Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Cris 20/07/2023

20.07.2023
Segundo livro dessa autora que li, gostei também. Em que pese seja narrado por uma menina que recém completou 11 anos, é cheio de abordagens de um mundo adulto. Ela quer ser escritora e diz ter uma vida solitária. Não tem amigos, seus pais estão mais preocupados em viver a vida deles e mal dão atenção à ela. Eles possuem uma loja que vende acessórios para idosos e é ela quem percebe que as finanças nao vão muito bem e por intermedio dela, conhecem Leonardo, que se torna mais do que um amigo dos pais. Uma menina nova com uma maturidade fora de sério.
Silmara 23/07/2023minha estante
Esse livro está na minha wishlist faz tempo.

Tati 05/06/2020

É um bom livro.
Recomendo para todos q tenham crianças.
A história é a visão de uma menina na na faixa de 11 anos. E ela conta como vê as coisas ao seu redor, principalmente aceitação entre colegas e até dos pais. Primeiro amor e bullying.

livros.dalua 27/01/2021

Maria Carmen ?
O livro passa uma verdade tão grande que é quase impossível dizer que Maria Carmen não existe e que o livro não foi realmente escrito por uma criança. Trata diversos temas polêmicos e engraçados a partir de uma perspectiva inocente. O livro é fofo e divertido, mas também é forte e sério em algumas partes. Adorei.

mari 10/05/2021

será que os adultos são essas pessoas depois do banho-maria?
esse livro é um respiro. me senti acolhida e provocada por Maria Carmen. penso que deveríamos ver o mundo mais vezes através do olhar de uma criança, infelizmente fomos treinados para interpretá-lo mais como o desespero de um urubu que rouba os peixes na praia. temos muito a aprender, afinal de contas, os adultos também estão em banho-maria.

Nat 31/05/2021

É um livro leve e rápido que fala sobre solidão, amor, bullying e família na visão inocente de uma criança. É bom pra vc ler em uma tarde, mas creio que não li no momento certo, se não, certeza que teria mais impacto sobre mim.

Ana Paula 31/05/2021

Maria Carmem, quer ser minha amiga?
Se deus me chamar não vou já começa com este título forte e provocativo que me intrigou e me chamou, eu fui. Além de ser um retrato imersivo de um conturbado período, a pré-adolescência, em que pouco entendemos do funcionamento do mundo e de nós mesmos (algum dia compreenderemos?), este é um livro que trata de questões essenciais da humanidade, sobretudo a morte e o amor. Tudo isso por dentro da mente de Maria Carmem, uma menina de 11 anos em banho-maria. Porém, ela não é uma menina comum. Não, Maria Carmem quer ser escritora e, como não se considera escritora ainda, acha que não pode escrever sobre os outros, apenas sobre ela. Por isso, decide escrever um livro da sua própria vida, do seu longuíssimo interminável ano entre os seus 11 e 12 anos.

A narrativa deste livro é impressionante! Muito fluída e leve sem perder a profundidade e aquela inocência infantil que dá cor ao livro. Tive uma excelente experiência com o audiobook disponível no Storytel, super recomendo. Várias vezes pude ver eu mesma de 11 anos representada nesta obra, a linha de raciocínio, a inquietação e, especialmente, a solidão.

“Esta é a história deste ano, deste meu ano, não do ano de todo mundo, porque cada um está tendo um ano todo seu e eu só posso contar a história do ano que é meu. A não ser quando eu for escritora, aí sim vou poder contar a história do ano dos outros.”

A solidão permeia toda a obra, seja através da própria protagonista, seja pelos adultos à sua volta, principalmente os idosos - sua avó, um vizinho e os clientes da “loja de velhos” de seus pais.

“(...) e eu apareci, feito um bloco de solidão, que é a minha consistência.”

Além da solidão, este livro abre espaço para muitas reflexões sobre o papel de uma criança nas decisões familiares, o cuidado com idosos, bullying, autoimagem, relacionamentos românticos e tantos outros.

Poderia falar muito mais sobre o enredo, mas não quero dar spoiler pra ninguém. Então, sugiro fortemente que você prestigie esta obra nacional contemporânea e possa ter uma boa experiência, assim como eu tive.

Malu 03/09/2023

Ja fomos Maria Carmem?
Como posso estar em uma sala lotada de pessoas e ainda assim estar só em uma solidão eterna e profunda, como se não pudesse ser vista ou ouvida, como se não existisse, ou como se não quisesse existir?
Nunca parei para perceber o quão solitária e despercebida uma criança pode ser, o quão diminuida ela pode ser, o quão esquecida e indesejada ela pode se sentir pelo simples fato de existir, sem nem sequer ter pedido pra existir. Ai parei pra perceber que um dia fui exatamente essa criança, e que provavelmente muitas crianças são ou ja foram Maria Carmem, crianças esquecidas e diminuidas que queriam pular da janela com um guarda chuva, sem saber se queria que ele fosse paraquedas ou sombra. Como posso ter um filho e sujeita-lo a passar por isso, mesmo se eu não fizer de propósito?, seria esse um sofrimento necessário para o amadurecimento?, acredito que muitos pais pensem assim, que o sofrimento gera o adulto forte, mas custo a acreditar que isso seja uma verdade necessária.
Esse livro dói, principalmente por ser uma realidade.

eduarda.reus 07/05/2021

Se Deus chamar não vou.
"Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo."

Eu li esse livro para a escola, e ele foi melhor do q eu achei.A história do livro, é bem boa. Ele é narrado pela Maria Carmem uma menina de 11 anos, embora o jeito que ela narre faça o livro se tornar mais "leve", ele tem vários assuntos q a gente vê acontecendo no dia dia, e q deveriam se conversar mais sobre; como por exemplo: Bullying, comparação, baixa autoestima, se achar insuficiente, ser criticada sobre corpo, cabelo, roupa, solidão, decepção, pressa para crescer/amadurecer, discussões/ Brigas familiares...
O livro tem uma leitura bem rápida em bora tenha muitos capítulos (isso pq eles geralmente tem 1/2 páginas), e ele é bem curtinho. Ele foi melhor do q eu achei q seria.
Mas teve coisas q não me agradaram como, primeiro o título eu não sei se foi só eu mas eu acho q o título não tem muito a ver com toda a história durante algumas partes ela até fala q não sabe se deu existe, ou q ele não existe mas não foi uma coisa q eu levaria para o título, segunda coisa "repetição" bom principalmente no início da história ela fala algumas coisas diversas vezes e eu não gostei muito disso. A escrita do livro é boa porém como eu disse teve algumas partes muitos repetitivas e também os capítulos, no livro nós temos 40 capítulos para um livro de 120 páginas??? Eu não gosto de capítulos muito grandes mas também não tão pequenos como do livro q a maioria tinha 2 ou 3 folhas as vezes até 1 e isso não me agradou muito. Mas fora isso eu achei o livro bom!

»Nota final: 3,5

Giovanna1599 23/01/2021

"acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo."
gostei, bem rápido de ler e uma história legal

Ellen - @anotacoesliterarias 27/04/2021

Maria Carmen é uma garotinha de 11 anos que acredita estar vivendo no limbo, numa idade em que nada acontece na sua vida, ao mesmo tempo em que tem muita coisa acontecendo em volta, com seus pais, na escola e ela precisa lidar com tudo.

Uma história divertida, comovente e cheia de metáfora. Amei e recomendo.

Renata 08/01/2022

Não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é sensacional!!!! Apesar de abordar assuntos delicados ele é engraçadíssimo! Rachava de rir com a Maria Carmem!

E cá entre nós? que pais no sense!

Beatriz.Amin 09/01/2021

IMPACTO E PENSAMENTO
Meu deus esse livro me fez repensar tanta coisa que não consigo colocar em palavras. Poliamor, bullying e medo ou não da morte silenciosa e gritante, o que era para ser só um livro de semana virou o livro DA SEMANA

maribel 27/10/2021

vontade de pular com o guarda-chuva aberto
um livro incrível que me pegou de surpresa! não imaginava que seria mais que uma historinha de uma menina de onze anos, mas foi uma leitura incrível. a escrita e fluída e sensível, fazendo você se colocar no lugar da maria carmem. te faz também entender melhor como funciona a cabeça de uma criança que sofre bullying e como isso influencia em tudo que a pessoa se torna. acho que todos nós ainda estamos em banho-maria e que livros e personagens humanos como estes fazem o processo ser muito mais compreensível.

Vanessa_RC 11/10/2020

Diferente e sensível
Inicialmente quando vi o título do livro, imaginei que se tratasse de algo sobre religião e não pesquisei mais sobre ele kk
Peguei pra ler e pronto, foi uma surpresa e tanto.

Apesar de ser narrado por uma criança, o livro é melancólico, complicado (isso é o que eu achei) uma vez que não tô acostumada com livros assim.

É um livro com linguagem simples e direta. Com uma protagonista em sua inocência e doçura.
Acho que moldou um pouco a minha opinião a respeito das crianças. Crianças que também se sentem sozinhas e invisíveis diante da sociedade e muitas vezes perante sua própria família.
Em alguns momentos da história me senti muito parecida com a garota kk

DTK 13/11/2021

O livro é muitooo mais complexo do que parece ao início. A forma da escrita me dava a impressão de estar em um divã em frente a Maria Carmem, me lembrou muito minhas palavras quando na psicoterapia.
Eu amei, uma série de pensamentos intrincados expressados de maneira simples, saí com várias citações favoritadas