Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara




Resenhas - Se deus me chamar não vou


1563 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Eduarda 16/01/2024

Uma nova amiga.
Sempre fui melancólica, uma vez lendo, me encontro com alguém que diz que pessoas assim é como se mancassem, carregando mais peso do que suportam, meio perdidas, procurando algo que não se encontra mais, que nem se sabe ao certo o que é.

pequena maria carmem, eu estou completamente despedaçada, sentindo a pedrinha no peito pesada. provei de algumas boas lágrimas - elas recheadas de tristeza, de simpatia, de agonia, de identificação (e algumas de boas risadas também) - pequena mulher engraçada você é, e carregando esse peso do mundo, talvez com onze anos, precisamos de alguém que esteja no mesmo período do banho-maria, mas, infelizmente, as vezes nunca as encontramos, nem nos vinte, nem nos trinta, nem nos quarenta ?

penso que a solidão e o silêncio são abundantes, possuem vários tipos diferentes - aqui, penso nas salas excessivamente brancas pelas luzes, mas não necessariamente fortes, no zumbido da mente e o olhar perdido, aquele de quando se está realmente sozinho, mesmo com pessoas.

talvez eu não esteja fazendo sentido, e não me importo também, assim como você, escritora, estou escrevendo para que eu possa ler novamente. espero te encontrar, e nem precisa ser naquela casa, eu nunca gostei de rosa mesmo, gosto do real.
comentários(0)comente



Buni.Almeida 16/01/2024

Me identifiquei com a Maria Carmem muitas vezes, em coisas que passei na minha infância e sentimentos que ainda tenho comigo, no começo achei que séria um livro mais triste, mas foi muito mais bem humorado e teve vários momentos fofos, mas ainda sim foi triste e angustiante não poder entrar na página do livro e consolar a Carmem.
Gostei bastante do livro, recomendo bastante!
comentários(0)comente



Juliana2496 16/01/2024

Muito bom
Eu gostei bastante da proposta de ser uma criança escrevendo, apesar de serem assuntos sérios, tem sempre aquele tom de indagação de quem conhece pouco a vida e passa a se questionar de vários assuntos, mas esse questionamento acontece pq carmem é muito esperta. A história é muito boa, com várias reflexões. Adorei!
comentários(0)comente



geovana 15/01/2024

Simplesmente lindo em vários aspectos, triste na medida que eu nao imaginava que seria por ser uma criança contando e por não saber sobre o que era a história falava.
Me identifiquei tanto com a Maria Carmem que as vezes eu parava de ler so pra ficar pensando na minha própria infância.
De pontos negativos eu so achei a história rápida demais e o relacionamento que o livro conta pouco explorado, eu poderia ler mais umas oitenta páginas sobre eles e sobre a Carmem pra ficar mais dentro da história.

?A sensação era feito um bolo de desamor, uma coisa que era bom deixar um pouco mais pra lá, esconder da vista, tirar um pouco da vida e depois pôr de volta, era isso que eu era.?
comentários(0)comente



wariafernand 14/01/2024

"Se você fosse uma casa, como você seria? Perguntava o questionário do Leo. Pequena. Bem pequena, com portas cor de rosa. Eu seria de madeira bem leve, e todo o mundo passaria perto e diria "Nossa que casinha mais frágil."
comentários(0)comente



Mai.lendo 12/01/2024

Maria Carmem é genial
Comecei a leitura despretensiosamente, sem esperar muita coisa, mas fui surpreendida positivamente.
Gostei da personagem principal, da forma de escrita e da forma como do consegue cativar o leitor e envolver nas situações.
É o tipo de obra que te faz refletir, sem dúvida alguma. Alguns trechos são muito tristes e muito pesados, mas passados de forma sutil, já que são mostrados pelos olhos de uma criança, muito inteligente e astuta.
Sorri, tive raiva, fiquei triste e pensativa. Vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



Mimin 11/01/2024

Ainda não sei o que pensar
O livro trouxe um apego emocional muito grande pra mim, que eu não estava esperando.

Acredito que me identifiquei muito com a protagonista, ainda não decidi se isso é bom ou ruim.

Mas é um livro narrado por criança, pre-adolescente, então não tem palavras mirabolantes e tudo flui muito bem.

No geral, eu gostei do livro, ele não tem nenhum grande plot e nenhum desfecho super incrível, mas trás boas reflexões. Acho que todo mundo tem um pouco de Maria Carmem dentro de si, um pouco dessa criança com medo de solidão.

Recomendaria super o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



lendocombeatrizz 10/01/2024

Se deus me chamar também não vou.
Pode parecer um título estranho e para alguns até herege, mas se acalmem, porque não é nada disso. Não se trata de religião e de Deus em si. O livro carrega muito mais significado, como medo, tristeza e dor (e pasmem, tudo sentido por uma CRIANÇA);

É de uma poesia imensa, mas ao mesmo tempo repleto de acidez. São acontecimentos que uma criança não deveria viver, mas Carmem viveu e colocou em palavras. Ela introduz, desenvolve e conclui, tudo de forma genial;

Eu me senti muito representada, porque Maria Carmem faz muitas reflexões sobre a m0rt3 ? mesmo com 11 anos. Eu costumava passar boa parte do meu tempo pensando nela também (ainda passo), mas esse pensar é solitário e ansioso. Voltei para um lugar que não sabia que era possível, mas foi com a escrita da Mariana;

Não quero falar muito e estragar essa experiência, porque é ÚNICA e nada que eu disser aqui vai ser suficiente para descrever o enredo, a escrita e os personagens. Apenas LEIAM!
comentários(0)comente



Rayssa 10/01/2024

Em banho maria
Se alguém me pedisse para descrever esse livro eu diria que é um livro que descreve situações pesadas de uma forma sútil.
Gostei do livro, mas não é um daqueles que vai ficar marcado.
comentários(0)comente



emanuelacruz_ 10/01/2024

?Uma vez entrou um senhor e minha mãe tentou ser gentil e perguntou como estava o irmão dele. Ele respondeu bem depressa: o meu irmão, Deus o chamou.
Eu nunca tinha escutado alguém falar dessa forma, daí eu entendi que é por isso que a morte normalmente faz tanto barulho e escândalo, é deus gritando bem alto o nome da pessoa até ela obedecer. No caso do meu vizinho que ficou muito tempo morto sozinho é porque bastou um sussurro de deus e ele já foi.
Como eu não quero ficar sozinha morta, quando deus me chamar vou correr e fugir até meu nome ecoar por todas as nuvens e só vou morrer quando todos estiverem ouvindo MARIA CARMEM numa voz bem forte dentro do ouvido.?

MARIA CARMEM SOU SUA FÃ E LERIA TODOS OS SEUS LIVROS
comentários(0)comente



Fernanda 09/01/2024

No fim das contas estamos todos em banho-maria
O que dizer sobre essa obra prima da literatura? Basicamente, é um diário de uma adolescente. Ou um projeto pra escola contando sobre a sua vida. E nesse projeto lemos sobre a família, o dia e os pensamentos da Maria Carmem de 11 anos, que é, a pior idade do universo. Existem gatilhos, como bullying, gordofobia e homofobia. E eu fico pensando se o fato de o livro ser tão pesado e conter relatos tão preocupantes o torna mais real ou mais ficcional. Mais real, acho.

Ela é quase uma adolescente. E tem problemas. Problemas com a mãe, que é linda, sabe dançar, tem um corpo lindo e um marido com quem ela pode ficar menos sozinha, enquanto a Carmelina é feia e gorda e mais solitária do que um velho. E nesse livro ela vai se abrir e nos emocionar escrevendo sobre os pais, a morte, deus, seu corpo, o amor e a solidão.

Amei lê-lo. Fortíssimo. Na história ela diz que as pessoas a acham mais velha por conta da sua aparência, isso porque não a conhecem. Se conhecessem teriam certeza de que ela não pode ser uma garotinha.

Ou talvez seja. Não sei. Sempre pensei que certos pensamentos e certas dores você só passa em determinadas idades. Com essa leitura parece que me enganei.

Ótima leitura, queria que todos pudessem ler. É tão simples e pesado. Espontâneo e doloroso.
comentários(0)comente



@amordegabi 09/01/2024

Se Maria Carmen chamar, eu vou
Descobri uma paixão aqui dentro por obras em que o/a narrador/a é criança. Depois de ler Aline Bei, um amigo me indicou essa boa surpresa. Fui devagarzinho me entregando à leitura e à imaginação daquela criança e rememorando até mesmo meu eu na infância.

Maria Carmem se vê o tempo inteiro em um não-lugar que, muitas vezes, é construído para as crianças por nós, adultos. O não-lugar de quem não pode se meter em conversa de adulto, o não-lugar de quem não tem vontade própria, o não-lugar de quem não tem permissão para dizer não. E que chatice é ser criança pelo olhar de adultos. Ainda bem que a criatividade infantil ultrapassa qualquer barreira e constrói um mundo todinho muito mais divertido.

É assim que nos sentimos ao passear pelas páginas de Maria Carmem: preenchidos de criatividade e não sabendo o que esperar depois, pois assim é a vida.

Se deus me chamar eu não vou trata de temas importantíssimos pra crianças, adolescentes, adultos e velhinhos. Bullying, morte, amor, identidade, descobertas, rejeição, sonhos. Depois de ir tão fundo em cada letra-viva dessa obra, só posso dizer que se Maria Carmem chamar, eu vou!
comentários(0)comente



Maria3835 09/01/2024

"Então pensei que isso de não ser amada pelo marido era gravíssimo, porque minha avó estava ali com uma porção de problemas: dores no corpo, fraudas, engasgos, a morte. E a única coisa que a fez parar e pensar, e chorar foi esse homem, que já tinha morrido e talvez de fato nunca tivesse amado mesmo"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1563 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |