Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinicius 03/05/2020minha estante
Adorei os comentários, Rodrigo! Muito feliz que gostou do livro! :D

Rodrigo.Gorsani 08/05/2020minha estante
Gostei bastante mesmo! Em breve lerei suas outras obras!

Vinicius 11/05/2020minha estante
Espero que goste também! Depois comentar comigo. :D

Léo Soares 22/10/2020

Meu Deus, se você está procurando um livro de encher o coração de alegria, definitivamente não é caminho longo.

Nesse drama vamos conhecer a história de Bruno, um jovem que sonha em ser um escritor e que vive um conflito consigo mesmo em relação a sua sexualidade. A única pessoa com quem Bruno pode contar é seu irmão, que acaba por morrer em um assalto (não é spoiler) fazendo com que ele perdesse a ponte que ligava ele aos seus pais. Após o ocorrido ele tenta seguir em frente com o apoio de sua ex cunhado, ambos usando um ao outro para suportar o luto. Em meio a tudo isso, Bruno acaba conhecendo Diego, um rapaz que pelo andar da carruagem aparenta ser um importante aliado nós sentimos de Bruno.

Pra quem me acompanha sabe que esse ano acabei lendo três livros do Adam Silveira, e pra quem também já leu alguma das obras do autor vai curtir muito Caminho longo, ambos autores escrevem de forma diferente, porém trazem o drama a flor da pele. A cada capítulo feliz você acaba sendo derrubado por um turbilhão de desgraças atrás da outra. Porém temos um final em caminho longo que pra muitos podem não parecem feliz, mas conseguiu me trazer algo reconfortante.

Leandro 30/08/2020

Caminho Longo... E sofrido.
Autor: @vinywood
Editora: @editorapendragon

Qual sua história de auto conhecimento?

Em Caminho Longo vamos acompanhar Bruno e suas desventuras no amor, seu drama familiar e principalmente viver um luto pela perda do seu melhor amigo, fiel companheiro e confidente, seu irmão, Matheus.

Primeiro Bruno conhece Luiz, uma aventura na escola, onde descobre o primeiro amor. Mais tarde, vem a primeira decepção.

Acompanhamos a trajetória amorosa de Bruno com apoio da sua cunhada, que mesmo após a morte do irmão Natália constrói um linda amizade e anos suprem a falta daquele que foi importante para os dois.

Cumplicidade, luto, auto aceitação, amor, desilusão e aceitação.

Durante a leitura eu torcia muito para o Bruno ser feliz, e a cada novo relacionamento eu temia por ele e queria guardá-lo no potinho e proteger dos outros.

O luto acompanha ele por todos os seus relacionamentos, por todos os momentos da sua vida. A falta de Matheus deixou um buraco enorme na vida de Bruno e de uma certa maneira, inconscientemente, ele buscava aquela cumplicidade em seus parceiros.

O livro é muito emocionante, tudo é muito intenso. Bruno é um azarão, mas tudo é aprendizado, desde o desentendimento com seus pais a seu último relacionamento.

A dor foi a inspiração para Bruno poder se auto conhecer, se tornar o sucesso com seus livros e alcançar o amor próprio.

Eu simplesmente amei essa leitura, quero agradecer imensamente ao @vinywood pela oportunidade e pela confiança. Quero ler mais coisas suas, meu amigo.

Theo.Maya 03/01/2023

Simplesmente perfeito...
Esse livro veio no momento certo para mim... Senti que conversava comigo em maneiras que nem consigo descrever.

Ele não é utópico, simplesmente é real, sem maquiagem. Mostra como que a vida pode ser curta e frágil, que hoje tudo pode estar bem, mas o amanhã é uma grande incógnita.

Permeia o campo do amor e do preconceito, deixando, claro, diversas armadilhas de gatilhos para os leitores... Só não dei 5/5 porque faltou aquele ponto que me tocasse profundamente e me fizesse refletir por um bom tempo sobre tudo, mas não veio, acho que porque percebi o rumo que o autor levaria a história, mas não deixa de ser um dos meus livros favoritos. Definitivamente o melhor de 2023 até agora, risos.

Bruna Matias | @leitoracacheada_ 26/06/2020

Resenha: Caminho Longo.
#resenhaleitoracacheada | ?Caminho Longo? | Vinícius Fernandes | 4?'s ?
Nessa história vamos conhecer Bruno que acaba perdendo seu irmão em uma tragédia, a pessoa que mais confiava e o apoiava. ?
E agora está aprendendo a lidar com o luto e como contar aos seus pais com realmente se sente. ?
?? Não se preocupe em ser algo que não é. Não force algo que não o faz bem. Seja você. E apenas você, independente do que os outros queiram. Se não está prejudicando o outro, não tem como ter algo errado com você. Quando você se libertar de ligar para a opinião alheia, as coisas vão melhorar, vai ver só.??
É meu primeiro contato com o autor e adorei a leitura. O livro é narrado entre o presente e passado e vemos um pouco do que o Bruno passou. ?
No decorrer da leitura vemos um Bruno se descobrindo gay e cheio de conflitos com a aceitação e o medo de contar para seus pais e eles não aceitarem. ?
Uma leitura envolvente, cheia de emoção e vários sentimentos, que você se envolve e se apaixona pelos personagens, com suas dores e dramas. ?
Fiquei apaixonada por Mateus e o apoio que dava ao seu irmão, sempre lá quando ele precisava desabafar. Torci e vibrei tanto pelo Bruno, gostei de ver o crescimento dele no decorrer do livro. ?
Eu ri, chorei, me emocionei com essa história e confesso que quando acabou queria mais, fiquei com um quentinho no coração ao finalizar. Enfim é uma história incrível de aceitação e auto conhecimento. Vale a pena dar uma chance pra essa leitura. ?
#lgbt #pride

Carolina.Souza 18/12/2021

eu amei
acompanhar a trajetória de Bruno durante a história é de tirar suspiros, risadas e lágrimas. não imaginei que me envolveria tanto com os personagens, mas é impossível, Vinícius escreve de um modo que eu chamaria até de aconchegante, que fez com que eu passasse pelas situações junto com o protagonista. recheado de referências musicais e com uma montanha russa de sentimentos acompanhando as páginas, não teve como não amar essa história.
já to com saudade dessa trama, que bom que tem spin off hehe

@juliusverse 10/11/2021

Uma leitura muito emocionante, rápida e gostosa de ler. A jornada de Bruno é intimista, mas pode ser espelhada em diversas realidades de pessoas que são discriminadas pelo que são. Mas também, mesmo eu que não faço parte da comunidade LGBT+, consigo me relacionar com os dramas amorosos e os problemas comuns da vida, indecisões e angústias que o personagem passa. Super recomendo.

OGabrielML 28/11/2021

Uma leiturua Gostosinha
Comecei uma maratona de livros nacionais para poder me aproximar mais da nossa literatura que, ao meu ver, parece muito deixada de lado se comparado com outros países. Isso é bem triste, pois temos livros excelentes de autores incríveis; esse livro é uma prova disso.

"Caminho Longo", de Vinicius Fernandes é um livro simplesmente sensacional. Em muitos momentos da história, me vi passando por situações bem semelhantes com o protagonista, que acaba se tornando tão humano com o passar das páginas.

A fluidez da história é simplesmente incrível. Li essa obra incrível em uma noite e não me arrependo nenhum pouco.

Além de toda a representatividade presente no livro, o que mais chama atenção e o amadurecimento do personagem diante dos acontecimentos ruins que lhe cercam. e que não são poucos.

É um livro nacional que merece todo o reconhecimetno que tem e ainda mais.

Aline.Goettems 25/08/2020

Emocionante
Difícil falar mais sobre a história sem soltar coisas que mexeram muito comigo. A escrita do Vinicius é sedutora, ágil e se não fosse pela leitura coletiva eu teria lido em um dia; Bruno é aquele personagem que você quer guardar em um potinho para não deixar mais ninguém machucá-lo, é intenso e se apega fácil, ahh como me identifiquei com ele. Eu vibrava toda vez que ele estava feliz e chorava sempre que algo ruim acontecia. Teve momentos que eu queria entrar no livro, olhar nos olhos dele e falar: para, você é incrível, não precisa disso. E outros personagens eu queria mandar para longe - haha.
Tudo nessa história tem um porquê, tudo se encaixa e tudo é muito profundo. Vou levar Bruno para sempre comigo e lembrar de que no final, depois de tantos caminhos, tudo o que precisamos é de nós mesmos.

Resenha completa no blog

site: www.lostwords.com.br

Koko 05/07/2020

Emocionante.
Não sou muito boa com as palavras, mas quero deixar registrado aqui que, todo mundo deveria ler esse livro. Livro carregado de sentimentos, de emoções e é real. Eu " vivi" , cada emoção com Bruno. Cada descoberta, cada riso, cada lágrima. Recomendo de olhos fechados.

Rubis 12/07/2020

Incrível
Vários socos no estômago, mas uma história linda que anseio pela continuação, tava com saudade de me esbaldar em lágrimas, adorei as descrições e a narrativa, um romance bem vida real rsrs

Resenhando Parágrafos 24/08/2020

Emocionante e real!
Na primeira parte, o leitor é apresentado a vida em geral de Bruno: sua personalidade, amizades (uma no caso, Mateus, também seu irmão mais velho), a relação com os pais e principalmente, o processo de descoberta de sua sexualidade. É um trecho mais corrido, repleto de lembranças por meio de flashbacks enquanto o presente se discorre lentamente, pelo menos nesta parte. Tudo encaminhará para que possamos entender melhor os receios, esperanças e sonhos de um Bruno mais velho, já a passos de terminar a faculdade.

Segunda e última parte: o presente. Simultaneamente, acompanhamos cada acontecimento, escolhas e consequências que acarretam no desenvolvimento do protagonista. Foi algo que me agradou, nada é jogado na trama apenas para causar um impacto. As coisas se desenvolvem, há problemas no caminho, tragédias inesperadas, tentativas. Assim como a vida é, e o livro se prende muito neste gênero: o drama. Ele desperta emoções e tenta trabalhar cada parte através de uma pessoa descobrindo como a vida é. O primeiro amor, a primeira decepção, a dor, luto, libertação, entender quem você é e que primeiramente não deve precisar de amor algum além do seu mesmo.

Tiveram momentos em que me incomodou o ritmo da narrativa, foi um pouco rápido e passageiro. Algumas conveniências para que tal ponto da trama acontecesse, mas nada que perdurasse e não me fizesse aproveitar a escrita. Assim como atitudes do Bruno e demais personagens que me fazia querer entrar no livro e dar uns tapas na nuca de alguém. Mas assim como foi dito em um dos debates: sempre haverá dois lados. Você pode errar e em algum momento ser o vilão da história de alguém, pessoas não são cálculos exatos.

Concluindo: o livro realmente mexeu comigo. Foi uma leitura bem proveitosa e em alguns momentos, até difícil de ler apenas um pouquinho por semana.

site: https://www.instagram.com/p/CESc7ofDg5p/?igshid=7wfnh3drvcva

@cheiade9h 23/08/2020

Um bom drama
Caminho Longo é um romance sobre perdas e como lidar com elas. A história é dividida em três partes, na primeira nosso protagonista Bruno nos conta sobre seu primeiro amor e sua relação com seu irmão mais velho - que acabou de falecer. A parte 1 é sem dúvidas a minha favorita, porque foi a parte que mais senti conectada com as personagens. Já a parte 2 e 3, Bruno se apaixona de novo, realiza alguns sonhos e o final... Não poderia ser tão verossimil pra um protagonista tão lascado (amorosamente falando). Sobre a narrativa do autor, sem dúvidas foi uma narrativa fluída, finalizei o livro sem nem perceber que eu já tinha passado da meta semanal da Leitura Coletiva, mas senti falta de me cair de cabeça nos dilemas & jornada do Bruno no decorrer da história.
E deixo minha indicação para leitores de drama, principamente se você busca um drama lgbtqia+!

feehMantovanny 25/11/2021

Desidratado (Vini, vc me paga)
Esse livro carrega uma carga emocional enorme. Ele vai muito além de um drama LGBTQIA+.

Nesse livro conhecemos Bruno (ainda no colegial) e como a vida se mostrou tão difícil pra ele daquele momento em diante.

Homofobia na escola, primeiro amor, desilusão, Perder uma pessoa, outra desilusão, um novo amor, Homofobia e desentendimentos em casa, mudança de país, tudo isso misturado ao sonho de viver escrevendo livros... Bruno nos mostra um pouco da realidade de cada um...

Eu tive a oportunidade de conversar com o autor e vi o quão privilegiado sou. Passei e passo por dificuldades, mas olha o tanto de outras pessoas LGBTQIA+ em situações muito piores.

Esse livro deveria ser algo obrigatório para que as pessoas possam ao menos se por no lugar do próximo, que ela possam entender que não se torna uma pessoa LGBTQIA+, você já nasce assim e isso é muito difícil perante a nossa sociedade pois acabamos tendo que viver escondidos e carregando um peso enorme nas costas apenas por ser quem somos.

Não deveríamos nos assumir, não deveríamos passar pelo processo de aceitação. Devíamos ser nós mesmos sem precisar passar por toda essa carga emocional de medo.

Tatá Werneck uma vez disse que não somos iguais, somos múltiplos, cada um é do seu próprio jeito que o torna único e devemos continuar sendo assim.

Tiveram vários momentos que eu desejei a cabeça do vinicius numa bandeja, mas no final das contas eu entendi o recado e ele soube fazer isso muito bem (mas isso não faz com que eu não queira te bater kkk).

Dica: Leiam com uma garrafa de água ao lado pois vai precisar repor todo o liquido que você vai perder chorando (e acredite, você vai chorar e muito).

Amei, nota dez ??

Kiwii_0 06/07/2021

É um livro muito realista onde nada dacerto do começo ao fim, mas ele fala sobre muitas coisas e da vontade de ler do começo ao fim e deixa certa curiosidade o tempo todo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6