Uma Chama Entre as Cinzas

Uma Chama Entre as Cinzas Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Chama Entre As Cinzas

Lety.Ellen 29/04/2023

Há dias não lia uma distopia
Muito boa a história, como sempre esse gênero se mostra um dos que eu mais amo. Mesmo que o plot se repita, as características dos personagens, mas o mais viciante em todos, são os desdobramentos, a forma como os autores fazem o clímax e os plot twists que te deixam à flor da pele. Uma hora parece que tudo deu errado, mas de repente vem a sagacidade autoral e tudo fica nem novamente. E esse ainda é o primeiro. Vamos testar meu coração até o número 4.

Na Nossa Estante 29/07/2020

Uma Chama Entre As Cinzas
Extremamente envolvente, Uma Chama Entre as Cinzas é uma fantasia medieval e poderosa que apresenta um mundo promissor e muito potencial para ser um grande sucesso da literatura.

Centralizada na história de Laia e Elias, teremos dois pontos bem distintos durante a narração. Se por um lado, Laia nunca teve sua vida completamente feliz, trabalhando com os avós dia e noite, por outro Elias é considerado um dos melhores soldados da academia. Treinado desde muito jovem a semear apenas o ódio e a matança, o garoto renegado pela mãe, julga que isso não é certo, e quer encontrar a liberdade desta prisão que o exército se tornou para si. Em vista disto, Elias elabora um inteligente plano de fuga, com intuito de partir e nunca mais voltar.

No entanto, reviravoltas em sua formatura o levarão a participar de um perigoso evento que selecionará o novo imperador e os limites do garoto serão testados novamente. E é nesse fogo cruzado que sua vida cruzará com a de Laia, que está devastada. O Império Marcial bate a sua porta certa noite, mata seus avós e leva Darin sobre o crime de traição ao reino. Daí em diante, Laia segue sem rumo, caçando a Resistência em busca de salvar seu amado irmão, a única família que lhe resta. Mas quando em uma missão é colocada como escrava na casa da comandante mais cruel do reino, seria todo este esforço suficiente para salvá-lo? Conseguiria ela exercer seu papel e salvar Darin antes que acabe morta por ser uma espiã?

Essa é uma trama que intercala o ponto de vista dos personagens, oscilando sempre de um capítulo para o outro, e isso é maravilhosamente genial. Sabaa Tahir envolve o leitor em um mundo místico cheio de uma mitologia interessante e única que se entrelaça facilmente com o drama pessoal de cada um dos seus protagonistas. Um mundo perigoso, brutal e muito verdadeiro em todos os sentidos. Sua escrita fluida e cheia de detalhe enriquecem cada página mais e mais.
Pessoalmente não sou capaz de escolher um personagem do qual tenha gostado mais. Se por um lado temos a visão do povo oprimido pincelado nessa obra por Laia, por outro também temos o intrigante ponto de vista do opressor fornecido por Elias e todas as suas duvidas quantas ao regime em que vive. E isso cria uma distinção muito grande entre ambos ao mesmo tempo que aproxima também, pelo fato de os dois buscarem liberdade e melhores condições de vida. Na realidade, tanto os capítulos de Elias, quanto os de Laia são interessantes e instigantes. A autora promove um excelente desenvolvimento dos personagens, sem pecar em nenhum ponto. Eu amo a protagonista forte e destemida que Laia se torna ou do questionador natural que Elias é. E a soma do dois em um cenário devastador é perfeito, porque cada passo dado é uma angústia maior para o leitor.

Mas o brilhantismo de Tahir não para por aí. A construção dada para a sua subprotagonista Helena também é genialmente bem feita. A forma como a personagem vai se envolvendo tanto na linha de história de Laia quanto na de Elias me fez simpatizar com ela a cada passo. E suas características particulares tornam suas atitudes uma mais imprevisível do que a outra.

Esse é um livro que narra o começo de uma grande jornada e não centra seu antagonismo em apenas uma pessoa. Temos um mundo perigoso e destruído onde as pessoas lutam constantemente. Dessa forma, toda figura opressora que aparece em meio as cenas de ação e de suspense, são bem desenvolvidas. Inclusive, algumas permanecem bem presentes do começo ao fim e prometem mais nas sequencias da série.

Acredito que a mitologia diferenciada, o fato de trabalhar plot-twits bombásticos e um drama consistente que não prioriza relações românticas entre os personagens, fazem de Uma Chama Entre as Cinzas uma leitura tão apaixonante ao mesmo tempo que causa agonia e ansiedade para saber mais. Um prato perfeito para quem busca uma fantasia inteligente e com personagens marcantes.

site: https://www.oquetemnanossaestante.com.br/2020/06/uma-chama-entre-as-cinzas-resenha.html

Stephaniemf_08 28/12/2023

Uma chama entre as cinzas.
Simplesmente MUITO BOM, não esperava mesmo! Achei tudo muito bem construído, cada personagem tem sua trajetória e sinto que muitas coisas vão acontecer ainda. Amei os personagens, amei a escrita e também gostei da construção do universo, apesar da enrolação pro leitor descobrir mais sobre ele.
Nem preciso dizer que gostei do nosso casal (que ainda nem é casal, mas sinto que tem muita história pela frente), mas fiquei confusa em vários momentos por conta do triângulo amoroso (ou quase triângulo amoroso?).
Enfim, morrendo de ansiedade pra começar o próximo e acompanhar toda a história maluca e cheia de provações que sei que ainda vai rolar. Confio em você autora, pra me fazer amar mais uma série de fantasia.
Danixx 28/12/2023minha estante
Mds, vc lê mt rápido kkkk

Stephaniemf_08 28/12/2023minha estante
LKKKKKKKK eu sou muito mo viciada ?

Danixx 28/12/2023minha estante
Kkk. Eu demoro no mínimo uma semana kkk

Stephaniemf_08 28/12/2023minha estante
Dependendo do livro eu demoro muito também KKKKKKK

Luiza Helena (@balaiodebabados) 26/08/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
— O medo só será seu inimigo se você deixar.*

Uma Chama Entre as Cinzas era aquela fantasia que sempre esteve na listinha, mas nunca peguei. O fato é que eu estava esperando finalizar a série para poder ler tudo de uma vez. Com o lançamento internacional do último livro previsto para dezembro e a Verus ressuscitando a pobre coitada da série aqui no Brasil com o lançamento do terceiro, finalmente me arrisquei na história e realmente ela vale todo o hype.

Laia e Elias são de mundos completamente diferentes. Se não fosse a prisão do irmão da moça eles provavelmente nunca se conheceriam. Laia se martiriza e se culpa pela prisão do irmão, Elias não quer mais ser uma arma nas mãos do Império. Ambos possuem uma carga emocional bem profunda e é bem visível nas narrações, que é alternada entre os dois em primeira pessoa.

Entre os dois protagonistas, Laia é quem tem um grande crescimento durante o livro. A jovem começa a história insegura, amedrontada e um pouco influenciável. Achei legal que Laia é bem diferente das protagonistas que costumamos encontrar em fantasia; ela não é versada em armas ou combate corporal, não nasceu uma revolucionária e/ou rebelde... Diante às provações que passa como escrava, ela encontra uma coragem e perseverança dentro de si que não sabia que existia e essa transformação vai acontecendo gradualmente durante o livro e com um único foco: salvar a vida da última família que lhe resta.

[...] existem dois tipos de culpa, garota: o tipo que te afoga até você se tornar um inútil, e o tipo que inspira sua alma para um propósito.*

Já Elias é um tanto clichê de alguns mocinhos, mas nem por isso deixa de ser interessante. Em seus modos e pensamentos, vemos que ele não nasceu para ser um assassino, mesmo que queiram transformá-lo em um. O soldado questiona o Império e não esconde sua aversão ao modo como o povo é tratado. Ao mesmo tempo, ele sabe que tem que seguir as ordens para que outras pessoas não sofram as consequências em seu lugar. Quando o seu verdadeiro caminho é revelado, ele pondera mas acaba seguindo o que é dito, na esperança de conquistar a sua tão sonhada liberdade.

[...] Prefiro morrer a viver sem compaixão, sem honra, sem alma.*

Os personagens secundários são bem construídos. A que se destaca entre eles é Helene Aquilla, amiga e companheira de armas de Silas. De início, ela parece ser apenas mais uma soldado de obediência cega ao Império, mas quando junto de Elias, vemos que não é bem assim. Pelo que já vi, ela vai ganhar mais destaque nos próximos livros e estou bem atenta. Já a Comandante é aquela antagonista cruel e vil que amamos odiar, visto que ela é uma personagem sádica de natureza.

Sabaa Tahir constroi todo um universo bastante sólido. Sua estrutura social é inspirada no Império Romano, mas a autora também acrescenta elementos da cultura árabe. A ambientação é desenvolvida ao longo do livro, sem que o leitor se sinta bombardeado de informações. Por ser o primeiro livro da série, a autora deixa algumas pontas e perguntas que espero serem respondidas nos próximos livros.

Toda a beleza das estrelas não significa nada quando a vida aqui na terra é tão feia*

Andando lado a lado com a história, também temos um romance bem construído. Apesar dele estar mais para uma forma poligonal além de um triângulo, Sabaa soube envolver o leitor nas dúvidas e nos sentimentos que existem entre os envolvidos. São situações e nuances que mais que justificam as incertezas. Creio que desde Peças Infernais não vejo algo do tipo tão bem desenvolvido e envolvente.

A escrita da autora faz com que a leitura tenha um bom ritmo, apesar da forte carga que os personagens passam. Inclusive foi algo que percebi em comum em algumas resenhas, o fato desse livro ter uma carga dramática a mais do que o costume de fantasias; pra mim, isso é um detalhe que o faz se destacar. Sabaa também não suaviza ou romantiza cenas mais fortes. Apesar de poucas, temos algumas cenas de lutas e violência em que a autora é bastante direta e precisa, principalmente como Elias e Laia são afetados.

O livro tem um ritmo constante durante a história, mas na reta final ele se acelera. Com cenas de tirar o fôlego e um final de deixar o coração ansioso, Uma Chama Entre as Cinzas deixa um bom gancho para Uma Tocha na Escuridão.

[...] enquanto há vida há esperança*

* quotes retirados da edição da Verus Editora

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/08/resenha-570-an-ember-in-the-ashes.html

Thati 04/01/2023

Não preciso dormir, preciso e de respostas
Eu amei esse livro, se soubesse que é tão bom já teria lido muito tempo antes. Confesso que no início fiquei meio perdida, tudo normal sobre a terra, estou doida para pegar o próximo. Como uma leitora de romance assídua, e lógico que fiquei caçando migalhas de Romance. A Izzy e todo o resto são uns bebês, quero guardar todos(nem todos) em um potinho.
jhennifer48 04/01/2023minha estante
Esse livro é muito bom??

Camila 11/12/2021

Um início intrigante
Gostaria de começar essa resenha dizendo que, ao ler a sinopse, tinha entendido que eles de alguma forma tivessem habilidades especiais. Quando percebi ou descobri que era mais focado na guerra, luta, me decepcionou um pouco. Outro ponto que não me agradou tanto foi a presença do quarteto amoroso que nem faz sentido. Achei que em alguns pontos ficou um pouco deslocado na narrativa.
Fora isso, estou disposta a continuar a série, espero que o casal que eu shippo fique junto no final.

Duda 30/04/2023

Não sei o que dizer
Achei mto bom, mas fiquei meio triste pq eu nn me surpreendi com os plots. Mas eu achei um livro ótimo e olha que eu nem gosto tanto d fantasia. Achei ele meio parado no começo mas depois fluiu mto bem

Nathy @literando_com_estilo 17/09/2020

Quero o próximo por favor!
Mesmo tendo começado com um acontecimento importante, achei meio lento e morno. No entanto, um pouco antes da metade do livro a trama começa a desenrolar e conseguimos embarcar com tudo nessa aventura.
Laia e Elias tem vidas bem diferentes, mas ambos anseiam por liberdade e aos poucos vamos percebendo o amadurecimento dos personagens. E embora o foco principal não seja romance, a autora nos presenteia não com um, mas dois triângulos amorosos. Rs

lah 21/09/2020

Sem palavras!!!!
Meu deus que livro é esse?? To chocada de como a escrita da Sabaa Tahir prende e a leitura flui... Sem dúvidas nenhuma uma das melhores coisas que fiz foi ler essa obra de arte! Recomendo muito.
(Ainda chocada com o final e me segurando horrores para não virar a noite lendo o segundo).

Mandy 24/01/2021

Uma chama no meu coração
Não tinha escutado muito sobre esse livro e a história me surpreendeu demais. Vc se envolve com os personagens e mtts das vezes nossos sentimos se iguala aos deles. Adorei os protagonistas e os personagens secundários, e os vilões são nojentos e impiedosos (como deve ser kkk). Estou louca pra ler a sequência.

Lele ð· 03/10/2023

Agora começa
Livro maravilhoso. Me tirou da ressaca literária!!!!
Super recomendo e espero que os próximos sejam tão surpreendentes quanto.

palola1 06/09/2021

"Toda a beleza das estrelas não significa nada quando a vida na terra é tão feia"
Meuudeuss que livro fluido
Normalmente é bem chato começar livro de fantasia pq não dá p entender nada
Mas nesse daqui, a leitura é tão facinha que já dava p/ entender e acompanhar td no primeiro cap.
- Eu tenho dedo podre por gostar do Keenan?

Leya 29/09/2022

Estava precisando dessa leitura e recebi a dose certa de leveza e profundidade dessa fantasia surpreendente.

JAssica342 14/09/2021

Que fantasia espetacular, estou fascinada!
É, quando me disseram que esse livro era incrível, não estavam mentindo! Além de ter construído um universo fascinante, a escrita da Sabaa é muito envolvente, me prendendo desde o início e me fazendo devorar essa história.

Uma das coisas que eu mais gosto em livros de fantasia, e foi o que aconteceu aqui, é quando a autora desenvolve seu universo junto com a história; ela não espera contextualizar o leitor para, então, fazer as coisas acontecerem. O livro já começa intenso e, durante o desenrolar dos acontecimentos, a autora vai nos situando e explicando quem é quem, o que é o que, etc.; isso ajuda demais a não tornar a leitura cansativa nem arrastada.

Outro destaque são os personagens, em especial Laia e Elias, que me conquistaram desde o momento em que apareceram. Ela, tentando superar seus medos para salvar o irmão, se mostrando mais corajosa e destemida do que pensava. Ele, um rapaz que não aceita toda a violência utilizada pelo Império, que quer escapar dessa tirania, mas que também faz de tudo para ajudar e proteger aqueles que lhe são importantes.

No meio disso, temos Helene, que ainda divide minha opinião, não sei muito bem o que pensar dela; Marcus, que é um belo de um babaca e um louco desvairado, e ainda temos... a Comandante. Olha, acho que essa é a primeira vilã que é realmente a maldade encarnada porque, nossa, a mulher é ruim demais! Eu fiquei passada com as coisas que ela fez, e sinto que ela vai fazer muita coisa ruim ainda.

Em relação ao romance, ele está ali, mas beeeem em terceiro plano, o que eu achei ótimo, pois não acho que esse seja o foco da autora e, sim, toda a trama política existente e que ainda vai dar muito pano pra manga (que gíria de gente velha, meu Deus kkkkkk) para os próximos livros. Enfim, eu amei demais essa história e mal posso esperar pelo que vem por aí... prevejo muito tiro, porrada e bomba, mas é disso que a gente gosta hahahahaha

Maria.Cecilia 08/07/2021

Não é só mais um livro de aventura
Essa é uma história sobre liberdade... Ou a busca dela. Laia é uma escrava e Elias é um soldado. Quando o destino cruza o caminho deles, descobrem que têm mais em comum do que imaginavam, mesmo sendo de mundos tão diferentes.

Não tinha como classificar com menos de 5 estrelas. O livro é perfeito, a leitura é fluida e a construção dos personagens é muito coerente. Apaixonada por esta história eletrizante e na expectativa do segundo livro!