Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Alysson - @alyssonhp 18/01/2024

Se deus me chamar não vou
Confesso que esperava uma história emocionante! Até que gostei do livro e da forma como foi narrado, trazendo a tona todas as angustias e vivências de uma criança de 11 anos de uma família nada tradicional. A obra é bem escrita e traz profundas reflexões sobre a vida e a maneira como enxergamos a solidão, a morte e os nossos anseios.

Itaca 17/01/2024

Quando Deus me chamar vou correr e fugir ?
A leitura é bastante dinâmica e divertida com momentos de reflexão, tudo isso sob a perspectiva de uma pré- adolescente,que nos mostra que crescer pode ser solitário e doloroso, já que ainda se está aprendendo e não há um manual é um constante banho-maria.

Maria.Eduarda 17/01/2024

Se Deus Me Chamar não Vou
Maria Carmem é uma garotinha de 11 anos que vê o mundo de uma forma muito particular e única. Seu sonho, ou um deles, é se tornar escritora e por isso ela decide iniciar com esse livro. Durante a narrativa você vai conhecendo um pouco mais sobre a vida dela, a relação com os pais dela e com as coisas ao seu redor. Cada vez que você lê mais e mais profundo vai se tornando as coisas. Os acontecimentos são narrados de forma tão inocente e ao mesmo tempo profunda que é quase espantoso. Você percebe que a própria personagem principal não entende, ou entende muito pouco das coisas que tão acontecendo em torno dela, o que muitas vezes me deu vontade de entrar dentro do livro e abraça-la dizendo que estava tudo bem.

É meio fascinante ver que autora conseguiu fazer isso. Realmente um ótimo trabalho.

Pedro 16/01/2024

Por onde anda você?
Por momentos fiquei triste, por momento fiquei pensantivo. Acho que todos nós já fomos um pouco Maria Carmem o que é de fato bem triste.
Mas gostaria de saber se agora ela tem uns 15, se arrumou um namorado ou namorada, se saiu do banho Maria, se já tem mais amigos, se agora se sente vista.

nath.cf 16/01/2024

Maria Carmem vc é meu tudo
Esse livro foi sinceramente perfeito. Eu me identifiquei muitas vezes (mais do q eu gostaria rs) com a diva. Leria facilmente sobre a vida inteira dela sem reclamar!! Favoritado demais

Eduarda 16/01/2024

Uma nova amiga.
Sempre fui melancólica, uma vez lendo, me encontro com alguém que diz que pessoas assim é como se mancassem, carregando mais peso do que suportam, meio perdidas, procurando algo que não se encontra mais, que nem se sabe ao certo o que é.

pequena maria carmem, eu estou completamente despedaçada, sentindo a pedrinha no peito pesada. provei de algumas boas lágrimas - elas recheadas de tristeza, de simpatia, de agonia, de identificação (e algumas de boas risadas também) - pequena mulher engraçada você é, e carregando esse peso do mundo, talvez com onze anos, precisamos de alguém que esteja no mesmo período do banho-maria, mas, infelizmente, as vezes nunca as encontramos, nem nos vinte, nem nos trinta, nem nos quarenta ?

penso que a solidão e o silêncio são abundantes, possuem vários tipos diferentes - aqui, penso nas salas excessivamente brancas pelas luzes, mas não necessariamente fortes, no zumbido da mente e o olhar perdido, aquele de quando se está realmente sozinho, mesmo com pessoas.

talvez eu não esteja fazendo sentido, e não me importo também, assim como você, escritora, estou escrevendo para que eu possa ler novamente. espero te encontrar, e nem precisa ser naquela casa, eu nunca gostei de rosa mesmo, gosto do real.

Buni.Almeida 16/01/2024

Me identifiquei com a Maria Carmem muitas vezes, em coisas que passei na minha infância e sentimentos que ainda tenho comigo, no começo achei que séria um livro mais triste, mas foi muito mais bem humorado e teve vários momentos fofos, mas ainda sim foi triste e angustiante não poder entrar na página do livro e consolar a Carmem.
Gostei bastante do livro, recomendo bastante!

Juliana2496 16/01/2024

Eu gostei bastante da proposta de ser uma criança escrevendo, apesar de serem assuntos sérios, tem sempre aquele tom de indagação de quem conhece pouco a vida e passa a se questionar de vários assuntos, mas esse questionamento acontece pq carmem é muito esperta. A história é muito boa, com várias reflexões. Adorei!

geovana 15/01/2024

Simplesmente lindo em vários aspectos, triste na medida que eu nao imaginava que seria por ser uma criança contando e por não saber sobre o que era a história falava.
Me identifiquei tanto com a Maria Carmem que as vezes eu parava de ler so pra ficar pensando na minha própria infância.
De pontos negativos eu so achei a história rápida demais e o relacionamento que o livro conta pouco explorado, eu poderia ler mais umas oitenta páginas sobre eles e sobre a Carmem pra ficar mais dentro da história.

?A sensação era feito um bolo de desamor, uma coisa que era bom deixar um pouco mais pra lá, esconder da vista, tirar um pouco da vida e depois pôr de volta, era isso que eu era.?

wariafernand 14/01/2024

"Se você fosse uma casa, como você seria? Perguntava o questionário do Leo. Pequena. Bem pequena, com portas cor de rosa. Eu seria de madeira bem leve, e todo o mundo passaria perto e diria "Nossa que casinha mais frágil."

Mai.lendo 12/01/2024

Maria Carmem é genial
Comecei a leitura despretensiosamente, sem esperar muita coisa, mas fui surpreendida positivamente.
Gostei da personagem principal, da forma de escrita e da forma como do consegue cativar o leitor e envolver nas situações.
É o tipo de obra que te faz refletir, sem dúvida alguma. Alguns trechos são muito tristes e muito pesados, mas passados de forma sutil, já que são mostrados pelos olhos de uma criança, muito inteligente e astuta.
Sorri, tive raiva, fiquei triste e pensativa. Vale muito a pena a leitura.

Mimin 11/01/2024

Ainda não sei o que pensar
O livro trouxe um apego emocional muito grande pra mim, que eu não estava esperando.

Acredito que me identifiquei muito com a protagonista, ainda não decidi se isso é bom ou ruim.

Mas é um livro narrado por criança, pre-adolescente, então não tem palavras mirabolantes e tudo flui muito bem.

No geral, eu gostei do livro, ele não tem nenhum grande plot e nenhum desfecho super incrível, mas trás boas reflexões. Acho que todo mundo tem um pouco de Maria Carmem dentro de si, um pouco dessa criança com medo de solidão.

Recomendaria super o livro.

lendocombeatrizz 10/01/2024

Se deus me chamar também não vou.
Pode parecer um título estranho e para alguns até herege, mas se acalmem, porque não é nada disso. Não se trata de religião e de Deus em si. O livro carrega muito mais significado, como medo, tristeza e dor (e pasmem, tudo sentido por uma CRIANÇA);

É de uma poesia imensa, mas ao mesmo tempo repleto de acidez. São acontecimentos que uma criança não deveria viver, mas Carmem viveu e colocou em palavras. Ela introduz, desenvolve e conclui, tudo de forma genial;

Eu me senti muito representada, porque Maria Carmem faz muitas reflexões sobre a m0rt3 ? mesmo com 11 anos. Eu costumava passar boa parte do meu tempo pensando nela também (ainda passo), mas esse pensar é solitário e ansioso. Voltei para um lugar que não sabia que era possível, mas foi com a escrita da Mariana;

Não quero falar muito e estragar essa experiência, porque é ÚNICA e nada que eu disser aqui vai ser suficiente para descrever o enredo, a escrita e os personagens. Apenas LEIAM!

Rayssa 10/01/2024

Em banho maria
Se alguém me pedisse para descrever esse livro eu diria que é um livro que descreve situações pesadas de uma forma sútil.
Gostei do livro, mas não é um daqueles que vai ficar marcado.