Caminho Longo

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cauê 26/10/2020

Incrível e emocionante ?
É um livro maravilhoso, a história é super envolvente e cheia de emoções do início ao fim. Um excelente drama LGBT, precisamos de mais livros assim.

Fábbio (@omeninoquele) 29/08/2020

Lindo e muito reflexivo!!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝A vida é feita de momentos, e é isso que faz valer a pena. A temporalidade de cada instante. Cada memória. Cada experiência. Nada é eterno, e é isso que nos faz - ou devia fazer - valorizar cada etapa.❞
⠀⠀
Bruno está numa fase de descobertas e autoaceitacão típica da fase adolescente, e para entender melhor seus sentimentos, ele tem o apoio de seu irmão Mateus, que sempre tem algo bom para lhe dizer, e é com a ajuda dele que Bruno parece estar lidando com toda essas dúvidas em sua cabeça. Mas quando acontece uma tragédia na família, Bruno fica sem chão e a relação com seus pais tende a desandar ainda mais. Bruno sempre soube que era diferente e meio que isso serviu pra manter um muro o afastando de sua família e agora com a perda ele tem que lidar com tudo isso sozinho.
⠀⠀
Luiz e Bruno se conhecem no colégio, quando Bruno acabara sendo agredido pelo valentão da escola chamado Felipe, e a partir daí a amizade deles dois começou a crescer e se transformara num relacionamento, e que foi responsável por Bruno superar as coisas que vinham acontecendo na sua família, mas esse namoro dos dois não durara muito, quando a vida dos dois começou a tomar rumos diferentes com a faculdade.
⠀⠀
Desde o início do livro senti uma identificação enorme com Bruno e enquanto ía adentrando cada vez mais na história minha empatia por ele só crescia. A trajetória de Bruno é bem complicada, mas as coisas que aconteceram com ele só serviu para o transformar em uma pessoa melhor cada vez mais e um cara bem seguro do que quer pra sua vida.
⠀⠀
Preciso dizer que a amizade que ele tem com sua cunhada Natália é uma das melhores coisas desse livro e é ela que sempre estará ali o apoiando em todo caminho que ele seguir. É claro também, que Bruno tem um problema na família pra se assumir gay, e que tem que lidar com isso para poder viver sua vida livre, sem esconder como se sente, e essa é uma fase por qual toda pessoa LGBT passa, que é abrir pra família, e que é algo que não deveria acontecer pois ninguém precisa se assumir hétero por exemplo, estamos caminhando para que isso se torne cada vez mais natural e quem sabe um dia não precisaremos de termos como esses pra dizer quem somos, e livros como esse são os responsáveis por essa naturalização.
⠀⠀
Esse é o segundo livro que eu leio do autor e cada vez mais fico encantado com sua escrita leve e a identificação absurda com os personagens que cria. Caminho Longo é um livro sobre superação, autoconhecimento e acima de tudo é um livro que nos ensina que o melhor que temos em nossa vida é nós mesmos e que essa concepção de autossuficiência só acontece com o tempo.
⠀⠀
O livro é um tanto clichê, bem dramático, mas muito gostoso de acompanhar, que vai te deixar de coração apertado por muitos momentos, mas vai te afagar também, porque é uma trajetória linda de se acompanhar. Eu estou aqui recomendando muito, se você gosta de livros que aquecem o coração.
#CaminhoLongo #ViniciusFernandes #Pendragon

site: https://www.instagram.com/p/CEcoTZ8DDUD/

Emanuel.Dornelles 23/07/2020

Um livro bastante dramático, tem um começo muito interessante, mas cai também em alguns clichês que já havia lido nos últimos YA, e isso acabou me incomodando um pouco. O Bruno, protagonista, é muito real e relacionável, ponto positivo! Engana-se quem acha que aqui vamos ver uma história de romance e só isso, a escrita do Vinicius nos leva para além disso, para uma vida mais real de seu personagem. Pretendo ler o livro de fantasia do autor. Fiquei bem curioso para encarar sua escrita e seus personagens fora do gênero de Caminho Longo.

David 18/04/2020

A falta de aceitação em sua plenitude
Uma história que mostra o quanto é difícil viver quando não conseguimos nos desapegar do passado. Bruno é um jovem que vive preso no passado; todas os seus momentos mais felizes parecem ser exclusivamente lembranças de momentos que ele não deu o valor devido. Ele luta contra a aceitação de si próprio, da sua sexualidade e personalidade, do medo de mudanças e principalmente com a aceitação de que tudo é finito.
É um livro que nos faz refletir sobre o quanto algumas pessoas acabam fazendo parte de nós mesmos e que não é porque não durou para sempre que, necessariamente, não foi amor verdadeiro.

Caroline.Mendes 02/02/2022

"(...) Perdas são necessárias."
Eu sempre digo que tenho a obrigação de ler histórias sem o casal terminar juntos no final, para me acostumar que só porque não durou pra sempre que não foi bom, mas às vezes eu ainda me passo.
O costume de só ler romances boiolinhas faz isso comigo.
A escrita do vinicius é muito boa, te faz até se apegar até o mais filha da p*ta dos homens. Vivendo nesse contexto atípico e lendo esse livro ( e até o spin off) me fez encarar que a vida é feita de ciclos e eles um momento tem que se fechar, mas não quer dizer que foi ruim ou nos fez mal.

adrianlendo 23/08/2020

Bruno perde o que tinha de mais importante na vida e agora se atém a lembranças para conseguir passar o estágio do luto e seguir em frente com suas próximas escolhas que, mesmo que o deixem mais feliz, podem custar toda a normalidade na qual ele está acostumado.

Caminho Longo realmente faz jus ao seu título ao mostrar um jornada realmente bastante longa sobre aceitação e dor. O caminho que Bruno percorre desde a infância até a vida adulta é repleto de tropeços e perdas irreparáveis que fazem com que o leitor sofra a cada instante de cada página desse livro.

Isso tudo o torna ruim? NÃO, de modo algum. A jornada percorrida pelo protagonista faz o leitor sentir um misto de emoções que vão aos poucos o conduzindo para uma realidade difícil de aceitar mas que pode ser bem verdadeira. O leitor consegue facilmente sse identificar com Bruno e nesse caso ele foi tão bem escrito que é perfeitamente possível sentir a dor da perda, a raiva da rejeição e a felicidade instantânea de uma relação. Bruno é totalmente um ser do século XXI e, como ser do século XXI, eu posso certamente dizer que o fato do coitado ser tão emocionado é extrema e assustadoramente real.

Caminho Longo traça uma estrada cheia de buracos e tropeços dolorosos que chegam a brincar com os sentimentos do leitor, isso somado a uma narrativa extremamente fluída e personagens que condizem com a realidade formam uma obra que merece toda a atenção possível.

Maíra Marques | @literamai 23/08/2020

Siga: @literamai
🍁 ❝Por muito tempo tentei enganar a mim mesmo, tentei suprimir algo que era tão natural, mas tão reprimido pelo mundo.❞

⊰⊹ "Caminho Longo" é um drama lgbt+ escrito por @vinywood e que nos causa um misto de sentimentos durante a leitura.

A história é dividida em três partes e vai contar a história de Bruno, iniciando em sua adolescencia. Desde sempre ele se sentia diferente dos demais meninos, pois seus hormônios não saltavam das calças toda vez que via uma menina, o que era normal com os outros colegas nessa fase tão intensa da vida. Bruno sente atração por homens, mas não tem coragem de se assumir, pois é ciente de que a sociedade é terrivelmente cruel e seus pais nunca o perdoariam.

Bruno possui uma linda amizade com seu irmão mais velho, Mateus. Inclusive, Mateus era o único que sabia da "diferença" do irmão, e o apoiava. Foi seu conselheiro na primeira paixonite, encobria suas saídas e ainda tentava manter Bruno próximo de seus pais, com quem não mantinha um excelente relacionamento. Mas o destino foi cruel e tirou cedo demais a âncora de Bruno deste mundo.

Gosto muito do gênero lgbt, e esse livro foi diferente de tudo o que já li! Apesar de também tratar da descoberta, aceitação e declaração da sexualidade, a maneira como o autor trabalha com esses detalhes e ainda traz um drama familiar... Foi único! E eu preciso ressaltar o "dedo podre" do Bruno para homens... Céus! Como esse rapazinho sofre!

E se você gosta de livros com referências musicais, a playlist desse livro é maravilhosa! A experiência fica ainda mais pesada quando você coloca Tiê pra tocar... aiaiai. 🙈 Além disso, essa edição é linda demais! A @pendragon arrasou no acabamento.

Se você, assim como eu, gosta de livros que fazem você se acabar de tanto chorar, então pode embarcar nessa leitura que faz muito jus ao gênero! ✨

site: https://www.instagram.com/literamai

Driely Meira 26/04/2021

Perfeição define!
Dizer que esse livro é perfeito é pouco! Me apaixonei já no comecinho do livro, e depois de muitos surtos (fiz questão de manter o autor informado sobre meus surtos), me senti órfã quando o livro acabou! Os personagens são incríveis e Bruno é maravilhoso, meu coração ficava quentinho toda vez que ele se apaixonava, e se quebrava toda vez que algum romance não dava certo. O final me despedaçou, mas ao mesmo tempo, senti que foi o que precisava ser. Sem dúvidas um dos melhores livros que eu já li na minha vida, e olha que esse número é bem grande, haha. Amee!

Aline.Goettems 25/08/2020

Emocionante
Difícil falar mais sobre a história sem soltar coisas que mexeram muito comigo. A escrita do Vinicius é sedutora, ágil e se não fosse pela leitura coletiva eu teria lido em um dia; Bruno é aquele personagem que você quer guardar em um potinho para não deixar mais ninguém machucá-lo, é intenso e se apega fácil, ahh como me identifiquei com ele. Eu vibrava toda vez que ele estava feliz e chorava sempre que algo ruim acontecia. Teve momentos que eu queria entrar no livro, olhar nos olhos dele e falar: para, você é incrível, não precisa disso. E outros personagens eu queria mandar para longe - haha.
Tudo nessa história tem um porquê, tudo se encaixa e tudo é muito profundo. Vou levar Bruno para sempre comigo e lembrar de que no final, depois de tantos caminhos, tudo o que precisamos é de nós mesmos.

Resenha completa no blog

site: www.lostwords.com.br

Alexandre | @estantedoale 17/04/2020

Para entender o quanto os caminhos são longos
Existem diversas maneiras de se fazer amigos. Uma delas é nascer na mesma família que ele. Matheus era o irmão mais velho de Bruno e eles tinham um laço forte o bastante para trocar suas confidências e confortar um ao outro. Afinal, quem não gostaria de ter alguém próximo o bastante para “sair do armário”?

Quando isso aconteceu na vida de Bruno, não foi a melhor das circunstâncias. Uma surra depois da escola, um rapaz salvando sua vida e aquele turbilhão de emoções. Mas foi Matheus que o abraçou e acolheu suas diferenças. O primeiro a dizer que ele não precisava deixar de ser o que era para agradar aos outros.

Começando a ler “Caminho Longo”, achei que seria só mais um romance adolescente. Me enganei. Quando Matheus morre e Bruno se vê completamente perdido sem seu melhor amigo, tentando viver normalmente, escondendo sua verdade dos pais, se entende o quanto é difícil estar nessa situação.

O livro tem uma carga emocional pesada. É preciso estar preparado para absorver tudo o que acontece na vida de Bruno. As desilusões, conquistas e desafios se encaixam perfeitamente na vida de muitos LGBTs por aí. Alguns pontos relembram “Dois Garotos se Beijando”, de David Levithan, e suas inúmeras situações com respeito às autodescobertas de um adolescente.

Pé na estrada, de mãos dadas
Depois da perda de Matheus, é como se Bruno tivesse que seguir sozinho na maioria dos momentos. O irmão mais velho é constantemente lembrado no decorrer da história, não deixando o leitor se esquecer de pensar: “será que tudo seria diferente se Matheus estivesse vivo?” A vida de Bruno passa literalmente diante dos nossos olhos, e às vezes a gente até quer dar um abraço apertado nele e dizer que vai ficar tudo bem.

A questão é que, independente de ser um irmão mais velho ou não, as pessoas precisam contar umas com as outras de vez em quando. Ou de um livro que lhes mostre que é possível ser feliz no final, apesar de todas as tragédias.

Não fosse Natália, a namorada de Matheus, em um dado momento, talvez o protagonista enlouquecesse. Quando a amizade entre eles cresce e ela se torna para Bruno o que o irmão era, os atrais mudam, as coisas finalmente voltam a fazer sentido. E Bruno sabe: ainda tem um alicerce e pode seguir em frente.

Realidades
Bruno conhece o mundo na sua primeira decepção amorosa. Daí em diante, enfrenta as “fases do luto”, como chama no livro, pela segunda vez. Passou, ele começa a sair com caras diferentes, ficar sem se apegar, e descobre que aquela vida não é para ele. O que é perfeitamente normal.

O retrato da distinção nos relacionamentos é claro: há quem queira namorar, há quem queira só ficar e há quem não queira nada. Isso acontece com todo mundo. Mas Bruno é do primeiro tipo. Ele só quer viver uma história de amor, sem interferências, e consegue por um tempo. As decepções do personagem, no entanto, não têm fim.

Quando a história acaba, queremos que ele descanse finalmente. É o ápice. Como dito: é preciso estar pronto para ler algo tão pesado, e com um final tão incrível.

site: https://alexandriabooks.wordpress.com/2020/01/25/para-entender-o-quanto-os-caminhos-sao-longos/

Resenhando Parágrafos 24/08/2020

Emocionante e real!
Na primeira parte, o leitor é apresentado a vida em geral de Bruno: sua personalidade, amizades (uma no caso, Mateus, também seu irmão mais velho), a relação com os pais e principalmente, o processo de descoberta de sua sexualidade. É um trecho mais corrido, repleto de lembranças por meio de flashbacks enquanto o presente se discorre lentamente, pelo menos nesta parte. Tudo encaminhará para que possamos entender melhor os receios, esperanças e sonhos de um Bruno mais velho, já a passos de terminar a faculdade.

Segunda e última parte: o presente. Simultaneamente, acompanhamos cada acontecimento, escolhas e consequências que acarretam no desenvolvimento do protagonista. Foi algo que me agradou, nada é jogado na trama apenas para causar um impacto. As coisas se desenvolvem, há problemas no caminho, tragédias inesperadas, tentativas. Assim como a vida é, e o livro se prende muito neste gênero: o drama. Ele desperta emoções e tenta trabalhar cada parte através de uma pessoa descobrindo como a vida é. O primeiro amor, a primeira decepção, a dor, luto, libertação, entender quem você é e que primeiramente não deve precisar de amor algum além do seu mesmo.

Tiveram momentos em que me incomodou o ritmo da narrativa, foi um pouco rápido e passageiro. Algumas conveniências para que tal ponto da trama acontecesse, mas nada que perdurasse e não me fizesse aproveitar a escrita. Assim como atitudes do Bruno e demais personagens que me fazia querer entrar no livro e dar uns tapas na nuca de alguém. Mas assim como foi dito em um dos debates: sempre haverá dois lados. Você pode errar e em algum momento ser o vilão da história de alguém, pessoas não são cálculos exatos.

Concluindo: o livro realmente mexeu comigo. Foi uma leitura bem proveitosa e em alguns momentos, até difícil de ler apenas um pouquinho por semana.

site: https://www.instagram.com/p/CESc7ofDg5p/?igshid=7wfnh3drvcva

Saulo.Fragoso 22/06/2021

Fazia tempo que eu no lia um livro nacional tão gostoso quanto esse! A obra me fez tão bem. O autor fará parte da minha estante para sempre!

Bruna Matias | @leitoracacheada_ 26/06/2020

Resenha: Caminho Longo.
#resenhaleitoracacheada | ?Caminho Longo? | Vinícius Fernandes | 4?'s ?
Nessa história vamos conhecer Bruno que acaba perdendo seu irmão em uma tragédia, a pessoa que mais confiava e o apoiava. ?
E agora está aprendendo a lidar com o luto e como contar aos seus pais com realmente se sente. ?
?? Não se preocupe em ser algo que não é. Não force algo que não o faz bem. Seja você. E apenas você, independente do que os outros queiram. Se não está prejudicando o outro, não tem como ter algo errado com você. Quando você se libertar de ligar para a opinião alheia, as coisas vão melhorar, vai ver só.??
É meu primeiro contato com o autor e adorei a leitura. O livro é narrado entre o presente e passado e vemos um pouco do que o Bruno passou. ?
No decorrer da leitura vemos um Bruno se descobrindo gay e cheio de conflitos com a aceitação e o medo de contar para seus pais e eles não aceitarem. ?
Uma leitura envolvente, cheia de emoção e vários sentimentos, que você se envolve e se apaixona pelos personagens, com suas dores e dramas. ?
Fiquei apaixonada por Mateus e o apoio que dava ao seu irmão, sempre lá quando ele precisava desabafar. Torci e vibrei tanto pelo Bruno, gostei de ver o crescimento dele no decorrer do livro. ?
Eu ri, chorei, me emocionei com essa história e confesso que quando acabou queria mais, fiquei com um quentinho no coração ao finalizar. Enfim é uma história incrível de aceitação e auto conhecimento. Vale a pena dar uma chance pra essa leitura. ?
#lgbt #pride

Koko 05/07/2020

Emocionante.
Não sou muito boa com as palavras, mas quero deixar registrado aqui que, todo mundo deveria ler esse livro. Livro carregado de sentimentos, de emoções e é real. Eu " vivi" , cada emoção com Bruno. Cada descoberta, cada riso, cada lágrima. Recomendo de olhos fechados.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6