Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Thay Gomes 19/12/2022

Sem saber o que dizer até agora
Já disse e não me canso de dizer, A JOJO NÃO TEM UM LIVRO RUIM, UM SEQUER!!!!!!
Amo os livros da Jojo porque em nenhum deles ela mostra uma protagonista fraca. Todas são mulheres fortes e incríveis, que te fazem se apegar do início ao fim na leitura (embora os inícios sempre sejam um pouco chatinhos). Esse em especial eu amei, ela conseguiu colocar a essência da vida que tiveram as mulheres em 1937 de forma que vc se sente parte do cenário. A trama envolve do início ao fim e o final é uma delícia de tão satisfatório ♥

Mayara Mendes 08/12/2022

Um livro envolvente e empolgante, com muitas horas de gosto amargo na boca, pela situação onde vc se coloca no lugar das personagens. Como muito trecho para ser repensado. Achei o final corrido demais e com um final magicamente solucionado, q me desacreditou um pouquinho da história.

livros.mudam.o.mundo 03/12/2022

Cumplicidade
Acho que cumplicidade e amizade é o que melhor descreve esse livro. Ele não é uma história de amor, por mais que não deixe de ter o romance ao fundo, mas nos traz o relato das adversidades de um grupo de mulheres em busca de igualdade e conhecimento. E qual a melhor forma de aprender do que ler um bom livro?

carol 03/12/2022

Como conquistar a liberdade pode ser tão difícil?
Inspirado em uma história real, é uma história difícil, mas linda que se passa a um tempo atrás, no interior dos Estados Unidos. Uma leitura que vai te fazer sentir todos os tipos de sentimentos possíveis e vai te fazer refletir muito em relação a várias coisas, a leitura que vai te deixar a marca de que não existe nada mais perigoso do que uma pessoa armada de conhecimento e que não importa o quão ruim esteja a situação que você está passando sempre vai existir uma saída.
É tão lindo ver as mulheres lutando contra todos os obstáculos que tentem derrubar a biblioteca. Uma das coisas que mais me marcou nesse livro foi a força que Margery tinha para enfrentar as situações da vida, ela tinha tudo pra se deitar em uma cama e deixar a vida simplesmente passar, mas não fazia isso, estava sempre lutando para ter uma vida melhor e buscando sempre ajudar todas as pessoas. Alice é a prova viva de que quando saímos da nossa zona de conforto, nós tornamos pessoas completamente diferentes. Minha personagem favorita foi a Izzy, eu criei um amor por essa mulher inexplicável, o jeitinho dela me encantou kkkk.
Acho que todos os personagens e principalmente essas cinco mulheres tem algo a nós ensinar, algo que vale a pena tirarmos do livro e trazermos para a nossa vida real. Vou levar esse livro no meu coração pra sempre ?

Suellen 02/12/2022

Um Caminho para a liberdade
Mais um da Jojo Moyes para conta! Recomendo leitura. Livro fala sobre amizade, lealdade, sororidade, violência doméstica, machismo, negligência conjugal, preconceito. Impossível não envolver com personagens. O mais legal é ver como os livros podem mudar a vida das pessoas.

Lu Fernandes 19/11/2022

Sinopse:
Cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros.E juntas vão descobrir o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade.  Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada.

Karina.Lila 12/11/2022

Liberdade
Liberdade.
Uma palavra tão usada hoje em dia mais para fazer jus à frase "liberdade de expressão".

Este é um livro que fala sobre liberdade num tempo e lugar que a mulher não tem voz, um tempo e lugar que os negros não podem frequentar os mesmos ambientes que os brancos e que qualquer mulher deve educada pelo marido, obedecê-lo e nunca fazer nada que fira os bons costumes impostos pela religião, seja ela qual for.

Só observando que as coisas não mudaram tanto assim. (Reflexão)

A emocionante história de cinco mulheres que remam contra a maré, e que são guiadas pelos livros de uma biblioteca criada mantida por elas mesmas é o que conta este livro de 366 páginas.

São os livros que nos dão a liberdade.

Ally 11/11/2022

Fofoca& Preconceito
Fofoca e preconceito bem que poderia ser o título desse livro também, porque a história toda se baseia nisso para desenvolver sua trama, porque tudo o que acontece ou deixa de acontecer se baseia no que a população vai pensar, das fofocas que acabam rolando e etc, e mesmo que entenda o conceito me incomodou um pouco.

Não me entenda mal, eu adorei essa leitura. A autora conseguiu ambientar o livro de uma forma quase impecável, num cenário que eu nunca tinha visitado em outra leitura anterior: Kentucky e Minas de carvão. Eu consegui me sentir junto as personagens cavalgando nas montanhas, mas alguma coisa no livro me fazia sentir como se a história fosse ainda mais no passado do que de fato era, eu tinha que ficar me lembrando em que momento histórico se passava.

Quanto aos personagens... Eu achei o famoso "mais do mesmo", a rebelde, a perdida, a molecona, a filhinha de mamãe. Mas para não tirar oa devidos créditos, acho que a autora conseguiu inserir muitos pontos interessantes na construção das personagens, como por exemplo deficiência física, pessoas negras na época da segregação racial, e é claro, amadurecimento e evolução pessoal.

Até os 40% eu fiquei "ok, a leitura é legal, e o tema de BIBLIOTECÁRIAS A CAVALO levando educação e entretenimento as partes mais remotas e carentes é legal mas... E agora?".
Quando o plote finalmente começou a acontecer eu AMEI! Me deu uma ânsia de ler que eu simplesmente não conseguia parar. Só que no final, eu senti que a autora se propôs a segurar o mundo com as mãos e deixou muitas pontas mal amarradas, muitas coisas sem seres Trabalhadas e no fim o "vilão" simplesmente se acalmou?

Desculpa se parece que eu não gostei, mas minha forma de resenhar é apontar os defeitos, para que quem ler já estar sabendo o que esperar mas ainda sim se surpreender com os pontos positivos.

Flavinha 06/11/2022

Maravilhosooo!
Eu achava que esse livro ia ser muito chato, mas me surpreendeu bastante, não tive dificuldade alguma de terminá- lo. O livro me prendeu do começo ao fim, fazia tempo que eu não lia um livro assim.??

Mary 30/10/2022

Magnífico
Que livro maravilhoso, mds foi uma leitura bem tranquila o início não tá a me chamando tanto atenção, mas foi mudando e eu queria ler mais para saber oq ia acontecer com cada personagem...
Eu amo a Alice e a Marge, leiam pq vcs não vão acreditar no final dessa história....

Géssica 29/10/2022

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento."

-Um caminho para liberdade ??

Luciana Maria 22/10/2022

Liberdade
Liberdade, o que fazemos para termos nossa liberdade? Essas mulheres do livro fizeram muito! Mulheres diferentes que acharam no voluntáriado uma forma de se conectar com o seu propósito.
Mulheres que lutaram para ter seu trabalho livre de preconceitos, para levarem o conhecimento através da leitura nos cantos mais remotos. Todos tem direito ao conhecimento e essa era a luta diária delas além das lutas de cada uma.
Gostei muito!!

Yasmym 21/10/2022

Que história! É muito emocionante perceber a delicadeza que a Jojo fala sobre as bibliotecárias. Como bibliotecária, me sinto em êxtase com esse livro e me torno suspeita a falar sobre hahahaha

Mas saber que o projeto de fato existiu e atendeu a mais de cem mil pessoas tornou a história ainda mais incrível. Foi lindo acompanhar a evolução da Alice e a coragem de Margery.

Mais um livro da Jojo que me apaixonei.

dalencarbabi 05/11/2022minha estante
Eu amo mt esse livro!!!!

crdrchok 05/11/2022minha estante
Ele deveria ter mais reconhecimento :/