Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Bianca Tonaco 22/12/2023

Um caminho para a liberdade
Um livro que fala sobre amizade! Eu adoro livros assim. O livro começa conhecendo Alice, uma inglesa que se casa com um americano e vai para os EUA. Lá, ela se vê excluída, repreendida e sofrendo machismo. Ela começa a trabalhar em uma biblioteca para se libertar, e ali conhece suas melhores amigas, cada uma com um problema de vida e acompanhamos a evolução de todas elas em se libertarem de seus medos, adquirirem conhecimentos, enfrentarem a sociedade e tornar a amizade a coisa mais importante que elas tem. É lindo vê-las lutando juntas por um mundo melhor!

anselmo.pessoal 17/12/2023

Preconceito ?.
Relutei muito em ler um livro da Jojo Moyes depois de ter assistido o filme ?Como eu era antes de você?. Não gostei do filme e estendi, indevidamente, essa opinião aos livros da autora.
Entretanto, as avaliações relativamente boas de pessoas que admiro me fizeram dar uma chance para este. E não me arrependo. É um bom livro. Um pouco novelesco demais para meu gosto, mas um enredo interessante que aborda, embora superficialmente, temas importantes e uma escrita envolvente.
Recomendo.

lais.aaraujo 12/12/2023

Um caminho para a liberdade

Simone 04/12/2023

Livro intenso. Reflete a vida das mulheres da década de 30, suas limitações, submissão e também como as que viviam a frente de seu tempo foram importantes para libertar as próximas gerações.

Mayra 25/11/2023

Uma curiosidade:
O projeto da Biblioteca a Cavalo da WPA vigorou de 1935 a 1943. No seu auge, levou livros a mais de cem mil habitantes da zona rural. Desde então, nenhum projeto do gênero foi posto em prática. Até hoje, a região leste do Kentucky é um dos lugares mais pobres ? e mais bonitos ? dos Estados Unidos.

Thaís 22/11/2023

Um caminho para a liberdade de Jojo Moyes
Esse é aquele tipo de livro que ao terminar de ler ficamos com um coração quentinho, ele é muito envolvente, é uma leitura rápida. Um caminho para liberdade de Jojo Moyes fala sobre as bibliotecárias a cavalo da cidadezinha dos EUA chamada de Baileyville, o livro conta a história de como elas são unidas, ou seja elas são um time. E elas promovem a leitura para toda a cidadezinha, enfrentando desde já o preconceito de ser uma bibliotecária como outros narrados ao decorrer do livro, elas quebram muitos tabus também. São mulheres sensacionais.

Eis aqui uma frase que eu destaquei:
"Nós, mulheres, enfrentamos desafios surpreendentes quando escolhemos sair do que são considerados os nossos limites habituais"

Jessica Alves 19/11/2023

A importância da leitura
Em uma cidadezinha no interior dos EUA, na época da grande depressão algumas mulheres se juntam para levar a leitura à população simples local e das redondezas. Através dos livros elas estabelecem uma conexão com os moradores e vão semeando a importância da leitura na vida. Ao mesmo tempo vamos acompanhando a vida pessoal das Bibliotecárias e o desenvolvimento da amizade delas. É uma leitura que demorou um pouco pra engatar, mas tem romance, tem aventura, tem suspense, e acaba nos prendendo, nos fazendo torcer por elas.

Luna 17/11/2023

Demorei muito de ler esse livro? e foi um erro!
A anos comprei esse livro e nunca tinha pegado ele para ler, só uma vez e tive que abandonar devido às demandas do dia a dia. Só agora no clube do livro que o livro foi o mais votado e escolhido como livro do mês.
Estava com medo de abandona de novo, mas apesar de um pouco monótono no início, achei mais que perfeito o seu desenvolver.
O livro entrega luta e paixão, não só das mulheres mas também para melhores condições de trabalho e para o meio ambiente, todos explorados pela sociedade humana que a cada dia se afasta do conceito de humanidade.
Foi incrível que usaram os livros como melhor caminho para validar essas lutas e mudar as vida das pessoas, não só personagens do livro, mas também da vida real, que na época se maravilharam com as incontáveis histórias que essas bibliotecárias a cavalo forneciam.
Vale a pena a leitura!

Joyce 15/11/2023

Boa leitura
Amei a leitura, personagens extraordinárias, cenário bem fácil de imaginar e se apegar. Estou gostando bastante de leituras de época, é bom lembrar como as coisas eram e como evoluímos. Jojo como sempre com uma leitura leve e uma boa escrita.

Bruna 13/11/2023

Que livro! Uma história inspiradora! Recomendo muito! ??

?Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento.? (p. 125) ???

Laura.Michelangelo 06/11/2023

Assim como "A menina que roubava livros", eu li esse para uma aula e tbm já estava na minha lista. Então aproveitei e comprei.
Esse livro, pra mim, é simplesmente maravilhoso! Me deixou super curiosa, não queria parar de ler.

supostaleitora 02/11/2023

Mais uma vez, a Jojo Moyes trouxe diversas camadas de abordagem muito bem construídas dentro da história. As cinco protagonistas são mulheres fortes e determinadas, que se arriscam levando conhecimento, o que confronta alguns que preferem a ignorância do povo.

A trajetória de todas tentando se encontrar é muito cativante, e acredito que o livro quis trazer o quão poderosas as mulheres podem se tornar ao se apoiarem.

Só digo que LEIAM, e se encantem com essa obra que ressalta a importância dos livros, da sororidade e mostra que você deve viver o que te faz feliz, não o que os outros esperam.

(P.S: é possível que eu ainda altere de 4.5 pra 5 estrelas, ainda estou refletindo kkkk)

Rafaela Tulino 30/10/2023

Que livro meus amigos, que livro!
Não é surpresa que a escrita da Jojo Moyes é extremamente envolvente e tem aquele poder de te transportar exatamente pro enredo que ela apresenta.
E nesse livro, claro, não foi diferente.

Somos enviados para o estado do Kentucky em meados da década de 30, onde as mulheres além não terem valor algum, eram extremamente perseguidas por qualquer ação mal calculada (aos olhos dos homens) que tivessem.

Nesse cenário, somos apresentados á mulheres totalmente diferentes entre si mas com uma missão: levar o conhecimento para o maior número de pessoas através dos livros.
E qual a surpresa ao perceberem que além de levarem conhecimento aos demais, elas estariam colocando a prova o que conheciam de si mesmas.

Um livro sobre a união feminina, o poder do conhecimento e dos livros, com personagens totalmente envolventes e histórias cheias de drama que te prendem até a última página.

Não sou muito fã de adaptação de livros, mas se tivesse um filme desse aqui e fosse ao menos 10% fiel, eu seria a primeira da fila.

"Para qualquer situação existe uma saída. Talvez seja desagradável. Talvez te deixe sem chão. Mas sempre existe uma saída"

Raquel.Albuquerque 27/10/2023

O foco de 2023 foi leituras mais leves no que diz respeito a romance, e achei na Jojo Moyes esse tipo de conteúdo. Livro muito envolvente e de uma riqueza de detalhes sobre a época que passa o livro, fiquei feliz em saber que foi baseado em fatos reais.
O livro retrata a vida de mulheres que desenvolvem um projeto de biblioteca a cavalo, onde os livros são entregues pela região do kentucky para famílias carentes. O desenrolar da história narra os desafios de ser mulher em uma época de tanto preconceito e limites para elas.
Daia 27/10/2023minha estante
Um livro com zero defeito ?

DAbora311 23/10/2023

Esse livro é incrível do início ao fim, já fiquei profundamente envolvida na história desde o começo, a história de cada uma dessas mulheres me emocionou muito, a união e luta delas é de se admirar, um livro que fala sobre violência doméstica, racismo, machismo. Quando eu pensava que o livro não poderia entregar nada mais que isso, ainda teve um mistério a se descobrir. O livro que eu recomendo para qualquer pessoa, muito necessária essa leitura.