Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

wwlfstar 09/04/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita da Silvia. Gostei da perspectiva que foi apresentada, mas senti que foi passada de maneira muito técnica e específica. Como público geral não acostumado com leituras nesse estilo, fica difícil compreender a totalidade das informações presentes no livro.

Delma 31/03/2021

O apanhando de artigos não consegue traduzir perfeitamente o que foi a caça as bruxas no passado e o impacto da caça as bruxas atual. Senti falta de um embasamento maior que talvez só o Calibã e a Bruxa pode oferecer.

Senga 25/03/2021

É uma coletânea de artigos, ele vem com a proposta de trazer o conteúdo para um público mais geral, porém a forma que é organizado traz um caráter muito técnico, acho que talvez não seja muito atrativo pelo tipo de narrativa.
O conteúdo é extremamente necessário e válido, nossa muita coisa que não sabia e fixo triste por saber que até hoje acontece.

Carla 18/03/2021

O livro traz um interessante percurso histórico sobre a caça às bruxas
Destaco três reflexões que me parecem importantes, a aproximação da caça às bruxas com a perseguição das mulheres na contemporaneidade, a forma como a sociedade, no geral, trata as mulheres idosas como descartáveis e a relação da caça às bruxas com o capitalismo, principalmente, pois, parece que a perseguição às mulheres se deve à tentativa de manutenção do capital.

Isabel.Dornelles 15/03/2021

Um livro complexo, mas necessário
Não minto, esse não é um livro que escolheria por conta própria. Porém, ele caiu em minhas mãos e que bom! Um livro teórico, repleto de críticas, fundamentação história e reflexões que me fazem, como mulher, pensar o quanto ainda temos que avançar em termos de direitos. Um livro necessário a todxs!

Stephanie 01/03/2021

Eu fiquei espantada, não em descobrir que temos muitos problemas de desigualdade de classe e gênero. Racismo estrutural e todos os problemas que já são conhecidos e que continuam andando de mãos dadas com o capitalismo. Mas eu fiquei assustada e triste com o último panorama da África, boa dias de hoje. É ruim ter que ver a caça as bruxas como uma coisa que aconteceu na história, no passado. Mas ver isso acontecendo novamente no presente é quase pra acabar com a fé que resta na humanidade. Temos muito o que militar e brigar por.

Marise 20/02/2021

Com tristeza de dar 3 estrelas pra Silvia
Pra quem leu Calibã e a bruxa, esse livro vem mais como um apanhado curto de alguns argumentos do outro livro. Ok que traz novas perspectivas sobre essa caça às mulheres no terceiro mundo mas a leitura não prende como em Calibã. Talvez eu estivesse esperando outra coisa e estou errada por isso mas, se só leu esse você TEM QUE LER Calibã e a Bruxa.

Emyllaynny.Freitas 10/04/2021

Esse livro me tocou bastante por se tratar dos degraus econômicos e sociais que nos fizeram chegar a imagem feminina da atualidade. A leitura é muito fluida e a linguagem é sensacional. Recomendo muito para quem busca entender melhor a evolução do papel da mulher na sociedade.

Conta o livro 12/02/2021

Ainda tentamos responder a pergunta: por que nós mulheres que geramos toda população somos vítimas de tanta violência e humilhação?

Neste livro Silvia Federici traz de forma simples e mais acessível os temas abordados em seu livro Calibã e a bruxa.
A leitura é rápida, porém dolorosa por nos fazer notar que mesmo com toda nossa luta ainda somos vítimas do patriarcado.
Também serve como lembrança de que só seremos livres quando todas as mulheres forem livres e que as políticas econômicas atuais não são o caminho para essa liberdade.

lillimarlene 10/02/2021

Feminismo
Muito teórico, dirigido a um grupo específico.

kma 31/01/2021

A milenar perseguição às mulheres
A impressionante história da perseguição às mulheres não ficou restrita à idade média. Perdura em vários países do continente africano e surpreende pela crueldade, discriminação e violência. O livro nos abre os olhos para essa realidade e o quanto ainda nos falta avançar como civilização e direitos humanos.

Thais 22/01/2021

Nossa bruxona ??
Apesar de já os ter adquirido - ainda não lidos -, tanto Calibã e a Bruxa e O Ponto Zero da Revolução, acredito que este, por ser mais curto, sirva de introdução à esta duas leituras. Até pq ele é uma síntese dos principais temas tratados em o Calibã. Que de maneira mais direta, fala na origem da perseguição às ?bruxas?, através do processo de cercamento e privatizações comunais e como isso acontece nos dias atuais.

Edja 12/01/2021

Excelente livro pra quem gosta de conteúdo histórico. Linguagem fácil e acessível.
Um compilado de calibã e a bruxa de fácil acesso.

Camila.Schvanz 06/01/2021

A luz de fatos históricos e contexto social importante para compreender cada periodo o livro se coloca como uma interessante fonte de informações sobre o patriarcado e também a luta e emppdersmento feminino necessário ao longo da História.

hiniamaria 04/01/2021

Ok
Bom, faz refletir bastante e relacionar situações que antes não conseguiria imaginar possíveis, mas a leitura muitas vezes foi repetitiva e difícil de entender.