Uma Chama Entre as Cinzas

Uma Chama Entre as Cinzas Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Chama Entre As Cinzas

steryn 22/03/2021

História maravilhosa!!!! escrita absurdamente encantadora
Estou dando 4,5 mas mais para o 5 estrelas. Eu só não dou total por causa do triângulo amoroso e até mesmo o romance desnecessário (odeio esse tipo de romance que vê pela primeira vez e já sente que ama ?).
PORÉM, não posso deixar de comentar como a escrita é FANTÁSTICA da autora, estou maravilhada. Eu não conseguia parar de ler, pensar sobre a história (eu até sonhei kkkkkk) apesar de ser bem detalhado é super fluído. Vou continuar a trilogia :)))

paginas.de.livros 05/11/2021

É uma boa introdução pra uma série distopia
Não é o melhor livro introdutório que já li, mas achei legal e as últimas 100 páginas são muito viciantes!!!
Gostei bastante da forma como as coisas são retratadas no livro, as regras sob as quais os garotos da academia precisam viver, a forma como o mundo deles funciona e vários outros detalhes que acabam te encantando.
O foco não é romance, mas achei o casal com bastante química, o que me animou bastante, pq na minha opinião se vai fazer romance faça bem feito. Os personagens também são legais e o plot não é tão surpreendente, mas tenho esperança que os outros sejam melhores.

Raíla Tavares 15/03/2022

Seu destino.
Uma Chama entre as Cinzas, primeiro livro da quadrilogia da Sabaa Tahir, conta a história sobre a busca da liberdade em suas mais diversas aparências. Liberdade da alma, liberdade do medo, liberdade de uma vida inteira dedicada à crueldade. Laia é uma escrava, Elias é um imperial e nenhum dos dois é livre.
Com uma história intrincada por dramas pesados, escravidão, um império cruel e inescrupuloso, uma rebelião severa e fria, e personagens sofridos pela vida, Sabaa descreve uma obra épica de tirar o fôlego, construindo cenários desérticos fascinantes e o começo de uma guerra sangrenta.

Priscilla 20/03/2021

O livro que me tirou de uma ressaca literária
Eu tava sem conseguir ler um livro há dois meses, o último que eu li foi em janeiro. Eu não tinha foco, vontade, ânimo, mas esse livro foi de certa forma até leve, porque não me exigiu muito esforço, os personagens têm nomes fáceis de lembrar os ambientes também são muito bem descritos e não são difíceis de imaginar é uma fantasia muito bem escrita que não tem muita enrolação e me envolveu bastante. a única coisa que me deixou um pouquinho com pé atrás foi o irmão da Laia, ele não aparece muito no livro (só no início) mas foi uma voz constante na cabeça dela o que não me convenceu muito, mas é intrigante de fato.

hopeless0 28/07/2021

Eu amei o universo que a autora criou para essa saga. Ele foi super bem desenvolvido e pensado, e a autora super soube aproveitar ele durante o livro. Por mais que eu sinta que eu ainda não conheci ele todo e que durante a saga terá mais coisas, eu adorei.
Eu não achei a história cansativa, a escrita da autora te prende bastante, por mais que eu tenha demorado para terminar o livro. Mas uma coisa que me incomodou bastante, foi que demorou muito para o caminho dos personagens principais se cruzarem. E grande parte do livro parece que estamos lendo duas histórias diferentes que se passam no mesmo universo.
Eu também gostei dos personagens e do desenvolvimento deles durante o livro, eles mudam bastante desde o começo até o final, e isso é algo que eu particularmente amo. O ensinamento que é passado por eles eu vou guarda para a vida. "? Existem dois tipos de culpa ? digo em voz baixa ? Aquele que é um fardo e aquele que lhe dá um propósito. Deixe que a culpa seja seu combustível. Deixe que ela te lembre quem você quer ser.".
Eu achei a escrita da autora bem complexa. Mas não chega a ser uma escrita pesada. Não é tão fluída mas quando o livro te prende as páginas passam voando.
Pretendo continuar a saga.
Wanessa.Caldeira 28/07/2021minha estante
Essa série é maravilhosa ?

Iris130 15/01/2021

Esse livro foi uma grande surpresa, comecei sem espectativas, pois não sabia absolutamente nada sobre e terminei amando a leitura. O livro é leve e tem um ritmo bom, os personagens tem um tico de protagonismo demais, porém n é nada que estregue a experiência. Remendo demais.

Neiane.Brito 15/01/2021

Amei.
Bom, não sei nem por onde começar, este livro me surpreendeu do começo ao fim, cada capítulo uma nova descoberta. Nunca imaginei que esse livro carregaria em sua história tanta intensidade, parabéns a autora.
Primeiro Laia, com sua repreensão a si mesma, dizendo ser fraca e sem coragem, quando sempre foi ao contrário, Laia sempre foi corajosa e forte, movida pelo amor fraterno, pelo amor a sua família, a seu irmão. O desejo de salvar o irmão leva Laia a passar por experiências horríveis na casa da comandante. A comandante é uma mulher extremamente fria, é muito difícil para mim descreve-la, imagina-la, pois nunca na vida me deparei com um ser tão ruim, tão nojento, tão sem humanidade. As regras impostas pelo império são horríveis e quem as segue mais horrível ainda. Os atos ruins são descritos de uma forma tão real.
Elias é tão corajoso, tão focado em se libertar de toda sujeira do império. Embora, Elias se submeta por vezes as regras inescrupulosas do império, ele tem o coração bom e seu maior desejo é fugir do lugar horroroso onde passou a vida toda.
Além, de tantos outros personagens cada qual com sua história cativante, Izzy, a cozinheira, Sana, Kennan, Helene...
Estou doida para ler o próximo livro.

Santana 03/06/2021

Insuficiente
Por onde começar falando sobre esse livro?...
Depois de pensar um pouco, cheguei a conclusão de que na verdade eu gostei bastante da ideia do livro. A história foi bem narrada. Fácil de ler. Vocabulário fluído.
Mais tive vários problemas com relação a os protagonismo dos personagens...

Início com a laia que é a personagem principal. Já vou falando que era deveria ser uma personagem segundaria nesse primeiro livro. E ir crescendo no segundo livro. A autora nos apresenta ela como uma garota de 17anos muito medosa, sem personalidade. Que tem um medo terrível de enfrentar o mundo. Foi o livro todo ela falando sobre o medo dela. Medo mais medo. Ela sofre coisas terríveis sim mais não achei que ela deveria ter sido a principal. Ponto.

O irmão da laia "dorian?" ( não lembro do nome, pois ele só foi nombrado nos pensamentos exaustivos da laia. O cansaço que esses pensamentos dela bloqueou o nome do persogem da minha mente)foi presenteando como um rapaz cheio de idealismo, coragem, entrenamento marcial. Onde vivia uma vida muito peligrosa. O rapaz deveria ser o principal personagem em vez da laia.

Falando do Elias eu amei o personagem. Ele não deixou nada a desejar na minha humilde opinião.

A helene foi outro personagem que definitivamente não teve protagonismo no livro. A deixa como uma pessoa ali passando enquanto vai acontecendo as situações com o elias. Fiquei pistola. Pois a helene deveria, sem dúvidas, ter um ponto de vista bem feito onde iria nutrir o livro muito mesmo.
A helene tem e tinha tudo para dar. Não acredito que peguem o,inacreditável, personagem da laia a mais fraca sem noção, e coloque como principal! onde poderia ter colocado o irmã dela ou a helene! O livro todo eu só detestava ler a passagem da laia. Soso, tedioso, redundante, sentia que era só recheio de palavras.

A vilã merece um principal e um ponto de vista sim! Que ela conte como foi a vida dela porque ela chegou a ser o que é até "hoje".

Lendo esse livro eu tinha uma sensação de que era muita arreia pra o caminhaozinha da autora.kkkk
Que ela tinha algo muito bom. Personagem incríveis, mais não sabia catalogar eles. dar um lugar onde se merece!.
Esse foi meu pensamento enquanto lia o livro.

Acredito,ou quero, e rezo pra que no segundo livro coloque os personagens onde se merece. e explore mais cada um deles. e deixe a laia lá vagando por lá mesmo...ou dê algo pra ela trabalhar e que chegue a ser digna de ser a principal. Espero que sim.

No momento deixo a saga de lado. Dou prioridade em terminar outros libros e daqui a alguns anos talvez voltarei para terminar a saga.

Nossa como é difícil falar sobre o livro sem spoiler ? kkkkk

Hadry.Matos 11/11/2021

?você é uma chama entre as cinzas. você vai queimar e brilhar, devastar e destruir. você não pode mudar isso. não pode parar.?

Agatha 05/03/2022

QUE LIVRO MARAVILHOSO
- Eu já estava com altas expectativas e elas foram com certeza ultrapassadas! Esse livro é viciante, daqueles que você só larga depois de devorar até a última página e ainda fica com aquela vontade de já ler o segundo livro direto!
- Essa fantasia retratará a vida de uma erudita que é oprimida e escravizada pelo povo Marcial, seres que não sentem nada além da vontade de torturar e matar para servir ao império. Exceto um soldado que está preste a se formar e se tornar finalmente um verdadeiro guerreiro, entretanto ele não sente que isso está certo e é exatamente por não concordar com isso que ele irá fugir, bom... Era o que ele planejava até tudo mudar e a vida desses dois se cruzarem.
- Uma escrita gostosa e fluída a autora já ganhou uma nova fã, já estou louca para ler os próximooos :)
Leh 05/03/2022minha estante
UMA DAS MELHORES SAGAS!!
A tensão crescente a cada capítulo, sempre tem uma nova revelação, vc se pega nervoso a todo momento e sedento por mais

Leh 05/03/2022minha estante
O que não falta é os personagens se ferrando e quando vc pensa que eles já não estão ferrados o sufiente MKKKKKKKKK

Poliana183 14/11/2020

Que livroooo
Foi surpreendente e alucinante, e eu preciso de mais O.o não consegui parar de ler!

santos474 15/11/2020

Escrita maravilhosa e um universo muito bem construído
UMA CHAMA ENTRE AS CINZAS

??Um mundo dividido entre o Império e os Eruditos. Os Eruditos não podem nada e vivem sob ordens do Império. O irmão de Laia é preso em uma batida que acontece em sua casa. Laia sabe que se não tentar resgata-lo eles o matarão. Para isso Laia terá de se infiltrar em uma academia de Marciais,onde se passará por escrava e viverá as piores coisas que um ser humano pode imaginar.

?De uns tempos para cá, todo lugar que se olha você vê alguém lendo e elogiando Uma chama entre as cinzas, lógico que o bichinho da curiosidade me mordeu né,e ainda bem porque assim eu conheci a escrita espetacular que essa autora tem.

O livro fluiu tão bem que qualquer tempinho tirava pra ler lá se ia uns 10% e eu nem sentia,a história é muito empolgante,me despertou vários sentimentos, solidariedade, tensão e medo pelo que poderia acontecer a personagem principal.

Demorei um pouco a gostar dos personagens,mas consegui me apegar a eles, não cheguei a amá-los ainda,mas como é uma série,eu acho que isso vai acontecer gradualmente.

Enfim, minhas expectativas foram superadas e fiquei muito feliz de ter conhecido essa autora,esse foi o primeiro livro que ela escreveu e já foi maravilhoso, então estou muito empolgada pra ler os outros livros.
Deni Cruela 18/11/2020minha estante
Muito bom esse livro, a vontade é de sentar e levantar só quando termina a leitura, entrou para umas das favoritas ?

jiangslore 03/06/2021

[3,5/5]

"Uma Chama entre as Cinzas" não é um livro incrível, mas conseguiu cumprir bem o papel de um primeiro volume de uma série, que é apresentar o universo, os personagens e o problema que eles deverão enfrentar. Os seus pontos mais fracos são o desenvolvimento dos personagens (e não os personagens em si, porque acho que a maioria tem muito potencial) e o "romance". Por outro lado, os mais fortes são, sem dúvidas, a escrita fluida e o enredo envolvente.

Para resumir bem o que achei do romance: eu não gostei nem um pouco do casal principal. O romance entre eles é daquele tipo instantâneo e clichê que não tem um pingo de química. E o fato de que cada uma das pessoas do casal principal tem outro possível interesse romântico só piora as coisas. Se triângulos amorosos já são estressantes, imagina um quadrado?

A maioria dos personagens é bem interessante. Demorou um pouco para que alguns tivessem um desenvolvimento significativo, mas tiveram; e acho que o nível de desenvolvimento que os personagens possuem ao final do livro é o suficiente para o primeiro volume de uma série. É óbvio que os personagens não estão no ponto máximo de seu desenvolvimento, mas dá para sentir a direção que eles tomarão. Como Laia e Elias são os dois personagens principais e são os narradores do livro, acredito que é interessante me aprofundar um pouco mais no desenvolvimento de cada um deles.

Achei o enredo narrado por Laia bem repetitivo na primeira metade do livro. Claro, coisas diferentes aconteciam em cada capítulo narrado por ela, mas eles tinham a mesma estrutura. Parece que ela percorre a mesma jornada diversas vezes até ter algum avanço. Isso é compreensível, considerando a personalidade dela e os desafios que ela tem que superar no livro; mas o fato de ser compreensível não torna a narração interessante. Mais ou menos na metade do livro, os capítulos narrados por Laia melhoraram muito, porque finalmente foi possível ver um avanço na história. O desenvolvimento que ela própria (e não a narração) tem também é bem interessante.

Então, em suma, o que eu sentia ao ler os capítulos da Laia (principalmente os que compõem a primeira metade do livro) era: "nossa, eu realmente torço por essa personagem, mas o enredo está meio parado". Com o Elias, foi exatamente o contrário.

Ok, talvez não exatamente ao contrário. Eu meio que tinha que torcer pelo Elias, porque todas as outras opções eram piores. Mas eu não queria torcer para ele, porque, por boa parte do livro, não achei que ele era um personagem tão interessante, apesar de o enredo narrado por ele ser ótimo. É aquilo, sabe? Existem dois tipos de culpa, e, se você leu esse livro, sabe quais são. E também sabe que, por boa parte do livro, Elias sente um tipo e não o outro. E foi isso que me irritou na narrativa dele. Mas gostei bastante da forma que isso foi abordado no final.

Acho que é muito comum tratar personagens como a Laia como fracas, por causa da dificuldade que elas têm para fazer certas coisas (que, diga-se de passagem, são bem difíceis). Personagens como o Elias, que são fisicamente fortes e tem uma imagem muito mais imponente, normalmente não são vistos assim. Mas ter força e poder e não conseguir fazer nada com eles também pode ser considerado uma forma de fraqueza.

(Não é que eu ache que o Elias é fraco. Não usaria essa palavra para descrevê-lo porque não penso que é justo descrever ninguém assim. Mas queria chamar atenção para isso porque, pelas resenhas que vi de "Uma Chama entre as Cinzas", os leitores costumam ter uma opinião mais crítica da Laia do que do Elias. Parece que só veem o lado "ruim" dela e o "bom" dele, então quis mostrar o contrário.)

O enredo, no geral, é muito bom. O mundo é interessante pra caramba e, apesar de eu não ter esperado os elementos mágicos na narrativa e ter ficado um pouco hesitante com relação a eles quando surgiram, acabei gostando da forma que essas questões foram tratadas.

A escrita também é ótima. É extremamente envolvente e fluida, o que faz com que "Uma Chama entre as Cinzas? definitivamente seja um daqueles livros que fazem você perder o controle do tempo enquanto lê. Acredito que a separação dos capítulos também contribui para isso, porque um capítulo mais longo sempre era seguido de outros bem mais curtos, o que sempre me fazia pensar "ah, vou ler só mais esse". Por isso, acredito que esse livro é ótimo para sair da ressaca literária, se você é alguém que gosta de fantasia.

Apesar dos pontos negativos, eu me diverti muito lendo e acho que há pontos positivos suficientes para balancear as coisas que não gostei tanto. Acredito que, se o potencial do livro for bem utilizado, a série como um todo será incrível, apesar de "Uma Chama entre as Cinzas" não ser.