Caminho Longo

Caminho Longo Vinicius Fernandes

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cabonillo 25/05/2022

Eu realmente não sei o que dizer. Pra mim o final ficou excelente, muito melhor do que imaginei (Se ele voltasse com o ex, eu surtava).
Eu senti toda a dor do Bruno, cada perda, cada termino, cada obstáculo, a leitura foi rápida, mas o caminho foi realmente longo, pra ele entender e compreender tudo o que ele mais precisava.

William.Camara 03/08/2022

Leitura rápida, dinâmica e cativante. Importante sabermos que existem autores brasileiros contando histórias LGBTQIAP+.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 06/11/2019

Resenha: Caminho Longo
Caminho Longo é um drama LGBT escrito pelo autor Vinicius Fernandes, sendo de literatura nacional. A editora do livro é a Editora Pendragon. Eu recebi o livro pessoalmento em um evento literário em parceria com o escritor e ele escreveu a dedicatória, me deu marcadores e um chaveiro. A diagramação foi feita pelo @rflsales (escritor do excelente livro Silhueta na Penumbra Semente de Âmbar) está incrível e a coordenação Editorial foi feita pela Priscila Gonçalves e eu pretendo ler a trilogia dela em breve.

Conteúdo do livro, o livro presente se trata da vida de uma garoto chamado Bruno sobre perdas, romance LGBT em sua vida, acontece algo relacionado a literatura na vida dele, sobre perdas tem relação com seu irmão Mateus (que não é spoiler pois está na sinopse), esse livro possui letras de músicas que marcam muito esse livro, passa mensagens inesquecíveis que com atenção você terá aprendizados e é um livro de representatividade LGBT.

Minha análise, como eu amo livro LGBT, o cujo livro me chamou atenção na primeira vez que eu vi, eu amei o livro! Minha leitura foi fluída e pretendo ler mais livros do escritor. E mais pretendo fazer um dia no meu Canal Kemiroxtv um vídeo chamado 5 motivos para ler Caminho Longo.Geralmente como nesse livro minha vida é muito diferente da história e isso não é ruim pois eu entro no universo do personagem comose eu tivesse a vida dele.

Indico para você leia esse livro e conheça o universo do Bruno e o Caminho Longo que você e ele trilhará lendo esse incrível livro! Para saber mais detalhes recomendo muito a leitura.O escritor também escreveu Graham, O Véu Entre Mundos e Lazáro - A Maldição dos Mortos que no momento não li eles além disso ele escreveu esse ano de 2019 os contos Parasita e Helena que estão disponíveis na Amazon.

site: https://www.instagram.com/kemiroxtvliterario/

Sanderson 28/11/2021

Além de longo, o caminho é bastante conturbado.
Esse livro é uma sucessão de ?uau, as coisas estão dando certo para o protagonista, pois vamos esperar que daqui a pouco tudo começa a dar errado".

Confesso que me identifiquei mais com o Bruno do que gostaria de admitir e, em alguns momentos, eu cheguei a lacrimejar por ter conseguido me ver perfeitamente ali dentro de alguns cenários.

Eu recomendo esse livro pra quem estiver procurando uma leitura LGBT. Há vários momentos fofinhos e clichês de romance que, pra quem curte, é um prato cheio, mas já esteja avisado que definitivamente não é um mundo cor de rosa o tempo inteiro.

Kiwii_0 06/07/2021

É um livro muito realista onde nada dacerto do começo ao fim, mas ele fala sobre muitas coisas e da vontade de ler do começo ao fim e deixa certa curiosidade o tempo todo

eversincerafa 17/09/2020

Adorei o livro, saí com depressão
Conhecer um pouco da história (sofrida) do Bruno e seguir com ele por esse caminho longo foi uma ótima experiência. De vez em quando é bom ler histórias que nos mostram que a realidade nem sempre é boa conosco como nos livros e que nem todos temos o final que esperamos, mas somos felizes da nossa forma.

lucasz 28/08/2020

C A M I N H O L O N G O
? A escrita de Vinicius Fernandes nos prende desde as primeiras páginas, e com Caminho Longo não é diferente. A história se assemelha muito com a realidade de muitos jovens (homens ou mulheres): lidar com o preconceito, com o luto, incertezas e angústias pessoais.?
? A premissa nos traz um drama, vivido por Bruno, filho de pais tradicionais e sem muito diálogo. E seu irmão, Matheus, seu melhor amigo, confidente, conselheiro e companheiro de quarto. Com essa família totalmente ?desarranjada?, Bruno tem sua primeira paixão-não-platônica-porém-secreta, e sua vida amorosa começa fazendo com que sua família saia do conforto e desconfie que algo novo está para acontecer. ATENÇÃO: Prepare seu lenço!?
? Um livro curto, de 202 páginas, mas com um enredo enorme que parece que você leu umas 500 páginas rapidamente por sua fluidez. Os acontecimentos são tão reais que não há enrolação e romantização dos fatos. O que acontece, acontece e pronto.?
? E falando em acontecimentos, UAL, como você será surpreendido nesse livro. Uma verdadeira montanha russa de emoções. Do Amor extremo, ao ranço, e raiva mortal (ódio seria uma palavra muito forte). Você vai se apaixonar por esses personagens e querer poder conhecer (alguns só) deles.?
? O livro nos insere numa narrativa psicológica sobre as fases do Luto, sobre o tempo e as estações de nossa vida, sobre esperar e conquistar nossos sonhos e que vale a pena, acima de tudo, viver o desconhecido e inexplorado. ?
? O diferencial dessa temática LGBT, para mim, é que talvez o final não seja tão esperando como os outros, porém, o final é REAL, nos deixando com aquele sentimento de vazio, angústia e alegria/satisfação ao mesmo tempo. Não é apenas um drama LGBT, mas uma inserção a ideia de aceitação (própria), ressignificação e valorização de si mesmo e de seus propósitos.?
? Caminho longo foi uma Leitura Coletiva, organizada pelo próprio autor com alguns igs literários e ficamos muito gratos por essa experiencia maravilhosa que tivemos de dividir conteúdos e pontos de vista sobre esse tema.?
-?
????
INSTA : @vai.lendo

Tonco.books 24/08/2020

Drama de tirar o fôlego
Bruno é o cara mais ferrado que já vi, mas como está escrito na própria capa, é um ?Drama LGBT? e se as coisas fossem diferentes com certeza não seria tão dramático. De qualquer forma, foi a melhor representação que já li na vida sobre a vida de uma pessoa gay, claro que não se aplicar sobre a vida de todo gay, mas temos que levar em consideração que representa muito bem essa comunidade.

*O livro tem gatilho para homofobia, e não recomendo para quem ainda não é assumido*

Lembrando que isso NÃO é um livro de romance e frufru, é um livro sobre como as pessoas realmente são.

O livro é separado em três partes, a primeira nos apresenta Bruno ainda na adolescência, lidando com a fato de se sentir diferente e deslocado, e posteriormente sofrendo agressão e bullying de um companheiro da escola, os acontecimentos acabam o levando a conhecer Luiz um garoto que o entende e ajuda, e parece realmente compreender tudo aquilo que ele sente. Bruno se apaixona e com o apoio de seu irmão mais velho que também é seu melhor amigo, ele se joga na nova experiência.
Como todo primeiro amor, as coisas parecem ser magicas, mas no fim acabam não dando certo, Bruno está sofrendo com o término quando recebe a notícia de que seu irmão foi assassinado em uma tentativa de assalto, seu mundo cai, agora sem o namorado e o irmão as coisas não vão nada bem.

Na segunda parte avançamos um pouco no tempo, Bruno vem tentando superar sua perda e decide escrever um livro que é publicado com a ajuda de Natália, a namorada do seu falecido irmão. Acompanhamos também seus fracassos em tentar construir novos relacionamentos, enquanto lida com a cobrança de seus pais super religiosos pela aproximação com a Natália, Bruno então decide se assumir e as coisas se tornam caóticas.

Na última parte vemos Bruno morando no Canada com seu namorado, lidando com o sucesso de seu livro e enfrentando as consequências de um esfriamento na relação.

É um livro que nos faz entender que não precisamos de ninguém para sermos completos e que nossa felicidade só depende de nós mesmos.

Eu amei essa experiência e essa leitura, com toda certeza é uma leitura que vale a pena e super recomendo!!

Filósofo dos Livros 04/12/2023

UM DRAMA LGBTQIAPN+
Li o livro "Caminho Longo", de Vinícius Fernandes. Quero lhes dizer que esta obra não é apenas uma história; é uma jornada emocional que explora as complexidades da vida, do luto, da autodescoberta e dos desafios de relacionamentos homoafetivos. O protagonista, Bruno, enfrenta perdas, desilusões, e busca sua própria felicidade em um mundo repleto de preconceitos, tabus familiares e desafios pessoais.

A trama é habilmente conduzida pelo autor, Vinícius Fernandes, que tece uma narrativa envolvente, alternando entre passado e presente, revelando as camadas mais profundas do protagonista. Bruno, um personagem sensível e realista, nos guia por momentos marcantes de sua vida, destacando a importância dos laços familiares, da amizade e da aceitação.

O livro não se esquiva da realidade e confronta temas difíceis, como homofobia, perdas e desilusões amorosas. A narrativa, fluida e cativante, captura a atenção do leitor, levando-o a uma montanha-russa de emoções. O autor apresenta personagens autênticos, cada um contribuindo para a riqueza da trama e proporcionando reflexões sobre a diversidade de experiências LGBTQIA+.

"Caminho Longo" não é um conto de fadas, mas sim uma narrativa corajosa que abraça a autenticidade da vida. O desfecho pode surpreender alguns leitores, mas é autêntico, refletindo a complexidade e imprevisibilidade da existência.

Recomendo este livro para aqueles que buscam histórias que vão além do convencional, mergulhando em narrativas profundas e humanas. Vinícius Fernandes entrega uma obra que não apenas entretém, mas também provoca reflexões sobre a aceitação, amor próprio e a verdadeira essência de ser quem somos.

Leia "Caminho Longo" se estiver preparado para uma experiência intensa e genuína, que desafia padrões e ressoa muito além das páginas do livro.

Se permita embarcar nessa jornada emocional. Adquira "Caminho Longo", publicação da @editorapendragon, e descubra a força das palavras de Vinícius Fernandes ao explorar os intricados caminhos da vida.

site: https://www.instagram.com/eusouofilosofodoslivros/

Minho - @shootinggbooks 16/12/2019

Emocionante!
Já parou para perceber como a vida é incerta? Por mais que planejamos o dia de amanhã, nunca saberemos o que pode acontecer no minuto seguinte. Claro que nem sempre surpresas acontecem, mas elas chegam quando menos imaginamos.

Na vida de Bruno, várias dessas surpresas despedaçaram seu coração. Após levar uma surra na rua, ele irá conhecer um jovem que irá muda-lo para sempre, mas esse é apenas um dos capítulos de sua vida.

A maior tragédia na vida de Bruno, com certeza foi perder Mateus o seu melhor amigo e irmão para as mãos da Morte. A dor é avassaladora, tanto para ele quanto para todos ao seu redor, e esse acontecimento irá colocar em prova toda a relação de Bruno com a sua família e com as pessoas que passarão por sua vida.

Esse livro é um claro reflexo de que a vida nem sempre é justa. Bruno terá essa percepção entre altos e baixos, de como nosso destino percorre por diversas trilhas, nos transformando a cada dia. É entre esses caminhos que sua personalidade se forma, e é como ele irá descobrir onde mora a felicidade.

A leitura desse livro é incrivelmente fluida, com capítulos curtos e uma história tocante e agradável. Terminei de ler em menos de um dia e com o coração despedaçado, assim como o do protagonista.

Essa é uma história que não é difícil de ser encontrada na vida real, e isso me faz refletir sobre a minha vida. Quais serão os mistérios que a vida ainda guarda para mim? Esse Caminho Longo eu irei percorrer pronto para aceitar o que ele me trará.

Uma história de amor e de crescimento é como eu defino Caminho Longo. Uma reflexão que levarei guardada dentro do peito e que espero que outras pessoas possam conhecer essa história.

Jéssica @paraisoliterario 29/11/2019

Um dos melhores livros que já li! || Resenha para o IG @aequipenerd
A história acompanha Bruno, um jovem que se sente desajustado. Mas ele tem seu irmão mais velho, Mateus, a pessoa que sempre o fez se sentir amado independente de tudo, que sempre o apoiou. Quando uma tragédia acontece e separa para sempre os irmãos, Bruno sente que seu mundo acabou.

Ele precisa seguir com a vida, mas é difícil. Como superar a perda de alguém essencial na sua vida? Como continuar sentindo que uma parte de você também morreu? Como dar uma chance ao amor, quando foi ele que te fez sofrer tanto?

Confesso que eu queria escrever e escrever e escrever tudo sobre Caminho Longo, mas o incrível de se ler essa história é justamente as surpresas que ela reserva, então cá estou eu (pela quinta vez) tentando escrever o que senti com essa leitura.

A trama do livro do Vinícius (@vinywood) é tão bonita, sensível e intensa que passei por um turbilhão de emoções enquanto li. Várias vezes tive que parar de ler porque o choro estava incontrolável.

Bruno é o tipo de personagem que eu amo em um livro, ele é real, complexo e cheio de camadas. Durante boa parte a leitura eu quis abraçá-lo e dizer que tudo ia ficar bem, mesmo não tendo certeza disso.

Esse é um romance LGBTQI+, o que só me faz conhecer e entender ainda melhor uma questão que eu não vivo. Ele desperta empatia e isso, no momento histórico que vivemos, é algo tão necessário que não consigo mensurar.

A escrita do Vini é muito fluida e ele consegue despertar o sentimento certo com uma cena. Fiquei encantada, exasperada, devastada e apaixonada. Foi um misto tão grande de emoções que é impossível descrever todas.

Caminho Longo e seus personagens são um presente para o leitor. Uma história dolorosa e cheia de reflexões que todos deviam conhecer. Obrigada pelo livro Vini, depois dessa leitura acredito que me tornei um ser humano um pouco melhor

site: https://www.instagram.com/p/B5dEIPxj2o9/
Vinicius 29/11/2019minha estante
Eu simplesmente amei sua resenha! Muito obrigado!!

Paulo Narley 29/08/2020

Você vai chorar!
Caminho Longo foi a primeira obra que li do Vinicius. A escrita do autor é bastante fácil e a história te prende. O livro possui diversas passagens que nos levam à reflexão sobre nossa própria vida. A você que pretende percorrer esse caminho longo (Ok, não resisti), eu digo: prepare-se, ele é cheio de curvas que vão te trazer lágrimas, assim como todo bom drama, mas também vão te proporcionar um quentinho no coração.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6