Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

Marise 20/02/2021

Com tristeza de dar 3 estrelas pra Silvia
Pra quem leu Calibã e a bruxa, esse livro vem mais como um apanhado curto de alguns argumentos do outro livro. Ok que traz novas perspectivas sobre essa caça às mulheres no terceiro mundo mas a leitura não prende como em Calibã. Talvez eu estivesse esperando outra coisa e estou errada por isso mas, se só leu esse você TEM QUE LER Calibã e a Bruxa.

Paloma 14/02/2021

Potência
Nesse livro, Federici retoma alguns dos seus principais argumentos desenvolvidos no livro Calibã e a Bruxa. O intuito é retomar a discussão em uma linguagem ainda mais didática para atingir mais rapidamente o público.

Com uma coletânea de artigos sobre os principais temas de pesquisa da autora, Federici demonstra, como sempre, com muita clareza e simplicidade, mas não menos profundidade, que a caça às bruxas iniciada no período feudal permanece até hoje perseguindo mulheres no mundo inteiro, ocasionando o que ela chama de perseguição global às mulheres.

Tendo como fatores a profunda crise do processo de reprodução social ocasionada pelo capitalismo globalizado e financeirizado que tem enfraquecido as economias locais, gerando pauperização de certas classes da sociedade e a marginalização de indivíduos. Federici demonstra como essas questões têm intensificado o processo de perseguição às mulheres e aos direitos delas. A caça às bruxas não é, portanto, uma coisa que ficou no passado, suas técnicas e seus alvos permanecem mais atuais e atuantes do que nunca.

Conta o livro 12/02/2021

Ainda tentamos responder a pergunta: por que nós mulheres que geramos toda população somos vítimas de tanta violência e humilhação?

Neste livro Silvia Federici traz de forma simples e mais acessível os temas abordados em seu livro Calibã e a bruxa.
A leitura é rápida, porém dolorosa por nos fazer notar que mesmo com toda nossa luta ainda somos vítimas do patriarcado.
Também serve como lembrança de que só seremos livres quando todas as mulheres forem livres e que as políticas econômicas atuais não são o caminho para essa liberdade.

lillimarlene 10/02/2021

Feminismo
Muito teórico, dirigido a um grupo específico.

kma 31/01/2021

A milenar perseguição às mulheres
A impressionante história da perseguição às mulheres não ficou restrita à idade média. Perdura em vários países do continente africano e surpreende pela crueldade, discriminação e violência. O livro nos abre os olhos para essa realidade e o quanto ainda nos falta avançar como civilização e direitos humanos.

Thais 22/01/2021

Nossa bruxona ??
Apesar de já os ter adquirido - ainda não lidos -, tanto Calibã e a Bruxa e O Ponto Zero da Revolução, acredito que este, por ser mais curto, sirva de introdução à esta duas leituras. Até pq ele é uma síntese dos principais temas tratados em o Calibã. Que de maneira mais direta, fala na origem da perseguição às ?bruxas?, através do processo de cercamento e privatizações comunais e como isso acontece nos dias atuais.