Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

dim_e_oslivros 21/10/2023

Um Caminho Para a Liberdade
Baseado em fatos reais, Um caminho para a liberdade nos conta a história de Alice, Beth, Izzy, Margary e Sophia. Cinco mulheres que decidem se juntar e organizar uma biblioteca itinerante, assumindo o compromisso de levar conhecimento para as famílias que moram longe da cidade.

A entrega dos livros e revistas é realizada a cavalo, em toda essa trajetória entre trilhas, montanhas e riachos acompanhamos os desafios que elas enfrentam nessas entregas, desde pegar uma estrada perigosa e inadequada para se andar a cavalo até a rejeição das próprias famílias que iriam receber os livros.

No decorrer do trabalho na Biblioteca, observamos essas mulheres, crescerem como pessoa e superarem seus traumas e suas frustações. Cada uma possui uma personalidade única e unidas pelo mesmo proposito desenvolvem uma linda amizade e juntas superam os padrões e preconceitos da época.

Uma história inspiradora sobre amizade, amor, empatia e realização de sonhos.

Me emocionei do começo ao fim, super recomendo.

site: https://www.instagram.com/p/CcyFrc4r_64/

beatriz3345 15/10/2023

Desconfie de quem leu esse livro inteiro e não gostou?
Top melhores leituras desse ano, se não for a melhor! que livro ABSURDO, ele trata inúmeros assuntos de uma forma tão bem guiada, desde deslizamento de terra até invisibilidade social. esse foi aqueles livros que você lê e sente que de alguma forma ele é a sua casa, você não consegue desgrudar enquanto não termina? de 5 mulheres apaixonadas por livros pra milhares de leitoras, todo mundo que ama ler deveria ter essa experiência? afinal, não há barreiras quando se trata de levar a imaginação adiante!!

obs: margery, eu te amo.

@mariresenhando 07/10/2023

De maneira geral eu gostei muito da leitura. Achei ele um pouco arrastado no inicio, mas depois as personagens foram me conquistando e eu fui torcendo e me prendendo na leitura.

Bruna 07/10/2023

Que delícia de leitura, daquelas que a gente indica para quem está querendo pegar gosto pelos livros ou para quem procura um livro de leitura rápida, afinal é difícil deixar ele de lado. Uma história linda, bem contada, com tudo que a gente gosta?mocinhas sofridas, romances impossíveis, heroínas improváveis, além de apresentar alguns aspectos históricos interessantíssimos. Um ?easy reading? de respeito.

Júlia Aun 03/10/2023

Um Caminho para a Liberdade
Simplesmente lindo!!! Esse livro carrega uma história e poder descomunal! Todas as mulheres deste mundo deveriam ler (e homens também, mas sabemos que não é pra todos). Senti uma sensação como se estivesse lendo a história de minhas ancestrais, o que só aumentou o meu reconhecimento e admiração pelas mulheres que existiram antes de mim!

Shayanne.Klen 01/10/2023

Não precisa nem pensar, leia esse livro!
Chegou a hora de resenhar rsrsrs já li o livro a meses, mas não conseguia escrever a resenha, talvez pelo simples motivo de não conseguir encontrar as palavras necessárias para falar sobre essa obra prima?

Esse livro é encantador, um livro que fala sobre livros, um livro que fala sobre amor, um livro que fala sobre amizades, mas especialmente um livro que fala sobre SORORIDADE. O quanto essas mulheres se ajudam, se amam, tem empatia uma pelas outras e são companheiras não está escrito.. me faz lembrar das minhas amigas, dos nossos momentos vividos em busca de alcançar objetivos em comum e objetivos diferentes, mas vivenciando a vida dividindo os fardos pesados..

No decorrer dessa linda história, encontramos mulheres que são curadas através do amor de uma pelas outras, mulheres que são transformadas pelo exemplo, mulheres que são encorajadas pela presença e força das outras..

Através das linhas escritas nesse livro eu me senti nele, compartilhei dos sentimentos narrados em relação a nós mulheres, ao que os homens esperam de nós, que sejamos calmas, controladas, competitivas e castas, e aos incontroláveis julgamentos comparados com os que eles recebem.. os nossos desafios são diários, principalmente quando escolhemos sair dessa prateleira que eles nos colocam diariamente..

Deixo aqui para vocês uma citação que mais uma vez fez eu me sentir uma das protagonistas:

"Você sabe qual é a pior coisa de quando um homem bate em você? - perguntou Margery, finalmente. - Não são os machucados. É que naquele instante você percebe a verdade sobre ser mulher. Que não importa o quanto que você é inteligente, como você argumenta melhor, como você é melhor que eles, ponto. É quando você percebe que eles sempre podem calar você com um tapa. Simples assim." 189/190

Agora, para TODAS vocês mulheres que lutam diariamente:

"Para qualquer situação existe uma saída.
Talvez seja desagradável. Talvez deixe você sem chão. Mas você nunca está de mãos atadas, Alice. Está ouvindo? Sempre existe uma saída." 180

Boa leitura para todas vocês, suas lindas ??

Mari 27/09/2023

Que livro maravilhoso, uma tocante história sobre 5 mulheres e o poder da leitura. O livro tem como destaque principalmente em Marge e Alice, a primeira uma mulher a frente do seu tempo e Alice que busca seu lugar no mundo. Gostaria de ter visto um pouco mais das outras bibliotecárias.
A única coisa que me incomodou é que a solução de um problema era tão óbvia e simplesmente ninguém pensou

Vanessaliteraria 25/09/2023

Esse livro não é uma ficção cristã como muitos devem saber. Ganhei de presente da minha amiga taty em fevereiro desse ano e só agora peguei pra ler ?
Me arrependi de não ter lido antes !
Margery , Alice, Yzzy , Beth e Sophia são mulheres com pouquíssimas coisas em comum , porém enfrentam o mesmo mal de sua época; o preconceito.
Dificilmente leio livros seculares mas esse em questão ganhou meu coração. Essas mulheres enfrentam uma cidade inteira por amor aos livros e fazem de tudo para que pessoas pobres e muito humildes tivessem acesso a livros de receitas, mistério , romance etc ....
Amei os escritores que foram citados nessa obra e que são meus favoritos , como Charles Dickens, Louisa may alcott entre outros que ainda não tive a oportunidade de ler.
Essas meninas com certeza são umas heroínas, pois apesar de enfrentar inúmeras dificuldades como aprender a cavalgar mesmo tendo uma deficiência física e percorrer lugares íngremes pelas montanhas apenas tendo seu cavalo como companhia nunca se deixaram abater pelos olhares tortos dos habitantes da cidade.
Houve poucos detalhes no livro que incomodaram um pouco o meu gosto como leitora mas nada que me fizesse desistir da leitura . Pelo contrário, o assunto principal dessa obra é algo que todo leitor milita aqui na rede , que é sobre a importância da leitura , dos livros na vida das pessoas. E fiquei muito surpresa em saber que esse livro foi inspirado em uma história real??

Stefany 25/09/2023

Livro lindo!! Me surpreendeu muito, porque já comecei a ler achando que seria um romance clichê e só isso. As meninas da biblioteca são maravilhosas e a amizade delas foi o ponto alto dessa história, principalmente no finalzinho e todo o companheirismo de sempre. Fico triste que não foi possível se aprofundar um pouco mais nas outras meninas, mas acho que ficaria feliz em ler um conto sobre as aventuras da Beth realizando seu sonho na Ásia.

O início do livro foi um pouco arrastado e demorou pra engatar de verdade, e por isso que demorei um pouco pra tomar impulso. Mas depois tudo flui de uma forma tão bonita que acabou compensando o começo. Não consigo dar uma nota maior primeiro porque acho que há um certo momento meio Deus Ex Machina no livro, onde uma certa situação bastante complicada se resolve de forma tão simples que eu tive que piscar algumas vezes porque não fazia sentido pra mim. E o segundo motivo é o Bennet.

Não tenho problemas quando o livro deixa uma ponta solta e deixa o leitor refletindo sobre o que aconteceu/vai acontecer, mas nesse caso acho que cabia uma explicação sim sobre ele. Bennet é um personagem acuado e submisso à presença do pai, mas não foi apresentado como uma pessoa agressiva, controladora ou conservadora nos mesmos moldes do Sr. Van Cleve. Então não sei se a autora quis deixar outra questão implícita – se esse é o caso, talvez pudesse ter sido trabalhado de outra forma.

De qualquer maneira, a evolução das bibliotecárias, o crescimento da Alice e toda a construção dessa narrativa foram lindos de ver e vou guardar essa história com carinho.

Bruna 23/09/2023

Uma leitura prazerosa, divertida e emocionante
Jojo Moyes trouxe aquela pitada de comédia para dar uma leveza à história das bibliotecárias que em meio as intempéries das condições climáticas, das regiões de difícil acesso e das dificuldades dos preconceitos que os moradores possuíam com os livros, insistiram e levaram a leitura para os lugares mais afastados.

Gostei de ser baseado em fatos reais. Me fez conhecer essa iniciativa pública de uma primeira dama de mudar a realidade excludente das regiões mais remotas. Uma atitude que inspira.

As personagens principais são as bibliotecárias, mas duas delas são as quais suas estórias foram mais desenvolvidas, a Margery, moradora local e que tem suas origens ligadas a aquelas pessoas e a terra, e a outra personagem é a Alice, vinda da Inglaterra, vista com curiosidade e receio dos locais.

A força e determinação dessas mulheres, principalmente a união que possuíam, foram as coisas que mais se destacaram nessa estória.

Gostei bastante da leitura.

Arthur Nowakowski 22/09/2023

Que belo livro, enredo que te prende e com personagens que você aprende a gostar. Uma história baseada em fatos reais sobre a bravura de ?cinco mulheres enfrentando uma cidade inteira por amor aos livros?. Recomendo a leitura

pedrowyz 22/09/2023

LEIAM
Acho que tudo que tenho para dizer é: LEIAM, meu deus, fala sobre amizade, superação, amor, amizade, família, jornada, tudo de mais incrível, persongens simplesmente perfeitos e com relações tão humanas e verdadeiras, chorei que nem um bebê ?

Dricia 21/09/2023

Primeiro livro dessa autora
Eu achei o livro médio. Vou tentar ler mais um dela pra ver se viro fã ou deixo pra lá.
A história é interessante, gostei das personagens femininas, da amizade delas, dos temas abordados e só.
Achei o livro muito arrastado, dava pra contar essa história em metade das páginas. Ou então aprofundar mais os personagens, senti falta da história da margery, o que fez ela ser assim e o Bennet também, acho que os personagens poderiam ser melhor explorados.

kemelwr 18/09/2023

Melhor livro que li esse ano até agora!
Esse livro é simplesmente PERFEITO. Ele retrata diversos assuntos importantes como racismo, machismo, violência contra a mulher e também mostra o grande poder da amizade e dos livros. Os personagens são muito cativantes e eu me senti bem prendida na história e ansiosa para saber o que vai acontecer nas próximas páginas, é sem dúvidas uma história muito linda (além de ser baseada em fatos reais) e acho que todos deveriam ler essa obra de arte ?

Fabi Almeida 17/09/2023

Uma história apaixonante
Impossível não se envolver ou se identificar com algum aspecto das mulheres do livro, uma baita lembrança de empoderamento feminino. Enredo que te prende do início ao fim.