Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Ailton Santos 04/02/2021

Quando você está em banho-maria as pessoas só vão contando as coisas que você pergunta, mas você nem imagina quais perguntas poderia fazer. E isso vai fazendo o banho-maria durar uma eternidade.
Cecilia Climério 18/02/2024minha estante
Amei ?

Raiza 16/06/2021

Os pensamentos de uma criança
Com essa leitura fiquei triste , me diverti em alguns momentos, refleti muito, me encantei com os pensamentos dessa criança, me emocionei e com certeza quero a versão física pra marcar muito. Livro lindo ????

juliarib_f 29/02/2024

Estar em banho-maria
Descobri minha paixão pela escrita da Mariana Salomão com a leitura de "As Sílabas do Sábado". Mari deixa os personagens falarem por si só, é o exemplo perfeito de quando o autor é apenas um porta-voz. Quando as estórias nascem dentro da Mari, elas são tão grandes que precisam se libertar, precisam ser conhecidas. Precisam ser lidas. E aí, por não existirem materialmente, Mari dá de si e por si para serem reais: a mente, os dedos, o coração, a vida.

Livroterapia MS 27/06/2023

A escritora
Uma menina, que enfrenta as facetas da vida em sua íntima solidão. A escola, lugar de acolhimento a abandona; a família lugar de apoio, a esquece. Então ela escreve.

mateushillebrand 27/08/2021

é um livro que consegue, através da visão infantil da protagonista, trazer reflexões ingênua e sem julgamentos sobre vários assuntos. as situações rementem a questões relacionadas a amor, morte, solidão, amizade com uma naturalidade que falta na gente.

através de fluxos de pensamentos situações normais ganham carga poética e o texto cheio de metáforas apresentam momentos que podem ser engraçados ou angustiantes.

a história aos poucos vai trazendo assuntos bem importante (amor livre, bulling, relações com o próprio corpo) e faz do processo de escrito desempenhado pela protagonista que sonha em se tornar escritora um processo terapêutico.

essa perspectiva única faz o livro ser inteligente e diferente de tudo o que eu tenha lido ultimamente.
marihaesbaert 31/08/2021minha estante
Escolhi bem teu presente ?

Roberta 13/06/2023

Me faz lembrar de mim
Essa história me tocou fundo. Tive uma infância e adolescência da qual tenho muitas mágoas. Lendo este livro, lembrei de tantas coisas que eu pensava, como morrer.

Brunatf 24/01/2021

Gostei
Achei que a leitura seria mais profunda do que realmente acabou sendo para mim.
Mas foi uma leitura realmente muito fluida e gostosa, daquelas que deixam o coração quentinho, e gostei também do fato de a autora ter incluído um tema polêmico sobre o relacionamento dos pais da Maria Carmem.

bibi perigosa 28/08/2022

necessário
Eu já fui Maria Carmem. Eu já fui a maior da sala, a menina desajeitada, a que ninguém queria tocar ou receber um beijo. Já me senti a menina que não merecia amor e já me vi em situações onde meus pais adorariam que eu não existisse.
Taylor Swift disse: "Quando se é jovem, eles assumem que você não sabe de nada" e essa é a vida de Carmem, sua família a coloca como menina em "banho-maria", como se não estivesse preparada para saber de verdades e falar essas verdades.
Maria Carmem tem uma percepção de vida extremamente além de qualquer criança de 11 anos; ela sabe o que é ser rejeitada pela sua aparência, sua essência, personalidade e até pelo o que inventam dela.
É um livro para sentir nostalgia e ter empatia: crianças também são gente

maribel 27/10/2021

vontade de pular com o guarda-chuva aberto
um livro incrível que me pegou de surpresa! não imaginava que seria mais que uma historinha de uma menina de onze anos, mas foi uma leitura incrível. a escrita e fluída e sensível, fazendo você se colocar no lugar da maria carmem. te faz também entender melhor como funciona a cabeça de uma criança que sofre bullying e como isso influencia em tudo que a pessoa se torna. acho que todos nós ainda estamos em banho-maria e que livros e personagens humanos como estes fazem o processo ser muito mais compreensível.

DTK 13/11/2021

O livro é muitooo mais complexo do que parece ao início. A forma da escrita me dava a impressão de estar em um divã em frente a Maria Carmem, me lembrou muito minhas palavras quando na psicoterapia.
Eu amei, uma série de pensamentos intrincados expressados de maneira simples, saí com várias citações favoritadas

Giovanna1599 23/01/2021

"acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo."
gostei, bem rápido de ler e uma história legal

Tati 05/06/2020

É um bom livro.
Recomendo para todos q tenham crianças.
A história é a visão de uma menina na na faixa de 11 anos. E ela conta como vê as coisas ao seu redor, principalmente aceitação entre colegas e até dos pais. Primeiro amor e bullying.

Mônica 23/10/2020

Quero ser amiga da Maria Carmen
Maria Carmen, uma menina de 11 anos, nos faz darmos risada, ficarmos tristes e pensativos. Nós adultos não pensamos que uma menina de 11 anos entende tão bem da vida. O livro nos traz assuntos como o bullying e a solidão nessa fase da vida, como é importante a presença dos pais nesse momento. A leitura é rapidinha e vale muito a pena. ?No fim das contas estamos todos no banho-maria?.

Ellen - @anotacoesliterarias 27/04/2021

Maria Carmen é uma garotinha de 11 anos que acredita estar vivendo no limbo, numa idade em que nada acontece na sua vida, ao mesmo tempo em que tem muita coisa acontecendo em volta, com seus pais, na escola e ela precisa lidar com tudo.

Uma história divertida, comovente e cheia de metáfora. Amei e recomendo.