Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

soulwhiteroses 28/05/2023

É como eu esperava. Me sinto admirada. Exposta.
Clarice é mais que genialidade. É um sentimento.

Beatriz776 26/05/2023

Felicidade clandestina é para todos que tem suas felicidades adiadas "serei feliz quando...". Clarice faz florescer nosso íntimo como humanos, fazendo uma reviravolta em nossas emoções

a.d. 24/05/2023

No geral e um livro bom, eu gostei bastante de alguns contos
mas tem outros q eu fiquei perdida, não consegui encontrar um significado, parecia q as palavras só estavam jogadas na frase
muitos dizem q a linguagem q ela usa e bem rebuscada, mas eu achei bem tranquilinho na maior parte das vezes
enfim, nao e um dos melhores livros q eu já li mas e ate q bom

myllaa 22/05/2023

Uma leitura que fica adormecida em quem a lê.
Clarice tem uma habilidade fenomenal com as palavras, é impressionante como tudo que ela escreve aqui é tão bom. Que escrita tão bem organizada e, ao mesmo tempo, não tão assim. Com certeza umas das melhores experiências literárias que tive, porque o ato de ler, de repente, parecia diferente.

random stuff 20/05/2023

Absurdo como ela consegue complexar e tornar fútil traços da vida em si. É um mar de metáforas, epifanias e ideologias totalmente desconexas de padrões de escrita e precisa em coisas sequer palpáveis. Lenda eterna!!
Deixando em destaque o (conto?) A galinha e o Ovo que é incrível!!!

Dany 18/05/2023

Não é o meu estilo
Descobri que este n é meu estilo de leitura. Não sei se pela linguagem ou pelos enredos dos contos mesmo...não sei...não me agradou. Um contou ou outro ainda conseguiu prender minha atenção.

V.A (Taylor's Version) 08/05/2023

Uma obra prima
Eu nem sei mais como falar da Clarice Lispector nesse app. Me faltam neologismos pra falar da escrita e da pessoa dela.
Esse livro em si me prendeu muito, principalmente na crônica "O ovo e a Galinha". Eu não sei nem explicar o estado catatonico que fiquei ao lê-lo. O fato de você ler e entender ele mas saber que não entendeu é surreal. Já aprendi que nunca vou ler e ter compreensão da escrita da Clarice. Me parece impossível ler e não ter questões sobre o texto mesmo após um tempo. Clarice tem o poder de me fazer pensar na sua escrita e suas histórias por tempos e tempos sem minha mente perceber que apenas estou dando círculos porque quanto mais eu penso, mais questões surgem, e quanto mais eu acho que entendi, mais sei que não sei de nada. E isso é incrível.

thai 04/05/2023

Amor subjetivo; clandestino, objetivo
Reunião de contos diversos, Felicidade clandestina traz uma visão do amor, da vida e da mente de forma complexa.

Ana 04/05/2023

O Objetivo Alcançado
Assim como diz Marina Colasanti no posfácio do livro, concordo e afirmo que "... Não teria sabido dizer exatamente onde provinha meu encantamento. Não teria podido explicar cada um dos seus pensamentos ou cada uma das suas frases. Mas eles eram vívidos para mim e me comoviam intensamente. O mesmo acontece com grande parte dos seus leitores.". E creio eu que mais uma vez aconteceu comigo durante e após finalizar essa leitura, assim como espero que aconteça com todos que se permitirem a ela. Continuando: "Não creio que Clarice tenha se dado conta, mas o acolhimento e a profunda identificação propiciados por sua escrita permitiram que alcançasse sua meta, tocar o âmago, a essência."

dudaa0987 02/05/2023

É preciso sentir Clarice para enfim se compreender.
Que grata surpresa foi ter lido um livro da Clarice neste ano, espero conseguir ler mais livros da autora, pois além de ser a minha escritora favorita, é uma das pessoas que mais me faz se sentir emocional e melancólica como só a escrita de Clarice consegue fazer comigo, tocando-me e surpreendendo-me a cada conto escrito com paixão e sentimentos pela visão que a Lispector compartilha com os seus leitores. É uma escrita para ser sentida.

SanmaraG 01/05/2023

Felicidade clandestina
Felicidade clandestina é uma coletânea de contos escrita em diferentes épocas da vida de Clarice Lispector.

O livro, que foi publicado em 1971, reúne vinte e cinco contos da autora de diferentes temas, em sua obra Clarice fala sobre a sua infância, adolescência, amores, família e a felicidade.

Falar de Clarice não é fácil, sua escrita é única e cheia de camadas. A cada conto Clarice fala de forma super sensível sobre assuntos do nosso cotidiano com uma maestria sem igual.

doarda 01/05/2023

Não há porta de saída, e se acaso houver, não quero achar.
Quando ganhei esse livro de uma amiga muito querida e fã de Clarice, fui tomada pela curiosidade genuína de conhecer sobre essa mulher que tanto já havia ouvido falar.
Me foi dito que não há porta de saída do universo vasto que ela retrata, e isso me deixou mais curiosa ainda. Ao terminar, só pude chegar numa conclusão: é verdade.
Eu tô encantada.
O modo que ela escreve, único. A conexão entre todos os contos, sútil e forte ao mesmo tempo.
Clarice se conecta com a alma do leitor, e faz da leitura, algo que transcende o mero significado de compreender palavras, ela torna algo pessoal, íntimo. Belo e feio. Grandioso e simples. A dualidade e o ?fio estendido? que em todo meu tempo de leitura, só vi nela.
Em suma, não há estrelas suficientes pra avaliar essa experiência.

?Não creio que Clarice tenha se dado conta, mas o acolhimento e a profunda identificação propiciados por sua escrita, permitiram que alcançasse sua meta, tocar o âmago, a essência.
E ao tocar a essência fez-se a mãe das coisas.?

Mari 30/04/2023

No coração da introspecção
Acho muito interessante como a superfície dos personagens que a Clarice inventou são o cotidiano, a vida comum. E tudo ganha uma dimensão grandiosa quando está no nível dos sentimentos. Em alguns momentos o movimento é bonito, em outros desesperador: mergulho na alma humana.

Rayssa 29/04/2023

INCRÍVEL!!
Eu amo a forma como Clarice consegue descrever sentimentos e sensações intensas porém despercebidas.
Contos preferidos :
?Restos de carnaval?
?Macaca?

izasouzq 29/04/2023

Livrão muito massa
Acho muito bonita a escrita da Clarice, serião
a forma que ela consegue deixar um ponto de interrogação ao invés de um ponto final na história, fazendo com que o conto continue permanentemente na cabeça do leitor é muito bacana
um dos melhores livros que li.