudar uma amiga, um segredo escondido, fantasmas do passado... Mas não rola.
Isa é a narradora, vemos tudo por seus olhos e fica difícil entender como coisas tão óbvias, como histórias tão fracas, podem tirar tanto o sono da personagem-narradora.

Ela e as outras se conheceram na adolescência por pouco menos de um ano, mas se tornaram boas amigas, capazes de fazer coisas difíceis uma pela outra. Mas em alguns momentos a amizade parece vinda apenas de alguns membros do grupo.

Ware tenta não deixar a leitura maçante, mas não consegue. O jogo da mentira em si, que tinha tudo para se transformar em algo perigoso no passado (já que Isa narra entre o presente alguns momentos do passado, quando todas elas estudaram juntas na Salten House, a escola em que o pai de Kate era professor delas e acaba se tornando um pouco mais que mestre para as meninas), acaba sendo só motivo para fofocas e alguns "vergonhas" futuras.

O desenvolvimento é lento e mesmo gostando desse tipo de desenvolvimento, no livro só serve para nós entediar. A ação chega tarde, vai embora cedo e ficamos apenas com um gosto na boca e várias páginas para ler ainda.
Isa é tão temerosa para uma mulher adulta, casada e com uma filha. Suas falhas não são do tipo que eu esperava para a personagem, ex: mentir sobre algo que poderia facilmente descoberto por nervosismo. Irônico, já que durante o livro ela parece ser capaz de guardar segredos e mentiras muito maiores.

Das outras garotas, Fatima é a mais interessante e também a mais sensata do grupo. Thea é a pessoa que expressa seus medos descontando na bebida e no cigarro. Kate, a dona do chamado, é uma incógnita nada bem-vinda. Alguém que claramente não aprecia o que as amigas fizeram por ela e essa falta de empatia por Kate é boa, já que há uma romantização enorme por parte de Isa.
Baixei para duas estrelas e meia justamente por causa da romantização final da personagem, é um exagero, é totalmente sem noção e acaba minimizando todas as ações de alguns personagens, que aparentemente acabam virando mártires na mente confusa da nossa narradora.

Alguns poucos pontos me deixaram interessada na narração, como a cidade de Salten, que aparece pouco e em poucas cenas; o passado, onde podemos ver como os personagens centrais se comportam - mesmo que acabe não acrescentando muita coisa à história - e a forma como Isa, às vezes, fala sobre a maternidade e casamento, de forma realista, embora também passe um pano danado para a maioria dessas coisas.

O livro não foi o que eu esperava, não me empolgou quando deveria e ainda assim espero ler outro da autora, para conferir se esse livro foi apenas um erro.

Roberta Kwietniewski 25/08/2020

LIVRO MEDIANO
O Jogo da Mentira foi uma leitura bem agradável, Ruth sabe como prender o leitor.

Porém a leitura não teve nada de muito surpreendente no sentido de inovação do enredo e gênero suspense.

Para mim foi um suspense gostoso, cheio de plot twist porém nada mais que isso.

Leticia_gg 31/08/2020

Certamente é um livro intenso, mas não necessariamente um livro bom. Há cenas cuja função na narrativa eu ainda continuo questionando. Outras, são de absurdar qualquer um pela falta de noção. Para mim, pareceram peças encaixadas na posição errada do quebra-cabeça. No entanto, ainda acho que é um livro que vale a leitura porque merece que cada leitor tire suas próprias conclusões. O andamento do enredo é bom, não é cansativo apesar da limitação de cenário, e gostei muito das quatro amigas, ainda que tenham me irritado um pouco em algumas partes. Queria ter sabido mais sobre o destino delas, especialmente o de Thea. Acredito que seja uma leitura digna, ainda que no final nos deixe com aquela sensação de que podia ter sido muito, muito mais.

lecofaria 21/10/2020

O Jogo da Mentira, de Ruth Ware
Suspense e mistério ditam as regras de O Jogo da Mentira, onde conhecemos a história de quatro amigas que, ao se conhecerem aos 15 anos em um colégio interno, criam uma relação para toda a vida. Além disso, elas vivem o jogo da mentira, com regras próprias e que, aparentemente, deixou marcas em todas.

Dezessete anos depois de se conhecerem no colégio interno, Isa, Kate, Thea e Fatima juntam-se novamente para dar continuidade a maior mentira de suas vidas. E é descortinar camada a camada dessa história o que fazemos ao virar as páginas do livro.

A trama é interessante, tem até boas viradas, mas sofre de um mal terrível: que protagonistas... chatas! Eu adoro protagonistas mulheres e tenho algumas que são minhas preferidas. Mas essas aqui, putz, que chatice, principalmente Isa, a narradora. É difícil ter empatia com os dramas bobos e as decisões imbecis que ela toma desde a primeira página. O que é uma pena, pois o livro ficaria bem mais interessante se suas protagonistas fossem melhor trabalhadas.

Terminei a Leitura em: 02/09/2020
Cotação: 3 estrelas em 5

Isadora.Martins 14/12/2020

Preguiça...
Comecei o livro super empolgada, já tinha ouvido falar dele e foi super bem recomendado, mas aí começa uma enrolação, um vai e vem, as explicações vão sendo jogadas todas para o final (dos 70% pro final a história começa a nos prender) e acaba se transformando num desfecho raso e sem emoção, como se tudo tivesse se resolvido de um jeito muito simples.
Enfim, fiquei decepcionada com o rumo da história e explicações sem muito nexo.

Denise 12/02/2021

Um pouco decepcionante
A trama do livro é até interessante. mas a protagonista não conseguiu me cativar. Acho que se o livro fosse narrado pelas 4 personagens principais, seria bem melhor. Só temos as teorias da Isa, que narra tudo o que aconteceu, e ela é insegura demais. O desfecho não conseguiu me empolgar. Encerrou de uma maneira fria , sem nenhuma emoção. Enfim, o livro não é ruim. Mas recomendo que leiam sem grandes expectativas.

Vanda 21/08/2023

Desde o início do livro a autora nos deixa curiosos sobre alguns personagens e sobre o que aconteceu com eles. Achei meio demorado a revelação das histórias sendo que nem era grande coisa assim. Fiquei muito empolgada para o final e nao foi grande coisa.

Além do mais, a descrição exagerada de cenarios torna a leitura um pouco cansativa.

Ju Martinez 14/10/2021

Um livro bom, mas com gostinho que poderia ser melhor, ficou um pouco sem sentido o final. Terminei ele na esperança que ia melhorar, mas tem leituras que é assim. Enfim, poderia ser melhor...

Syl Tobaldini 25/02/2022

Até quando você seria capaz de sustentar uma grande mentira?
Que preço você estaria disposto a pagar para conseguir guardar um segredo?

Neste livro, Ruth Ware explora mais uma vez fortes personagens femininas. Quatro garotas que se conhecem na escola, quatro realidades distintas que vão se unir para sempre por um jogo: o jogo da mentira.

Uma forma de se sentirem superiores? Protegidas? Intocáveis? Parte um grupo exclusivo? Acho que todas as alternativas explicam o motivo de Kate, Isa, Thea e Fatima terem deixado esse jogo, aparentemente inocente, ter chegado tão longe.

As regras eram claras: conte uma mentira; insista na sua história; não deixe que descubram; nunca mintam uma para as outras, e, o mais difícil, saiba quando parar de mentir.

É essa última regra que vai prender para sempre essas amigas a um grande segredo.
Mas, como já sabemos, grandes segredos são difíceis de ser esquecidos e, mais cedo ou mais tarde, toda mentira é descoberta.

Esse grande segredo vai cobrar seu preço quando as quatro amigas já são adultas, com suas vidas bem (ou mal) resolvidas, virando suas rotinas de cabeça para baixo e obrigando-as a se reunirem após mais de uma década separadas.

A trama começa lenta e vai esquentando mais para a metade do livro. Tenho que confessar, esse não foi o meu livro favorito da autora, apesar de ter, sim, gostado da leitura. Achei um pouquinho arrastado e repetitivo, algumas idas e vindas nas memórias de Isa (vemos os acontecimentos pelo olhar dela) foram bem cansativas. Mesmo assim, é uma leitura que vale a pena para quem gosta do gênero e quer um bom entretenimento.

Gostei demais das personagens, tirando alguns poucos pontos (pelamordedeus, Isa, quem leva um bebê para tantas situações perigosas?? 😰). A autora também aborda (de forma um pouco rasa e apressada) alguns temas muito importantes, como transtornos alimentares, questões de fé e até onde podem ir os pais na tentativa de protegerem os seus filhos.

site: https://www.instagram.com/p/CaYUhlhLGHh/?utm_source=ig_web_copy_link

Cacau 06/04/2022

Achei a temática massa, fiquei curioso para saber onde tudo acabava mas achei um desfecho comum sem surpresa. Protagonista fraca.

Carol.Ramone 06/08/2023

Li rapidinho pra saber logo o desfecho. Tantos segredos e mistérios...
O final me deixou triste e chocada.

AnaPAssis 26/11/2022

O livro é muito bom, apesar de eu ter achado o plot um pouco previsível... A protagonista, Isa, me irritou bastante em alguns momentos, mas quem gosta de thriller pode curtir.

Daniely.Chernioglo 20/12/2022

Confesso que eu esperava bem mais desse livro.
O enredo em si é muito bom, mas o desenrolar das situações não me agradou.