Giovanni

Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

v de vanisse 29/02/2024

Curti
Ouvi falar muito bem desse livro e resolvi ler pra ver qual que era. É bom. Esperava mais por conta da propaganda? Sim. Mas a escrita do autor é muito maravilhosa, compensa bastante. Recomendo.

adasgarden 28/02/2024

Esse livro te destrói, do começo ao fim. vc sabe que ele vai te destruir por completo, mas é olhar para longe é inevitável.

Geovane11 27/02/2024

Melancolia açucarada
?Se você não pode me amar, vou morrer. Antes de você aparecer eu queria morrer, já lhe disse isso muitas vezes. É crueldade me dar vontade de viver só pra me levar a uma morte mais sangrenta ainda.?

Em o quarto de Giovanni teremos a história do norte americano David, seus traumas, sua viagem para Paris e o relacionamento com o italiano Giovanni. De início, o leitor é levado à acreditar que o narrador protagonista é heterossexual, já que é citado o nome da sua namorada Hella. Entretanto, ao longo dos capítulos é perceptível a relação homoafetiva que ele possui com o barman italiano, e a partir disso, somos direcionados a uma história conflituosa, dramática, crítica e melancólica.

Na minha opinião, o James Baldwin escreveu uma obra atemporal e com louvor sobre a homossexualidade e principalmente sobre o amor. Nesse sentido, o David, por não conseguir aceitar o fato de se sentir atraído por homens, não conseguirá amar ou demonstrar o afeto que recebe de Giovanni, pois ele ainda tenta se enganar com relação aos seus desejos.

Assim, ao longo do livro o David deixa bem claro que não sentia nada e aquilo o atormentava ainda mais. Com isso, em alguns momentos eu só queria proteger o Giovanni, a Hella e até o David, porque o sofrimento é algo recorrente na vida dos três.

Enfim, pra mim esse é um livro bom, tem muita momentos emocionantes e melancólicos, uma narrativa densa e ao mesmo tempo fluida - vai depender dos capítulos - e com toda certeza um enredo rico em diversos assuntos importantes e como ditos, atemporais. Então, vale a indicação para você adentrar essa relação poderosa, dramática, afetuosa e açucarada de David e Giovanni.

fatimaria 25/02/2024

é muito louco como histórias muito diferentes da sua ainda podem ressoar com você de jeitos completamente atravessados e inesperados, e nem por isso menos fortes. foi o meu caso lendo esse livro aqui.

algo que se destaca muito para mim é a maestria de um autor em conseguir que o leitor se engaje, se apegue e se importe com um protagonista nos limites do detestável, que ao não saber o que sente ou como lidar com o que sente magoa todos a sua volta. além disso, a escrita é fenomenal, linda e cheia de descrições e diálogos maravilhosamente construídos.

amei a experiência de ler esse livro, mas provavelmente não é algo que voltarei para revisitar no futuro. me deixou triste demais

Thi Acrisio 24/02/2024

4 Paredes
Esse livro mexeu comigo, o sentimento de reflexão e questionamentos veio com força, fazia um tempo que uma leitura não proporcionava isso.

Eu acho que ele fala comigo, de forma profunda, dos erros da vida. Mas tem algo que achei fenomenal, o peso de não escolher o Amor, pq ele vem sorrateiro, bate na porta, mas nem sempre estamos abertos a aceitá-lo. Pensamos em mil coisa, e não olhamos pra dentro de nós. É triste.

Lá na frente, o tempo já passou. Tudo mudou e ele se foi.

leiturasdabiaprado 17/02/2024

O quarto de Giovanni é uma leitura incômoda, acompanhar os conflitos da sexualidade de David e o seu egoísmo chega a dar raiva.
David é um jovem norte-americano que está em Paris sendo sustentado pelo seu pai.
Em Paris, David conhece Hella, ficam noivos, mas ela vai passar um tempo na Espanha e então David explora a sua sexualidade, se envolve nas noites homossexuais de Paris, num mundo de homens velhos com dinheiro atrás de garotos jovens para saciá-los. Nesse universo ele conhece Giovanni, um jovem barman italiano.
Os dois se envolvem, se apaixonam, vivem juntos no quartinho de Giovanni, na periferia de Paris, ali David se vê numa relação amorosa, mas apenas dentro daquele mundo restrito.
Giovanni tem a sua sexualidade muito bem definida, mas David não, David acha a homossexualidade suja, quase criminosa, seus conflitos não permitem se assumir.
Assim, quando sua noiva volta, ele abandona Giovanni e vai viver com ela, tenta fugir de Giovanni, de Paris, mas acima de tudo de si mesmo!
O livro foi escrito nos anos 50, o autor era gay, negro e foi muito criticado por abordar o tema com personagens brancos, mas Baldwin alegou que racismo e homofobia eram temas extremamente pesados para serem tratados juntos!
Um livro para furar a nossa bolha, para tentar entender o quanto os conflitos internos (e também o preconceito) sobre sexualidade podem ser nocivos!

Carol 16/02/2024

Eu li esse livro em duas sentadas, parece ser rápido, mas na verdade ele é denso, apesar de curto, e mexe muito com a tua cabeça
Te dá muito para digerir e mesmo depois de um tempo que finalizou a leitura, vc ainda se sente preso no quarto de Giovanni

imbecilcore 14/02/2024

O amor (ou a falta dele) destrói.
"se você não consegue amar ninguém, você é perigoso, a falta de amor te impossibilita a enxergar seu próprio sofrimento e o sofrimento do próximo"

esse livro me prendeu de uma maneira muito íntima, ele não conta uma história de amor, ele conta uma história de ausência e apatia.

em muitas ocasiões eu me vi no lugar do david, com medo do incerto, com aversão a vulnerabilidade, mas a verdade é que essa superproteção dele com ele mesmo só trouxe a ruína de todos em sua volta, assim como a de si próprio.

a verdade é que se permitir amar dói sim, mas se afastar dele, tornar-se distante - ou "limpo do fedor do amor" como disse giovanni - isso destrói.

fácil dizer que ler esse livro foi um soco na minha cara, obrigada james baldwin, eu estava seguindo o destino solitário e vazio do david, sendo que o verdadeiro enfrentamento da dor é através do amor.

Geovana.Menossi 27/01/2024

Achei daora os comentários do livro com entrevistas onde o autor diz que o livro não se trata apenas de um romance homoafetivo, mas sim, sobre oq acontece quando vc nao se permite amar alguem. david tinha duas pessoas incríveis na vida dele e conseguiu machucar ambas pela sua falta de responsabilidade afetiva.

Marcos Mateus 25/01/2024

“Há neste quarto um espelho, um espelho grande. Estou terrivelmente cônscio da presença do espelho.”
Um livro a respeito de sofrimento, de sexualidade confusa e consequências terriveis. James Baldwin aborda em seu livro as confusões na bissexualidade de David, um garoto americano que tem uma namorada, mas se apaixona por um rapaz Italiano, na cidade das luzes. Com o decorrer do livro vamos acompanhando suas experiencias e a vergonha, medo, angustia que sentir por sentir atração pelo mesmo sexo, a sua experiencia ainda adolescente com um garoto da escola, a amizade que perdeu por conta de não saber lidar com isso. o Sentimento de estar perdido em Paris, sem saber o que fazer perambulando de noite em noite e pedindo dinheiro emprestado, David é um garoto muito perdido e confuso e numa dessas noitadas conhece Giovanni, um rapaz meigo, gentil, bonito e de uma vida sofrida, eles se apaixonam, porém mais uma vez o os problemas de sexualidade, aceitação de David vai interferir e contribuir para drásticos acontecimentos. O Quarto de Giovanni é uma ótima leitura, muito bem escrita no qual podemos refletir, conhecer o dilema de muitos homens bissexuais, em nossa sociedade muitos homens bissexuais veem o homem como diversão, curtição, mas as mulheres que são pra casar, viver junto, pois a sociedade não vai julgar, não vai olhar torto(como na conversa de David com a dona da casa na qual David alugava uma casa. Infelizmente o retrato desse livro é uma realidade constante, os bissexuais são os que menos se assumem e que menos conseguem viver uma vida desprovida de preconceitos, se escondendo somente em relacionamentos heteronormativo e isso acaba respingando negativamente em muitos homossexuais.

Marcus 25/01/2024

Diverso na essência
James Baldwin é um dos grandes autores americanos. Polêmico, perseguido, criticado, venerado e diverso. Desnecessário rotulá-lo, quando uma palavra o descreveria na essência: ESCRITOR. O que traduz em texto o que se pode sentir e viver.

Eu tentei ler esse livro pela primeira vez, aos 12 anos. Logicamente não passei da quinta página. Uma história aparentemente simples, e até banal, carrega a densidade da angústia e sofrimento de seus personagens. Poderia ser apenas um romance sobre um amor clandestino e condenado. Mas vai além e é também a história de uma cidade que acolhe e sufoca, de uma mulher que se submete, de personagens marginais e de um crime castigado.

Baldwin escreve uma das melhores cenas de término de relacionamento que eu já li.

Laís 24/01/2024

Tendo em vista que esse livro foi escrito nos anos 50 e que, com a cabeça de hoje, acharia algumas falas problematicas, das quais fiquei um pouco incomodada e que não fizeram com que recebesse as 5 estrelas.
A história em si é divina. Relata sobre a dúvida, o medo, a insegurança de amar o próximo e ser livre para ser quem se é.

Leo 21/01/2024

Meu deus
Eh doído acompanhar alguém que se odeia tanto e graças a isso acaba machucando todo mundo em volta, além dos discursos extremamente antiquados que eram (e ainda são) perpetrados.

isa 20/01/2024

é de partir o coração viu
Termino hoje essa viagem que comecei há quase dois meses. comecei a ler num ônibus indo pro ifes e terminei na cama, nas férias. antes uma finalista do ifes e agora prestes a começar alguma outra coisa.
fico feliz e grata por ter concluído essa viagem, por ter seguido o "instinto", o }destino{ de ler esse livro. o quarto de giovanni me chama há muitos anos desdd quando descobri que ele existia, e mais especificamente há uns 3 ou 4 anos quando de fato voltei a ler ativamente. esse livro entra na seleta lista de obras que "me chamam", que me seduzem de forma distinta. giovanni, o quarto, paris, david, eles me trouxeram o que haviam de me trazer e então agora vão embora.

acho que esse livro não é para todos lerem. é um tipo de tristeza e melancolia, uma sutileza ímpar. é algo muito pessoal falar de Paris como ele fala - como uma personagem. há uma marca do tempo mas ao mesmo tempo é atemporal. é dolorido estar dentro da mente ds alguém. é dolorido saber que todos são tão podres. por mais que eu saiba que David - o narrador - não é nada confiável, o que temos além da confiança em si mesmos? não somos todos mentirosos também? sujos, imundos. doloridos, traumatizados.

me identifiquei muito com a realidade que é se esconder, o quarto como "sonho" irrealizado, irrealizável.