Caminho Longo

Caminho Longo Vinicius Fernandes

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

blogreflexosliterarios 17/06/2021

Cada perda, um aprendizado.
O livro nos faz refletir sobre perdas, amores, aprendizados e lutos. Bruno sofreu muito nesse livro (mds, o menino não tinha um dia de paz), mas cada perda e cada dor o fizeram aprender mais e si e mais das pessoas que passavam pela sua vida. Uns ficaram, outros foram embora, mas cada um deixou para ele, um aprendizado, uma lição. No final do livro podemos ver um Bruno muito mais seguro de si e muito mais confiante do que no início do livro.

Foto e resenha completa lá no @blogreflexosliterarios

site: https://www.instagram.com/p/CQEb-Cxj1ZU/

Paulo Narley 29/08/2020

Você vai chorar!
Caminho Longo foi a primeira obra que li do Vinicius. A escrita do autor é bastante fácil e a história te prende. O livro possui diversas passagens que nos levam à reflexão sobre nossa própria vida. A você que pretende percorrer esse caminho longo (Ok, não resisti), eu digo: prepare-se, ele é cheio de curvas que vão te trazer lágrimas, assim como todo bom drama, mas também vão te proporcionar um quentinho no coração.

Lais.Goncalves 27/08/2020

📚 Caminho longo - Vinicius Fernandes 📚
O protagonista dessa emocionante história será o jovem Bruno.

Bruno sempre pôde contar com Mateus, que além de ser seu irmão, era o seu único e melhor amigo.

Mas uma tragédia acontece e o Bruno não pode mais contar com o seu apoio, daí por diante ele não terá mais o seu porto seguro.

Tentando superar a grande perda, o nosso protagonista passará por um longo caminho de luto e reviravoltas em sua vida.

Depois que seu irmão se foi muita coisa mudou, inclusive sua família, o luto abalou a todos, Bruno não sabe como reverter essa situação e não consegue assumir sua sexualidade para a família desse jeito.

E eu até poderia falar da sua vida amorosa aqui, mas você terá que embarcar nesse drama LGBT para descobrir os "lances" do Bruno.

🌸 Eu sempre me gabava ao dizer que nunca chorei com um livro e ao mesmo tempo sempre quis ter essa experiência.
Aí o Vinicius vai lá e escreve Caminho longo e a experiência aconteceu, minha gente, eu chorei feito criança, suas páginas são viciante, a escrita do Vinny é maravilhosa e estigante.
Caminho longo foi uma das melhores leituras do ano.
Eu só não indico para todos por conter certos gatilhos, como: homofobia e luto.

vitormanoelfor 23/08/2020

RESENHA
CAMINHO LONGO, Vinícius Fernandes

Alerta: abordagem de luto e homofobia.

Em um milhão de (des)venturas, a vida, o caminho longo e, muitas vezes, difícil, como ela mesma se apresenta, Bruno ruma em direção à sua própria libertação, ao desarme de suas resistências, ao desatar das dores que introjetou, às despedidas e últimas vezes...

Bruno é um jovem branco e gay cuja família está longe de seus planos iniciais e, principalmente, de abraçar suas diferenças. Com excessão, apenas, de seu irmão, o Mateus. O único que, sem que dissesse nada, o compreendeu e o aceitou inteiramente. Seu melhor amigo. Sua melhor pessoa no mundo. Sua âncora, sem a qual Bruno se vê fadado ao oceano e sua fúria. Um barquinho de papel singrando em direção a lugar nenhum. Dando voltas ao redor da perda e da dor.

Será que descobrirá um caminho para fora da tempestade pessoal do luto? Esse caminho lhe será de todo bonito? Que outras tantas tempestades terá de enfrentar para, finalmente, desfrutar de um pouco de calmaria, ao seu redor e dentro de seu próprio peito?

Sua narrativa é fluída, e em primeira pessoa, intercalando os tempos em memórias do passado. A história nos embala num ritmo agradável. Os acontecimentos, seus (des)encantos, vão nos puxando para dentro. O drama desenvolvido nos faz quase que refém do pessimismo, ao esperamos sempre pelo pior, dado o histórico. Mas a realidade é que há beleza nos entremeios, e nos momentos, e é o que há. Apenas. E a mensagem é justamente essa.

Um Drama LGBT de Formação, ao abordar as questões/vivências supracitadas e girar ao redor de um jovem branco e gay, Caminho longo pode te cativar e emocionar a valer. De uma lição emocionante e que fica.

Entretanto, não poderia deixar de expressar o que, pessoalmente, me incomodou na obra, na abordagem dos únicos personagens negros que surgiram ao longo!

E me peguei pensando na classificação limitada desses personagens, como por "pele escura" e "tom de chocolate".

Mas por que, Vitor?

Antes de tudo: É a MINHA leitura. E de modo algum almejo desencorajar a leitura de Caminho longo, pelo contrário. Leiam! Conheçam os demais trabalhos do autor. Se permitam!

De forma objetiva, porque acredito que nós, pessoas negras, precisamos ler histórias cujos personagens NEGROS/PRETOS sejam ditos tais. Essas informações precisam estar EVIDENTES. Afinal, o mínimo que uma história pode fazer para validar a existência de um personagem negro é dizer que ele é NEGRO. Sem rodeios. Sem medo... Não existe coisa mais incômoda para mim que ler um personagem cuja cor de pele é descrita de mil jeitos, menos do jeito que a gente precisa que seja.

Quando se é tão necessário explicitar, validar, legitimar a existência NEGRA/PRETA na Literatura... Não existe razão pela qual mascarar nossa negritude.

No mais, uma leitura que indico de coração.

Leituras da Rafa 29/06/2020

Me emocionei do começo ao fim, é um livro que nos faz pensar
Poucas vezes na minha vida eu me deparei com algum livro que me fizesse chorar compulsivamente, que me fizesse ter sentimentos tão intensos como foi ler esse livro... sabe, eu não sou LGBT, mas tenho amigas que são e sei o quão difícil é passar por essa vida que já é uma tragédia atrás de tragédia e ainda ter que lidar com o medo de se assumir e ser massacrado por essa sociedade de hoje. Tudo o que sei vem dessas minhas amigas e uma delas é como se fosse minha irmã e não pude deixar de chorar lendo esse livro. O Bruno... Bem, eu me identifiquei com ele, pq minha vida sempre foi uma montanha russa de tragédias e breves momentos de alegria, separações dolorosas e caras errados que me faziam questionar se o problema era eu que me apegava demais. Sempre que algo dava certo, no mínimo 4 ou 5 coisas davam errado e me derrubavam e olha que eu me esforçava pra minha vida dar certo, mas parecia que ela gostava de me ver chorar e me maldizer todos os dias. É um livro que te faz pensar muito sobre como seria a nossa vida se não tivéssemos sofrido tal coisa ou ficássemos com tal pessoa, ela seria diferente? Seria Boa? Seria uma porcaria? Acredito que tudo o que passamos vem para nos mostrar o quão forte somos, a vida pode sempre nos bater, mas sempre vamos recomeçar de algum lugar. O irmão do Bruno, Matheus, com certeza foi um anjo na vida dele e pode ter certeza que mesmo após a morte, as pessoas que amamos continuam com a gente, em pensamentos e infelizmente quando é a hora, bom, é a hora! Sobre ser aceito, não temos que aceitar nada, temos que respeitar, acolher, sei que parece frase clichê, mas, a pessoa que mais me deu força quando eu tava desabando é LGBT, ela me acolheu melhor do q minha própria família quando mais precisei e isso só me faz ter mais carinho e respeito por quem é desse movimento... Esse livro nos faz pensar, nos faz ver que o respeito é a base de tudo nessa vida, devemos prezar pela felicidade de quem amamos. Leiam, é maravilhoso, é inspirador e pode abrir a sua mente mais ainda, a vida é curta demais para perder tempo com preconceitos ou medos, temos que viver... Pq toda forma de amor é válida! ???????

Nina Souza 18/01/2023

Um livro que mostra os caminhos longos (e perturbados!) da vida
Uma escrita leve em uma realidade difícil de perdas e desilusões. É um livro sobre crescer em um mundo patriarcal, repleto de preconceito, (des)amores, enganações e crueldade - aspectos que o autor fez questão de não maquiar e/ou romantizar.

Em Caminhos longos o leitor é convidado a conhecer Bruno, um garoto homossexual que está se descobrindo e tem como confidente e melhor amigo seu irmão Mateus. O vínculo entre os dois é muito forte e muito honesto, até que uma tragédia acaba mudando tudo.

Entre lembranças alternadas entre passado e presente, o autor faz com que seus leitores também vivam a fase do luto, da privação de ser quem realmente é, da angústia crescente e a libertação do protagonista conforme seus aprendizados.

Bruno é um personagem dócil e que através dele o leitor percebe as nuances e fragilidades da vida em uma leitura dinâmica e uma sequência de fatos devastadores em um livro que me prometeu choro e, na realidade, me entregou angústia e raiva.

Eu senti raiva a todo o momento porque o personagem simplesmente saiu da escrita e se materializou na realidade simplesmente por pensar em quantos Brunos conhecidos e desconhecidos não foram eternizados em Caminhos Longos.

Senti raiva de cada personagem omisso e preconceituoso na narrativa, do drama familiar que afeta milhões de pessoas fora da ficção por puro tabu, ideologias equivocadas de perspectiva única, patriarcado e ignorância, assim como senti raiva de cada personagem imaturo que passou pela vida do Bruno com a justificativa de que a vida segue. Isso não deixa de ser uma verdade, mas não dá o direito de ludibriar ninguém.

O livro é rápido e dinâmico, e que até fornece uma trilha sonora para cada momento presente no livro de uma forma muito bem encaixada e humanizada. Apesar disso, eu senti falta de um desenvolvimento maior em relação aos personagens. A solução, apesar de toda a redenção, foi simplória e acabou não me convencendo.

Alguns leitores não aceitarão o final, porque ele não é o “feliz” que estão acostumados a ver, mas é real. E justo, que entrega algo que deveríamos levar conosco para além da literatura: a vida é feita de momentos, e é isso que a faz valer a pena porque ela passa e a gente está ocupado demais correndo para chegar em algum lugar. Mesmo que tenhamos que encerrar alguns ciclos pelo caminho.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Stboyll 10/03/2024

Gostei bastante da história, por mais que não seja muito minha praia esse livro eu o considero bem bom até

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6