Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici




Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas


96 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


brendbatista 21/04/2021

Livro muito bom e super elucidativo.

A autora discorre sobre o porquê das mulheres são alvos de tamanha violência, incluindo a caça às bruxas.

Destacando que as mulheres não-brancas, pobres, idosas e de países do terceiro mundo são as mais afetadas por essa caça às bruxas, que infelizmente, ainda não terminou.

São inúmeras colocações importantes que merecem ser levadas em consideração, principalmente, a interligação do capital e as mulheres, bem como a magia* e o capitalismo.
comentários(0)comente



Emyllaynny.Freitas 10/04/2021

Esse livro me tocou bastante por se tratar dos degraus econômicos e sociais que nos fizeram chegar a imagem feminina da atualidade. A leitura é muito fluida e a linguagem é sensacional. Recomendo muito para quem busca entender melhor a evolução do papel da mulher na sociedade.
comentários(0)comente



Jorisdana 10/04/2021

Necessário
Não fazia ideia do quanto a opressão feminina é profunda e histórica. Tô chocada. Amei muito, linguagem boa e informações muito necessárias!!
Friederich é um ícone
comentários(0)comente



wwlfstar 09/04/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita da Silvia. Gostei da perspectiva que foi apresentada, mas senti que foi passada de maneira muito técnica e específica. Como público geral não acostumado com leituras nesse estilo, fica difícil compreender a totalidade das informações presentes no livro.
comentários(0)comente



Delma 31/03/2021

O apanhando de artigos não consegue traduzir perfeitamente o que foi a caça as bruxas no passado e o impacto da caça as bruxas atual. Senti falta de um embasamento maior que talvez só o Calibã e a Bruxa pode oferecer.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carla 18/03/2021

O livro traz um interessante percurso histórico sobre a caça às bruxas
Destaco três reflexões que me parecem importantes, a aproximação da caça às bruxas com a perseguição das mulheres na contemporaneidade, a forma como a sociedade, no geral, trata as mulheres idosas como descartáveis e a relação da caça às bruxas com o capitalismo, principalmente, pois, parece que a perseguição às mulheres se deve à tentativa de manutenção do capital.
comentários(0)comente



Isabel.Dornelles 15/03/2021

Um livro complexo, mas necessário
Não minto, esse não é um livro que escolheria por conta própria. Porém, ele caiu em minhas mãos e que bom! Um livro teórico, repleto de críticas, fundamentação história e reflexões que me fazem, como mulher, pensar o quanto ainda temos que avançar em termos de direitos. Um livro necessário a todxs!
comentários(0)comente



Stephanie 01/03/2021

Eu fiquei espantada, não em descobrir que temos muitos problemas de desigualdade de classe e gênero. Racismo estrutural e todos os problemas que já são conhecidos e que continuam andando de mãos dadas com o capitalismo. Mas eu fiquei assustada e triste com o último panorama da África, boa dias de hoje. É ruim ter que ver a caça as bruxas como uma coisa que aconteceu na história, no passado. Mas ver isso acontecendo novamente no presente é quase pra acabar com a fé que resta na humanidade. Temos muito o que militar e brigar por.
comentários(0)comente



Marise 20/02/2021

Com tristeza de dar 3 estrelas pra Silvia
Pra quem leu Calibã e a bruxa, esse livro vem mais como um apanhado curto de alguns argumentos do outro livro. Ok que traz novas perspectivas sobre essa caça às mulheres no terceiro mundo mas a leitura não prende como em Calibã. Talvez eu estivesse esperando outra coisa e estou errada por isso mas, se só leu esse você TEM QUE LER Calibã e a Bruxa.
comentários(0)comente



Paloma 14/02/2021

Potência
Nesse livro, Federici retoma alguns dos seus principais argumentos desenvolvidos no livro Calibã e a Bruxa. O intuito é retomar a discussão em uma linguagem ainda mais didática para atingir mais rapidamente o público.

Com uma coletânea de artigos sobre os principais temas de pesquisa da autora, Federici demonstra, como sempre, com muita clareza e simplicidade, mas não menos profundidade, que a caça às bruxas iniciada no período feudal permanece até hoje perseguindo mulheres no mundo inteiro, ocasionando o que ela chama de perseguição global às mulheres.

Tendo como fatores a profunda crise do processo de reprodução social ocasionada pelo capitalismo globalizado e financeirizado que tem enfraquecido as economias locais, gerando pauperização de certas classes da sociedade e a marginalização de indivíduos. Federici demonstra como essas questões têm intensificado o processo de perseguição às mulheres e aos direitos delas. A caça às bruxas não é, portanto, uma coisa que ficou no passado, suas técnicas e seus alvos permanecem mais atuais e atuantes do que nunca.
comentários(0)comente



Conta o livro 12/02/2021

Ainda tentamos responder a pergunta: por que nós mulheres que geramos toda população somos vítimas de tanta violência e humilhação?

Neste livro Silvia Federici traz de forma simples e mais acessível os temas abordados em seu livro Calibã e a bruxa.
A leitura é rápida, porém dolorosa por nos fazer notar que mesmo com toda nossa luta ainda somos vítimas do patriarcado.
Também serve como lembrança de que só seremos livres quando todas as mulheres forem livres e que as políticas econômicas atuais não são o caminho para essa liberdade.
comentários(0)comente



lillimarlene 10/02/2021

Feminismo
Muito teórico, dirigido a um grupo específico.
comentários(0)comente



kma 31/01/2021

A milenar perseguição às mulheres
A impressionante história da perseguição às mulheres não ficou restrita à idade média. Perdura em vários países do continente africano e surpreende pela crueldade, discriminação e violência. O livro nos abre os olhos para essa realidade e o quanto ainda nos falta avançar como civilização e direitos humanos.
comentários(0)comente



Thais 22/01/2021

Nossa bruxona ??
Apesar de já os ter adquirido - ainda não lidos -, tanto Calibã e a Bruxa e O Ponto Zero da Revolução, acredito que este, por ser mais curto, sirva de introdução à esta duas leituras. Até pq ele é uma síntese dos principais temas tratados em o Calibã. Que de maneira mais direta, fala na origem da perseguição às ?bruxas?, através do processo de cercamento e privatizações comunais e como isso acontece nos dias atuais.
comentários(0)comente



96 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR