Casa Glass

Resenhas - Casa Glass

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

danilo_barbosa 20/09/2011

Cidade dos vampiros
Não sei porque, mas o estado do Texas, nos EUA, sempre foi um dos lugares mais marcados no terror. tanto no cinema quanto na literatura, ele está sempre presente. Aquele povo feio, meio sem dentes na boca e lugares quentes e sujos, como no Massacre da Serra Elétrica já apavoraram meus dias.

Agora um novo terror chega ao Texas com a ajuda de Rachel Caine - Vampiros! Pois é, sejam bem-vindos a Morganville, uma cidade como nenhuma outra que eu já li. Diante de um mundo com tanta criminalidade e problemas, a cidade texana é exemplo de perfeição. Até demais... Por que? Por ser comandada pelos eternos sugadores de sangue! Lá são eles que ditam as regras e tomam vida dos humanos com quem convivem com punhos de ferro.

Lá também fica a TPU - Universidade Texas Prairie, onde Claire acaba indo estudar, para ficar perto dos seus pais. Ela é a perfeita CDF que é vitima constante de bullying, graças a Mônica, a perversa do dormitório estudantil que ela morava e as meninas que sobrevoam em volta dela como moscas. Até que um dia um destes ataques ultrapassa todos os limites que Claire poderia imaginar. Magoada, com medo de morrer, ela decide enfrentar a vida fora do Campus e procurar um novo lugar para morar.

É dessa forma que ela chega a Casa Glass (Editora Underworld, 286 páginas), a mansão antiga herdada pelo misterioso Michael Glass de seus pais, à procura de um abrigo. Fugir da presença de Mônica, do Campus e de todo mundo que a olha diferente. Mas nem imagina que o Campus do TPU é um território neutro e que sair daqueles muros é entrar num universo diferente de tudo que ela imaginou.

Com todas estas mudanças (naturais ou não) ela arruma novos amigos - o caliente Shane, que abala as estruturas de Claire e Eve, a sua meiga amiga com visual de roqueira. Mas também descobre novos inimigos, que fazem a temível Mônica parecer fichinha.
Com certeza, ela nunca mais verá a noite da mesma forma...

Este é o primeiro livro da série Os Vampiros de Morganville e não sabia o que pensar ao começar a leitura. Em alguns pontos me surpreendi imensamente por não se tratar de um livro de terror e nem os vampiros pós-Crepúsculo (graças ao bom Deus!).

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Biia 26/05/2011

Adorei!! Leia mais em http://fatoselivros.blogspot.com
Assim que o livro chegou aqui em casa eu me encantei pela capa... sombria, misteriosa... nem olhei direito para o título. Segundos depois, eu vi a palavra Vampiros, e soltei um suspiro! "Oh nãooo! Vampiros? Quem aguenta? Eu já cansei!" Porém, mesmo contra a vontade de ler uma história sobre os chupadores de sangue, eu comecei a ler... e não parei mais!

Casa de Glass, conta a história de Claire, uma garota de dezesseis anos que vai estudar numa faculdade perto de sua casa. Super inteligente, Claire acaba sem querer humilhando a sociopata Mônica, uma patricinha que dominava a faculdade. Numa noite, Claire é ameaçada por Mônica e sua "pequena gangue" de patricinhas, as moniquetes, e decide que está na hora de sair dali e sobreviver, mesmo que fosse contra o desejo de seus pais, que achavam que ali, a garota estaria protegida.

Procurando nos classificados do jornal, Claire acha uma anúncio e decide ir lá na manhã seguinte. Chegando ao seu destino, e talvez sua nova moradia, Claire encontra a estranha gótica porém simpatica Eve, o rebelde e fofíssimo Shane e o enigmático Michael que a principio não aceita Claire em sua casa, -por ela ser menor de idade- mas depois acaba a deixando morar ali, por algum tempo até que ela consiga resolver seu problema com Mônica.

Aos poucos, Claire vai encontrando a proteção naquele grupo de novos amigos, porém alguma coisa está errada naquela misteriosa cidade de Morganville. É então que ela descobre que a cidade é comandada por vampiros que dão proteção a alguns humanos que usam braceletes que identificam a que vampiros eles "pertecem', por assim dizer. Claire finalmente descobre o segredo que é guardado ali na cidade e principalmente na casa de Glass e seus moradores.

Eu confesso que o tema vampiro já estava meio cansativo, porém, esse livro quebrou todos as minhas novas intolerâncias contra livros com esse tema. Casa de Glass é um livro de leitura leve, interessante e rápida, e apesar das mais de 200 páginas, o livro te "prende' tanto, que você consegue ler em pouquíssimos dias. O único ponto negativo são os milhares de erros, como aspas que não deveriam existir, travessões no meio das frases e em algumas vezes a falta deles e principalmente erros de digitação, que tornam a leitura um pouco cansativa, visualmente falando.

Mas enfim, mesmo que você esteja cansado de ler sobre vampiros, esse é um livro que vale a pena ser lido, a história é cativante, os personagens são interessantes e carismáticos e o livro é prazeroso de se ler.

Agora só é esperar que a Editora Underworld, não demore muito a publicar a continuação, porque o finalzinho do livro...nossa, só lendo mesmo!

Aline 04/01/2010

Morganville Vampires vai virar filme ou serie

Os direitos da série de livros The Morganville Vampires, da Rachel Caine, foram vendidos para o produtor britânico Charles Armitage da Noel Gay Motion Picture Company (Reino Unido).
Fonte: http://topblogs.ligg3.com.br/the-morganville-vampires-podera-virar-filme-ou-serie-de-tv/

@lecobastos 07/05/2011

Olha onde eu fui me meter mais uma vez, pensei com pessimismo assim que abri o pacote do Correio, em minhas mãos estava mais um livro – entre milhares! – que tratavam sobre vampiros, mas eu estava enganado.
Os Vampiros de Morganville I – Casa Glass da escritora Rachel Caine (Editora Underworld, 2010) tem algo de diferente. O suporte da trama principal não é feito por um romance sobrenatural repetido incansáveis vezes desde que Bella e Edward se encontraram em Forks.
Claire é a personagem principal, uma garota inteligente de dezesseis anos que vai estudar na universidade mais próxima de sua casa, na misteriosa cidade de Morganville.
Nem bem ela se acostuma com o novo ambiente e já começa a sofrer bullying vindo da patricinha e psicopata Mônica e suas amigas. Com medo de ser assassinada durante a noite ela encontra refúgio na Mansão Glass ao lado de Eve, Michael e Shane.
Para uma garota que passou a vida em uma solidão profunda três novos amigos parecem ser um grande presente do destino. Eve é uma gótica que trabalha em um café no turno da noite, Michael é um ótimo músico que desaparece durante o dia – literalmente! – e Shane é um ser humano composto de músculos e nenhum cérebro, diga-se de passagem.
Onde estão os vampiros então? Bem, eles estão onde deveriam estar o tempo todo na literatura para os moralistas, criando pânico. A cidade funciona em uma hierarquia onde não se sabe quem é o chefe.
Há toque de recolher, algumas famílias devem fazer doações quinzenais de sangue e para não ser atacado do nada você precisa de Proteção de algum sanguessuga. No meio da história também existe espaço para magia e vidência.
Alguns comportamentos de Claire não combinam com seu elevado QI, o que faz muitos torcerem o nariz para a solidez do personagem, mas eu me pergunto, não somos assim também?
Não é um dos mais bem escritos livros ou uma das melhores obras de todos os tempos, mas é um bom entretenimento para depois que se chega cansado da faculdade e o seu único desejo é esquecer um pouco da realidade. Nem que você não lembre o nome dos personagens depois que se fechar o livro.
A melhor parte, talvez seja a recorrente sensação de perigo inevitável que espreita todos em Morganville e que faz Claire e o leitor ficarem sufocados. Aquele sentimento que só consegue ser despertado pelos melhores filmes de thriller.
O término do livro é digno de um fim de uma temporada de seriado norte-americano onde você diz: PQP eu tenho que ver o que acontece em seguida! Detalhe que pode aguçar a curiosidade de alguns ou criar um ódio eterno para outros...
Partindo do princípio que a série mais longa que já me aventurei a ler e ainda não terminei foi Desventuras em Série (com 13 volumes) e esta pretende trazer 12 títulos, pra terminar esta resenha pergunto: Quem terá mais fôlego para estas aventuras, eu ou os personagens?

Mais resenhas:
www.melancolicomundo.blogspot.com

Naty 28/09/2011

www.meninadabahia.com.br

Eu sou a pessoa a quem todo mundo zoa!
Pág. 90

Claire Denvers é um pequeno prodígio. Conseguiu pular alguns anos à frente de seus colegas do colégio e aos 16 anos já está cursando o primeiro ano da Universidade Texas Prairie, em Morganville, Texas.

Ela mal completa seis semanas de estudo e já começa a sofrer começa a sofrer bullying das patricinhas mimadas". Ao corrigir um erro histórico da garota mais popular ( e praticamente chamá-la de burra na frente de todos) ela assinou sua sentença de morte. Mônica deixou seu aviso: a noite está chegando e vai ser muito pior.

Claire acabou sendo espancada, o que poderia ser pior do que isso? Morte. Ela não estava a fim de morrer, não ainda, não com 16 anos. Arruma suas coisas numa mochila e parte, para qualquer lugar.

Com anúncio de aluguel de quarto, no jornal, ela acaba indo parar na Casa Glass. Na Casa moram Michael, dono da casa (ou filho do dono), Shane e Eve. O trio é bem incomum, mas Claire sentiu que poderia confiar neles e a Casa tinha toda uma aura própria.

Logo, logo ela começa a perceber que tudo naquela cidade é misterioso e oculto, e que bem... apesar de parecer impossível, ela era habitada por vampiros perigosos. Shane e Eve, são párias, recusaram proteção vampiresca e tiveram que sair de casa para não colocar a família em risco. Já Michael... bem, ele é uma espécie de homem fantasma. De noite homem, de dia fantasma. Ela não pode sair da casa, é como se a casa fosse a fonte de sua energia. Enquanto ela estivesse erguida ele viveria.

O final é... o final é curioso. Termina de uma forma peculiar e aí ficamos naquela curiosidade: e agora?

O ruim de série é isso, o fim nunca é o fim e ficamos ansiosos para ler a continuação. Casa Glass, de Rachel Caine (Underworld, 288 páginas, R$ 39,90) é mais um livro de vampiros, mas ele mostrou seu lugar. Com elementos e situações novas conseguiu sobreviver no meio de tanto livro sobre o assunto. É original e agradável.
OBS.: Rachel Caine é o pseudônimo de Roxanne Longstreet Conrad.

Morganville Vampires
11. Last Breath
12. Black Dawn

CooltureNews 19/04/2011

Por Jhonatan (CooltureNews)
Para mais resenhas e MUITAS promoções acesse www.coolturenews.com.br

Ultimamente, com o mercado literário saturado de livros sobre vampiros, muitas pessoas – como era o meu caso – ficam receosas, muitas vezes evitando dar uma chance a qualquer livro que envolva os seres noturnos. Justamente era essa a sensação que tive ao receber o exemplar de “Os Vampiros de Morganville” do Book Tour da Editora Underworld. Entretanto, me surpreendi ao lê-lo.

Rachel Caine trabalha com o mito dos vampiros de modo promissor. Em Casa Glass, primeiro livro de uma série de 12, somos recém chegados à cidade de Morganville, uma cidade pequena, melancólica, que é comandada por uma legião de vampiros.

É nessa cidade que Claire Danvers vai cursar sua faculdade. Ela é uma típica cdf, dedica-se inteiramente aos estudos, uma pessoa sem brilho, que raramente chama a atenção. O problema inicia-se em um desses raros momentos em que ela chama a atenção. Especialmente porque ela chamou a atenção de Mônica, ao corrigi-la na frente de seus amigos.

“Ela era rica, linda, e pelo que Claire pôde deduzir, isso não a fazia nem um pouco feliz. O que fazia, ela pensou, era a ideia de atormentar Claire um pouquinho mais.” – Página 15

A partir de então Claire começa a sofrer uma série de represálias de Mônica e seu grupo, as moniquetes. Quando a situação chega ao limite, Claire, já com diversas escoriações no corpo, resolve sair do dormitório da faculdade. É quando ela vê o anúncio do aluguel de um quarto em uma antiga mansão: A Casa Glass.

É na companhia de Eve, Michael e Shane, os moradores da casa Glass, que Claire finalmente encontrará um pouco de proteção. Mas só um pouco, Mônica continua à sua busca e pior, ela possui proteção. Uma das facções de vampiros a protegem.

Em uma história envolvente, em uma leitura fácil e rápida, somos convidados a conhecer grande parte dos segredos de Morganville. Entretanto, a ignorância muitas vezes é uma virtude, pois, em Morganville, quanto mais você sabe, menos seguro você estará durante a noite.

“Ela olhou de volta para ele, e seus olhos tinham ficado brancos, com aqueles pequenos pontinhos no meio. Quando ele sorriu, ela viu de relance as presas.” – Página 118

Annie 11/08/2011

Morganville, Texas: tenha uma ótima estadia!... Só evite andar pelas sombras.
Claire com 16 anos já estava no primeiro ano da Universidade e suas seis primeiras semanas foram um inferno. Quando ela arruma problemas com Monica Morrell – a garota mais popular do campus – se vê na urgência de procurar outro lugar para morar fora do campus ou correr o risco de ser agredida novamente (ou morta) por Mônica e suas groupies. Ao desconhecer as regras de Morganville, Claire se mete com uma pessoa que literalmente poderia fazê-la ‘desaparecer’ sem que isso fosse criar qualquer alarde. Poderia ser mais um caso de estudante que largou a faculdade e fugiu com o namorado...uma história clichê que funcionaria. Essa era Morganville: anos de prática na arte de transformar em casualidade os eventos trágicos.

Claire encontra a Casa Glass num anúncio de jornal e no caminho para o que se tornaria seu lar fora da casa de seus pais, pela primeira vez começa a reparar como a cidade é estranha além das fronteiras do campus universitário. Prédios cheios de sombras, pessoas caminhando apressadamente sem olhar nos seus olhos...tudo muito tenso e pesado. É com seus novos roomates Michael (o sexy músico que se mantém em certa clausura), Eve (uma extrovertida garota gótica) e Shane (estilo bonito, sem noção e com um passado digno de terapia) nascidos e criados em Morganville, que Claire começa a entender os mecanismos da cidade, os braceletes de proteção, as ruas desertas e silenciosas à noite e todo um mundo que não existia nem em suas teorias mais insanas.

As regras eram claras para os moradores que sabiam quem comandava cidade. Não eram os tipos de vampiros legais, pacíficos, sempre belos e sedutores. Estamos falando de vampiros que controlam os humanos como um rebanho organizado dentro dos limites daquele lugar. Proteção, impostos...tudo estruturado para manter os vampiros em confortável posição. A ingenuidade às vezes irritante de Claire contrasta com sua inteligência e sagacidade em escapar dos problemas que começam a se agravar com o passar dos capítulos. Numa cidade comandada por vampiros, viver sem a proteção de um deles é um eterno risco. Claire, Eve, Michael e Shane estão por conta própria. E é cada vez mais difícil saber em quem eles podem confiar.

Numa temporada onde livros com a temática vampírica se multiplicam, Casa Glass chamou minha atenção por dois motivos. Primeiro porque seus vampiros não serão sempre a personificação da beleza, da sutileza...e algumas vezes você sequer saberá se aquela pessoa é ou não um vampiro. Segundo porque Rachel Caine conseguiu com uma escrita simples e cativante criar histórias que se cruzam ao passar dos capítulos e livros, mostrando uma cidade construída pelos vampiros, para os vampiros.

Aos olhos desatentos dos estudantes que vão para a Texas Prairie University, Morganville é apenas uma pequena e pacata cidade, onde cursarão matérias por algum tempo e logo pedirão transferência para uma Universidade melhor. Então o que poderia dar errado para Claire em um lugar tão desinteressante do mapa? Amigos com segredos, uma cidade controlada por vampiros, uma casa com vida própria...

Talvez essa tenha sido a resenha que achei mais difícil de escrever. Não pelo livro ser complexo, nem por não gostar de alguma coisa na leitura...mas justamente porque eu gostaria de passar para os leitores todo o meu entusiasmo com a obra. E eu tenho certeza que por mais esforço que eu tenha colocado aqui, não tive palavras suficientes para descrever o quão interessante é esse livro e a sua continuação (acredite, são agora mais de 8 livros e todos muito bons!). Os capítulos passam pelos nossos olhos dando a ânsia de querer saber sempre mais, saber os porques e entender como as coisas chegam a determinados resultados. Há um humor leve e acompanhamos o amadurecimento de Claire como pessoa. Aliás, todas as suas ações vão sofrendo a influência da necessidade que ela tem de se adaptar rapidamente aos acontecimentos do dia-a-dia da cidade e sobreviver para o dia seguinte.

Sofis 10/05/2011

Casa Glass - Editora ID - Rachel Caine

Eu gostei bastante do livro, porque da vontade de ler o proximo logo, e achei legal (de certa forma) o jeito diferente da autora de prender o leitor para que voce possa se interessar pelo livro seguinte, infelizmente o livro acaba na melhor parte e so esperando a sua chegada ao Brasil para ler

E eu amei o jeitinho do Shane, porque ele 'e muito real, sabe nao 'e tao conto de fadas como os personagens masculinos costumam ser. So achei a historia meio desanimada no comeco :C e entao de repente BUM e acao a toda hora!! E mesmo meio desritmado ainda achei que os pros valeram mais que os contras.

E isso ai!

Rebecca 02/11/2011

Não deixem de conferir e comentar!

Jhonatan 15/04/2011

Por Jhonatan Carneiro (Coolture News)
Acesse www.coolturenews.com.br para mais resenhas e muitas promoções

Leitor Cabuloso 27/03/2011

RESENHA: “CASA GLASS” PRIMIERO VOLUME DA SÉRIE “OS VAMPIROS DE MORGANVILLE” DA ESCRITORA RACHEL CAIN
Olá Ouvintes Leitores. Sei que vocês devem estar se perguntando. Serena, vampiros novamente? Sim, meus caros leitores, vampiros. Mas digo de antemão, que este livro realmente me surpreendeu.

Antes de iniciar a resenha, deixo a sinopse ou se preferirem podem também ver a “DICA DE LEITURA” que fiz na semana passado sobre o livro. Na dica vocês vão encontrar o book trailer e o primeiro capitulo para degustação.

"A caloura Claire Danvers vive um verdadeiro pesadelo em seu dormitório na faculdade, onde as meninas populares nunca a deixam esquecer exatamente que lugar ela ocupa na cena social da escola – um lugar abaixo de zero. Quando Claire vai pra fora do campus, a imponente casa antiga que ela encontra um quarto pode não ser muito melhor. Seus novos colegas de quarto não mostram muitos sinais de vida. Mas eles vão proteger Claire quando os segredos mais profundos da cidade virem a tona, famintos por sangue fresco".

Quando eu peguei, o primeiro volume da série “OS VAMPIROS DA MORGANVILLE” que faz parte do book tour da Editora Underworld, fiz a mesma coisa que muita gente deve ter feito quando anunciei este livro para a resenha. Vampiros? De novo? Nãooooooooooooooooooo!

Vampiros sim, Leitores Cabulosos, pois, “CASA GLASS” não chegou nem perto de ser chato, repetitivo, ou cansativo. Neste livro você vai encontrar chupadores de sangue que realmente tostam na luz do sol. Esqueçam os vampiros que brilha em plena luz do dia. Os seres da noite que dominam e aterrorizam a cidade de Morganville, são maus em sua essência. E quem não tiver sobre a tutela deles, usando uma pulseira com a marca do clã, vai virar o petisco da vez.

A trama gira em torno da nossa protagonista Claire Danvers, que depois de sofrer bulling na faculdade, vai se refugiar na mansão mais antiga da cidade, a “CASA GLASS”, onde, encontra apoio do enigmático Michael Glass, na simpática gótica Ever Rosser e no belo e carismático, Shane Collins.

Confesso que gostei bastante de personalidade da Claire, pois ela teve medo na hora que qualquer ser humano deveria ter, e foi corajosa no momento em que uma heroína dever ser. O alegre Shane, par romântico da nossa personagem principal, é realmente cativante, confesso que ele já ocupa o segundo lugar do ranking dos personagens de 2011. Jace de “CIDADE DOS OSSO” é o primeiro. O Michael Glass é um caso a parte, o mistério que envolve ele na história realmente intriga a ler cada vez mais para saber o que ele é. E quando você descobre surpreende bastante.

E os vampiros?! Os vampiros da trama são bastante convincentes e a escritora faz de tudo para deixar o universo criado para eles bem interessante. Não é para menos que de vez em quando, um vampiro romântico e sedutor cai bem, mais as vezes agente precisa de um vampiro na sua origem que só pensa em sangue, sangue e sangue.

O único problema, repito único, que “CASA GLASS” possui é o da revisão. Este primeiro volume da série possui alguns pequenos erros de ortografia, mas é algo que passa na maioria das vezes despercebido e não interfere na leitura. Várias falhas já foram anotadas e enviadas por todos que estão participando do book tour e nas próximas edições, provavelmente elas serão sanados.

O livro tem uma excelente mescla de romance e ação que deixa um leque maior para agradar tanto, nossas leitoras românticas, como também os leitores que curtem uma boa aventura. E o final, realmente é alucinante. Deixa você desesperado para saber o que vai acontecer no segundo volume. E quando falo desesperado é desesperado mesmo. O gancho deixado para “THE DEAD GILRS’ DANCE” é pura crueldade com o leitor. Não vejo a hora de ter o segundo volume em mãos. E recomendo, sim, com muito prazer, aos nossos Leitores Cabulosos este delicioso livro.

Por Leitor Cabuloso!

May 15/05/2011

Vizinhos vampiros
[Leia a resenha completa: http://www.itcultura.com/2011/02/resenha-os-vampiros-de-morganville/]

Uma das coisas que me chamou atenção foi que nele, diferente de vários livros que li, não tem aquela enrolação toda na apresentação dos personagens nem para tomar um bom ritmo. Geralmente, o livro vai se tornando interessante lá pela página 100 e em Casa Glass as coisas acontecem logo de cara, sem demora. E particularmente, acho isso ótimo. Do começo ao fim coisas acontecem e você fica sempre ansiosa e no ritmo acelerado, o que não torna a leitura cansativa.

Outro ponto positivo é que por várias vezes somos surpreendidos no livro. Nem tudo é clichê. Eu geralmente tenho a mania de tentar adivinhar o que é tal coisa, o que vai acontecer, etc., e em OVM eu errei quase tudo! hehe Quem é mau é bom, e vice-e-versa (ou não).

Partindo para o lado de revisão, tradução… Gostei muito da tradução (mesmo sem ter lido a versão original); são usadas palavras do nosso cotidiano e sem expressões bizarras. Já a revisão poderia ter sido mais trabalhada. Para quem não sabe, o livro foi disponibilizado através do Book Tour, organizado pela própria Underworld, e junto com ele vinha um caderno para nossas anotações direcionadas a ela; podíamos falar o que achamos do livro, deixar recado para os outros blogueiros participantes e para a editora, e também mostrar os possíveis erros encontrados para ajudar em uma segunda edição. E assim o fiz: imprimi uma página inteira com os erros de digitação e muito pouco (mesmo) de ortografia – talvez resultado da pressa para terminar a revisão. Muita coisinha que parece mínima mas juntando é relevante.

Patricia 28/03/2011

A princípio o livro parece que vai ter um ritmo devagar, que a estória não teria nada de especial. Mas antes que você perceba o ritmo já mudou totalmente e você já não consegue mais parar de ler.

Os personagens principais são maravilhosos, me apaixonei por todos eles. Amei a forma como a autora desenvolveu as personalidades deles e principalmente amei a escolha dos casais!

E quando vai chegando ao final você já está virando as páginas alucinadamente. E... é melhor eu parar por aqui senão eu estrago o final XD

Esse livro sem dúvidas entrou na minha lista de favoritos, e que venham os próximos!!!

Bru 10/03/2011

O livro tem toda uma história sobrenatural que nos prende do início ao fim (principalmente no fim). É o seguinte: Claire é uma menina de apenas 16 anos (quase 17) que vai estudar na faculdade de Morganville. Mas ela acaba encontrando alguns problemas no dormitório da faculdade depois de corrigir Mônica, a típica garota popular que vive cercada de súditos, e agora ela quer ver Claire morta. Ela então sai do dormitório e vai para a cidade, que é escura e sombria, em busca de outro lugar para morar, e é assim que ela encontra uma casa bem antiga, a Casa Glass. Na Casa Glass ela encontra Michael, o dono da casa, Shane e Eve. Ela iria ficar somente alguns dias na casa, mas dai ela começa a descobrir os segredos de Morganville e se vê no meio de muitos problemas, e são seus novos amigos que irão ajudá-la.

leia mais em: http://tinyurl.com/4vskzpm

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6