Bento

Karol 27/09/2011

Precisa de título? u.u
Oies.

Tudo bem?

Vamos nós de novo então com mais Desafio Literário. Isso porque agosto foi o mês do cachorro-louco e, por isso, não deu pra fazer muita coisa. Setembro chegou lindo e belo, mas também anda meio moroso. É bem aquela coisa... eu fico semanas sem postar, arrumo uns minutos, dou uma animada por aqui, aí chega o Rock in Rio*, eu fico mais umas semanas sem postar e volto animada contando pra vocês como foi. Pode ser?

Legal!

Antes de começar a falar do André Vianco, vou fazer um esclarecimento. Em tese, o primeiro livro que eu leria para o DL esse mês seria Dragões de Éter – Corações de Neve, do Raphael Draccon. Mas a anta aqui esqueceu que tinha relacionado ele para o Desafio Literário e leu ANTES da data prevista. Então, não seria exatamente justo eu linkar lá uma resenha de meses atrás, né? Mas se alguém tiver curiosidade, segue o link aqui.

Agora vamos ao que interessa: Bento, André Vianco.

Na minha humilde opinião Bento é o melhor livro do André Vianco: o melhor ambientado, com os melhores personagens, o melhor enredo e a melhor “mitologia” que ele já criou. É algo meio apocalíptico, surreal, mas extremamente crível e bastante bem pensado. O livro nos conta a história de Lucas, que vai dormir em uma noite comum e acorda 30 anos depois em um mundo virado do avesso: ele foi mais um dos pegos pelo sono profundo da noite maldita, quando um fenômeno misterioso fez com que metade da humanidade pegasse uma estranha doença, do dia pra noite, e começasse a atacar a outra metade, em busca de sangue para se alimentar. Da metade saudável, uma parte caiu num sono profundo, como Lucas, e outra ficou acordada, tentando proteger os adormecidos, construindo fortalezas e buscando, a todo custo, defender seus pescoços de amigos e parentes que, agora, viraram vampiros.

Nesse mundo, os sobreviventes que não viraram vampiros vivem em colônias fechadas, bem semelhantes a fortalezas, onde todas as noites abatem milhares de vampiros que os atacam de forma pouco organizada, mas constante. Entre os sobreviventes temos os Bentos, homens e mulheres que são como super-heróis na luta contra os vampiros, eles matam mais que todos os outros e lutam com espadas, escudos e indumentária medieval. Lucas, quando acorda, descobre ser um desses Bentos e, mais que isso, o trigésimo Bento, o mais esperado de todos, o escolhido. Os sobreviventes da noite maldita vêem nele uma esperança para o banimento final dos vampiros e a volta da noite para a humanidade, que não se arrisca a colocar o nariz para fora das fortalezas depois que anoitece.

Vianco desenvolve sua história de forma muito rápida e eletrizante, você simplesmente não consegue largar o livro, querendo saber o que aconteceu. Afinal, por que apenas alguns viraram vampiros? E o que são os Bentos exatamente? São dúvidas que ficam martelando na mente do leitor constantemente e eu não vou dizer se tem ou não uma boa resposta. O negócio é que Bento é muito bom. Incrível como eu prefiro os livros antigos do Vianco aos novos, se colocarem Bento e O Turno da Noite 3 na minha frente, com certeza escolherei Bento, a história é uma verdadeira revolução na literatura fantástica nacional. Na época em que foi lançado tínhamos bem menos escritores jovens produzindo e publicados do que temos hoje e imagino como deve ter sido ler na época, quando tudo ainda era muito novo e os vampiros não estavam tão.. hm... popularizados.

Fiquei feliz ao reconhecer na trama alguns locais em que já estive, como a Rodovia dos Bandeirantes com o seu Rancho da Pamonha e as menções aos Hospital das Clínicas, além de alguns lugares de São Paulo, Osasco, Rio de Janeiro, Bahia.. A melhor parte em ler literatura nacional é ter essas oportunidades. Eu nunca mais passarei pela Bandeirantes com a mesma sensação e jamais olharei de novo para o Rancho da Pamonha com os mesmos olhos.

A única coisa que me cansou um pouco foi o tamanho dos parágrafos. São ENORMES, ocupando mais de duas páginas às vezes. Isso é bastante cansativo e acho que uma edição bem feita poderia ter corrigido esse problema, assim como alguns erros de pontuação... As editoras continuam sendo negligentes com a literatura nacional nessa questão gramatical/ortográfica, uma vergonha. Mas passando esse problema, o livro vai muito bem, obrigado.

Leitura super recomendada. O livro é incrível e é nacional! Dá até uma saudadezinha de ler o André Vianco falando de vampiros e seres terríveis pois, com certeza, essa é a sua especialidade.

Ahh e o livro tem duas continuações: Vampiro-Rei I e Vampiro- Rei II. Logo eu falo mais sobre eles por aqui.

Até!

* Sim, eu tinha que falar do Rock in Rio. Mal me agüento de ansiedade.

Andy 13/09/2011

Excelente
Otimo livro para quem gosta de aventuras, envolvidas de misterio e terror.

O que mais me chamou atenção deste livro foi a adaptação do cenario vampirico para dentro do Brasil, pois sempre em historias de vampiros se passam em paises do norte ou imaginarios, o que quebra um pouco a rotina.

O modo de narração do livro é otimo pelo modo como ele entrelaça as historias, o lado dos herois e o dos viloes, fazendo assim o leitor optar pela escolha de forma objetiva, alem de ter capitulos pequenos o que torna a leitura menos massante, e ate ansiosa pois como a historia sempre muda de lado, a ansiedade aumenta para ver o desenrolar da parte que estava emocinante, o que torna o livro + facil de ser explorado.

Só me decepcionei ao ver o bento carioca morrendo, mas personagens sempre morrem, e a morte deste foi memoravel.

O final dessa saga é um pouco intrigante foi o que deveria ser a ultima luta acaba nao sendo, e no fim ainda fica uma lacuna pois a historia não finaliza ali, pois ainda ha o problema dos dragões.

Recomendado para quem gosta de historias fantasticas e conflitos entre dua raças lutando pelo poder. E ainda uma chance de conhecer o cenario brasileiro atraves das paginas.

Andre 11/09/2011

Leitura interessante
História muito boa de se ler, não é cansativa e tem um bom número de personagens. A única resalva é o link para vários livros de continuação, mas ele terminou bem esse.

@viajantedaleitura1 21/08/2011

Vai Lucas!
Esse é mais um dos livros surpreendente de Vianco.
Lucas acorda depois da chamada noite maldita, onde os que dormiram por muitos anos,uns acordavam vampiros e outros, como ele, acordavam um Bento. Lucas começa a viajar por nosso Brasil á procura de reunir outros como ele para por fim á matança iniciada pelos sanguinários vampiros.
Quem diria que o Brasil poderia se transformar, com exito, o cenário de um conflito deste tamanho? Somente Vianco!
Bem que esse livro poderia virar um filme o Brasil e nós brasileiros merecemos ver algo desta "clara criatividade" em filmes!!

Amanda Alexandr 21/08/2011

Que pena...
Quando lia sobre André Vianco, via que ele era sempre qualificado como um excelente escritor tupiniquim, do tipo que te faz ter orgulho de ser brasileiro e manda qualquer complexo de vira-lata pro espaço. E lá fui eu, comprei uma a obra completa dele na promoção do Submarino e comecei, toda empolgada, a ler "Bento", aquele que eu programa ser o primeiro dos 9 livros que leria.

E o resultado foi a decepção. Sim, o livro começa muito bem, com um cenário confuso, estranho e eletrizante, mas depois descamba para um moderno heroísmo romântico típíco de muitos best-sellers caça-níqueis americanos que existem por aí. A psicologia dos personagens é simples e a perspectiva de um futuro apocalíptico está longe de ser original: já foi usada em inúmeros filmes e HQs.

Torcia muito para que achasse André Vianco realmente essa "Coca-Cola" toda, mas ele não passa de mais um produtor de best-sellers: usa fórmulas manjadas (vide "A jornada do herói") e personagens óbvios. Figura bem entre livros produzidops em série, mas não chega a ser literatura de alto nível. Que pena.
Adrya_Daewen 30/06/2012minha estante
Fico com a sensaçao que Andre nao desenvolve de maneira plena seus personagens. Mas gosto dos livros dele, pela simples coragem que ele tem de escrever sobre vampiros tupiniquins, em uma realidade literaria cheia de escritores americanos.

Fernando.Rodrigues 29/08/2016minha estante
Sim, Vianco quer trazer a linguagem da TV e das histórias em quadrinhos para a literatura. Para quem não é leitor exigente é capaz até de embarcar nessa viagem. Eu, da minha parte, passo longe!

Geraldo 18/06/2011

GRANDE ANDRÉ VIANCO.
Movido por uma curiosidade sobre as criaturas da noite, muito antes de vampiros românticos e galãs, vi em uma livraria de Sorocaba o livro intitulado: OS SETE do autor brasileiro André Vianco.

Li e vi que SIM, temos uma ótima literatura de entretenimento neste país onde o máximo de livros lidos por brasileiro não passa de 3 por ano. André Vianco tem a incrível aptidão de prender seus leitores com enredos muito bem entrelaçados, com uma escrita rápida e uma descrição de cenas e batalhas dignas de tirar o folego de qualquer um.

Isso tudo acontece também neste titulo: BENTO. O livro começa já com um mistério, um jovem acorda numa sala que é descrita como um hospital e vê que é observado por médicos como um rato de laboratório. Com o passar das páginas ele descobre que houve um acontecimento chamado NOITE MALDITA, onde toda população é acometida de um sono profundo que dura mais ou menos 30 anos, sendo que durante esse período as pessoas vão despertando e algumas se tornam boas e outras incríveis criaturas das trevas: vampiros. Essa pessoas boas, algumas se tornam BENTOS, denominação dadas a escolhidos que tem o poder de liquidar os vampiros. Porém um é muito especial, ele é chamado de O ESCOLHIDO, pois tem a função de juntar 30 BENTOS para que seja realizado 4 milagres para salvar o mundos das criaturas vampirescas.

Ta ai um enredo onde haverá de tudo um pouco, aventura, vilões extremamente inteligentes, batalhas épicas e um final muito bem escrito, porem com um gancho para o segundo livro: VAMPIRO-REI.

Vianco prova mais uma vez que livros de aventura e terror também se faz neste Brasil varonil.

Signs of Life 28/05/2011

Prendeu minha atenção
Livro excelente, a narração é muito bem detalhada, dando uma boa descrição do enredo e da história em si.

EmmyBS 12/05/2011

Vampiro ou Bento
Para mim, o melhor livro do André Vianco

Em uma noite, metade do mundo adormece e a população que ainda está desperta se vê mergulhada em acontecimentos inexplicáveis, como o surgimento de vampiros, o desaparecimento das doenças e mais grandes acontecimentos que acabam fazendo com que as pessoas fujam das grandes cidades e passem a formar fortificações afastadas dos centros abandonados. Durante o dia trabalham para refazer o mundo e entender o que os rodeia, durante a noite lutam para continuarem vivos e manter os vampiros afastados dos novos centros. Quando tudo parece perdido surge a profecia dos 30 guerreiros bentos. Quando eles se unirem, quatro milagres se desencadearão para salvar a humanidade. O mais nteressante do livro é demonstrar que com essa volta para os campos, longe da urbanização, o mundo começa a melhorar, acabando com os efeitos do aquecimento global dentre outros problemas ambientais e sociais. A biologa usada é fascinante.

Rodolpho Gavlak 04/04/2011

Excelente
Excelente livro.
História que se passa no Brasil com um cenário fantasioso. Começa bem, explicando a situação em que o mundo se encontra, o domínio dos vampiros. A fé dos humanos que sobraram dá um salto com o surgimento do "Bento", um ser humano descrente de sua participação na história que se desenvolve, mas supreende-se com o quanto ele vai contribuir para a vitória dos Humanos.
Leiam.

bizinhavieira 06/02/2011

Bento
Depois de um dia comum e de uma noite de sono, Lucas acorda sem lembranças do que seria "comum" em sua vida e se descobre num Brasil diferente. Num Brasil onde as pessoas abandonaram as grandes cidades, montaram fortificações em locais menores, com escalas de vigia para evitar que o maior mal daquela terra: os vampiros.

Pior do que acordar do que ele descobriu ser um sono de trinta anos em uma terra infestada de criaturas noturnas sedentas de sangue, é descobrir que ele acordou para completar uma profecia: juntar os trinta homens bentos que quando juntos desencadearim quatro milagres para que finalmente os humanos pudessem enfrentar os vampiros com vantagem.

O livro traz também a idéia que apesar de tudo isso, não se pode dizer que esta realidade seja pior que a de antes, o que é interessante pra se pensar sobre o que estamos vivenciando hoje. Mas não só por isso vale a pena ler o livro. As cenas de guerra são fantásticas! Ao ler os parágrafos as cenas se desenrolavam diante dos meus olhos como um filme. Esse livro valia a pena ir para o cinema, nem que fosse só pela cena de luta nas ruas de São Paulo. Mais do que recomendado. Esperando ansiosamente colocar as mãos na continuação!

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com

Luizão Bio 02/02/2011

Bom livro
Adoro os livros do André e admiro sua escrita. É um livro extenso com varias histórias paralelas. Sua história trasncorre num misto de empolgação, curiosidade e as vezes cansaço. Vale muito a pena ler.

Vanessa Sueroz 17/01/2011

Já tinha lido algumas outras séries do André Vianco, mas essa parece ser bem melhor!

Bento é um livro cheio de mistérios e guerras! Tem tudo que um grande leitor do mundo do vampirismo gosta, vampiros sanguinários, luta e muito mais.

Imagine você acordar em um mundo novo, onde os humanos estão em fortificações e tem medo de andar de noite. Alguns poucos humanos vem para o mundo para lutar, e se tornam Bentos, caçadores natos de vampiros.

Muito bom!