Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

Marina 30/08/2020

Urgente as leituras feministas
Essa obra realiza o papel de democratizar as discussões presentes em ?Calibã e a Bruxa?. É chocante e urgente as discussões sobre com a sexualidade, condições econômicas e sociais e mulheres que podemos considerar que são figuras de resistência são facilmente jogadas na fogueira por um sistema tão injusto quanto esse em que vivemos. Pensar em como sofrem essas mulheres da América Latina, África e Índia é extremamente urgente e necessário às leituras sociais feministas.

Gabi Sagaz 31/08/2020

Coletânea de artigos
O livro é uma coletânea de artigos que conversam muito com os livros anteriores da autora. Além de conversar com seus antigos livros ela trouxe algumas novas contribuições.
Até deixou um pouco mais leve o que eu achava que devia ter ficado mais transparente no Calibã e a Bruxa.
Para quem está sem fôlego de ler os outros livros delaque têm de 300 a 400 páginas acho que com esse consegue-se trazer uma boa perspectiva do que vem sido defendido como "Marxismo Federici" ou algo assim...

Marise 20/02/2021

Com tristeza de dar 3 estrelas pra Silvia
Pra quem leu Calibã e a bruxa, esse livro vem mais como um apanhado curto de alguns argumentos do outro livro. Ok que traz novas perspectivas sobre essa caça às mulheres no terceiro mundo mas a leitura não prende como em Calibã. Talvez eu estivesse esperando outra coisa e estou errada por isso mas, se só leu esse você TEM QUE LER Calibã e a Bruxa.

Luíza.Pedroso 27/09/2020

Um ótimo livro pra todas as mulheres que veem o passado como forma de entender o presente. Leitura densa e crua. Extremamente necessária.

Ari Phanie 29/10/2020

Atualizações
Em Mulheres e Caca às Bruxas, a Silvia Federici volta novamente a falar da caça às bruxas na Idade Média, debatendo mais uma vez alguns dos temas centrais que ela abordou em Calibã e a Bruxa, como acumulação primitiva e cercamentos de terras, processos iniciais do sistema econômico chamado Capitalismo que deu início a uma guerra contra as mulheres. Ainda que esse tenha sido cotado como um livro mais acessível às massas, os ensaios aqui presentes ainda tem um teor bastante acadêmico, e portanto, não é tão descomplicado como parece inicialmente.

Para mim, esse é um livro para se ler depois da base, e a base é o Cabilã. Os ensaios aqui são objetivos e atingem seu propósito, mas ainda sim, para iniciantes, talvez muitas coisas se percam ou fiquem nebulosas. Em o Calibã, no entanto, tudo é explicado perfeitamente, e por mais cansativa e trabalhosa que seja a leitura, você consegue um aparato de informação, conhecimento e esclarecimento muito mais amplo.

O que de mais interessante a Silvia aborda nesse livro em questão é a caça às "bruxas" no nosso período, falando desde o movimento eugenista, esterilização obrigatória das mulheres, e violência doméstica, até o horror incitado por grupos religiosos que ocorre na África. Ler sobre o que está acontecendo na África atualmente, me chocou bruscamente. Eu não fazia a menor ideia do que estava acontecendo nesse continente. Caça às bruxas parece coisa do passado - podendo ser também uma referência ao feminicídio - mas eu nunca imaginei que poderia estar acontecendo uma real caça às bruxas nesse século nos mesmos moldes daquela que aconteceu na Idade Média, e ainda por cima com a omissão do governo. Além da agitação de seitas cristãs, há também questões econômicas, claro, que levam homens a atacar mulheres idosas para se apropriar de suas posses. É brutal! É horrível e inacreditável que existam ‘’acampamento de bruxas’’onde mulheres precisem se exilar para não morrer queimadas ou enterradas vivas.

Enfim, esse é um livro que faz uma reconstrução do que você achava que sabia sobre Caça às bruxas, exatamente como o maravilhoso Calibã e a Bruxa faz. E que traz um apanhado de novas informações que são importantes para qualquer feminista ter conhecimento. Se você está iniciando, inicie pelo primeiro, então volte a esse. Se não, aqui você vai conseguir reforçar ainda mais alguns conteúdos e teorias para entender melhor alguns fenômenos e sistemas importantes.

"(...) é importante haver um esforço para compreendermos a história e a lógica da caça às bruxas e as muitas maneiras pelas quais ela se perpetua em nossa época. Pois é apenas mantendo essa lembrança viva que poderemos evitar que ela se volte contra nós.”

Rosana 20/11/2020

Excelente relato e análise histórica da misogenia, sexismo, machismo e preconceito de gênero que ainda têm reflexo em nossos dias, com toda a credibilidade e o academicismo da Profa. Silvia Federici. Ótima leitura! Recomendo!

Nick 28/11/2020

Caça as bruxas, capitalismo e religião
Um livro extremamente denso para suas 160 páginas, que nos traz uma visão muito importante sobre a opressão que as mulheres sofrem e a origem dela.

Caroline.Prado 30/11/2020

"A violência contra as mulheres não desapareceu com o fim das caças às bruxas e a abolição da escravidão. Pelo contrário, foi normalizada"

hiniamaria 04/01/2021

Ok
Bom, faz refletir bastante e relacionar situações que antes não conseguiria imaginar possíveis, mas a leitura muitas vezes foi repetitiva e difícil de entender.

Camila.Schvanz 06/01/2021

A luz de fatos históricos e contexto social importante para compreender cada periodo o livro se coloca como uma interessante fonte de informações sobre o patriarcado e também a luta e emppdersmento feminino necessário ao longo da História.

Edja 12/01/2021

Excelente livro pra quem gosta de conteúdo histórico. Linguagem fácil e acessível.
Um compilado de calibã e a bruxa de fácil acesso.

Thais 22/01/2021

Nossa bruxona ??
Apesar de já os ter adquirido - ainda não lidos -, tanto Calibã e a Bruxa e O Ponto Zero da Revolução, acredito que este, por ser mais curto, sirva de introdução à esta duas leituras. Até pq ele é uma síntese dos principais temas tratados em o Calibã. Que de maneira mais direta, fala na origem da perseguição às ?bruxas?, através do processo de cercamento e privatizações comunais e como isso acontece nos dias atuais.

kma 31/01/2021

A milenar perseguição às mulheres
A impressionante história da perseguição às mulheres não ficou restrita à idade média. Perdura em vários países do continente africano e surpreende pela crueldade, discriminação e violência. O livro nos abre os olhos para essa realidade e o quanto ainda nos falta avançar como civilização e direitos humanos.

lillimarlene 10/02/2021

Feminismo
Muito teórico, dirigido a um grupo específico.

Conta o livro 12/02/2021

Ainda tentamos responder a pergunta: por que nós mulheres que geramos toda população somos vítimas de tanta violência e humilhação?

Neste livro Silvia Federici traz de forma simples e mais acessível os temas abordados em seu livro Calibã e a bruxa.
A leitura é rápida, porém dolorosa por nos fazer notar que mesmo com toda nossa luta ainda somos vítimas do patriarcado.
Também serve como lembrança de que só seremos livres quando todas as mulheres forem livres e que as políticas econômicas atuais não são o caminho para essa liberdade.