Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Heloisa 12/09/2023

Ótimo
O livro conta uma história deliciosa de acompanhar, apesar de longo senti que alguns personagens "principais" não foram bem mostrados, mas os que foram são incríveis e a história se desdobra maravilhosamente.

Marta 11/09/2023

Gostei das personagens e a coragem de cada uma de enfrentar o preconceito para levar a leitura aos mais necessitados, gostei que no final cada uma conseguiu conquistar o que mais sonhava. Uma historia inspiradora e quando soube que era baseada em fatos reais achei bem emocionante.

Jôjô 08/09/2023

Adoro tudo que é baseado em uma história real deixa mais emocionante. Tudo o que essas mulheres passaram pra levar a leitura as pessoas não tem preço.
Não é muito fácil lidar com quem não gosta de ler , num mundo de tecnologia se você tá com um livro na mão te julgam , eu fui muito julgada por gostar de ler , acabei abandonando a leitura por causa disso mas com a pandemia pode resgatar esse hábito de novo e não me arrependo .

Michele.Acquafreda 05/09/2023

Um caminho para a liberdade - Jojo Moyes
"Cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros. E juntas vão descobrir o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade."
Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada. A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.
Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca. E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas. Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.
O livro é inspirado em uma história real. Na década de 1930, auge da crise econômica americana conhecida como ?Grande Depressão?, muitas pessoas que viviam em regiões afastadas nos Estados Unidos tinham muito pouco acesso a empregos, bem como poucas oportunidades de dar uma boa educação para seus filhos. No Kentucky, um estado da região sudeste do país, comunidades isoladas nas montanhosas só conseguiam acesso à livros e outros materiais de leitura de uma única maneira: bibliotecárias a cavalo.
O então presidente Franklin Roosevelt tentava descobrir uma maneira de resolver a crise. Foi então que a Works Progress Administration (agência americana criada para realizar projetos de obras públicas, gerando empregos), criada por Roosevelt, teve a iniciativa de fazer a Biblioteca Pack Horse para ajudar os americanos a se tornarem mais alfabetizados, para que tivessem mais chances de encontrar emprego.
O livro traz reflexões importantes. Além disso, há citações reais de outras obras literárias e uma descrição minimalista da paisagem de Kentucky, visitada por Jojo ao escrever a obra.

Mirele 03/09/2023

Já tinha lido outros livros da Jojo Moyes, então já esperava que seria bom. Só que mesmo assim fui surpreendida com uma história linda de mulheres fortes.

Flávia_SDutra 02/09/2023

Dramático
Uma escrita como qualquer outra da Jojo, com frases marcantes, mulheres empoderadas, várias histórias sendo contadas aos mesmo tempo, mas você não fica perdido, foi bom pra sair do ciclo de fantasia que eu estava

Sandy 01/09/2023

Sem expectativa
Nunca li nada da Jojo Moyes e foi uma maravilhosa surpresa esse livro. No início achei um pouco lento, tive dificuldade de engatar a leitura, mas então acabei me apaixonando pela história e por cada personagem. Foi um livro surpreendente que começou a se tornar um dos meus favoritos sem dúvida. A forma como desenvolve os relacionamentos, como os preconceitos são tratados me surpreendeu, ele crítica uma sociedade hostil, hipócrita com uma falsa moralidade religiosa, aborda questões ambientais, e toca no assunto da ganância dos homens. A sororidade é um ponto marcante, amo como as mulheres são fortes, e se unem, e se ajudam apesar de suas diferenças, elas tem uma força sobre humana, e graças a isso muita coisa é resolvida. Em muitos momentos é impossível não sentir indignação, e no final lembrei um pouco de "O sol é para todos" no julgamento. Enfim, muito bom esse livro, adorei ter lido, tô triste por ter acabado.

Micaela 27/08/2023

Um livro que fala sobre o poder da leitura na vida das pessoas. Aborda temáticas importantes e atuais de uma forma envolvente e tranquila

Vanessa 26/08/2023

Forte
Sempre me encantam as histórias que falam sobre o amor pelos livros e essa particularmente envolvendo mulheres fortes e que quebram paradigmas, foi uma incrível surpresa. É um romance, então tem suas tramas amorosas... mas a essência dele é tão maior que isso. Fala sobre amizade, sobre força, sobre coragem... sobre entender que não importa o que os outros digam, independente da época, o mais importante é a amizade e não desistir daquilo que você acredita.

Juuu 22/08/2023

Perfeição!!
Esse livro é muito boooom, primeiro ele trás temas extremamente difíceis e ainda atuais, mas de uma forma leve, vale a pena ler, se apaixonar por cada uma das personagens, e também se identificar em algumas situações!!
A palavra que descreve meu sentimento é encantada pelo livro, pela história, pelas personagens, pela escrita!! ??

Maria 20/08/2023

É o tipo de livro que tu termina de ler COMPLETAMENTE FELIZ! Que bom que eu resolvi ler de uma vez (eu tenho um pouco de residência com as edições da intrínsecos porque não foram livros que eu comprei porque realmente queria ler). Só não dei cinco estrelas porque: 1) deixou uma pontinha solta que me incomodou, tem certas coisas que eu não gosto quando são deixadas pra imaginação, que neste caso é "porque a Verna falou 'ja foi tarde' quando a Sophia saiu?"; 2) a letra ficou muito pequena na edição, dificulta bastante a leitura.
Vanessa 27/08/2023minha estante
Acho que estava se referindo ao pai, já q estava falando da reação de cada personagem ao que aconteceu.

anisania 17/08/2023

Sempre existe uma saída.
Eu li apenas um livro da Jojo, mas é fácil identificar o jeito dela de contar as histórias. Vi que pra alguns é um pouco monótono, parado, difícil de continuar, mas eu até agora estou com 100% de aproveitamento (são DOIS livros lidos agora!), e mergulhei de cabeça nessa história.

É sobre tudo uma história de amor. Amor romântico, entre amigas, entre pais e filhos, amor próprio, amor ao trabalho, a busca de um propósito. E o quanto isso dignifica o homem. Ou no caso a mulher.

Chorei horrores, gargalhei alto. Linda história. Me imaginei muito subindo num burrico junto com a Margery e a Alice e sair com elas desbravando as montanhas, levando livros pra população.

"A vida é complicada. Por isso é importante encontrar alegria quando se pode."

Ewellin1 03/08/2023

Sinceramente é bom, não se destaca nas minhas leituras e não é incrível. Mas pra quem quer simplesmente ler alguma coisa eu recomendo. Eu gostei muito do arco das personagens, e minha parte favorita (a que trouxe mais emoção pro livro) foi a do tribunal. Não é uma resenha muito boa (que bom que sou leitora e não escritora)