Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Mariana 20/05/2024

Para fins totalmente acadêmicos...
Ultimamente só tenho conseguido ler livros para a escola, então vou salvá-los aqui também.

Esse, de uma forma resumida, conta que existia duas embarcações: uma que leva para o céu e outra para o inferno.

Ali seria uma forma de representar o juízo final, onde a vida da pessoa em terra era avaliada e seu destino designado.

Apesar do português antigo utilizado, por ser uma obra antiga, as vezes pode ser complicado de entender alguns trechos, mesmo tendo sido realizada a adaptação e facilitado alguns trechos mais complicados.

Lucas.soster 19/05/2024

Um livro interessante, uma crítica muito boa aos homens e mulheres da época em que foi escrito.
Uma obra que mostra os erros e acertos nas pessoas da época.
Bebelll 20/05/2024minha estante
Como você fez para ler tão rápido esse livro??

Biblioteca Álvaro Guerra 16/05/2024

Suas críticas não poupam ninguém - fidalgos, padres e magistrados mas também sapateiros e ladrões. Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo. Ninguém é salvo ou condenado em função de sua classe social.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8516050238

Natanny 15/05/2024

"Eu cuidava que tinha feito quanto pude por ganhar o Paraíso, e agora vejo que sou lobo e não cordeiro."
Esta leitura foi feita para um trabalho da faculdade, onde eu teria que desenvolver uma análise crítica + resenha. Aqui irei postar somente a breve resenha normalmente, mas caso queira ler a análise completa, é só me seguir lá no instagram: @autora.nath | é só entrar no link da bio que todas as minhas resenhas estão lá :)

Gil Vicente, um dos mais proeminentes dramaturgos da literatura portuguesa do Renascimento, utilizou a obra "Auto da Barca do Inferno" como um veículo para uma crítica social incisiva. Esta peça, escrita em 1517, é uma sátira moralista que revela os vícios e pecados de diferentes estratos da sociedade de sua época. Mas não se deixe enganar; Vicente utiliza um formato alegórico, em que as almas dos mortos são confrontadas com suas ações em vida enquanto esperam na beira de um rio para embarcar em uma das duas barcas: a do Inferno ou a da Glória.

O autor concebeu a obra como parte de uma trilogia conhecida como "Trilogia das Barcas", que inclui também "Auto da Barca do Purgatório" e "Auto da Barca da Glória." Nesta obra específica, ele apresenta uma galeria de personagens típicos — incluindo um fidalgo, um onzeneiro, um frade corrupto, uma alcoviteira e um parvo — cada um representando um arquétipo social e moral específico. Através do diálogo e da interação com os barqueiros Anjo e Diabo, Vicente expõe a hipocrisia, a corrupção e os desvios morais que percebia na sociedade portuguesa do início do século 16.

O próprio autor, em suas notas e prefácios, explica que sua intenção era tanto moralizar quanto entreter, utilizando o humor e a ironia para tornar a crítica mais acessível ao público. Ele emprega o teatro como um espelho para a sociedade, onde as falhas humanas são expostas e julgadas de maneira pública e, ao mesmo tempo, convida os espectadores a refletirem sobre suas próprias condutas.

No fim, "Auto da Barca do Inferno" é uma peça que transcende o entretenimento, atuando como uma ferramenta didática e crítica, convidando à reflexão sobre a moralidade e os valores sociais. A obra de Gil Vicente continua a ser estudada e valorizada não apenas por sua qualidade literária, mas também por sua profunda relevância cultural e social.

site: https://msha.ke/natannysouza

Maria1691 09/05/2024

O auto da Barca do inferno
Achei o livro muito bom e interessante, nunca li um livro assim... A escrita e os outros detalhes, foram novidade para mim!
Não sei bem o que dizer... Entendi, mas ao mesmo tempo sinto que não compreendo 100%. Talvez se eu fizer uma releitura e ler outras resenhas sobre, eu consiga abrir mais a mente!

Valle6 08/05/2024

Amei
Li por causa da escola e depois assisti um teatro em lisboa sobre (q o diabo era lindao mas namora ???) mas por incrivel q pareca eu gostei mto
Lulu Villas 14/05/2024minha estante
KKKKKKKKKK

Davidson.Chagas 03/05/2024

Uma boa peça
Apesar da linguagem, que eu penei pra entender, o Auto da Barca do Inferno é uma peça interessante e engraçada (principalmente no final). Demorei pra ler? Sim. Passei o Ensino Médio inteiro com vontade, mas só vim ler agora, na faculdade.

Não me arrependo, mas não é uma obra tão grandiosa para mim, pessoalmente.

Gus 02/05/2024

Não conhecia o livro. Li apenas por conta da escola, mas que bom que eu li. A trama é divertida. A linguagem é complexa por se tratar de uma obra antiga, porém quando você entende, fica bem melhor. Não é um livro enorme, é curto no caso. Perfeito para se ler em uma tarde de uma só vez. Chega a ser cômico as situações e os personagens. Recomendo bastante pois é um fonte de repertório sobre o humanismo.

Doug 01/05/2024

Tive que ler por causa da escola,mas não foi uma leitura ruim. É um livro até que divertido,recheado de críticas sociais.

toriviane 28/04/2024

Auto da barca do inferno
Mesmo a escrita sendo de formal e do velho português, eu consegui pegar bem o conto e achei ele fluido, a ideia das barcas e da recusa das pessoas a embarcar é muito boa.

gostei muito do tom irônico e debochado que as críticas são passadas, trouxe um alívio cômico ao mesmo tempo que trabalha a hipocrisia humana e nossas ações. achei bem divertido!

Kie. 27/04/2024

Auto da barca de i.......
História insolvente e fluida, nada menos a se esperar do Gil Vicente. Repertório e critica sociais incríveis. Amo como ele representa as classes sociais, simplesmente, genial.

Stella201 26/04/2024

A BAAAARCAAAAAAAA
Um clássico que amo e li pela segunda vez. Adoro obras nas quais os autores utilizam dos seus personagens para alfinetar a sociedade.
Reli pois estou começando a dar aulas de literatura para meus alunos do ensino médio, e pela a história ter um certo teor de humor acredito que eles ?sofrerão menos? se trabalharem com essa obra.

Bianca Sakamoto 25/04/2024

Auto da Barca do Inferno
"À barca, à barca, mortais, Barca bem guarnecida,
à barca, à barca da vida! Vigiai-vos, pecadores,
que, depois da sepultura, neste rio está a ventura
de prazeres ou dolores!
À barca, à barca, senhores, barca mui nobrecida,
à barca, à barca da vida!"

Inxste 24/04/2024

Auto da Barca do inferno
A história tinha uma proposta MUITO legal, mas vou ser muito sincera, se eu entendi mais de 5 páginas foi muito, não tenho QI suficiente para absorver todas essas palavras difíceis.

saht91 20/04/2024

Auto da barca do inferno
Obrigada coronel netto por ter feito eu ler esse livro, achei muito legalzinho mas ô livro difícil de ler. tive que pedir ajuda pro audiobook mas valeu a pena (e arrasei na prova)