Caminho Longo

Caminho Longo Vinicius Fernandes

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thi 01/10/2021

Já tô catando os pedaços do meu coração. Sofroh!
Em um acidente inesperado Bruno perde seu irmão e seu melhor amigo ? o único que o entendia.
Vivendo questões sobre a sexualidade, Bruno acaba conhecendo outros caras, mas as frustrações chegam a se tornar inspiração quando ele decide escrever o que está sentindo.
Durante esse caminho longo, iremos ter contato com um pouco da vida de Bruno, e entender melhor suas prioridades, seus amores, seus arrependimentos, suas superações e frustrações.
A história de Vinícius Fernandes, um autor nacional, retrata passagens da vida de um indivíduo gay na sociedade, e em principal no Brasil, além de explorar a maleabilidade e superficialidade das relações atuais. O livro é simplesmente incrível, e super recomendo. Os capítulos são curtos, e a leitura é muito leve e rápida. Caso esteja procurando um nacional para conhecer, eu recomendo "Caminho Longo".

AugustoV.Silva 30/06/2020

Perfeito!
Eu amei! Amei de verdade!
De todos os livros que eu já li, este me arrebatou de uma forma tão intensa que eu me entreguei ao personagem e sorri, sofri e comemorei com ele.
Caminho Longo tem algo de realidade que é simplesmente perfeito. Assim como o tempo, a narrativa se desenvolve através de várias e várias reviravoltas que nos faz refletir o quão curioso e incisivo é o tempo.
Eu amei cada detalhe, e o final, não poderia ser diferente. Acho que ele é necessário, e importante. Uma reflexão necessária!
Amei a oportunidade!
LEIAM!
Vale muuuuuuito a pena!

Landerson 29/08/2020

Muito Bom!
Minha primeira leitura LGBT e gostei.
Não sou chegado em romances, nem em melosidades, aqui tem alguns. Mas nada que atrapalje a obra em si. Gostei de como o personagem amadureceu ao longo do livro e como a trama é amarrada. As músicas e citações caíram perfeitamente nas cenas e o modo como a trama é levada é fluido e sem enrolações. Acho que a cidade que o personagem principal e as cidades que ele visita deveriam ser mais exploradas e descritas, mas isso não diminui a obra.
O ponto alto do livro é: reflexão. Por conta um acontecimento no final e uma simples coisa que o personagem principal deixa de fazer a trama toma um rumo totalmente diferente, fazendo a gente refletir nas escolhas que devemos tomar.
Tem alguns clichês? Tem. Mas ainda assim é um bom livro .
Recomendo.

Natan 04/10/2021

Um caminho que vale a pena
Não nego que fui esperando um romance ou só mais um drama qualquer, algo pra passar o tempo. Não recebi nada disso, e não podia estar mais satisfeito também.
O Vinícius fez uma história sobre amadurecimento mesmo, e fez isso com muito sucesso.
O romance aconteceu várias vezes, e por um momento achei que tava repetitivo o Bruno sempre tendo alguém e perdendo logo em seguida, mas aí entendi a parte do romance nesse caminho longo. Por vezes fiquei pensando com quem o Bruno ia terminar, quem ia ser o casal do final feliz, e não aconteceu, porque a história não é sobre um casal com final feliz.
O drama familiar, o luto pelo irmão, a superação, tudo também é super notável, mas querendo ou não também é mais um plano de fundo na história. A família é importante, mas é o foco, é só mais uma passagem, mais uma estrada pelo caminho.
O Bruno, aí, da vontade de abraçar ele. Foi muito fluído ver ele seguindo seu caminho, pessoas indo e vindo, e ele seguindo. A escrita do Vinícius deixou isso muito natural e confortável. O final de longe não foi oq eu queria, mas acho que era sim oq o Bruno precisava.
Foi um prazer percorrer todo esse Caminho Longo com ele

@bardoriano 11/02/2020

Lindo com muitas reflexões
A vida é um caminho longo a ser percorrida.

E é isso que Bruno irá descobrir ao longo da sua, e agora sem seu melhor amigo, seu porto seguro, seu conselheiro, seu irmão, pois uma tragédia acabou os afastando.

E nesse caminho longo, ele vai se apaixonar, amar perdidamente, ficar confuso sobre seus sentimentos, vai sentir a dor de um amor perdido, a cura que vem depois, a dor da partida e que essa não tem cura, mas deixa uma cicatriz, vai se descobrir pessoalmente e que a vida é feita de momentos e escolhas.

Tudo isso sempre com a ajuda do irmão que é sua maior força, mas terá que andar com os próprios pés, em algum momento.

E no andar da leitura, vamos acompanhar o crescimento do personagem, e por que não o nosso? Pois a narração do Bruno e os fatos da história dele é tão visceral que passa longe de uma ficção, nos sentimos perto de tudo. Me vi em tantos momentos.

Flashbacks mostram um Bruno imaturo e a tragédia que aconteceu na família, no presente só a pergunta, "e se tudo tivesse acontecido diferente?"
??
Foi uma leitura que arrancou lágrimas nas primeiras páginas, a relação do Bruno e o irmão simplesmente linda, pula das páginas. Fácil se apegar aos personagens e trazer para a realidade.

Enredo fofo, delicado e triste, cheio de amores encontrados e perdidos, emoções e drama, que traz lições para a vida e que nos faz refletir profundamente sobre nossos momentos e escolhas ao longo da vida.

Mas confesso que na última parte não vibrei como no começo, curti, só não senti a emoção dos acontecimentos. Essa avaliação é bem pessoal, mas garanto que vai secar lágrimas de muitos.

Amei o prólogo e a mensagem que ele passou, e o quão maduro o personagem se tornou. Orgulho! Só li verdades.

Um clichê bem gostosinho e uma leitura super importante, ótima dica para quem quer começar no gênero. Mais uma vez com sua escrita fluída #ViniciusFernades ahaza e ilude leitor, por que doeu certo acontecimento.

Amo os livros dele e sempre mega indico, conheçam os trabalhos desse fofo, vale muito a pena, sem falar que é um amor de pessoa. Sucesso sempre.
??
#resenhamaníaca

Vinicius 27/08/2020

Vinicius Torres, [27.08.20 20:01]
Caminho Longo é um livro fácil de se apegar. Uma história forte que tem muito a nos passar. A estrutura dividida em três partes traz um espaço maior de tempo a ser trabalhado. Bruno é um personagem relacionável e, embora grande partes dos seus problemas sejam ignorados pelo acaso da vida, sua jornada é muito bonita.

Essa é uma história que vai fazer com que você repense sobre o que te cerca, às vezes nós não precisamos de muito. Talvez precisamos viver muito… Quem sabe?!

O contexto e a importância de histórias LGBTQIA+ foram elementos que vibraram minha cabeça durante essa leitura. Ao mesmo momento em que me via refletindo muito sobre os personagens, mais uma vez, me apeguei mais a personagens secundários…

O ritmo da história é o maior (e pequeno) empecilho que encontrei. Às vezes a escrita parece atropelar os eventos. Algumas das cenas poderiam ser melhores aproveitadas em um geral maior. O livro tem alguns probleminhas com questão de representatividade racial que foram levantadas nos INCRÍVEIS debates que tivemos durante o mês de leitura conjunta com um montão de influenciadores legais.

Essa foi a maior experiência que tive com uma leitura, o quanto essa obra cresceu e tomou novos significados com os comentários desse pessoal… As Vezes nós abrimos um livro, lemos, contamos sobre pra quem não quer ouvir e fim. Por muitas vezes ler é solitário, mas quando debatemos é incrível!

Dani 29/10/2020

Caminho longo.
Talvez esse nem seja o jeito certo de se atrair por um livro, mas foi assim que resolvi conhecer a história que havia ali: me encantando pela capa.

Isso não é uma regra, mas normalmente, as capas costumam revelar um pouquinho do que podemos esperar ou, no mínimo, nos fazem divagar sobre o que vem pela frente.

Eu não conhecia o trabalho do Vinícius. E apesar de ser apaixonado por literatura LGBT, nunca havia ouvido falar sobre Caminho Longo. Um dia, através de um post sobre livros, no Instagram, me deparei com uma capa linda, com uma tonalidade alaranjada, que remetia ao Outono. Ao fundo havia a imagem de dois rapazes sentados de costas um para o outro e de mãos entrelaçadas. Estavam repousando sobre malas, em uma linha de trem. Em volta deles, algumas folhas secas caiam. Sobre o trilho também, havia a imagem de um notebook e um celular.  E bem em destaque, continha o título: Caminho longo.

Fiquei me questionando sobre o que exatamente seria aquela história. Apesar de ter lido a sinopse, esta não revelava muitos detalhes sobre a trama. Mal sabia eu que em breve compreenderia cada detalhe sobre a capa que havia me atraído.

Inicialmente, achei que a história de Bruno, o protagonista, seria apenas mais um romance "boiolinha"( eu adoro esse termo. Meu lugar de fala, meu direito de ressignficar palavras), que são aquelas histórias clichês e previsíveis. Não que isso seja ruim, eu até gosto, mas é que realmente fui surpreendido.

Logo nos primeiros capítulos, eu fui tomado por uma emoção que há muito tempo nenhum livro me despertava. Quando me dei conta, eu estava no metrô, lendo e em prantos. Compreender o ponto de partida da história faz com que nos conectemos e compreendamos cada sentimento expressado por Bruno.

Essa é uma história que aborda questões e situações nas quais a maioria das pessoas LGBTs já se enxergaram. Conflitos internos e externos que nos fazem refletir e perceber que, isso tudo acontece com muito mais frequência do que imaginamos.

Eu não vou contar muito sobre a história do Bruno. Apenas quero instigá-los a acompanhar todo o processo de amadurecimento desse jovem escritor, mediante às adversidades da vida.

Eu estava certo em deduzir que a capa retratava o Outono. As folhas a cair das árvores representam as mudanças de estações. As mudanças que enfrentaremos na vida. Os rapazes de costas e mãos dadas representam um sentimento, uma ligação que há entre pessoas, mas que nem sempre estarão em sintonia, muitas vezes  indo em direções opostas. As malas, o notebook e o celular representam a distância. Apesar de haver uma conexão, de haver comunicação, nem sempre estaremos por perto. Às vezes, podemos estar do outro lado do Oceano. A comunicação se dará por meio da tecnologia. E os trilhos, representam a vida. Todo o caminho que iremos percorrer. As alegrias, as tristezas, os amores, os dissabores, as fraquezas, os amadurecimentos. O longo caminho que é viver a vida.

Te convido a mergulhar de cabeça nesse drama da vida real que com certeza vai tocar o seu coração.

Beijos do Dani.

Lary 23/08/2020

Ainda reflexiva
Vinicius conseguiu me levar para dentro da cabeça de Bruno, o protagonista desse drama LGBT e por muitas vezes me senti insegura como ele, temendo os próximos passos porque tudo poderia dar errado.

Esse livro me fez sentir um misto de várias emoções ao mesmo tempo, sentimentos diversos conflitantes. Me encheu de reflexão sobre os caminhos, as consequências e os "e se?" da vida.

Quando finalizei a leitura, me perdi por alguns minutos de mim mesma, tentando refletir o que eu tinha acabado de ler e como aquilo me afetou de diversas formas.

Vinicius me conquistou com sua escrita e seu enredo doloroso porém realista sobre como é ser LGBT, os medos, os alicerces, o preconceito e sobre como é a vida real de qualquer pessoa, cheia de contratempos, problemas, amores, desilusões, aventuras...

Fiquei muito feliz de ter lido esse livro e ter conhecido a história do Bruno, indico muito pra quem gosta de drama e quer sofrer. Às vezes a gente precisa chorar, né? Se é isso que você quer, vá em frente, alertando que há gatilhos de homofobia.

Fernanda.Castro 20/05/2020

Resenha de Caminho Longo
A obra conta a trajetória de Bruno que traça a difícil caminhada que vive a tragédia de perder seu irmão que era seu pilar e aquele que o ajudava em sua autoaceitação.

A história é recheada de emoções. Esse livro é importante, não apenas para que os meninos que são como Bruno possam se enxergar no protagonista, mas para os que estão bem distante desta realidade. A empatia vai até certo ponto, mas quando pegamos um livro, onde é tão fácil emergir para dentro da história e para dentro do corpo de um personagem, o que é facilitada pela narrativa em primeira pessoa do livro, nós conseguimos nos colocar de verdade no lugar de alguém nesta situação.

E o autor se aproveita de forma excepcional desta posição para mostrar todas as possíveis situações que um menino gay pode passar. O tempo todo colocando a forma como as pessoas lidam com isso positiva ou negativamente. Sempre mostrando, que apesar da forma como as pessoas reagem, o quanto todos somos iguais independente da orientação sexual e como passamos pelas mesmas experiências no final das contas, com eles tendo o adicional do preconceito que só dificulta as coisas. Bruno sempre se questiona em como seria o mundo se o que ele é não fosse considerado errado por uma sociedade retrograda e é incrível a analogia que é feita por Mateus (irmão do protagonista) “com tijolos em uma parede e como não tem graça nenhuma ser igual a todo mundo”. Sem dúvida, ter alguém como este irmão na vida destes meninos faz toda a diferença na construção do caráter e para que se aceitem-se como são. Por isso é tão importante que todos leiam livros como este, pois as pessoas em volta deles fazem uma mudança enorme e todos adorariam que as mudanças fossem apenas positivas e não trágicas.

Outra diferencial que vemos no livro de Vinícius é que ele vai além do tema recorrente de “sair do armário”. Como ele mesmo disse em uma live “Sair do armário faz parte da vida de um LGBT, mas a vida dele não se resume a isso”. Nós temos como exemplo o quanto sofreu pela perda do irmão, a amizade linda que desenvolve com Natália - a garota que namorava seu irmão antes dele morrer -, sua vida de escritor, tudo bem desenvolvido e que nos coloca ainda mais para dentro da rotina e nos aproxima ainda mais do personagem.

Resenha completa no blog Em minha mente:

site: https://fernandatcastro.blogspot.com/2020/05/resenha-16-caminho-longo.html

Marcus Menezes 24/01/2021

Tudo!
Achei ?Caminho Longo? muito bem escrito. Apesar de ser um livro ?curto?, acontece bastante coisa na vida de Bruno, o protagonista. É uma chuva de acontecimentos dramáticos do início ao fim que me deixou até cansado. Não leia se estiver procurando um romance fofo. Aqui o que não falta é drama. É um livro sobre a vida, sobre grandes acontecimentos, sobre mudanças, sobre conflitos.

Gui 13/03/2021

"Carry on my wayward son"
Se músicas pudessem ser associadas a minha leitura desse livro, com certeza essa do título veio a minha mente, não só pelo que se trata na letra, como no momento que eu tenho guardado na minha mente: todos os finais de temporadas de "Supernatural", uma série bastante especial para mim. Acho que isso remete o que esse livro é: uma história cheia de realidades e momentos especiais que fazem você associar a sua vida por osmose; você nem percebe quando, o momento apenas vem a sua cabeça e, segundos depois, se encontra chorando na cama às 2 da manhã.
É difícil a gente encarar a realidade quando a gente tenta, constantemente, fugir dela, ver algo que se parecia um pouco com a minha vida ali, despejada lindamente nos papéis, enquanto eu torcia para que, pelo menos, aquela tivesse um final feliz, mas foi tão necessário entender tantas mensagens que encontrei no livro que... me dá vontade de chorar novamente apenas de lembrar.
Foi um caminho longo até aqui, e ainda tem tanto a percorrer, mas se eu tiver a mim mesmo, tenho certeza de que terei muita coisa.

Sofia-Carbajo 24/05/2021

Excelente
Super me identifico com o que o Bruno passou durante sua trajetória. A forma como o autor descreve a personalidade do Bruno, é exatamente como eu me descreveria: extremamente emocional, apegada as pessoas, levada pelas emoções, não tenho medo de sentir, me apaixono fácil e rápido e também desapego super fácil e rápido, sempre tento ver o lado bom das pessoas e da vida.

Vinícius Fernandes é um excelente escritor, seus livros são de leitura fácil e que os leitores conseguem se identificar. Super recomendo os livros dele.

Mas se preparem para sempre ter um lencinho do lado, porque vocês vão chorar horrores (eu sei que eu chorei hehehe) e já vão providenciando uma terapia, porque ao final do livro, vocês vão precisar...

adrianlendo 23/08/2020

Bruno perde o que tinha de mais importante na vida e agora se atém a lembranças para conseguir passar o estágio do luto e seguir em frente com suas próximas escolhas que, mesmo que o deixem mais feliz, podem custar toda a normalidade na qual ele está acostumado.

Caminho Longo realmente faz jus ao seu título ao mostrar um jornada realmente bastante longa sobre aceitação e dor. O caminho que Bruno percorre desde a infância até a vida adulta é repleto de tropeços e perdas irreparáveis que fazem com que o leitor sofra a cada instante de cada página desse livro.

Isso tudo o torna ruim? NÃO, de modo algum. A jornada percorrida pelo protagonista faz o leitor sentir um misto de emoções que vão aos poucos o conduzindo para uma realidade difícil de aceitar mas que pode ser bem verdadeira. O leitor consegue facilmente sse identificar com Bruno e nesse caso ele foi tão bem escrito que é perfeitamente possível sentir a dor da perda, a raiva da rejeição e a felicidade instantânea de uma relação. Bruno é totalmente um ser do século XXI e, como ser do século XXI, eu posso certamente dizer que o fato do coitado ser tão emocionado é extrema e assustadoramente real.

Caminho Longo traça uma estrada cheia de buracos e tropeços dolorosos que chegam a brincar com os sentimentos do leitor, isso somado a uma narrativa extremamente fluída e personagens que condizem com a realidade formam uma obra que merece toda a atenção possível.

David 18/04/2020

A falta de aceitação em sua plenitude
Uma história que mostra o quanto é difícil viver quando não conseguimos nos desapegar do passado. Bruno é um jovem que vive preso no passado; todas os seus momentos mais felizes parecem ser exclusivamente lembranças de momentos que ele não deu o valor devido. Ele luta contra a aceitação de si próprio, da sua sexualidade e personalidade, do medo de mudanças e principalmente com a aceitação de que tudo é finito.
É um livro que nos faz refletir sobre o quanto algumas pessoas acabam fazendo parte de nós mesmos e que não é porque não durou para sempre que, necessariamente, não foi amor verdadeiro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6