Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Mariimc 10/05/2021

Muitos temas incríveis
Nao é meu estilo de leitura, mas achei muito legal ver essa diferença. Os contos são muito diferentes e sempre falam de assuntos necessário e comuns na nossa vida, mas trás de um jeito diferente

Razuki 29/05/2021

"E me fez sorrir no meu mistério..."
Felicidade Clandestina por si só já arrebata o coração do leitor apaixonado que já fez de um livro um amante.

Os demais contos são uma mistura de tudo um pouco, amei lê-los. Cada um com uma surpresa, uma identificação pessoal com os personagens ou a situação.

A profundidade e diversidade dos contos de Clarice são admiráveis. Sempre tem um conto que te agrada. Ou quase todos como nessa coletânea.

"Eu já começara a adivinhar que ela me escolhera para eu sofrer, às vezes adivinho."

" Só muito depois eu ia compreender que estar também é dar."

"(...) ser leal é ser desleal para com todo o resto."

"É fatal não se conhecer, e não se conhecer exige coragem. "

Pedro.Alves 08/08/2022

4,7/5
(+ 15)

Livro de contos muito bom, com destaque para O Grande Passeio, A Legião Estrangeira, Os Desastres de Sofia e A Mensagem

supostaleitora 24/05/2020

Superestimado...
Definitivamente não faz meu estilo de leitura. Alguns contos são bons, porém a maioria tem muitas palavras e não me disse nada. Pode ser que eu não tenha tido a sensibilidade necessária. Talvez eu tente de novo ler algo da autora, mas realmente não me agradou como costuma agradar a maioria.
Joyce585 27/08/2022minha estante
Tenta ler daqui a alguns anos, vai que melhora

supostaleitora 28/08/2022minha estante
Amg sinceramente acho que não faz meu estilo, até já dei o livro pra outra pessoa kkkkk mas quem sabe né

Joyce585 28/08/2022minha estante
É isso, faz parte da vida kkkkkk. Nem todo mundo vai curtir livros assim e faz parte

Maria 11/07/2023

Clarice é sensacional
A cada conto um novo universo que se adentra, que traz muitas questões e interpretações da vida para o leitor.

Fat212 15/07/2022

Pensamentos jogados ao vento?
Ler Clarice pra mim foi como ver meus pensamentos mais loucos jogados no papel sem usar filtro. Mas eu não teria essa coragem, rs.
Contos que gostei muito, outros que gostei menos, alguns que preciso reler pra entender?

sabren 23/06/2020

clarice com toda sua peculiaridade reúne vários contos em um só livro. contos que valem a pena serem lidos, pensados, questionados e repensados (e na maioria das vezes, não chegar a conclusão nenhuma).

Bibi ð¦ 21/07/2022

? Resenha: Felicidade Clandestina ????? | Autora: Clarice Lispector | Editora: @editorarocco

Esse livro é uma coletânea de 25 contos escritos em diferentes fases da vida de Clarice. No conto que da nome ao livro, a personagem conhece a maldosa filha do dono de uma livraria em Recife, e como boa "criança devoradora de histórias" anseia por As Reinações de Narizinho que está sob a posse da menina que, no entanto, promete emprestar-lhe.

No outro dia a personagem corre ansiosa até a casa da menina que alega não estar com o livro e que ela deve voltar no dia seguinte. Todos os dias ela vai aos pulos e com o coração palpitante até a casa da filha do dono da livraria que sempre com uma desculpa diferente não  lhe entrega o livro, mas ela é movida pela esperança de um dia tê-lo em suas mãos. Quando finalmente o tem, em puro êxtase, ela não o lê, o deixa guardado em algum canto, lê algumas breves linhas e depois fecha-o de novo, e assim ela percebe que para ela a felicidade era algo clandestino.
"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia."

Esse foi o primeiro livro que eu li da autora e foi o que fez eu me apaixonar por ela. Clarice possui uma escrita única e indefinível, escreve sobre seus próprios devaneios e por isso suas personagens (a maioria são mulheres) possuem muito dela.

Victória 27/06/2020

Felicidades clandestinas
Eu, que leigamente, não sabia que não se tratava de apenas uma felicidade clandestina, fui pega por várias. Algumas simples, outras não tão envolventes-quem disse que a tristeza de alguém deveria nos envolver?-outras me prenderam... e assim, pude ver mais os encantos de Clarice. Algumas vezes Clarice se expunha, e eu só descobri quando li as orelhas... enfim, ?Perdoando Deus? e ? As Águas do Mundo? ganharam meu coração e falaram um pouco de mim.

ultragicomedia 08/07/2020

Não devorei o livro porque Clarice me faz sentir a necessidade de digerir e a cada conto, passava dias digerindo o banquete. Foi uma experiência magnífica de viver emoções que me dilaceraram e me fizeram ter a noção de que já não existe mais a Yasmim antes de "Felicidade Clandestina", existe agora a Yasmim que foi transpassada por Clarice Lispector

Najúlia 02/08/2023

"A esperança era o meu pecado maior."
Não tenho nem palavras para descrever a escrita de Clarice Lispector... São contos carregados de sentimento humano, é fácil se identificar quando você se permite sentir a história também.

Nicole 06/10/2020

Contos psicológicos de Clarice Lispector reunidos em uma única edição. Recomendo.

tatá 21/08/2023

Clarice Lispector
Meu primeiro contato com a autora, e acho que não poderia ter sido melhor.
Foi um livro muito muito bom!! A Clarice trás tantas frases e reflexões que, sinceramente, valem muito a pena de serem lidas.
Amei muito e já anseio por ler mais dela.

Bianca.Rodrigues 24/11/2020

sensacional!!!
Clarice lispector no meu conceito é uma musa inspiradora uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX suas obras prende do começo ao fim.

gr.will 20/09/2023

Felicidade Clandestina abre esse livro e é um dos meus contos preferidos. Dessa vez, imergir na literatura de Clarice através desse conto não poderia ser melhor.

Muitos dos contos mais famosos da autora se encontram nesse livro, se não me engano. E é cada conto bom que me peguei parando várias vezes após a leitura de alguns, tudo para conseguir absorver o que tinha acabado de ler. Outros contos, confesso, li, li e não entendi quase nada rs.

Me pareceu também que muitos desses contos versam sobre a infância, amadurecimento, amor, primeiro amor... tudo daquele jeitinho clariciano. O livro se encerra com um conto que é clássico das aulas de literatura da escola. Esplendor puro esse livro!